Noite de Reis William Shakespeare

Resenhas - Noite de Reis

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Isa Laviola 10/05/2021

Chato
A premissa da história é muito boa, mas foi melhor desenvolvida na adaptação ?Ela é o cara? (caso nunca tenham assistido esse filme, assistam, divertidíssimo).
As personagens são todas insuportáveis e absurdamente burras.
Uma pena porque gosto de Shakespeare, mas esse aí não foi bom.

claudio.louzd 26/02/2021

Clássico Comédia Romance Shakespeare Apaixonado
Desde que me deslumbrei com Shakespeare Apaixonado, deixei na lista ler Noite de Reis, livro não tão lembrado da obra do Bardo, mas que no filme se fantasia ter sido escrito em homenagem à paixão do escritor pela mocinha representada lindamente pela então inebriante Gwyneth Paltrow.
O livro realmente não é tão espetacular como outras obras do autor, mas é uma bela leitura. Fica mais gostoso quando fingimos acreditar no filme, que WS criou os personagens de Noite de Reis em cima das suas aventuras com Viola na película. Os personagens do filme, de um modo ou outro, reaparecem no livro - ou o oposto.
Vale a leitura. Claro. WS sempre vale.

Mariana 18/02/2021

Dei com os burros n'água
Foi triste começar essa leitura com expectativas altas porque a história não me cativou. Eu gosto dessa trama desde que assisti à adaptação adolescente com a Amanda Bynes e estava muito ansioso para ler o original. Porém, eu achei tudo muito sem graça. A história não tem um ritmo bom, as coisas começam a acontecer de verdade apenas na última cena do último ato, o que acaba dando uma impressão de que não foi planejado... não gostei dessa peça, infelizmente.

site: http://marianabortoletti.com.br/blog

Martinha.Souza 01/12/2020

Fantástico
Um teatro alegre, envolvente
Viola se passa por um homem para cortejar uma dama para seu mestre, o problema é que ela se apaixona pelo Duque e a dama se apaixona por Viola caracterizada como homem.
O desenrolar desta história é divertido

Niv 17/11/2020

Se a música é o alimento do amor, deixe que toque
Como quero assistir essa peça!
Acho q para os dias de hoje precisam de adaptações na linguagem e no desenvolver da trama. Mas é inegável a genialidade de Shakespeare.
Uma peça muito divertida, ri durante toda a leitura.
Os personagens são marcantes e me imaginei em todos os papéis.

Ana Clara 22/10/2020

"A peste negra que o carregue! Soubesse eu que ele era valente, e ainda ardiloso na esgrima, tratava de lhe rogar uma praga em vez de chamá-lo para um duelo."

Leiturasdarich 11/09/2020

Eu sei que quando falamos em Shakespeare nossas mentes sempre associam com as tragédias, mas eu tenho um carinho muito grande por suas comédias.
"Noite de Reis" é uma comédia sobre amor, mas não esperem nessa obra serem contemplados com amores eternos porque os personagens apresentam sentimentos muito voláteis.
Nossa protagonista é Viola que após sobreviver a um naufrágio se veste de homem e cria para si uma nova identidade.
A primeira vez que eu ouvi essa história foi assistindo o filme "Twelfth Night: Or What You Will" (1996) com Helena Bonham Carter no elenco. Posso dizer que me apaixonei pela história no instante que a vi, sempre tive um carinho por comédias românticas.
Então para quem gosta desse tipo de leitura fica aí minha recomendação.

site: www.instagram.com/leiturasdarich

jose carlos 07/09/2020

Noite de reis
Uma peça de Shakespeare, a história aborda uma trama ocorrido no período da noite de reis, festa ocorrida após o ano novo, temos uma pregação de peças, personagem se passando por por outra pessoa, marcando o final pelo casamento.

Dani Sousa - @eulieulerei 12/08/2020

quem eu quero não me quer, quem me me quer não vou querer...🤭
Não sei talvez falte um pouco de familiaridade minha com a época em que é escrito, porque eu as vezes me perco nos diálogos e não consigo sentir toda essa profundidade que sempre se foi tão falada das obras de Shakespeare...
A trama gira em torno de encontros e desencontros igual diria Marília Mendonça... quem eu quero não me quer, quem me me quer não vou querer...🤭
É inegável que Shakespeare e mestre da dramaturgia com suas peças e tramas, com uma imaginação fértil e com muitos clichês usado atualmente, porém é difícil captar o pensamento dos personagens que viviam realidade totalmente diferente da nossa, e particularmente não entendo metade das piadas, das brigas e das paixões tão repentinas o que deixa a leitura meio frustrante para mim, algumas coisas acabam ficando sem sentido algum e deixando a leitura pouco proveitosa...
Acho bacana conhecer porque sempre foi tão falado, tem tantas referências em outros livros e filmes, mas não consigo encontrar a tal profundidade dita nas obras, tem sido uma leitura extremamente fora da zona de conforto para mim, totalmente fora da caixa...

Raeli 20/07/2020

Noite de Reis
Noite de Reis é o terceiro livro de Shakespeare que leio. A obra bastante conhecida já foi adaptada algumas vezes, tanto para o cinema, quanto para o teatro.

A trama gira em torno de encontros e desencontros nada convencionais que podem ser descritos perfeitamente pela música ?Todo mundo vai sofrer? da Marília Mendonça. Sabe aquele parte de ?Quem eu quero não me quer, quem me quer não vou querer??

É exatamente o que acontece aqui, visto que grande parte da história gira em torno das tentativas de diversos cavalheiros de conquistar o coração da donzela Olívia, que prometeu no leito de morte do seu irmão só se casar com um homem da mesma idade, mesma inteligência e mesma riqueza que ela. Dilacerando assim o coração dos seus pretendentes principalmente o do Duque Orsino, governante de Ilíria.

O Duque morre de amores por Olívia e não mede esforços para conseguir sua mão em casamento mesmo com as recusas constantes da bela mulher. É quando um jovem inteligente e de boa aparência aparece e se torna seu servo mais leal que ele tem a ideia de mandá-lo em seu nome para a casa de Olívia a fim de conquista-la finalmente.

No entanto, Olívia acaba se apaixonando por Cesário (o jovem enviado pelo duque). As coisas poderiam ser menos complicadas se Cesário na verdade não fosse Viola, uma nobre donzela, que perdeu o irmão gêmeo Sebastião de vista em um naufrágio e está disfarçado de homem tentando encontrá-lo, e que para piorar, desafortunadamente, nutre um amor secreto e avassalador pelo seu amo duque Orsino.

Quando Olívia cai de amor por Cesário/Viola, que está perdidamente apaixonada pelo duque, que por sua vez morre de amores por Olívia, a confusão está formada.

Gostaria muito de ter vivido na mesma época de Shakespeare só pra saber qual seria a minha reação a essas histórias 4 séculos atrás. É inegável que Shakespeare é um mestre da dramaturgia com uma imaginação fértil, recheada de histórias peculiares e percursoras de vários clichês românticos que conhecemos hoje.

No entanto, é difícil captar o pensamento de personagens que viviam uma realidade totalmente diferente da nossa. Eu particularmente não consigo compreender a maioria das piadas, das brincadeiras, das paixões e das brigas descritas na obra.

Algumas coisas não fazem sentido algum o que me frusta um pouco. A leitura acaba não sendo tão proveitosa como eu gostaria e esta questão nada tem a ver com o fato de ser um roteiro de uma peça e não um romance propriamente dito.

É só um pouco difícil se conectar com a história e com os personagens quando não encontramos nenhuma situação similar e não conseguimos nos identificar com nenhum deles. Deixando a obra desinteressante.

Porém, Noite de Reis não é uma história ruim, tem uma temática muito interessante, reflexões filosóficas que te intrigam e aborda indiretamente vários temas que eram tabus na época e continuam sendo até hoje.
Dani Sousa - @eulieulerei 26/07/2020minha estante
Concordo plenamente, você disse tudo que eu sinto ao ler as obras

Lily 11/07/2020

Noite de Reis
Poesia pura. Comédia de Shakespeare, que relata um pouco sobre os excessos dos personagens.

Emy 23/06/2020

"Ah, tempo, tempo, tu precisa desvendar isto, não eu; é um nó apertado demais para eu desfazer"

lasthours 22/05/2020

É como ficamos os verdadeiros amantes: instáveis e retraídos em todos os movimentos de seu coração, exceto no levar dentro de si a imagem constante da criatura amada.

Isabele240 17/05/2020

Melhores falas
Não é nem de longe meu favorito, mas nunca grifei tantas partes de um livro. Tem falas muito inteligentes, mas a comédia acaba ficando em segundo plano, se arrasta um pouco. Os momentos mais divertidos se reservam ao Feste, Sir Toby e Sir Andrew.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6