A Viajante do Tempo

4.83929 1064

Resenhas - A Viajante do Tempo

Vanessa Vieira 01/07/2015

A Viajante do Tempo - Diana Gabaldon
O livro A Viajante do Tempo, primeiro volume da série Outlander, da americana Diana Gabaldon, nos traz uma trama espetacular, que mescla acontecimentos históricos com uma paixão esfuziante e arrebatadora. Contando com personagens fortes, destemidos e testados pelas adversidades da vida ao extremo e por uma narrativa brilhante e quase que mágica, a obra nos desperta inúmeros sentimentos, além de nos encantar com a bela história de amor vivida por Claire e Jamie.

A história se inicia em 1945, no período pós-Segunda Guerra Mundial, onde a enfermeira Claire Randall está vivenciando uma segunda lua-de-mel com o marido em Inverness, nas Ilhas Britânicas. Durante a viagem, ela é atraída quase que de imediato por um antigo círculo de pedras, palco de vários rituais religiosos. Alguns dias depois ela resolve retornar ao local tão mítico e misterioso e acaba vivenciando um fato extremamente sobrenatural: como em um passe de mágica, Claire viaja no tempo e acaba indo parar em 1743, em uma Escócia violenta e permeada por guerras e batalhas.

Assim que percebe que retornou ao passado por forças que desconhece, Claire enfrenta inúmeros perigos e atentados contra sua vida e situações que irão partir o seu coração como nunca antes. Quando é salva pelo jovem guerreiro escocês Jamie e passa a conhecê-lo um pouco mais, ela acaba se sentindo entre a cruz e a espada: de um lado, a fidelidade que deve ao marido; de outro, um implacável desejo que a consome vorazmente. Seu destino se mostra uma verdadeira incógnita e Claire deverá decidir se deve se render a uma paixão arrebatadora ou retornar para o presente...

"Parecia inconcebível, mas todas as evidências indicavam que eu estava em algum lugar onde os costumes e a política do final do século XVIII ainda vigoravam. Eu teria imaginado que tudo não passava de algum tipo de espetáculo à fantasia, se não fosse pelos ferimentos do jovem a quem chamavam de Jamie. Aquele ferimento realmente fora provocado por algo muito semelhante a um tiro de mosquete, a julgar pelos estragos que deixara."

A Viajante do Tempo nos transporta para o século XVIII como em um passe de mágica, tamanho o talento e destreza de Diana Gabaldon. Sua escrita é bastante descritiva e tem um teor histórico surpreendente, mostrando que a autora fez uma pesquisa minuciosa para compor sua obra, a nível quase que de historiadora. Seus personagens são fortes, críveis, valentes e vivem um romance intenso e atemporal, daqueles de tirar o fôlego. Narrado em primeira pessoa por Claire, acompanhamos um pouco da sua vida ainda nas Ilhas Britânicas e todo o estopim vivenciado pela jovem nesta viagem no tempo para a Escócia. Os perigos que ela enfrenta são brutais, ainda mais por ela se ver deslocada a um período tão distante da sua realidade e os relatos contidos na trama são esplêndidos e, em alguns momentos, quase que palpáveis, conduzindo o leitor por uma viagem primorosa.

Claire é uma mulher forte, astuta e guerreira. Mesmo se vendo em uma época de inúmeras barbáries e estando extremamente despreparada para enfrentar a situação, ela não se rende em hipótese alguma e luta com todas as fibras de seu ser. Acusada de bruxaria, espionagem, dentre outras coisas e enfrentando perigos que ameaçam sua vida e sua integridade como mulher, ela não se rende e prova cada dia mais o seu valor. Ela se mostra também dona de um coração extremamente bondoso, utilizando de sua vasta experiência como enfermeira da Segunda Guerra Mundial para cuidar de pessoas feridas e doentes que cruzam o seu caminho, além de se mostrar um verdadeiro porto seguro para Jamie.

"Pensei em lhe dizer que seu próprio toque queimava minha pele e enchia minhas veias de fogo. Mas eu já estava acesa e brilhando como ferro em brasa. Fechei os olhos e senti o toque quente mover-se pela minha face e para a têmpora, orelha e pescoço, e estremeci quando suas mãos desceram para a minha cintura e me puxaram para junto dele."

Jamie é um personagem marcante e que nos mostra uma força e grandeza de caráter surpreendentes. Dotado de uma pureza ímpar, com um senso de humor acentuado e sendo bastante voluntarioso e teimoso, este jovem escocês se mostra um guerreiro extremamente valente e inesquecível. Ele passa por situações terríveis e atrozes, capazes de destruir qualquer ser humano - tanto física, quanto psicologicamente falando - e nos mostra uma nobreza e compostura admiráveis. Seu amor por Claire é tão cândido e intenso que faz com que ele suporte momentos inescrupulosos e busque forças em sua Sassenach, como carinhosamente a chama.

"Você é sangue do meu sangue e ossos dos meus ossos. Dou-lhe meu corpo, para que nós dois sejamos um só. Dou-lhe meu espírito, até o fim de nossas vidas."

Em suma, A Viajante do Tempo nos traz um belo apanhado histórico da Escócia do século XVIII, bem como um romance espetacular e tangível, capaz de romper as barreiras do tempo. Acompanhamos as tiranias vivenciadas nesta época, bem como seus costumes e tradições, sobretudo algumas conotações bem extremistas deste período e com um teor um tanto quanto sexista. Em 2014 foi feita uma série televisiva baseada nos livros de Diana Gabaldon com os atores Caitriona Balfe e Sam Heughan nos papéis principais e que vem angariando bastante elogio dos fãs. O seriado está indo para sua segunda temporada e continua alcançando inúmeras críticas positivas, sendo um enorme sucesso de público. A capa do livro é muito bonita e retrata bem a essência da trama e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho e revisão de qualidade. Recomendo ☺

site: http://www.newsnessa.com/2015/06/resenha-viajante-do-tempo-diana-gabaldon.html

Anna 22/06/2015

Comecei lendo Outlander após terminar a primeira temporada da série, comecei assistindo por pura curiosidade, pois a série do Starz explodiu na internet. Logo descobri que Outlander era derivada de uma série de livros, e eu que não amo livros...
A partir do momento que comecei a ler fui imediatamente sugada por uma história extremamente bem escrita, apesar da narrativa ser muito rápida para o meu gosto; tive a sensação de que se eu perdesse um parágrafo, perderia o rumo de toda a história.
Claire, uma enfermeira de guerra, a serviço do exercito britânico, está em sua segunda lua de mel com seu marido Frank Randall na Escócia após a segunda guerra mundial, em 1945.
Após ficar intrigada com o circulo de pedras que as pessoas dizem ser mágico, é misteriosamente transportada no tempo diretamente para o ano de 1743, onde se encontra com um grupo de escoceses em confronto com os soldados ingleses e é de certa forma capturada por eles.
Logo vai se adaptando a vida com os escoceses, planejando alguma forma de voltar para seu tempo e seu marido. Aí que entra James Fraser, um escocês ruivo, alto e lindo com quem ela imediatamente tem certa afinidade. Torna-se amiga dele e aprende muito de sua história.
O que ela não esperava, porém, era ter que se casar com o bonito escocês teimoso para se livrar de ser presa por um soldado inglês com o sobrenome e o rosto de seu marido.
A partir do casamento já não há como negar que a verdadeira história de amor contada pelo livro não é a de Claire e Frank, mas sim de Claire e Jamie. O que eu mais gostei sobre o relacionamento deles é que não foi o mesmo clichê do amor à primeira vista e louca atração que sempre nos é oferecida nos livros atuais, pois o relacionamento deles é algo que tem que ser construído e trabalhado cuidadosamente, não podendo deixar os leitores esquecer que Claire amava seu marido Frank, mas que ela ao longo de sua jornada vai se apaixonando pelo teimoso inocente escocês de outro tempo.
Uma vez li em um livro a seguinte frase: "O tempo não tem domínio sobre o amor, o amor é a única coisa que transcende o tempo". Essa frase me acompanhou por todas as 800 páginas desta obra de arte em forma de livro.
A escrita de Diana além de rápida é muito real, a vida no século XVIII não era um conto de fadas, e a autora deixa isso horrivelmente claro com as experiencias pelas quais ela faz nossos protagonistas passar. Algumas partes foram extremamente difíceis de ler, mas achei impossível abandonar uma história tão belamente escrita.
Não vou negar que meus livros preferidos contam histórias de amor intensas e tristes, portanto não há necessidade de dizer que este livro foi para o topo deles.
Não consegui evitar me apaixonar por Claire e Jamie, não consegui evitar sofrer e amar Jamie! E como eu sofri por e com Jamie!
Preciso fazer um paralelo com a série do Starz, uma vez que a série é uma das melhores senão a melhor do ano. A série é muito fiel ao livro, com as falas e tudo mais, claro que há algumas diferenças, mas a essência final é preservada e exaltada, dando até mais detalhes sobre a história para complementar a experiência de ler os livros.
Enfim, A Viajante do Tempo é provavelmente a leitura mais excitante e difícil que eu já fiz em anos e eu não espero nada menos nos próximos livros.
"- Eu estava chorando de alegria, minha Sassenach - disse suavemente. Estendeu
os braços devagar e segurou meu rosto entre as mãos. - E agradecendo a Deus por ter duas mãos. Por ter duas mãos para segurar você. Para acariciá-la, para amá-la.
Agradecendo a Deus por ainda ser um homem completo, por sua causa."

João Pedro 22/06/2015

"Outlander" é uma leitura adulta, repleta de comentários políticos e sociais, especialmente sobre o papel da mulher na sociedade. Confira a crítica completa no link abaixo #CríticoDoVagão #TemMaisGenteLendo

site: https://www.youtube.com/watch?v=B73m4m319eQ

Rachel 18/06/2015

Intrigante, maravilhoso, profundamente satisfatorio.
E dificil se separar dos personagens.
Marie 18/06/2015minha estante
Eu estou no sexto livro e posso dizer que vai ficando cada vez melhor :)

May Scruz 13/05/2015

Quero Viajar no tempo.

Oi, queridos!

Foi um desafio para mim ler 800 páginas! Carreguei esse calhamaço no metrô e na bolsa e isso me rendeu boas dores, mas... valeu a pena! Meu livro ficou ligeiramente deformado, mas não havia muito o que fazer devido ao tamanho dele.

PERSONAGENS E NARRATIVA
O livro é narrado em primeira pessoa e conhecemos o mundo através dos olhos da Claire, personagem principal aka( as know as - também conhecida como) viajante do tempo/Outlander ou Sassenach rs
A narrativa da escritora é ótima e as descrições são na medida certa para que você imagine o lugar. Em alguns momentos eu ficava um pouco cansada da leitura, mas fato que um livro de 800 páginas teria passagens cansativas...

A Claire Beauchamp é uma personagem forte, foi enfermeira na segunda guerra mundial e tem a sua viagem de segunda lua de mel atrapalhada por essa viagem no tempo. É uma mulher do século 20, dona do próprio nariz, Gosto da maturidade da personagem, e ela tem aproximadamente a minha idade. Eu me pegava em certos momentos pensando se eu teria a fibra dela em algumas situações bem tensas que ela passa. Essa obstinação faz dela bem cabeça dura também, o que acaba por coloca-la em furadas.

Frank Randall, marido da Claire, também serviu na segunda guerra, longe de sua esposa. Eu achei ele bem cabeça de vento, bastante devotado a esposa, mas muito absorvido em seus próprios assuntos.

Jamie.. ♥ isso define? não né rs Highlander ele tem a vida salva pela Claire. Cabeça dura e bastante sofrido ele tem um prêmio pela sua cabeça por culpa do antepassado de Frank, Capitão Black Jack Randall.

Temos os Mackenzies, família do Jamie, clã escocês. Estou adorando conhecer a cultura deles, mesmo em alguns momentos tendo ficado revoltada - não posso contar, mas meu feminismo me deixou revoltada - tive que me lembrar que algumas práticas eram comuns na época e seguir em frente.,

PROJETO GRÁFICO
Super simples, mas eficiente. A beleza fica por conta das folhas de rosto.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Um livro que vai te deixar com saudade dos personagens.
Eu já estou ansiosa para ler o segundo.
A série é gigantesca e a escritora ainda está escrevendo.. Pense!

Entrei em contato com a Saida de Emergência e o próximo livro sai esse semestre ainda, por agora. Pelo que eu estou vendo eles estão lançando 2/ano. ;) parabéns à Editora que não está deixando as pessoas esperando muito.

Como disse anteriormente em alguns momentos eu fiquei bastante cansada, mas logo algo interessante acontecia e eu ficava desperta. Esse certamente é um livro repleto de ação e a escritora não poupa o sangue das pessoas rs.

O livro vai além do romance, fala sobre lealdade, tradição, escolhas, bondade, abuso de poder, justiça e muitas outras coisas.

Se as 800 páginas e os 8 volumes não te assustam, junte-se a nós! rs
Ahh eu estou assistindo a série também! Eu queria reviver os momentos do livro :D em breve eu conto aqui o que achei.

Se você viajasse no tempo, o que você faria?

site: www.ensaiodemonomania.com.br

Saleitura 09/05/2015

E se o seu futuro fosse o passado?
A Viajante do tempo é o primeiro livro da saga Outlander da autora Diana Gabaldon e está sendo publicada pela nossa parceira a Editora Saída de Emergência aqui no Brasil. Uma leitura fascinante, marcante, viciante e não tenho mais palavras para poder expressar o tanto que sua história me absorveu a cada página, a cada capítulo até concluir as suas 800 páginas. Confesso que é um dos melhores romances históricos que já li que misturam fantasia, magia e tantos ingredientes sendo impossível não se apaixonar por Claire Randall e Jamie Fraser - os personagens principais desta história que se passa na Escócia no século XVIII e XX.

A história é narrada por Claire uma mulher inglesa casada com Frank Randall. Com o estouro da Segunda Guerra Mundial seu marido foi convocado e ela serviu como enfermeira durante praticamente sete anos. A guerra chega ao fim em 1945 e depois desses anos afastados eles partem para uma segunda lua de mel. Seguem para Inverness, nas Highlands ao norte da Escócia. Frank é um professor de história e muito interessado em sua árvore genealógica. Visitam vários pontos turísticos onde ele pesquisa sobre seus antepassados e Claire aproveita para conhecer sobre as plantas e ervas muito utilizada para a cura de doenças. Foi assim que depararam com o ritual do círculo das pedras em um lugar chamado de Craigh na Dun.
Depois de presenciar esses rituais misteriosos Claire resolve voltar lá e ao tocar uma das pedras é transportada para o passado. Vai parar em pleno século XVIII, precisamente no ano de 1743. Uma época onde a Escócia está entregue ao poder de clãs de guerreiros. Claire vai ter que enfrentar todos os tipos de perigos e se vê ameaçada pelos ingleses. Especialmente por Black Jack Randall - capitão do exército britânico - que com certeza é um dos antepassados de seu marido e sua semelhança com Frank a assusta.

Claire custa a perceber o que ocorrera desconhecendo as forças que a levaram ao passado para o qual está despreparada. Quase a ponto de ser sediada pelo capitão Randal ela é sequestrada por Murtagh (padrinho e defensor de Jamie). Ele pertence a um grupo de escoceses e a leva para seu acampamento. É quando conhece Jamie que está ferido. O fato de ser enfermeira e ter enfrentado os feridos de guerra faz com que consiga cuidar de Jamie e mostrar suas habilidades médicas. Desde que conheceu Jamie ela sente uma atração pelo jovem guerreiro escocês e cuidando de seus ferimentos fica chocada com as cicatrizes que tem em suas costas. Ele fora cruelmente açoitado pelo Black Jack Randall ao tentar defender sua irmã Jenny. Para todos ela dá o nome de solteira , Claire Beuchamp, mas os escoceses a chamam de "Sassenach" (Outlander) "a estrangeira de origem misteriosa e com fortes conhecimentos medicinais."

É levada ao castelo Leoch onde é interrogada por Colum - Chefe dos Mackenzie e este sabendo de suas habilidades não a deixa ir embora. Ele a leva até um laboratório que está abandonado desde a morte do curandeiro. Claire então pesquisa as anotações e passa a tratar dos enfermos. Claire fora criada pelo seu tio arqueólogo o que a fez viajar por muitos lugares o que a fez ser uma mulher forte, sincera e sensível precisando constantemente ser salva.

Resenhado por Irene Moreira

Veja a resenha completa no blog Saleta de Leitura

site: http://saletadeleitura.blogspot.com.br/2015/05/resenha-do-livro-viajante-do-tempo.html

Irene Moreira 09/05/2015

E se o seu futuro fosse o passado?

Leia a resenha completa no blog Saleta de Leitura

Tracinhas 04/05/2015

por Beatriz Vechiatto
Oi, pessoasss. Bom, eu nunca fiz um vídeo ou resenha antes, principalmente pra internet D: Então né, vocês vão notar (e muito) meu nervosismo, principalmente porque mexo muito as mãos, e corta um pouco da minha cabeça quando eu tento empolgadamente, mas meio desastradamente, mostrar minha camiseta u.u UHAUHAUHAUHA.

E bom, eu tentei falar um pouco da minha nova saga favorita, a qual eu peguei MUITO, MAS MUITO, MAS MUUUUUUUUUITO AMOR MESMO. E tentei não dar spoiler. O spoiler que rolou foi super raso e pouquinho (juro). Me desculpem também algumas pronuncias erradas ou se falei alguma coisa errada durante o vídeo. Eu REALMENTE estava nervosa, rs.

A resenha está dividida em duas partes, a primeira sobre o livro e a segunda sobre a série. Espero que vocês gostem e que, como eu, se apaixonem perdidamente e irrevogavelmente por Outlander e possam ter amor não só pelos livros, mas também pela série, que está sendo INCRÍVEL, com um elenco MARAVILHOSO. Obrigada.

site: http://jatracei.com/post/114722634297/resenha-24-outlander-livro-e-seriado

Victoria Correa 01/05/2015

Outlander
Claire está em uma viagem de "lua-de-mel" com seu marido Frank quando coisas estranhas começam a acontecer na pequena cidade da Escócia em que estão. Isso era tudo o que eu sabia antes de começar esse livro, e para minha surpresa existe tão mais do que isso nessa leitura, temos romance, cenas de ação (combates, furtos...), faros históricos e mitológicos. Outlander é um livro com um pouco de tudo, vale a pena a leitura, (não tem como não amar Jamie Fraser) a autora nos prende em cenas que mesmo lendo queremos virara o rosto e esperar passar.

Acácia 30/04/2015

Cai de amores pela série de tv Outlander. Foi assim que descobri os livros de Diana Gabaldon. Mas gente, se a serie me conquistou, imagine o livro? Sim, me apaixonei pelo mesmo.
Desde pequena, amo histórias que trate de viagem no tempo. Mas Diana foi além. Ela envolve histórias, costumes, amor, brigas, violências, abusos, amizade, família.
Claire sobreviveu a guerra, somente por isso, já se torna uma heroína, mas depois de subira colina Craigh na Dun e tocar nas pedras do pequeno círculo, é que ela de fato seria uma sobrevivente. Mas em meio a todo os infortúnios ela tem o doce Jamie ao seu lado.
Como não se apaixonar por ele? Afastado do seu clã, vivendo sobre o olhar vigilante de Dougal e Colum, um guerreiro nato mas ao mesmo tempo de uma inocência ímpar. Aaaah doce Jamie.
Eles se completam, mesmo que Claire tenha seu coração dividido entre Jamie e Frank. Mas depois de quase ser pego pelo odioso Randall, Jamie tem a atitude mais linda do livro, Leva-la de volta ao circulo de pedras. A despedida me levou as lágrimas de novo. Mas entra a razão e o coração, o amor vence. E como vence. O desenrolar da história se torna penoso. Mas extremamente cativante. Você sente a dor da separação, o desespero de Claire, a brutalidade do odioso Randall, o sacrifício de Jamie. Quando me dei por mim, já estava em um rio de lágrimas. Castigo físico não descreveria tamanha brutalidade.
Enfim, super recomendo esse livro. Um romance que te prende da primeira a última página. E vamos ao próximo: A Libélula no Âmbar!!

SakuraUchiha 18/04/2015

A Viajante me cativou!
Claire Randall e seu marido Frank estão desfrutando da hospitalidade das Terras Altas da Escócia. A Segunda Guerra Mundial acabou, e os dois estão juntos depois de muitos anos separados. No entanto, quando Claire visita umas históricas ruínas de pedras, ela encontra-se transportada de volta 200 anos no tempo das rebeliões jacobitas. Sua experiência como enfermeira de guerra é aplicada imediatamente para salvar a vida de um jovem Highlander teimoso chamado Jamie.
'A Viajante do Tempo' é um dos melhores livros que li em muito tempo. Nunca uma série me cativou tanto. É o tipo de livro que você abre pensando que vai ser como todos os outros, mas se surpreende com cada parágrafo. Ele te consome do começo ao fim.
Se você ainda não teve a oportunidade de ler este livro, no entanto, faça agora! 'A Viajante do Tempo' de Gabaldon, assim como o resto da série Outlander, estão entre os melhores livros da década. Seus personagens são cheios de emoção e "caráter", cada um com sua própria identidade. Ele oferece o romance para os amantes de romance por aí, história para os historiadores (minha parte favorita), ação e guerra, e claro paixão e muito sexo. Um torneiro real. Este livro, na verdade, toda a série, é um tesouro para quem gosta de ficção histórica. Tão bom que você não quer que ele acabe nunca.

Lorena 09/04/2015

Uma jornada extraodinária! Estou ferrada!
O livro tem de tudo: romance, mistério, fatos históricos, magia, guerra, drama, aventura...
Amei, amei, amei! Mas também estou ferrada! Este é o primeiro livro de uma saga enoooorme que ainda nem está finalizada! Se o primeiro já me causou uma avalanche de sentimentos, imagine o que os outros (que eu nem sei quando vou poder ler!? aaaaaaaaahhh desespero!) não me reservam!?
Ai, essa vida de leitora as vezes é puro sofrimento! Mas é um vicio impossível de largar! kkk nem quero...
Enfim, a história de Jamie e Claire, um amor que ultrapassa as barreiras do tempo. Lindo, cativante, apaixonante... é daquelas que marcam sua vida para sempre... e está apenas começando...
Jamie é daqueles personagens que são o príncipe no cavalo branco, mesmo quando é irritante e teimoso, ele é perfeito, o herói que sempre está lá pra salvar o dia e sua amada de todos os perigos e ainda fazer as mais belas declarações e demonstrações de amor.
Claire é forte e destemida, divertida (ah ela fala muito palavrão kkk), enfrenta todas as dificuldades e reviravoltas, todas as estranhas loucuras e extraordinários acontecimentos de sua jornada com coragem e determinação.
E continua...

Virlania 07/04/2015

Foi tudo que esperei e muito mais
Amei e preciso urgentemente do segundo volume. Pela primeira vez li um livro onde o personagem faz uma viagem no tempo e vai parar no passado onde passa a viver como uma cidadã do ano de 1743 sendo que a sua origem do tempo presente é do ano de 1945. Não vou dizer como ela viajou no tempo e foi parar no passado bem distante do que ela estava acostumada com o dia a dia do seu tempo modernizado para a época para não quebrar a magia. Coitada da Claire que depois que percebe que foi arrastada para o passado precisa enfrentar intrigas e perigos que podem ameaçar a sua vida e partir o seu coração. Posso dizer que foi bem complicado para a personagem aprender a viver na Escócia violenta e dominada por clãs guerreiros. Agora cá entre nós, ela teve muita sorte de surgir no seu caminho o Jamie. Lindo e jovem guerreiro escocês! (Sim, creio que deu para notar que estou apaixonada por ele e essa é a segunda vez que isso acontece! Sinceramente creio que eu não regressaria para o meu tempo presente).
Quem tem interesse de ler essa saga eu hiper recomendo por ser uma trama bem amarrada que surpreende. A leitura fluiu de uma maneira tão gostosa que perdi a noção de tempo e espaço. Cada linha faz com que você não só fique imaginando e sim se torne como Claire uma (um) viajante do tempo.

Andréia Karoline 28/03/2015

Sem palavras, Extraordinário...10 estrelas!!!
Eu me sinto tão tãão mal em não conseguir fazer uma resenha sobre esse livro.
Li A Viajante do Tempo já a algum tempo, várias vezes tentei fazer uma resenha sobre o livro mas nunca consegui organizar meus pensamentos para saber por onde começar, foi aquela leitura que me deixou tão atordoada que só de lembrar vem aquela avalanche de sentimentos, mas acho que é mais do que minha obrigação pelo menos dizer o quanto o livro é MARAVILHOSO e RECOMENDAR essa série (TV e livro) com louvor.
A viajante do Tempo e meu livro favorito de TODOS os tempos, e aquela leitura que me fez chorar, suspirar, sorrir, suar, me deixou sem dormir...eu fiquei fascinada, consumida com a história e universo que a Daiana Gabaldon criou, eu não a conhecia, e quando ganhei o livro (Obrigada para sempre Lane
Andréia Karoline 29/03/2015minha estante
Cadê o resto da minha resenha?
:O

logo skoob
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG