Dark Prince

Resenhas - Príncipe Sombrio

LucySantos 11/10/2017

Resenha para o blog As 1001 Nuccias
Oie, amorecos!!!

Tudo bem com vocês? Espero que sim. Vamos com mais uma resenha de literatura estrangeira? O escolhido da vez é Príncipe Sombrio, primeiro livro da série Os Cárpatos, da autora Christine Feehan e publicado, no Brasil, pela Universo dos Livros.
Sempre vi as meninas falando sobre essa série e tinha curiosidade em ler. Acabei adquirindo o primeiro volume em uma promoção de um livro da Irmandade da Adaga Negra (loguinho trarei resenha sobre a série), Príncipe Sombrio veio de "brinde" por assim dizer. Sei que nos EUA, a série já conta com 31 livros publicados... isso mesmo, você não leu errado, 31 L.I.V.R.O.S.. Aqui no Brasil, foram publicados somente quatro.
Mas vamos ao que interessa!!

Nesse primeiro volume vamos conhecer a história de Mikhail e Raven. Ele é o líder dos Cárpatos, uma raça poderosa existente há séculos. Pela minha avaliação, leia-se direito, minha pobre avaliação rsrsrs, eu entendi que se tratam de shifters, já que no livro eles não são tratados como completos vampiros. Necessitam da terra para se curar, dormem em caixões e debaixo da terra, e isso me deixou numa dúvida lascada rsrs. Podem se transformar em lobos, aves, outros animais e névoa isso eu achei super estranho, mas seguindo, bebem sangue e tentam controlar a fera que existe dentro deles, pois se não conseguirem, viram o vampiro das lendas humanas. Só enxergam colorido se tiverem uma fêmea a quem amar, caso contrário a vida lhes é totalmente cinza.

"Seu povo era uma espécie em extinção, e Mikhail havia falhado. Como seu líder, tinha se comprometido a encontrar uma maneira de salvar aqueles de quem cuidava. Machos demais estavam se entregando, oferecendo a alma para se tornarem mortos-vivos por desespero. Depois de duzentos anos, os machos da sua espécie tinham perdido a capacidade de ver cores, de sentir. Eles contavam unicamente com a vontade, integridade e a memória para se manterem honrados."

Raven tem poderes telepáticos, e é através deles que ela consegue captar a dor de alguém, no meio da noite. Ela faz contato com a mente dele, e se surpreende com a resposta. Mikhail não entende como ela é capaz de fazer aquilo e se sente intrigado. Ele segue o rastro do pensamento e chega até a pequena pousada onde ela está instalada. Em forma de ave, ele a observa e o fascínio só aumenta. Mikhail vê os olhos azuis de Raven, e percebe um fio de esperança, já que estava vendo em cores. Dali em diante a história se desenrola entre os dois, de maneira frenética.

Um já não pode viver sem o outro. Mikhail, como todo macho poderoso, é arrogante, possessivo. Na trama aparece mais dois personagens de destaque, Jacques, irmão de Mikhail, e o poderoso Gregori, um curandeiro cuja alma está devastada pela solidão. Um dos vampiros mais poderosos, se rebela e quer roubar o poder de Mikhail, uma luta é travada, colocando em risco não só a vida do príncipe, mas de toda a raça.

Acho que minha expectativa em relação ao livro, estava alta demais e, no entanto, eu achei a história muito enrolada, em certos momentos eu tinha que prestar muita atenção para entender o que estava acontecendo e onde. O relacionamento de Raven e Mikhail, é atropelado, eles estão travando uma luta mental e segundos depois estão na cama, na maior parte é baseado em Mikhail se controlando para não forçá-la à sua vontade, e Raven contradizendo Mikhail. A história conta com cenas hots, mas não me seduziram.

O personagem que mais me cativou foi o Gregori, ele é envolto em mistério e poder, tem um lado sombrio bem proeminente. Pode ser que um livro sobre ele seja melhor do que esse li. Fiquei triste ao ver tantos erros de português em um volume, ainda mais de uma editora importante como a Universo dos Livros, muitas frases ficaram sem sentido devido à tradução (espero que tenham mais cuidado com os outros volumes da série).

Bom, é isso. Ainda tenho mais dois volumes da série, então vocês ainda verão a minha opinião sobre eles.

Beijokas e nos vemos em breve!!

site: http://1001nuccias.blogspot.com.br/2017/09/resenha-livro-principe-sombrio.html

Dy 25/08/2017

Príncipe Sombrio | Por Minha Fuga da Realidade
Como príncipe de uma raça ameaçada, Mikhail precisa se manter forte por seu povo. Mas isto é complicado quando tudo que se sente é solidão e dor. Uma dor tão profunda que fez com que Raven, uma doce e gentil humana, a sentisse e se compadecesse dele. Sem saber no que estava entrando, Raven se vê presa nas loucuras constantes do mundo sombrio de Mikhail. Ele tem a necessidade de tê-la para si, para ser sua companheira, a luz de sua escuridão. Por mais que ela relute em aceitar, Raven sabe que eles são duas metades de um todo. Ele teme por ela. Teme que sua inocência seja corrompida pelas trevas que há nele. Ainda assim, eles se unem, e juntos enfrenta, ameaças poderosas. Raven é a esperança dos Cárpatos, e eles farão de tudo para protegê-la.
[quote]
Me surpreendi com "Príncipe Sombrio", gostei da forma como a mitologia vampiresca foi retratada.
Os Cárpatos são uma raça distinta. Apenas os que se entregam ao desejo por sangue, ao prazer da morte, que se tornam os vampiros das lendas populares.
Feehan tem uma escrita bem detalhada, o que me aproximou mais da história. Há pequenos trechos ou apenas palavras escritas em romeno(?), deixando aquela sensação de estar nos Cárpatos. Há trechos bem quentes, mesmo que algumas pareçam muito entre si, gostei de cada uma.
Este é o primeiro livro da Universo dos Livros que leio. A diagramação está boa, mas a revisão deixou a desejar. As folhas amareladas deixam a leitura mais confortável, mesmo que o livro seja um calhamaço.
[quote]
História envolvente com cenas apimentadas. Um bom livro para quem quer sair da mesmisse de vampiros. E vai ser super normal você querer um Cárpato só pra você, acredite (risos). Porém já aviso, esta série é longa (uma média de trinta livros) mas apenas quatro saíram pela Universo dos Livros.
[quote+imagens]

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2017/08/resenhando-principe-sombrio.html

ELB 01/06/2017

Eu havia lido os primeiros livros dessa série muitos anos atrás e foi uma das primeiras séries que eu li que misturava um lado mais erótico com o sobrenatural. Eu costumo brincar com minhas amigas que reler um livro que você tenha gostado muito - especialmente se tiver passado anos desde a época em que você leu - é como reencontrar um velho amigo. Traz uma sensação de alegria nostálgica, como se vocês fossem jovens novamente e o tempo não tivesse passado. Foi o que eu senti relendo esse livro.

Séculos de solidão e violência por fim estão cobrando seu preço. Mikhail Dubrinksy é o príncipe de uma raça à beira da extinção. Eles são Os cárpatos.

"É verdade que sinto muito pouco, que minha natureza se delicia na caça, na morte. Para dominar a fera selvagem, precisamos encontrar nossa parceira, nossa outra metade, a luz da nossa escuridão. Você é a minha luz, Raven."

Os cárpatos são uma raça completamente diferente, seus dons especiais tem origem da terra. O solo é sagrado para eles, uma fonte de energia revitalizadora. São capazes de fazer qualquer coisa natural vinda da terra - como uma roupa - tomar a forma de qualquer animal, se tornar incorpóreos, falar com animais, ler mentes, além de viverem durante séculos se mantendo jovens e se curarem usando a terra.

Existem muitas semelhanças com os vampiros como: o fato deles se alimentarem do sangue de seres vivos, buscarem o conforto de um local de descanso dentro do solo e a luz do sol feri-los. No entanto, os cárpatos abominam violência injustificada e nunca tiram a vida de um ser humano ao se alimentarem. Essa é uma linha que uma vez cruzada não tem volta, se eles matarem um ser humano apenas pelo prazer, perdem totalmente o controle para a fera que habita dentro deles e se transformam em vampiros de verdade: criaturas vis, que matam apenas para obter prazer, sem escrúpulos de ferir, torturar ou qualquer outro método que julgarem necessário para atingir seus objetivos.

"Não esqueça, o vampiro gosta do que faz. Ele sente uma emoção quando mata, é a agitação de uma droga de que ele não pode escapar. A dor dos outros alimenta esse vício."

Infelizmente, mais e mais cárpatos vêm morrendo ao longo dos séculos. Isso porque para controlarem seu lado mais sombrio e obscuro, devem formar um laço com um companheiro de alma verdadeiro. Com a escassez de mulheres com quem criar um vínculo, mais e mais homens cárpatos se entregam para a tentação de matar durante a alimentação, onde pelo menos durante poucos segundos conseguem obter um prazer perverso, perdendo a alma no processo.

Os que não se entregam à besta que parece rugir insaciável dentro deles, acabam colocando fim a própria vida caminhando voluntariamente para o sol antes de perderem o controle. O tempo é o principal inimigo, quanto mais o tempo passa, mais fácil é ceder aos impulsos da besta e perder a alma. O desespero cresce em igual medida.
E é assim, quase sem esperança e contemplando a ideia de pôr um fim à sua existência que o príncipe dos cárpatos tem sua mente tocada por Raven.

"O mundo dele era escuro e cinza, e continuaria sendo até que encontrasse uma companheira, ou buscasse o consolo do amanhecer."

Raven é uma mulher humana com dons psíquicos, é extremamente sensível e compassiva, sua natureza gentil abomina crueldade e sempre faz seu melhor para ajudar aqueles que necessitam. Sensibilizada pela dor e desespero de Mikhail, ela tenta encorajá-lo a lutar e não desistir de sua vida, porém ela não tem ideia das consequências que esse mísero contato traria para a vida de ambos.

Poderia uma mulher completamente humana ser uma companheira à altura do formidável príncipe dos cárpatos? E, se não for possível, Mikhail poderá abrir mão dessa união e voltar novamente para uma vida de trevas e solidão?

Ele carrega a responsabilidade por seu povo nos ombros e sabe que não pode falhar. Muitos desafios aguardam esse casal improvável.

Cada livro conta a história de um casal, como vocês devem ter percebido. Eu havia me esquecido completamente do quanto eu amava o humor moleque do Jacques (irmão do príncipe) e como me sentia levemente atraída pelo resmungão do Gregori (conhecido como O Sombrio por sua raça). Os dois acabam ficando muito próximos do nosso primeiro casal, então em alguns momentos, eles roubam completamente a cena e nos fazem suspirar e ansiar pelos próximos volumes da série.

A série Os Cárpatos possuem 4 livros publicados pela Universo, sendo o último publicado em 2014.
Nos EUA já conta com 30 livros publicados.

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/03/resenha-principe-sombrio-christine.html

Meninas que Leem 20/12/2016

Blog As meninas que leem livros
"Ele chegou a ela na noite, um predador – força e poder marcando as suas feições. A sedução foi profunda e elementar. Ele tocou a sua alma e ela sentiu. A sua necessidade."
[...]

site: http://www.asmeninasqueleemlivros.com/2009/10/principe-sombrio-carpatos-01-christine.html

Duda Mendes 10/09/2016

Principe Sombrio: Achei que poderia ser melhor
Eu gosto muito desse gênero paranormal, vampiros, lobisomens, bruxas, fadas e muitos outros elementos. Mais em Príncipe Sombrio eu tive muitos problemas, mais muitos mesmo e nem por ser paranormal salvou o livro da minha frustração.

Eu não tinha lido nenhuma resenha sobre o livros e nem visto muitos comentários sobre ele, até onde eu sei é que a Universo dos Livros iria fazer novas capas para serie, (a minha edição é da capa antiga), com isso eu só tinha a sinopse que me convenceu e quis ler o livro.

Vamos começar com a principal, que eu não sabia se eu tinha desaprendido a ler ou era erro de diagramação e revisão do livro, o livro é muito confuso de ler, tem diálogos que você não sabe quem que esta falando, não tem o mais básico do básico do português: é tão difícil colocar os travessões e os traços para separar os diálogos ou então "as aspas". (Eram colocados virgulas, para separar uma dialogo da narração, outras vezes usavam traços e as virgulas, dava uma mistura, muita bagunçada). [...]

Eu não me cativei pela Raven ou Mikhail os dois não tem carisma, eu estava quase torcendo para os caçadores humanos, mais eles eram uns babacas também, então eu fiquei esperando o fim chegar. Raven em muitas cenas foi uma menina mimada e infantil, nem parecia que ela caçou assassinos com tanta burrice essa criatura vez. Ela tentou resistiu a Mikhail mais como ele era bonito ela cedeu. E Mikhail com todo o seu poder praticamente arrastou Raven para sua casa e sua vida sem explicar muita coisas, e a atração de companheiros faz com que nenhum dos dois tenha escolha e se entregar ao instinto, ai eles ficam agindo como retardados. [...]

Continue lendo em Sonhos do Inverno, te espero lá ;)

site: http://sonhosdo-inverno.blogspot.com.br/2016/09/livro-principe-sombrio-vol01-os.html
Eliene 04/01/2017minha estante
Aaaaadoooooorei, você falou tudo !

Eliene 04/01/2017minha estante
null

Duda Mendes 15/02/2017minha estante
Obrigado Eliane :)

jeniferdaniela.rosadasilva 15/02/2020minha estante
Super concordo com sua opinião !! O livro é muito confuso, e por diversas vezes achei o relacionamento da Raven e do Mikhail tóxicos ... Ele é autoritário demais, e sempre usa o poder telepático para fazer com que ela ceda as vontades dele, e ela tmb é um pouco mimada e cede a todas vontades dele sem reclamar, só pq ele é sexy e "transa bem " kkkkkkkk
Na minha opinião foi uma leitura que não me prendeu, uma leitura chata, um pouco apelativa e totalmente sádica

Less 23/07/2016

A história me surpreendeu, é bem diferente das fantasias sobre vampiros. Bem, pra começar; cárpatos não são vampiros :P
O casal é Raven e Mikhail, uma humana com poderes psíquicos e o príncipe dos cárpatos que tem o peso da extinção de sua raça sob os ombros. O relacionamento deles é bem desenvolvido, a forma como eles se completam é super fofa. Por isso eles são um dos meus casais favoritos, dentro todos os outros da série.

Cris 02/12/2015

O livro é bem escrito e rico em detalhes. A estória consegue convencer apesar do clichê de amor à primeira vista.
O príncipe sombrio, Mikhail, é arrogante, mas se esforça para ver o lado da mocinha, Raven, que quer ser independente e nem sempre acata as ordens do príncipe.
Eu só não gostei de algumas partes que achei muito repetitivas, inclusive com diálogos desnecessários.

Tatiana 07/09/2015

Série longa
Eu gostei do enredo da série. Por trás das cenas de amor calientes temos uma rede de intrigas bem construída e complexa. Só por isso vale a pena. As histórias de amor são bonitas, embora algumas cenas e falas poderiam ser menos repetitivas... mas vale a pena a leitura. Eu recomendo.

TainA.Micaellen 04/09/2015

Sensual e apaixonante, os carpatos são realmente hipnotizantes, mas acho q a ação poderia ter sido melhor distribuida e a conclusão um pouco mais elaborada.

Patrícia Belmonte 31/08/2015

"PRÍNCIPE SOMBRIO", CHRISTINE FEEHAN - ED. UNIVERSO DOS LIVROS
Este é o primeiro livro da série ‘Os Cárpatos’, da escritora americana Christine Feehan.
A série nos apresenta uma raça muito poderosa e antiga, que são Os Cárpatos. Eles são dotados de muitas capacidades e vivem há milhares de anos, mas encontram-se a beira da extinção...
Nesse primeiro livro vamos conhecer Mikhail Dubrinksy, que é o Príncipe dos Cárpatos. Tomado pelo desespero, com medo de nunca encontrar a companheira que iria salvá-lo da escuridão, a alma de Dubrinksy gritava na solidão. Até o dia em que uma bela voz, cheia de luz e amor, chegou a ele, atenuando sua dor e seu anseio.

site: http://atualizandolivros.blogspot.com.br/2014/08/principe-sombrio-christine-feehan-ed.html

Carla 30/07/2015

Cansei!
Cansei! Finalmente o livro conseguiu me irritar além do suportável. Eu tentei continuar até o final, mas além da história continuar não me prendendo (eu me pegava pensando em mil e uma coisas enquanto lia), a mocinha estava me irritante demais. Teimosa e rebelde de um jeito que chega a ser infantil em suas tentativas de se mostrar uma mulher independente. E o príncipe, dentro de toda a sua força e poder, sempre cedia aos chiliques dela, depois ambos ficavam em uma sessão infinita de pedidos de perdão. A mocinha que poderia ser uma mulher forte e por já ser uma telepata ter maior empatia pelo príncipe, é na verdade uma chata e o príncipe que deveria ser o líder poderoso de sua raça, é um péssimo líder e um fraco. Outro ponto muito negativo são as pontas soltas na história. A autora apresentou (muito mal) vários personagens e depois alguns deles simplesmente desapareceram. Os poucos personagens que permaneceram não demonstram uma boa interação. Os diálogos são confusos em vários momentos e quando vários personagens estão em cena, fica difícil saber quem está dizendo o que em determinadas ocasiões. Abandonei.

Sou Aficcionado 10/06/2015

Meio a meio
RESENHA PRÍNCIPE SOMBRIO – SÉRIE OS CÁRPATOS

Aeeeeeeeeee terminei de ler o primeiro volume da série Os Cárpatos e por incrível que possa parecer, eu fiquei terrivelmente curiosa pra ler os outros.

1° Enredo:

O livro conta a história de Raven Whitney e Mikhail Dubrinksy, nomes bizarros pra personagem mais bizarros ainda. Raven é uma telepata, ou seja, ela consegue ler o que se passa na mente da galera e por conta disso acaba descobrindo Mikhail. O cara ta vivendo num sofrimento tão grande, por está sozinho e não conseguir sentir mais alegria em mais nada, que acaba decidindo por se matar, e é nesse momento que Raven sente todo esse redemoinho de emoções e o impede de cometer suicídio.
A partir desse momento ele vê nela uma esperança, e passa a cercar a mulher de todas as formas, até o momento que se apresenta pra ela e praticamente a arrasta pra sua casa. A paixão por ela é avassaladora, enquanto Raven está receosa pelos sentimentos que está sentindo, assustada por tudo ir rápido demais.
Mikhail tem pressa, pois viveu muito tempo na escuridão, e quando a conhece as cores voltam pra sua vida, e quando eu digo cores, falo no sentido real da palavra, já que antes de conhecê-la, ele via tudo em cinza e branco.
Ele é um Cárpato, um ser da natureza, que depende dela pra viver, precisando muitas vezes ficar enterrado no solo pra se recuperar e precisa do poder das ervas para um monte de coisas. Ele tem o poder de se transformar em qualquer animal, e tem uma ligação muito forte com eles, principalmente os lobos. Não pode sair durante o dia, por ficar fraco e se queimar com facilidade. E se alimentam de sangue. E sim, na primeira impressão pensei em se tratar de vampiros, mas conforme fui lendo e descobrindo mais da raça, vi que são um pouco diferente.
Mas isso não quer dizer que não tenha vampiro no livro, isso tem, no caso dessa história, quando um membro pede sua humanidade, mata e se entrega ao lado obscuro da raça, eles se transformam em vampiros, seres maus, pervertidos, que sentem prazer na dor alheia. E nesse caso, quando algum Cárpato perde a batalha de se manter são, os próprios caçam esses seres impuros.

Mikhail é o príncipe desse povo, o líder deles. É o que manda no pedaço, e por conta disso sua palavra é a lei. Ele não me chamou nem um pouco a atenção, quem realmente me fisgou foi os coadjuvantes Gregori e Aidan, eles sim são muito interessante.
Voltando, Raven e Mikhail vivem uma paixão tórrida e no meio disso tudo, acontece um problema, e Mikhail se ver obrigado a transformar Raven em Cárpato, apesar de todos serem contra por acreditar que ela vai enlouquecer no processo.

As coisas dão certo e Raven passa a ser a esperança pra todos os Cárpatos que estão vivendo em agonia, por não terem companheira, já que a raça está quase entrando em extinção por não nascer mais mulheres.

2° Narrativa:

Eu não sei por que achei a narrativa desse livro tão cansativa. É uma escrita fácil, mas acredito que o fato da autora Christine Feehan ser repetitiva e enrolar demais em algumas cenas, fez com que eu arrastasse tanto a leitura desse livro. Também por ser tratar do primeiro livro e ter aquela introdução no mundo novo, explicando tudo, fez com que ficasse maçante. A ação só vai acontecer realmente lá pro final do livro, porque no livro inteiro é só sexo e introdução sobre a raça. Uma coisa que não posso deixar de falar é sobre as cenas de sexo, que infelizmente não me agradaram em nada, achei mal feitas e algumas vezes confusas.
3° Destaque:

Fica por conta do mundo novo que me foi apresentado, e para os personagens Gregori e Aidan. Gregori é cativante, e toda vez que aparecia em cena, roubava todos os holofotes para ele, apagando completamente o príncipe e sua amada. Aidan também se fez presente em suas cenas, apesar de muito pouco, ele fez diferença e me deixou muito curiosa sobre ele.

site: http://www.casalaficcionado.com.br/principe-sombrio-serie-os-carpatos/

Mila 1 13/04/2015

Nesse novo livro Príncipe Sombrio da autora Christine Feehan. A história conta sobre Mikhail Dubrinkey e Raven Whitney.
Mikhail Dubrinksy é o Príncipe Cárpatos, o líder de uma sábia e secreta raça ancestral que vive a noite. Ele fez um juramento ao seu próprio povo, de que cada um encontraria a sua companheira aquela em que levaria amor, paz e traria luz em sua vida, mas passado muitos séculos ele só viu mulheres e crianças de sua raça morrerem. Machos demais estavam se entregando ao desespero oferendo suas almas para se tornarem mortos-vivos. Depois de duzentos anos, os machos da sua espécie tinham perdido a capacidade de ver cores e de sentir.

Para ler a continuação da resenha acessem o Blog

site: https://clubdelivros.wordpress.com/2015/04/09/resenha-os-carpatos-principe-sombrio-1/

Suelen Mattos 19/02/2015

Poderia ser melhor...

Deve fazer mais ou menos uns 3 anos que li esse livro. Lembro que demorei um pouco pra engatar na história. Mas depois que me situei no mundo dos cárpatos e o que significava essa raça, me empolguei com a leitura. A história prometia e eu ia ficando cada vez mais ansiosa pra saber o que aconteceria a seguir. Mas conforme a leitura prosseguia, Raven foi me tirando do sério. Ela foi meio lenta pra perceber que Mikhail não era humano, mesmo com todas as pistas que ele dava. E ela era ingênua demais. A mulher podia ler mentes, sabia o que se passava na cabeça das pessoas, via o pensamento maldoso, mas mesmo assim acreditava na bondade do malfeitor. O achava inofensivo (repito: mesmo sabendo os pensamentos doentios e conturbados dele). E aí já fui me irritando e precisei de uma pausa. Depois de mais ou menos um mês resolvi continuar a leitura e segui até o fim. Achei muitas coisas repetitivas no livro. Coisas que a autora já havia citado e ficava repetindo o tempo todo. Isso, somado aos erros de tradução do livro e a teimosia/ingenuidade da mocinha tornou a leitura muito cansativa.

Não é que o livro seja de todo ruim. Dei até 4 estrelas pra ele. Ele é bem interessante em alguns pontos e gostei bastante de algumas cenas. A série tem potencial. Já apareceu alguns protagonistas dos próximos livros e estou muito curiosa, principalmente em relação ao Gregori. Ele é o que está mais perto de se perder para sempre no "lado sombrio da força". Precisa desesperadamente de uma companheira para resgatá-lo. E a mocinha dele foi uma escolha incrível.

Apesar de "Príncipe Sombrio" não ter sido tudo aquilo que eu esperava, não desisti da série não. Vou continuar acompanhando, porque os demais livros parecem ser bem melhores. Espero estar certa.

Quer ler a resenha completa e ver a relação dos livros dessa série??? Então visite o blog ROMANTIC GIRL:

site: http://su-romanticgirl.blogspot.com.br/2015/02/christine-feehan-principe-sombrio.html
Bibi 19/02/2015minha estante
Concordoooooooooo

Kau 19/02/2015minha estante
Nao irá se arrepender se continuar lendo, a série so melhora

Suelen Mattos 19/02/2015minha estante
Bibi, o livro tinha tudo pra ser maravilhoso..... uma pena que esses pequenos detalhes prejudicaram.... =(

Kauzinha, bom saber que a coisa vai melhorando, pq já tenho os próximos 2 livros, hehe. =)