Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Luana.Ishy 14/09/2020

Só tirei uma estrela desse livro pois em alguns momentos fiquei supeeer entediada vendo, não tinha nada novo sendo apresentado e isso me deixou entediada. Mas é uma história incrível, totalmente amarrada.
As últimas 40 páginas deixa qualquer um de cabelo em pé
Leo 17/09/2020minha estante
Oi Luana. O que dizer desse livro né? O final foi surpreendente (pra não dizer trágico)

Carlos Nunes 10/04/2022

Machado regular
Até recentemente, com A MÃO E A LUVA, não tinha ainda lido nada da fase "romântica" do Machado, e fiquei bem surpreso, positivamente, pelas inovações e ousadias da trama. Entãonpeguei HELENA com grande expectativa, e acabei me frustrando.
O livro é bom, história OK, mas "certinho" demais, dentro dos preceitos do Romantismo. Segredos de família, sofrimento (exacerbado) por amor, os personagens perfeitos demais, final extremamente moralista, tá tudo aqui.
O problema, para mim, é que Machado abandonou suas observações argutas para focar na trama, e ele reconhecidamente NÃO era um bom contador de histórias. Sua genialidade estava justamente nessa observação precisa que ele fazia da sociedade e depois escancarava com aquela ironia que só ele sabia fazer, mas da qual abriu mão aqui.
Um livro excelente, se comparado a outros do Romantismo, mas visivelmente inferior dentro da obra do Machado.
Wania Cris 06/03/2024minha estante
Ia resenhar esse livro agora, mas acho que vou só copiar a suas ponderações mesmo. Genial, foi direto ao ponto, irretocável!

JuSouza 07/06/2022

Que final...
Que final chocante, que plot twist!!

Achei o livro um pouco arrastado no começo/até a metade, porém o romance engata após um fator enigmático ser revelado, tornando a minha leitura mais fluída e cativante.
Achei os personagens interessantes, principalmente a Helena e o Estácio.
Com certeza é um livro que eu indico!!
Lari Adur 07/06/2022minha estante
Um dos meus livros preferidos ? mas tbm acho o começo meio arrastado

LOSK 09/09/2021minha estante
??

Kássio Meniglim 19/02/2022

HELENA - Machado de Assis
Este é o tipo de livro que vai te "absorvendo" para dentro do enredo, e quando você menos espera, você se vê lendo, sem querer parar, capítulo após capítulo.

No início achei até um pouco chata a história, confesso. Mas, conforme ocorreram os acontecimentos, e como esses pormenores se juntaram no final, tornou a história genial.

E, contando uma história genial juntamente com uma escrita genial, como a do Machado, ficou a sinfonia perfeita!

Super recomendado!
Carolina.Gomes 20/02/2022minha estante
??

Cida Zientarski 29/03/2022

Helena, de Machado de Assis
Nessa obra, nos conta como é o caráter da personagem principal. Pois para Helena, a relação de casamento era algo prático. Ela tinha a convicção de que não precisava simplesmente estar apaixonada pelo marido e que o amor não era certeza de felicidade. Ou seja, o melhor era fazer uma escolha sensata, um casamento com alguém que amasse, é claro, mas que também estivesse disposta a passar o resto da vida juntos.

"Helena" não está entre os melhores livros, mas, sem dúvida, recomendo. Machado é inigualável, mesmo não estando em plena forma. Pois neste livro há um relato emocionante e surpreendente.
Srta.ayee 30/03/2022minha estante
Eu estudei esse livro na faculdade e acabei gostando muito dele. Ainda é dentro do romantismo, talvez por isso não seja o auge dele, mas Machado tem um jeito de alfinetar de dentro com a escrita dele que eu adoro. O que era pra ser um romance bem dramático típico dos sucessos da época vem cheio de críticas discretas.

Daniella.Santos 11/02/2021

Jovem Machado
Um dos primeiros livros escritos pelo bruxo do Cosme Velho, ele mesmo não era muito fã desse trabalho, por ter escrito jovem e por ser um romance mais romântico. Eu por outro lado amei cada página, ter um vislumbre dele mais novo, uma escrita gostosa, aconchegante.. Não sei se é por ter uma predileção por romances de época e ler uma romance do meu autor favorito brasileiro ter mexido tanto comigo, mas achei a história incrível, envolvente e calma mas com revelações surpreendentes. Não é à toa que desde jovem Machado já se mostrava um mestre da literatura
re.aforiori 24/09/2021minha estante
Dani,

Tenho um carinho por este livro, pela importância que o mesmo tem para mim; pois foi o primeiro livro que li na vida.

E se não estivesse gostado, naturalmente não teria havido os próximos...

Tatiane 15/11/2021

Relendo a obra de Machado de Assis, diria que, dentre os romances caracterizados como fase romântica do autor, Helena, sim, se enquadra bem nas nuances do amor proibido, dos sentimentalismos e arroubos românticos. Mesmo assim, diria que Machado não abre mão de expor as verdades - e hipocrisias humanas - dos homens de bem, bem representadas aqui pelo falecido pai de Estácio com sua relação extraconjugal.

Aliás, acho que tenho retomado com tanta voracidade os romances e contos machadianos, justamente para aplacar minhas angústias diante deste momento tão esdrúxulo que estamos vivendo. Conservadores e moralistas enaltecem um passado com uma construção familiar perfeita que nunca existiu... Acho que faltam-lhes leituras...
regifreitas 15/11/2021minha estante
existe um programa de humor aqui do sul que sempre brincou dizendo que a família tradicional brasileira é constituída: do pai, da mãe, dos filhos e da amante! rsrsrs

Ricardo256 05/02/2021

Classicão
Terceira leitura de Machado de Assis, um ótimo livro, uma história com bastantes acontecimentos e um final arrebatador! Adorei ler esse livro com um romance, meio classicão, mas muito emocionante.
Eli 05/02/2021minha estante
Eu amo !

Giovana.Irassochio 21/02/2021

Honestamente não esperava gostar e me prender tanto do modo que aconteceu.
Machado consegue transmitir de forma única as personalidades e motivações dos personagens.
Passei grande parte do livro marcando passagens e citações incríveis e que com muita sutileza conseguem dizer tanto em poucas palavras.
Helena é uma personagem cativante que ao longo da história você se pega querendo saber mais e ouvir mais dela e sobre ela.
É um bom retrato do que se passava na época e com certeza agora um dos meus clássicos favoritos.
@meunomee_lauracanal 07/04/2021minha estante
Obrigada amg me ajudaste a decidir qual próximo do Machado eu quero ler pq eu tava na dúvida kdkdk (só li Papéis Avulsos 100% até hj)

Dai 11/05/2021

Leitura necessária
Machado não decepciona! Grande autor! Que visão.
Romance que vale a pena ser lido com toda a certeza. Linguagem fácil e dinâmica, enredo que prende, personagens bem construídos e história fluída.
Ao decorrer da história, vamos nos surpreendendo cada vez mais. Cada capítulo traz algo que não esperávamos. O final
então, belíssimo. Triste, mas belo.

Recomendo fortemente a todos.
Michela Wakami 12/05/2021minha estante
Eu também amei essa leitura!?

gabriel 20/06/2021minha estante
Isso ai mesmo. Tá tudo aí de Machado. A dúvida deveria ser o subtítulo desse livro, realmente uma obra ambígua e maravilhosa que não decepciona.

Mariana Alves 06/12/2011

O meu pai comprava todos esses livros literários que vinham no jornal e eu li alguns. Desses livros, Helena é o meu favorito!
Um amor sem fim e impossível (entre supostos irmãos). Helena é a tradução da mulher perfeita (a música deveria ser Helena e não Amélia!).
Um trecho do livro que nunca esqueci (13 anos depois):
"Eu escuto melhor com os olhos do que com os ouvidos", de sua tia D.Úrsula que preferia ler os próprios livros a ouvir alguém contar.
Tats 19/11/2012minha estante
Um trecho do livro que nunca me esquecerei é "Sossega, borboleta!". Mostrou a espontaneidade do Estácio quando estava com Helena.

emily 26/11/2021

Ruim
Personagens fracos, sem personalidade, mal construidos, chatos. A história só enrola e enrola, da vontade de desistir, só não o fiz pois preciso para a escola.

O plot twist é fraco, até eu pensaria em algo melhor. Machado já fez trabalhos melhores.
Akilla 26/11/2021minha estante
"Preciso pra escola"kkkkkkkk,amei,também leio muitos livros da escola forçada