Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Luana.Ishy 14/09/2020

Só tirei uma estrela desse livro pois em alguns momentos fiquei supeeer entediada vendo, não tinha nada novo sendo apresentado e isso me deixou entediada. Mas é uma história incrível, totalmente amarrada.
As últimas 40 páginas deixa qualquer um de cabelo em pé
Leo 17/09/2020minha estante
Oi Luana. O que dizer desse livro né? O final foi surpreendente (pra não dizer trágico)

Gaby 11/02/2021

Leia Machado
É uma bela novela romântica, com muitas reviravoltas que deixam o leitor instigado cada vez mais em descobrir os segredos por trás dos personagens e suas atitudes.Trata também de forma sóbria sobre o fim do período colonial e faz reflexões condizentes sobre a época em que foi escrito. A edição da Penguin & Companhia têm muitas notas de rodapé que complementam a leitura, ampliando o conhecimento, seja geográfico ou sobre citações que Machado utilizava para compôr sua história. Uma leitura que vale a pena, se tornará inesquecível!
Eric Rocha - Ersiro 11/02/2021minha estante
ótima resenha! Me instigou a ler!

gabriel 20/06/2021minha estante
Isso ai mesmo. Tá tudo aí de Machado. A dúvida deveria ser o subtítulo desse livro, realmente uma obra ambígua e maravilhosa que não decepciona.

Tatiane 15/11/2021

Relendo a obra de Machado de Assis, diria que, dentre os romances caracterizados como fase romântica do autor, Helena, sim, se enquadra bem nas nuances do amor proibido, dos sentimentalismos e arroubos românticos. Mesmo assim, diria que Machado não abre mão de expor as verdades - e hipocrisias humanas - dos homens de bem, bem representadas aqui pelo falecido pai de Estácio com sua relação extraconjugal.

Aliás, acho que tenho retomado com tanta voracidade os romances e contos machadianos, justamente para aplacar minhas angústias diante deste momento tão esdrúxulo que estamos vivendo. Conservadores e moralistas enaltecem um passado com uma construção familiar perfeita que nunca existiu... Acho que faltam-lhes leituras...
regifreitas 15/11/2021minha estante
existe um programa de humor aqui do sul que sempre brincou dizendo que a família tradicional brasileira é constituída: do pai, da mãe, dos filhos e da amante! rsrsrs

LOSK 09/09/2021minha estante
??

Dai 11/05/2021

Leitura necessária
Machado não decepciona! Grande autor! Que visão.
Romance que vale a pena ser lido com toda a certeza. Linguagem fácil e dinâmica, enredo que prende, personagens bem construídos e história fluída.
Ao decorrer da história, vamos nos surpreendendo cada vez mais. Cada capítulo traz algo que não esperávamos. O final
então, belíssimo. Triste, mas belo.

Recomendo fortemente a todos.
Michela Wakami 12/05/2021minha estante
Eu também amei essa leitura!?

huntero 04/07/2023

Rio de Janeiro colonial, um homem importante e rico mantém caso amoroso com uma mulher que havia migrado do Rio Grande do Sul e se separara do marido, devido a dificuldades financeiras. A mulher já possuía uma filha, que, mais tarde, foi perfilhada pelo amante rico. Esta filha é Helena.
Luiz Souza 05/07/2023minha estante
Romance de primeira

JuSouza 07/06/2022

Que final...
Que final chocante, que plot twist!!

Achei o livro um pouco arrastado no começo/até a metade, porém o romance engata após um fator enigmático ser revelado, tornando a minha leitura mais fluída e cativante.
Achei os personagens interessantes, principalmente a Helena e o Estácio.
Com certeza é um livro que eu indico!!
Lari Adur 07/06/2022minha estante
Um dos meus livros preferidos ? mas tbm acho o começo meio arrastado

Kelly Oliveira Barbosa 26/09/2022

Helena, de Machado de Assis, foi publicado pela primeira vez em 1876. É o terceiro romance do autor, conhecido como o mais romântico de sua obra.

O romance inicia com o anúncio de uma morte. Morre o Conselheiro Vale, um homem rico, que possuía um cargo importante, terras, respeito etc. Ele deixa um filho, Estácio, e uma irmã, Dona Úrsula. Em seguida ficamos sabendo que o testamento desse homem foi uma bomba para os herdeiros enlutados. No documento, o Conselheiro Vale, reconhece uma filha ilegítima e prevê não só a parte dela na herança, mas que a mesma seja incluída imediatamente no seio da família. Assim ficamos conhecendo Helena, uma bela e boa moça de dezessete anos, que carrega em si muito mistério e será motivo de grande tensão nessa família tão logo ela pisa os pés na mansão da chácara do Andaraí.

É o segundo romance que leio do Machado. Li Helena logo depois de terminar Ressurreição, então como é de se esperar, minhas impressões imediatas colocam agora as obras lado a lado: Achei o enredo de Helena mais elaborado que o de Ressurreição, porém gostei muito de ambos. Quanto a atmosfera de suspense criada, a leitura de Helena chegou a me dar angústia. A cada página lida o mistério crescia e como eu não dispunha de tempo para ler rápido – como fiz com Ressurreição -, me bateu aquela ansiedade. Quanto aos personagens, me apeguei mais aos personagens de Helena do que de Ressurreição. Sei que vai variar de leitor para leitor, essa questão de gostar ou não de um livro é mais subjetiva que imaginamos, todavia, digo que Helena realmente é uma história muito boa e envolvente.

Algo a se destacar em Helena, e principalmente para uma leitora como eu de Jane Austen, são as menções aos escravos, mas não só as menções, o olhar de Machado de Assis para escravidão, achei de uma grande sensibilidade. Ele não usa suas linhas para protestar etc., mas um leitor atento será capaz de perceber que somente um olhar de alguém que sentia, que sabia do quão terrível era a ausência de liberdade, podia escrever dessa forma. Especialmente a cena em que Estácio e Helena estão cavalgando pela estrada e avistam um escravo, o diálogo entre esses dois personagens, é um trecho para recordar. E citei Jane Austen, uma porque para mim tem sido muito difícil ler esses livros da fase romântica do Machado e imaginar as cenas acontecendo no Brasil, minha mente sem querer voa para Inglaterra; e outra, porque nos livros da Jane Austen, sabemos que os escravos estão ali, na cozinha, servindo as moças, etc., porém nunca ou quase nunca são sequer mencionados. Gostei muito de ver isso em Helena.

Outro ponto alto para mim nesse romance, foi a figura do Padre Melchior. Achei esse personagem muito interessante. Ele é uma espécie de orientador espiritual da família de Vale e as descrições de sua personalidade, virtude, pensamentos e falas, são incríveis. Lendo eu lembrei até que na leitura de O Alienista eu tinha ficado muito admirada com as mesmas descrições (personalidade, virtudes, pensamentos…) do personagem Simão Bacamarte, que é o “gênio” da obra. Em Helena, Machado descreve agora um “sacerdote” ideal, o que esperamos de um, o que desejaríamos encontrar e desfrutar da companhia e bênçãos. O papel que esse padre exerce na trama de sábio, mediador, conselheiro… é muito bom e convincente.

A questão Machadiana também, ainda que Helena seja bem bemmm romântico, com exageros bem perceptíveis e inverossímeis também, eu percebi alguns toques do realismo psicológico, o que dá todo tom genial a obra.

Eu amei ler Helena, de verdade, é surpreendente como uma obra de 146 anos tem a força de nos divertir, envolver, ensinar algo.

site: https://cafeebonslivros.home.blog/2022/09/26/helena-de-machado-de-assis-115-resenha/
Clara 27/09/2022minha estante
Alguém poderia me enviar?! Estou querendo ler ?

Carlos Nunes 10/04/2022

Machado regular
Até recentemente, com A MÃO E A LUVA, não tinha ainda lido nada da fase "romântica" do Machado, e fiquei bem surpreso, positivamente, pelas inovações e ousadias da trama. Entãonpeguei HELENA com grande expectativa, e acabei me frustrando.
O livro é bom, história OK, mas "certinho" demais, dentro dos preceitos do Romantismo. Segredos de família, sofrimento (exacerbado) por amor, os personagens perfeitos demais, final extremamente moralista, tá tudo aqui.
O problema, para mim, é que Machado abandonou suas observações argutas para focar na trama, e ele reconhecidamente NÃO era um bom contador de histórias. Sua genialidade estava justamente nessa observação precisa que ele fazia da sociedade e depois escancarava com aquela ironia que só ele sabia fazer, mas da qual abriu mão aqui.
Um livro excelente, se comparado a outros do Romantismo, mas visivelmente inferior dentro da obra do Machado.
Wania Cris 06/03/2024minha estante
Ia resenhar esse livro agora, mas acho que vou só copiar a suas ponderações mesmo. Genial, foi direto ao ponto, irretocável!

Sassenach 16/10/2022

"É que sou uma pobre alma lançada num turbilhão"
"O passado é um pecúlio para os que já não esperam nada do presente ou do futuro; há ali sensações vivas que preenchem as lacunas de todo o tempo."
M . Danilo 02/11/2022minha estante
Uma das minhas citações preferidas do livro s2

Cida Zientarski 29/03/2022

Helena, de Machado de Assis
Nessa obra, nos conta como é o caráter da personagem principal. Pois para Helena, a relação de casamento era algo prático. Ela tinha a convicção de que não precisava simplesmente estar apaixonada pelo marido e que o amor não era certeza de felicidade. Ou seja, o melhor era fazer uma escolha sensata, um casamento com alguém que amasse, é claro, mas que também estivesse disposta a passar o resto da vida juntos.

"Helena" não está entre os melhores livros, mas, sem dúvida, recomendo. Machado é inigualável, mesmo não estando em plena forma. Pois neste livro há um relato emocionante e surpreendente.
Srta.ayee 30/03/2022minha estante
Eu estudei esse livro na faculdade e acabei gostando muito dele. Ainda é dentro do romantismo, talvez por isso não seja o auge dele, mas Machado tem um jeito de alfinetar de dentro com a escrita dele que eu adoro. O que era pra ser um romance bem dramático típico dos sucessos da época vem cheio de críticas discretas.

Daniella.Santos 11/02/2021

Jovem Machado
Um dos primeiros livros escritos pelo bruxo do Cosme Velho, ele mesmo não era muito fã desse trabalho, por ter escrito jovem e por ser um romance mais romântico. Eu por outro lado amei cada página, ter um vislumbre dele mais novo, uma escrita gostosa, aconchegante.. Não sei se é por ter uma predileção por romances de época e ler uma romance do meu autor favorito brasileiro ter mexido tanto comigo, mas achei a história incrível, envolvente e calma mas com revelações surpreendentes. Não é à toa que desde jovem Machado já se mostrava um mestre da literatura
re.aforiori 24/09/2021minha estante
Dani,

Tenho um carinho por este livro, pela importância que o mesmo tem para mim; pois foi o primeiro livro que li na vida.

E se não estivesse gostado, naturalmente não teria havido os próximos...