Helena

Helena Machado de Assis...

Resenhas - Helena

Ebenézer 18/03/2021

Machado excepcional
Respondendo que relia o Bruxo do Cosme Velho percebi que não me fizera entender.
Falava assim da releitura de Helena, de 1876, romance de Machado de Assis, cuja biografia não carece comentários.
Autores extraordinários requerem leitores perspicazes e sagazes. Machado está inscrito no panteão da literatura nacional e, por isso, imperioso o esforço pessoal para melhor apreciá-lo. Não é um autor enigmático, todavia hábil na linguagem, e por isso, sem denodo Machado pode, sim, causar aversão em leitores menos dedicados de qualquer idade.
Jovem fiz os primeiros contatos com a obra de Machado, e, à época, entendia menos do que o autor oferecia, mas persisti. Memorizei trechos de Machado, em Helena, que evidenciam a sensibilidade do autor em temas candentes e universais, como a realidade do jogo amoroso: "Amar é eleger a criatura que há de ser companheira na vida, não é afiançar a perpétua felicidade de duas pessoas, porque essa pode esvair-se ou corromper-se."
Passado o tempo o autor continua o mesmo, o leitor, todavia, muito diferente, e hoje, relendo Helena me vi diante de obra inédita pela releitura qualificada.
Helena é um romance muito significativo que retrata com bastante realismo uma sociedade ainda escravocrata, os valores e os costumes sociais que permeavam as relações familiares do século XIX, e bem caracterizados os conflitos interpessoais comuns da humanidade, que são perenes, pois ultrapassam as fronteiras temporais; Machado, em panorama, destaca o contexto da evolução urbana do Rio de Janeiro, além de revelar o impacto moral, autoritativo e normativo da religião na personagem do sacerdote Melchior.
Helena promove deleite, prazer, expectativa e muita apreensão, pela trama amorosa trágica que envolve Helena e seus pretendentes Estácio e Luís Mendonça. Excepcional o estilo machadiano em todo o romance que vai desvendando um enredo emotivo, fazendo justiça à escola Romântica e, especialmente relevante o fator surpresa no desenlace do romance que escapa dos estereótipos piegas e muitas vezes previsível ao leitor que é surpreendido pelo súbito realismo de Machado de Assis.
iarakessia 18/03/2021minha estante
vou copiar uns pedaços desse teu comentário tá?!

Ebenézer 18/03/2021minha estante
Fique à vontade. Abs.

Laura 09/01/2024

Foi uma leitura bastante agradável e fluida. Gostei de como os personagens e a trama foram construídos, e acho que, apesar de o final ter sido previsível, as coisas foram conduzidas de uma forma muito boa de acompanhar. Achei surpreendentes, interessantes e até "revolucionárias" pra época as discussões sociais e políticas trazidas pelas opiniões e diálogos dos personagens.
Diogo.Mazui 09/01/2024minha estante
A pergunta que fica, chorou no final?

Laura 10/01/2024minha estante
Só uma lágrima solitária hahaha

missi-dominique 13/02/2024

Ping-pong moral
Gostei não, não recomendo.

Iniciei a leitura desprevenida, não conhecia o enredo desse romance de Machado.

Em suma, o ponto central da obra é um suposto sentimento incestuoso entre supostos meio-irmãos.

Aos meus olhos a construção dessa narrativa soou mal-intencionada. Parece que o propósito geral do livro não é outro senão relativizar a problemática do sentimento incestuoso. A narrativa conduz o leitor a um jogo de ping-pong moral, onde ora parece certo torcer pelo casal e ora parece errado.

O final é uma tragédia manca, sem conexão com a realidade e sem acabamento.

Decepcionante.
EduardaMarquess 14/02/2024minha estante
Poxa, é o próximo de Machado que quero ler, mas sua resenha deixou-me meio encabulada agora.

missi-dominique 15/02/2024minha estante
Oi, Eduarda!
Assim, eu aprecio demais a escrita do Machado. Foi uma avaliação difícil, pois gosto dele. Só que é uma temática reprovável pra mim, sabe? Não vi propósito positivo na abordagem. Essa interpretação é subjetiva, depende muito do que é caro pra ti moralmente. Mas embora seja difícil de admitir, além da questão moral, eu achei mal-acabado.?

Se você for ler, vou acompanhar suas impressões por aqui ?

Maria5182 01/04/2024

Perfeito
Eu nunca li Machado de Assis e não posso ser tão poética e profunda na minha resenha quanto esse autor merece, mas essa história tem um sentimento tão lindo, profundo e verdadeiro.

Eu agradeço a Fernanda adolescente que não leu Machado de Assis naquela idade porque eu não teria capacidade necessária para compreender a profundidade e complexidade que o livro exige.

"Helena" teve o final que lhe cabia, todos os personagens tiveram seu destino bem elaborado, embora injusto para nós leitores que sofremos por um final feliz.

O livro te prende, te emociona e te deixa ansioso. Parecia que eu estava assistindo uma novela de época, sabe?

Se você quiser ler ou começar Machado de Assis, acho que Helena é um bom livro, além de ser curto. Li em 3 dias.
Loyde.Hellen 11/04/2024minha estante
O único outro livro de Machado de Assis que li foi Esaú e Jacó, mas já faz um tempo e não lembro muito bem da história. Tenho um certo preconceito com autores brasileiros porque a gente é obrigado a ler suas obras na escola e não temos maturidade suficiente para refletir sobre a profundidade de suas obras. Decidi ler Helena e estou adorando a história. É de tamanha profundidade e tão envolvente que cada capítulo deixa-nos curiosos sobre o que vem a seguir. Também agradeço por não ter lido na época de escola porque não teria a mesma compreensão de hoje.

Maria5182 02/05/2024minha estante
Então, eu lembro que na escola me empurraram pra ler Braz Cubas que eu não li. Ainda bem que eu não fiz isso. Acho que se querem instaurar a leitura nos adolescentes, deviam colocar histórias mais atuais, modernas, infanto-juvenil tanto de autores nacionais como Paula Pimenta, Bruna Vieira, Talita Rebouças etc, como dos estrangeiros. Obrigar e incentivar a leitura, desde que seja um livro que agrade a faixa etária. Colocar um adolescente de 14 anos pra ler Machado de Assis é insanidade, vai ser chato pra essa galera...

Andréa 13/03/2010

Um grande prazer que deveria ter desfrutado a mais tempo
Segundo livro de Machado que leio, e terminei o livro com uma grande satisfação pois este tirou a primeira impressão que tive ao ler "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Diferente da personagem Virgília, de quem senti repulsa (acho que não escolhi um bom momento para conhecê-la), Helena é a mulher que nos arrebata com a alma. Forte e convicta, é capaz de levar às últimas consequencias um erro, mesmo que esse não tenha sido premeditado. Estácio é daqueles homens que nos mulheres "imaginamos" existir, ainda hoje, em pleno século XXI. Dificilmente encontraremos uma "Helena" nos dias de hoje, mas foi um grande prazer conhecer uma figura apaixonante e tão intensa em seus sentimentos e convicções.
E mais uma vez não consegui deixar minha veia "detetivesca" de lado e pude antever a revelação do segredo de Helena, mas Machado me surpreendeu com o final, bem diferente do que se imagina quando o mistério é esclarecido. A quem ainda não conhece Machado de Assis, este romance poderá ser um bom começo.
Aline 18/12/2010minha estante
Eu sou fã de Machado, na escola e faculdade li muiiitos livros dele, mas esse não, ainda. Como esse será o nome da minha futura filha, vou comprar e ler os mesmo dvd sua indicação querida!!!

Aline 05/02/2014minha estante
Gostei muito, mas sou suspeita, pois sou fã de Machado.

Alexandra.Helmer 07/02/2022

E mesmo sendo avisada que era uma escrita diferente dos outros por ser Machado de Assis eu foi com muita sede ao pote. Gostaria que ele tivesse sido um pouco melhor, mesmo não vendo um futuro nele.

✨Minha falha foi ir atrás de outras resenhas antes de ler, as que eu li, maioria, eram falando bem, mas não rolou pra mim.

✨Infelizmente não me prendi nada a leitura, não consegui nem gravar o básico do plot, espero que outras pessoas possam ter uma experiência melhor.

✨Fico sem saber para quem indicar por essa situação, mas acho que recomendo para quem tem interesse em romances de folhetim.
Bea 07/02/2022minha estante
Li ele recentemente e até gostei, mas o final foi muito atropelado pra mim. Tipo meia dúzia de páginas pra enfiar um drama enorme e uma morte, não curti.

Alexandra.Helmer 07/02/2022minha estante
Pra mim quase uma decepção, esperei demais e recebi pouco

nimoriarty 15/07/2023

Machado, serei sempre sua entusiasta !
Recentemente desenvolvi o péssimo costume de não escrever mais minhas resenhas. Logo, meus livros lidos foram ficando aos montes e agora, que enfim me arrependi de ter parado, escolhi a obra ardorosa que é Helena.

Helena é considerado uma das principais obras de Machado e um marco em sua fase madura, é repleto de perspicácia filosófica e psicológica, e eu facilmente considero que esse livro reflete toda a genialidade, riqueza e profundidade.

Nessa estória, teremos a narrativa protagonizada por Helena, que, considerada uma filha abastarda, é reconhecida e acolhida pela família de seu pai, quando este falece. A jovem logo se mostra uma protagonista forte e determinada, que desafia os padrões da sociedade.

gabiaz 15/07/2023minha estante
descobri esse livro uns dias atrás, mas, de alguma forma nem um pouco surpreendente, é mais uma das suas resenhas(incríveis, aliás) que vai me dar a convicção e impulso real para ler ele.

nimoriarty 16/07/2023minha estante
Gabi você é uma querida! Fico lisonjeada com seu comentário, e eu estou super convicta que esse livro vai ser uma ótima experiência.

Joyce 04/10/2020

Machado de Assis surpreendendo!
Confesso que não tinha muitas expectativas de gostar dessa história, pois li recentemente "a mão e a luva" do mesmo autor e não gostei muito do enredo. Mas Helena foi uma surpresa, pois eu gostei da trama e também gostei muito da Helena.
O livro é dramático (adoro um drama) e bem romântico, considerado por muitos como o livro mais romântico do nosso Machado de Assis.
A linguagem obviamente não é muito simples, mesmo o livro tendo poucas páginas, você demora um pouquinho mais do que o normal para ler, mas vale a pena. O plot twist do final me tocou.
helen.vanessa 04/10/2020minha estante
Eu amo esse livro. Um dos meus favoritos. ??
Machado o escreveu após as críticas que recebeu de A Mão e a Luva.

Joyce 04/10/2020minha estante
É muito bom mesmo!!! ??

Elieli.Figueiro 05/01/2023

Eu não diria que é bem uma resenha...
Machado de Assis, trazendo questões sociais é indagador em toda obra sua. E esta história é belissima, pois, traz ''a verdade nua e crua'' (como diria Collen Hoover), quando demonstra, a virtude e boas intenções tornando-se sucessões de desgraça.
Leila 06/01/2023minha estante
Li esse livro há muito tempo! Não lembro mais da história, mas lembro que tem um final surpreendente!

Elieli.Figueiro 24/01/2023minha estante
Sim! eu demorei um tempo pra absorver ele kkkkk

ciih 03/04/2020

Uma boa leitura
Entre partes em que quase se devora o livro e trechos mais penosos de ler se dá esse romance, em que de forma discreta Machado se anuncia da forma que conhecemos, com sutis ironias e críticas sem fugir, aqui, do estilo romântico. Com certeza é um livro que vale a pena, mesmo sem se familiarizar muito com a escola romântica, ele encanta com suas nuances, que seguem até o desfecho.
rebeccavs 06/04/2020minha estante
Helena (a obra, não a protagonista) me partiu o coração. A simplicidade do amor entre ambos e o final inesperado levaram o romance ao ápice.

ciih 06/04/2020minha estante
Concordo, me surpreeendi de muitas formas, principalmente porque estava deixando o livro de lado há tempos kkkk

Vanessa 03/01/2023

Esse livro é realmente muito bom, a história é bem legal , o final foi surpreendente, recomendo a leitura
rafaellafurlan 03/01/2023minha estante
voce le muito rapidoooo kkkkk

Vanessa 05/01/2023minha estante
Kkkkk

Eduardo 05/01/2024

Para livros clássicos como este, é sempre difícil fazer uma resenha, porque o que falar de um livro desses que já não tenha sido falado?

De todo modo, é um dos meus preferidos do Machado, disputando o primeiro lugar ali com Dom Casmurro.
Foi uma narrativa que achei bastante intensa, com um final muito instigante e um desenvolvimento perfeito.

Não me alongo mais, visto que para falar verdadeiramente de uma obra como a de Machado de Assis, se necessita muito mais (Muito mais mesmo) do que uma resenha curta. Suas histórias são lotadas de simbologias e, se for tratada com minuciosidade, sempre se extrai inúmeras interpretações e críticas e observações da sociedade de sua época.

Simplesmente uma obra prima.
Vania.Cristina 06/01/2024minha estante
Preciso ler esse. Tenho curiosidade.

Eduardo 07/01/2024minha estante
Leia, leia. Me diverti bastante.

gabriel 20/06/2021minha estante
Isso ai mesmo. Tá tudo aí de Machado. A dúvida deveria ser o subtítulo desse livro, realmente uma obra ambígua e maravilhosa que não decepciona.

Dai 11/05/2021

Leitura necessária
Machado não decepciona! Grande autor! Que visão.
Romance que vale a pena ser lido com toda a certeza. Linguagem fácil e dinâmica, enredo que prende, personagens bem construídos e história fluída.
Ao decorrer da história, vamos nos surpreendendo cada vez mais. Cada capítulo traz algo que não esperávamos. O final
então, belíssimo. Triste, mas belo.

Recomendo fortemente a todos.
Michela Wakami 12/05/2021minha estante
Eu também amei essa leitura!?