O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha

O engenhoso fidalgo dom Quixote de La Mancha Miguel de Cervantes

Resenhas - Dom Quixote

Beatriz180505 30/09/2022

Dom Quixote
A história de Dom Quixote e Sancho Pança me fizeram rir muito, não é atoa que esse livro é um dos mais vendidos do mundo inteiro. No começo eu achei que ele seria ruim, mas me surpreendeu e acho que vale muito a leitura para quem tem interesse

Mendes 22/01/2021

Dom Quixote
Achei Interessante, lerei novamente. Gosto da referência com a música dos engenheiros do havai.

Admel 18/02/2021

Nesse segundo tomo das aventuras de Dom Quixote, o engenhoso fidalgo nos é apresentado como "o engenhoso cavaleiro". A continuação dessa aventura cervantesca não estava nos planos do autor inicialmente e a razão de existir um está por todo o volume II. Acontece que, em meio a fama de Quixote na época, um autor anônimo decidiu reivindicar sua "paternidade".
Cervantes que não era bobo nada, aproveitou para ironizar toda a situação e em diversos momentos da aventura o autor anônimo e seu "Quixote falso" são citados. Achei incrível como Cervantes pegou essa situação e a implementou em sua obra. Fiquei admirada com tamanha astucia! Diferente do primeiro volume, achei o segundo menos cansativo, mais engraçado e com muitas aventuras de Sancho (meu personagem preferido).

Juninho.Camara 30/01/2021

Nota 10
Clássico e envolvente, típico livro que lhe incentiva a ler mais uma páginas e quando dar-se por sí leu 50.
Cada esquete é perfeita, cada diálogo é maravilhoso e Sancho Pansa é incrivel.
Diferente de alguns clássicos, a leitura é simples e fácil; começa-se e quando percebe-se, termina.

Qlucas 14/12/2015

Um Clássico
Primeiro livro que li, forçado pela professora, mas foi por ele que comecei a gostar de ler livro. Por isso sou grato ao Cervantes.

jmrainho 29/12/2021

Livro para todas as épocas
Livro para quem gosta de ler. Tenho lido alguns anormais, analfabetos funcionais metidos a leitores criticando a obra, questionando a lista de clássicos como isso fosse passaporte da modernidade e de antenamento. Antenamento chapéu de burro. Esse livro só pode ser lido por leitores profissionais. Quem já tem bagagem de leitura, bagaem cultural e principalmente bagaem de vocabulário. É um livro difícil par quem só lê bestsellers da moda. É uma das obras de referência mas citadas no mundo. Tem 400 anos e não sai da prateleira. Livro inovador para época e para hoje também. Mistura realidade e ficção. Critica as obras de autoajuda da época e faz isso imitando o seu texto. Fala de propósito de vida. Questiona o que é a loucura, o que é sonho o que é realidade. E mostra a fake news do bem. A realidade paralela de quem busca o fim do bem supremo. Da solidariedade. Do amor ao próximo. Do amor incondicional. Da verdadeira bravura e heroísmo. Das escolhas da vida, da troca do conforto pelo bem estar do próximo. Estamos em falta de heróis hoje em dia. Os heróis estão mortos. Mas podemos ressuscitá-los lendo suas biografias, mesmo ficcionais.

ciliane.ogg 13/12/2022

A obra é dividida em dois volumes. Ainda considero o volume um melhor.
O segundo volume é salvo pelo Sancho Panda que é de longe o melhor personagem.
Tem muita comédia na obra toda.
É uma leitura clássica recomendável.

JoiceCoutinho 09/02/2023

É uma leitura divertida e que realmente prende o leitor. Em alguns pontos, se torna cansativa. Mas, no geral, o enredo trás bastante aventura e uma pitada de loucura!

yumi. 17/04/2021

dom quixote sempre vai ter um lugar no meu coração
gostei muito desse aqui, o jeito como retrata ele e Sancho, é um livro muito gostoso de ler, e bem rápido, bom para quem quer ler um clássico ou sair da ressaca

nikolepaes 17/05/2021

Em busca de um Sancho Pança
Dom Quixote é um daqueles livros que vai entrar obrigatoriamente na lista dos meus filhos assim que eles aprenderem a ler. Eu sou completamente apaixonada pela critica satírica de Cervantes que o acompanha por toda obra, tive que parar parar me concentrar direito em alguns trechos de tanto que eu ria das presepadas do meu cavaleiro andante favorito. É uma daquelas leituras onde ao final você entende plenamente o fato de se tratar de um clássico e cria um carinho especial pela imagem caricata dos personagens.

Caroline 21/05/2021

O livro Dom Quixote é muito mais que um louco lutando contra moinhos de ventos. Trata-se da Espanha do século XVI : a paixão, o idealizamo e os preconceitos da época. O personagem principal é Alonso Quijano, que passa a maior parte do seu tempo lendo romances de cavalaria e adota o nome de Dom Quixote. Sancho Pança representa o típico camponês inculto mas realista. O livro é maravilhoso e não deve ser visto apenas como uma história de um cavaleiro doido e sim sobre o modo de pensar e viver de uma época que Cervantes conseguiu assimilar perfeitamente ?

Carlos 15/05/2023

Que livro top!!
Assisti muitas resenhas sobre Dom Quixote e sempre tive muita curiosidade em ler. Só que tinha muito receio de não achar o livro tão bom quanto diz ?a fama?.

Mas [porém, no entanto, todavia] ?? posso afirmar que foi um excelente livro. Este volume 1 foi maravilhoso! Surpreendente!! Tinha muita expectativa para a leitura e graças a Deus foram supridas. ??
Cada aventura de Dom Quixote com Sancho Pança, cada história que aparecia? tudo mto bom? Miguel de Cervantes foi muito feliz!

Um ponto muito positivo da editora Penguin-Companhia foi a tradução do Ernani Ssó. Nossa! Leitura bem fluida? parabéns!!

Claro que antes de comprar o livro fiz uma breve pesquisa das traduções, e este da Penguin é assertivamente muito boa!!

Um livro excelente!! Recomendo demais a todos se aventurarem a participarem das desventuras do nosso cavaleiro andante Dom Quixote!!

Gabrielle.Viturian 17/05/2023

Clássico, maravilhoso não tem palavras pra descrever esse livro, porém não indico pra quem tá começando a ler