Carrie, A Estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

joaoggur 16/08/2020

Primeiro livro que leio do Stephen King, adorei, vou ler os outros!
Xuliana 16/08/2020minha estante
Indico Misery, mto bom

antribeiro 16/08/2020minha estante
Maravilhoso eu amei , entrou ate pros meus favoritos ??????

Nicole.Bassi 28/10/2021

Tava muito ansiosa pra ler esse clássico do king e realmente não decepciona nunca, a escrita do king é o diferencial na minha opinião, acho que isso que destaca todos os livros dele. A história eu já conhecia pelos filmes que são até razoavelmente fiéis ao livro.
Infelizmente demorei muito pra ler esse livro por falta de tempo mesmo mas foi ótimo pelo até entrou no clima do halloween
Melissa.Torrezani 29/10/2021minha estante
a mae dela da medo no livro? eu fiquei traumatizada com ela no filme e por isso até hoje não tive coragem de ler, mas queria muitooo, só que tô com medo da mãe dela kkkkk

Nicole.Bassi 03/11/2021minha estante
Pra mim ela não deu medo, a única coisa que eu achei é que no livro ela é bem mais fanática religiosa do que no filme

Bela 07/08/2020

Carrie
Carrie foi o primeiro romance publicado por Stephen King, em 1974. Nele, o autor já apresenta alguns dos principais traços que definirão sua escrita posteriormente.

A história é bem conhecida e já foi adaptada para o cinema diversas vezes, além de também servir de inspiração para muitas outras obras (a série ?I?m not okay with this?, recentemente produzida pela netflix, é um exemplo disso). O livro narra a vida de Carrietta White, uma adolescente de dezessete anos que sofre bullying na escola e é vítima de violência física e psicológica por parte da mãe, Margareth, que é fanática religiosa.

Um dos pontos que mais chamam a atenção no romance e que contribui significativamente para a tensão da trama é a inserção de trechos de jornais, livros e entrevistas na narrativa, que, apesar de fictícios, dão um ar de verossimilhança à história.

O que mais me chamou a atenção, no entanto, foram as próprias personagens, que possuem um imenso potencial de desenvolvimento que, infelizmente, não foi explorado. Li que o próprio King afirmou que considerava o texto muito ?cru?, e só posso concordar com ele. Gostaria muito de uma nova publicação da obra, meio no estilo A dança da morte, mas focado na complexidade das personagens, principalmente de Carrie e Margareth.

Outro ponto muito positivo para mim foi a própria raiva de Carrie. Apesar de a vingança ser o evento principal do livro, adorei ler os trechos em que Carrie ofende os colegas de turma e deseja feri-los, não por um humor sádico ou algo do tipo, mas porque isso mostra que ela não é apenas uma personagem boazinha que foi ?levada ao mau caminho?.
Nadjanine 11/08/2020minha estante
Gosto muito das suas resenhas! ??

Bela 11/08/2020minha estante
Obrigada! ??

gabsinthy 25/07/2020

Comecei esse livro só porque queria começar a ler Stephen King e me falaram pra começar por esse. Desanimei em continuar a ler ele porque esse daqui não foi la essas coisas.
A escrita é muito ruim pra mim, e também sei lá, o jeito que o livro é não me agradou, me senti confusa em várias partes do livro kkk
Mas no futuro pretendo continuar a ler ele, afinal não resumo o que escritor por uma má leitura ne...
Xunior 25/07/2020minha estante
Uma pena , foi um dos ou o primeiro livro do king, eu sou suspeito a falar pq adoro os livros dele. Acho que tivesse azar de começar por esse , talvez se um dia der outra chance ao escritório tente ler : Misery ou Cemitério , ambos livros excelentes do mesmo!

Xunior 25/07/2020minha estante
Escritor*

May 24/01/2021

Meu primeiro King, leitura feita depois de muita recomendação e por isso com muita expectativa.
Livro com escrita crua sobre fanatismo religioso e adolescentes inconsequentes. Não posso dizer que foi uma história que conversou comigo, mas é inegável que foi bem escrito e valeu a tentativa.
a.mandamoreno 24/01/2021minha estante
Tbm foi minha primeira leitura do King, eu gostei bastante...

Depois desse li "o cemitério" te recomendo, é muito bom.

May 25/01/2021minha estante
Já vou adicionar na minha wishlist. Obrigada pela recomendação Amanda!!

xoxoanalu 26/10/2021

?só quero que me deixe viver a minha vida... não gosto da sua?

Foi o primeiro livro que li do King, e fico muito feliz que tenha sido Carrie, porque eu simplesmente a adoro? aliás, a adaptação de 1976 é o meu filme de terror favorito.

E além do mais, foi essa obra que fez o Stephen King estar onde está hoje, então é legal começar a lê-lo por Carrie.

O modo como ele criou o clima obscuro e pesado no livro foi muito surreal e marcante. E consegui sentir e visualizar muito bem? também porque já assisti aos filmes, isso possa ter ajudado também. Mas esse não é o meu ponto.

Não vou mentir, primeiro achei o modo da escrita do King confuso, mas depois fui entendendo o modo como a história estava sendo narrada e consegui engatar marcha na história. E simplesmente não queria acabar, mas também não conseguia parar de ler.
Pedro.Alves 26/10/2021minha estante
Se você puder, eu recomendo ler os livros do King em ordem cronológica, pq os livros meio que se referenciam, por exemplo: Misery têm spoiler de O Iluminado e em Novembro de 63 aparecem personagens de outro livro por um momento.

xoxoanalu 26/10/2021minha estante
aaa mto obrigada pela dica!! não sabia disso, já até pesquisei aqui a ordem ?

Mah Mac Dowell 14/11/2021

Primeiro livro que leio do King.
Adorei a introdução que ele conta a trajetória e início da carreira dele como escritor. Achei super interessante.
O King tem uma narrativa diferente. As vezes ele divaga um pouco enquanto está relatando algo e isso pode acabar fazendo você se perder na história. As vezes ele está comentando algo e abre um parêntese para observar um fato no meio da narrativa. Isso confunde um pouco.
Me incomodou um pouquinho o fato do livro não ter capítulos. O livro é dividido em partes; sem capítulos. No entanto, diferente do que eu esperava, isso não deixa a história cansativa. Só me incomodou porque a narrativa é direta, não tem nada separando a mudança de cenário, o que mais uma vez confunde um pouco a leitura.
O livro fala muito de fanatismo religioso, superproteção familiar e bullying e as consequências desses atos para uma adolescente. Então é muito mais que um simples livro de suspense/terror.
Antes de iniciar o livro, o King inclusive fala que baseou a história em duas pessoas reais que passaram pela vida dele, sendo que ambas acabaram morrendo precocemente. Então ler pensando nisso é bem pesado.
É um livro bom, mas não atingiu minha expectativas, mas acho que só porque eu fui com as expectativas bem elevadas.
Achei um livro ok.
Gabriel B 14/11/2021minha estante
Gosto muito do trabalho do King, mas nesse livro a falta de capítulos realmente me incomodou

Rose.Agra 14/11/2021minha estante
Já viu o filme? É ótimo!

Grandao 07/02/2022

Carrie, a estranha
Bom, este é o primeiro livro que leio do King e confesso que me deixou com um saborzinho de "quero mais King"!
Um livro pequeno e de fácil leitura, gostei bastante do "estilo" de escrita dele, com certeza lerei mais livros do autor.
Demorei um pouco, por que acabei não conseguindo ler todos os dias como de costume, mas até que a leitura fluiu tranquilamente, aliás, se fixou mesmo já para o final do livro, que é quando as coisas começam a ficar mais "movimentadas"(desculpa o trocadilho kkkkk).
Mas em geral, um bom livro pra se introduzir no "Universo King".

Minha recomendação é: LEIAM!

(Ops: vai ser muito difícil eu falar pra não ler algum livro kkkkkkkk)
Rebeca 07/02/2022minha estante
qual próximo do king na sua lista?

Grandao 07/02/2022minha estante
Pretendo ler A Pequena Caixa de Gwendy.

(Esse ano, se eu não me engano, sai o livro dois dele)

Gabriela Paulino 12/11/2021

Depois de quase 6 anos, decidi reler a obra que foi meu primeiro contato com Stephen King, e também o primeiro livro publicado por ele. Quando li pela primeira vez, até favoritei. Nessa releitura, depois de ter tido mais experiência com o autor e ter visto o amadurecimento da escrita dele, já não classifico desse modo. Carrie continua sendo um livro maravilhoso, mas não conto mais como um favorito. É visível a evolução da escrita do King quando comparo com suas publicações posteriores. Em suma, continua sendo um livro que gosto muito, mas há melhores, apesar de ser uma boa forma de começar também.

Essa edição me incomodou um pouco na diagramação, alguns trechos poderiam ter sido destacados de certa forma, como os trechos dos livros, os depoimentos, as citações, ficou tudo ali meio que o texto corrido mesmo. Não gostei muito de como foi feito, mas pode ser que seja só uma implicância minha.
Daro 12/11/2021minha estante
Primeiro livro do king. Estou pra ler ainda esse

Gabriela Paulino 12/11/2021minha estante
Recomendo, é um livro curto e bastante fluido

Elcimar.Matos 31/12/2021

Aqui vemos o King se encontrando
Esse é o primeiro livro de King, mas não a minha primeira leitura dele, senti falta da ambientação, das histórias dos personagens... aqui eu vi o quanto ele evoluiu, e MUITO. O livro não foi uma experiência tão boa pra mim, creio eu também porque já vi o filme antes e não tive nenhuma surpresa e já sabia de todo desenrolar, mas era um livro que não podia deixar de ler sendo um fã do King.

A Carrie é uma daquelas personagens que a gente sente dó, pelos bullyngs, pela opressão da mãe, uma fanática religiosa...
A forma como o livro foi escrito não me agradou muito, Stephen King mistura a voz do narrador com trechos de documentos (ficcionais, óbvio) que abordam o caso de Carrie, ele intercala a narrativa com trechos de notícias, livros, artigos, dicionários, diários... e isso atrapalha o ritmo da leitura e me tira um pouco da história, achei um pouco confuso no começo, mas no final qnd vc já se acostumou e o ritmo tá intenso você até q acaba gostando um pouco.
Izabels 08/01/2022minha estante
Esse livro é incríveeeel

Elcimar.Matos 08/01/2022minha estante
Simmm, queria ter lido o livro primeiro, a experiência melhoraria 100%

.Lara 22/01/2022

Estou há anos dizendo que vou ler Carrie e nunca leio, finalmente criei vergonha na cara e terminei rapidinho (livro curto é tudo na vida), tem nem muito o que falar, é um livro pouco detalhado, contado por meio de trechos de livros e documentos fictícios sobre o que aconteceu na cidadezinha e na escola. Mas é bem legal, principalmente ver (e morrer de raiva) como a questão do fanatismo religioso afeta a vida das pessoas e trazem coisas absurdas como verdades.
larissa3433 22/01/2022minha estante
já assistiu o filme?

.Lara 22/01/2022minha estante
Ainda não, mas conheçoo

Gláucia 10/10/2010

Cuidado!
Atenção! Àqueles que são praticantes do "bullying" nas escolas ou em qualquer outro local, aconselho a leitura desse pequeno (e grande) livro. Repensem sua atitude frente àquele(a) estranho(a) colega.

Quanto ao título, ou subtítulo em português, já que o original é apenas Carrie: ESTRANHA É A SUA MÃE! Literalmente. Desafio qualquer um a ser normal com uma mãe daquela.
Pedro 10/10/2010minha estante
Pois é... Se eu fosse um desses que humilham os outros apenas por serem diferentes e lesse esse livro, pensaria duas ou três vezes antes de repeti-las.

Jow 18/10/2010minha estante
Belíssima visão do problema!
Sua resenha enfoca de uma maneira simples, as problematizações do livro.

Amanda San 14/10/2010

Achei bem mais ou menos. Todo mundo fala que é ótimo, uma obra prima e tal, mas não achei nada disso. É uma história boa, mas a achei pouco desenvolvida. O livro inteiro acontece num período de poucos dias, não dá tempo de simpatizar com a Carrie, de sentir algo por ela, mesmo com os relatos de que sua vida era bem difícil. Sua vida na escola também é rasa, só algumas menções de episódio humilhantes e brincadeiras de mal gosto.
A parte final, com o grande desastre e tudo mais, essa sim eu achei ótima, mostrando o ponto de vista de vários personagens, fazia parecer que era uma história que de fato aconteceu e alguém que estava lá durante aquilo tudo que estava contando; o autor contou todos os detalhes.
Outra coisa que eu gostei foram as entrevistas, reportagens, documentos e partes de um livro fictício que também falavam sobre o 'caso White'.
No geral, um livro bom, não leva muito tempo pra ler, mas as duas primeiras partes poderiam ter sido melhor desenvolvidas. Fiquei com a impressão de ter lido um conto, não um romance.
andalm 05/11/2010minha estante
Concordo contigo, Amanda... tanto que a primeira parte não prende tanto como a segunda...

Aline 25/11/2010minha estante
Sim! A leitura vale pela segunda parte...

Garbulio 25/10/2021

Merecia mais
Achei o tema e a ambientação da história muito interessantes, porém a história acaba sendo muito curta, focada, em especial, em dois eventos da vida de Carrie. Embora mesmo assim exista um aprofundamento dos personagens, uma história um pouco mais extensa proporcionaria mais envolvimento com a personagem e proporcionaria um peso maior com o final da história! Ansioso pra ver os filmes agora!
Alice Nunes 25/10/2021minha estante
???

Garbulio 25/10/2021minha estante

I. Cristhini 25/09/2021

sinceramente achei uma leitura mais triste do que assustadora. Minha vontade era entrar na história e mudar tudo de alguma forma, tirar a Carrie daquela vida, como alguém que ja tinha passado por anos sofrendo bullying foi muito difícil lidar com essa parte. Queria muito uma versão alternativa da história, onde a Carrie pode finalmente ser ela mesma, não ter medo, livre de escola e da mãe dela
Flavia.Tavares 28/09/2021minha estante
Quando início uma leitura de Stephen King já me conscientizo que não devo me apegar a personagens e nem esperar final feliz pq ele nunca vem.

I. Cristhini 04/10/2021minha estante
exatamente kkkk nunca podemos esperar nada feliz do King