Carrie, A Estranha

Stephen King
Stephen King

Resenhas - Carrie, A Estranha

Rafaela.Romeroo 07/01/2020

Carrie é o primeiro romance publicado por Stephen King, e na verdade quase não foi. Após terminar o livro, King não gostou do que tinha escrito e jogou fora, as folhas foram resgatadas da lixeira por sua mulher, Thabita King. Ainda bem.
??
É uma histórica muito conhecida e muitas vezes sua leitura é uma das muito proibidas por escolas dos Estados Unidos, sabemos bem o motivo.
??
Conseguimos ver um retrato da sociedade e da extrema religiosidade, onde até a menstruação é considerada como castigo por seus pecados. Carrie sofre muito bullying e o reprime até o dia que não aguenta mais, então catástrofes acontecem.
??
As duas primeiras partes do livro a leitura foi muito arrastada para mim, tanto que demorei meses para ler, mas quando cheguei na terceira parte a leitura fluiu muito, os acontecimentos são muito bem descritos.
??
Li esse livro para meu projeto de ler todos os livros do Stephen King em ordem cronológica, e como já li uns 3 mais recentes dele pude perceber que realmente é nítido como a escrita dele muda.

sleepingnerd 09/01/2020

Nice, but not as good or spooky as I thought I'd be
My first Stephen King novel!

At the beginning I felt really uncomfortable with the way Carrie was described, which I wonder if it was King's intention. But, as the book progressed, we could glimpse more of her and her personality (though not nearly enough, in my opinion) and that feeling went away.

I expected so much for this book to be scary or spooky, but it really wasn't? At most, I felt pity for Carrie. Everything horrible happened to her, and when finally things started turning good, they had to put her down again. What was I supposed to find scary on this? A powerful girl? That only makes me want to be friends with her. Although it's not explained very well why she goes from wanting to just wet everyone's dresses to set the school on fire to set the town on fire. That seems... like a very big escalation to me, specially because she only has powers, not any demonic influence to do evil or something of the sort.

Overall, it was an easy, enjoyable read, but not as awesome as I thought it would be.

Liri 17/01/2020

Poderia ser melhor
para a minha primeira leitura do Stephen King, achei ótima, a história vicia, nós faz pensar sobre cada detalhe contado. Porém não gostei das partes jornalísticas do livro, que se passa no futuro, no lugar delas poderiam deixar a história mais legal de certo modo.

Flávia Pasqualin 28/01/2020

KING TÍMIDO
Sou fã de carteirinha do escritor, adoro a maneira como ele consegue descrever o comportamento humano em meio a acontecimentos sobrenaturais, e é justamente disso que eu senti falta. Aqui temos um King tímido, bem menos prolixo que o habitual. Lógico que por ser o primeiro livro publicado é fato que ele ainda estava encontrando sua identidade, mas já que é dar pitaco eu diria que esse é o livro mais "fraquinho" que eu já li dele. Ouso dizer que as adaptações cinematográficas conseguem ser mais interessantes que o próprio livro em si.

Sil 29/01/2020

Resenha de @kzmirobooks
Para todos os efeitos Carrie é o primeiro romance de Stephen King, o autor conhecido hoje como Mestre do Horror. Não sei qual foi a reação das leitores na época, vendo um novo autor escrevendo algo como Carrie, mas eu sendo uma leitora hoje deste clássico moderno posso dizer que a minha reação foi surpresa.

Ao contrário do que podemos pensar Carrie não é um livro de terror que deixa o leitor morrendo de medo do que vai encontrar na trama. Sim, ele nos da medo mas o medo é do que irá acontecer com Carrie, a adolescente que vive com a mãe fanática religiosa — em outras palavras: louca. Apesar de frequentar a escola Carrie vive em seu mundinho sozinha, pois sofre bullying de todos, não tem nenhuma amiga que seja tão deslocada quanto ela. Carrie é a mais deslocada das deslocadas tudo por causa do modo de vida que vive com sua mãe, que aliena tanto a jovem que quando esta teve sua primeira menstruação pensou que estava, na verdade, tendo uma hemorragia e morrendo.

Em uma análise crua Carrie conta a história de uma jovem que sofre bullying na escola, além de ser constantemente repreendida dentro de casa, que descobre que é telecinética e acaba usando deste poder quando chega em seu limite, causando uma destruição; Mas em outa análise, e claro partindo do meu ponto de vista, Carrie fala sobre sexo na adolescência, além do bullying e suas consequências. Eu sei, ele foi escrito nos anos 70, onde esses assuntos eram debatidos de uma forma diferente de hoje em dia, mas ainda assim nesta época era um tabu e esse tabu é representado pela própria mãe de Carrie, que é uma fanática religiosa que abdicou do sexo até mesmo dentro de seu casamento, e claro pelas suas colegas de escola. O Bullying é a questão mais óbvia da trama, que causa toda a ruptura dos poderes de Carrie, mas o livro ainda tem uma pegada a respeito da figura feminina na sociedade. Como uma mulher feminista acho ridículo um homem falar sobre esse assunto, mas devo admitir que Stephen King soube tratar do assunto na temática fantástica do livro de um jeito que está longe de ser machista ou estereotipada, mas que tem uma visão deturpada sim principalmente se levarmos em conta as atitudes da mãe de Carrie.

Ao contrário do que parece Carrie não é um romance/novela e sim como se fosse um livro jornalistico, com dossiê. Tem a história da adolescente e tem relatos sobre ela em forma de outros livros, ou algum documento com depoimento de pessoas após os acontecimentos da obra. É uma narrativa super bacana pois ele deixa o leitor bastante curioso para saber o que aconteceu com Carrie na sua escola que se tornou um assunto tão comentado na comunidade cientifica. Essa narração pode ser estranha para quem não está habituado, mas ela é muito tranquila para leitura após as 10 primeiras páginas.

Este é um livro que pode causar diferentes sensações nas pessoas, vai de revolta a medo, vai de empatia até ódio. Carrie e sua vida escolar tem pontos que podem ser semelhantes aos nossos próprios anos escolares, assim como a repreensão dentro de casa (não necessariamente a parte religiosa) e mais uma vez King nos entrega um livro maravilhoso e reflexivo. E melhor ainda é a ideia de que Carrie tem ligação com outros livros do autor, sendo um deles até O Instituto, lançado recentemente. Eu, particularmente, tenho minhas ressalvas na ligação direta entre os dois, mas pelas teorias fazem sentido... Só que isso você tem que ler para tirar suas conclusões.

site: https://www.instagram.com/kzmirobooks/

Anninha 03/02/2020

null
Vale MUITO a pena ler! É uma leitura gostosa e rápida, como sempre o King aborda temas muito relevantes.

Mah 03/02/2020

null
Surpreendeu-me, porque foi o primeiro trabalho do mestre, fiquei com um pouco de medo. Mas provou ser uma leitura rápida e rica sobre tópicos relevantes.

Rodrigo.Silva 06/02/2020

Demonstração da sensibilidade do mestre King.
Ótimo início para o universo King. Desperta curiosidade e envolve o leitor em uma neblina de sensações. Sentimos injustiça, nojo, raiva e quando percebemos estamos torcendo para que alguns personagens da história pereçam. ( Hahaha )
Não é minha obra preferida do mestre King mas com certeza é indispensável.

breno 07/02/2020

null
Finalmente li o primeiro livro do King, clássico da ficção, três vezes adaptado para o cinema. O livro conta a história de Carrie White, filha de uma mãe extremista religiosa, desde pequena segue os preceitos de uma religião agressiva e intolerante criada por sua própria mãe, que achava todas as outras religiões hereges.

No dia de sua primeira menstruação, que acontece tardiamente, aos 17 anos, ela está no vestiário da escola e não sabe o que está acontecendo, acha que está morrendo de hemorragia e todas as meninas jogam absorventes nela. Isso aflora um poder em desenvolvimento, a telepatia.

Por meio de documentos, cartas e trechos de livros, o livro inteiro nos prepara para o dia de formatura, onde nós sabemos que haverá destruição e mortes.

A maneira com que King faz isso é surpreendente, a maneira como os eventos vão se encaixando lentamente até um clímax surpreendente, mas já icônico na cultura pop. Carrie é com certeza uma das personagens mais bem construídas de King, a maneira em que ele coloca uma transformação gradual de vítima para vilão é magnifica. Foi um livro que realmente me destruiu e me fez chorar bastante no final. Uma pequena amostra do talento que King nos brinda até hoje.

De assuntos importantes como bullying e extremismo religioso, é um livro que trás boas reflexões e que vale muito a pena.

Leticia.Goncalves 09/02/2020

Amei
Até o momento foi o melhor livro que li do autor....

Marina @outononoslivros 09/02/2020

null
Carrie é uma adolescente de 16 anos solitária e tímida. Criada pela mãe, uma fanática religiosa, Carrie é vista pelos colegas como esquisita e desde sempre sofre os mais diversos bullyings. O que a difere de inúmeros outros jovens que também são perseguidos dentro das escolas, é que Carrie possui telecinesia e este poder se torna uma arma nas mãos dessa jovem atormentada durante o baile de formatura.

O livro não possui capítulos, ele é apenas dividido em três partes e essas partes se intercalam entre a visão de Carrie, sua mãe, entrevistas com colegas e vizinhos, e trechos de pesquisas sobre o caso dela. Por conta disso achei a leitura um pouco confusa e cansativa.

Como todos os livros do King que já li, esse também traz muitas reflexões ao longo de suas páginas. Apesar do fanatismo religioso ser muito presente e assustador, o que mais me pegou foi a questão do bullying dentro da escola e a falta de atitudes da equipe gestora afim de evitar essa questão.

Várias vezes ao longo da leitura me peguei pensando que existem muitas Carries na vida real, a diferença é que em vez da telecinesia, elas possuem armas! Ou seja, por mais que o livro tenha sido escrito em 1974, os assuntos tratados continuam atuais e merecem uma reflexão profunda.

Amanda 10/02/2020

null
já tinha visto o filme, mas não me lembrava de nada, mas achei que ia ter medo. fiquei com pena da carrie, mas o que ela fez foi horrível.

Erika 11/02/2020

Até onde é aceitável "implicar" com aquele colega da escola/trabalho? E se um dia ele puder revidar?

ClAudia 12/02/2020

King começou arrasando
Foi uma releitura e, apesar de não ser um favorito, reconheço a importância dessa história na carreira do King e na vida pessoal. O bullying mata. E muitas vezes a gente se omite, finge que não vê... achei que ele tentou redimir a vida das ex colegas dele e, claro, deu um toque sobrenatural que é sua especialidade.
Carrie é uma personagem muito interessante!