A Viajante do Tempo

A Viajante do Tempo Diana Gabaldon

Resenhas - A Viajante do Tempo

whosengler 08/09/2023

Outlander ?
A narrativa é muito envolvente e é perceptível a fidelidade da série quanto ao livro. Admiro muito essa história e o quão criativa e cativante ela é. E termino esse livro desejando retornar aos séculos passados para encontrar uma figura escocesa tão atraente e encantadora quanto James Fraser.

Jessica M. 06/09/2023

É difícil fazer uma resenha desse livro porque a grande maioria é fã da série (que nunca assisti e não irei), e, de certa forma já estão apegados aos personagens da série que é um fenômeno.
A premissa é interessantíssima. Voltar no tempo deveria ser mágico, exceto pelo fato de que o choque cultural pode ser imenso (concordo, eu mesma não me adaptaria) e o contexto histórico da Escócia em 1743 não era convidativo. No começo fiquei super empolgada para saber o destino de Claire e como ela faria para voltar para o tempo dela.
MAS...

Fui avançando e só lia páginas e mais páginas sobre ESTUPROS. Sei que não era fácil viver nessa época, especialmente para as mulheres (fato!), mas meu maior problema foi que a autora se apoiou unicamente nesse assunto para sustentar todo o livro, quando ela poderia explorar qualquer outra coisa, ainda que mencionando esses tristes detalhes sobre a época, não era necessário se aprofundar SOMENTE nisso. É como se a autora tivesse inúmeras fantasias sexuais e colocasse tudo num livro.

Eu gosto de cenas hot, contanto que sejam bem escritas e tenham propósito para estarem ali, mas aqui as cenas são em sua maioria, ofensivas e desconexas com a história.

Claire foi forçada pelas circunstâncias a se casar com ele, tudo bem, mas Jamie a agride como punição porque, em sua visão, “ela merecia”. Após essa passagem, coloquei o livro de lado para abandoná-lo, mas eu resolvi dar mais uma chance porque estava torcendo para que Claire conseguisse escapar de Jamie e voltasse para Frank. No entanto, a autora decidiu que mesmo assim os leitores deveriam torcer por essa história de amor (?) e nos presenteia com o diálogo:
Jamie: “Depois bati em você até quase matá-la e lhe conto todas as coisas mais humilhantes que já me aconteceram e você diz que me ama.”
Exatamente, isso é um relacionamento tóxico sendo normalizado porque “naquela época era assim mesmo”, então vamos tolerar isso num livro. Depois, Jamie também a estupra (porque ela é sua esposa e mesmo não querendo, deve obedecê-lo).

Ok, passando adiante, temos... (adivinha?!) mais estupros descritos com precisão, sugestões de relação incestuosa entre irmãos e homem violentado com cenas sádicas de cortes de sangue (tentei evitar um spoiler aqui).

No fim, a história sobre viagem no tempo ficou apenas em segundo plano, e poderia ter trazido qualidade para o livro se tivesse sido explorada de diversas outras formas que não a ênfase na brutalidade da época.
Canoff 06/09/2023minha estante
Ótima resenha, Jéssica! Você conseguiu explicar a sua insatisfação muito bem. Acredito que se eu lesse e encontrasse a romantização de estupros, também não gostaria e avaliaria o livro negativamente. Pelo que vejo, a série foi repaginada para se tornar mais receptiva aos espectadores, já que o livro é tão pesado. Não descarto a possibilidade da Diana ter afeição por coisas problemáticas, pois desde que iniciei a série, percebi logo de imediato que havia uma romantização descabida, e agora, com a sua resenha, tenho quase certeza disso.

Carolina 06/09/2023minha estante
Cruzes. Eu comecei a assistir a série anos atrás, mas achei chato. O livro consegue ser pior.

Jessica M. 06/09/2023minha estante
Obrigada, Robson! De fato, eu vi muita gente comentando que a série é melhor porque esses detalhes são mais suavizados.

Jessica M. 06/09/2023minha estante
Pois é, Carolina. Eu não sou muito fã de séries, mas nem o piloto eu quis assistir depois disso!

Helô 08/09/2023minha estante
Repulsa e raiva me define nesse momento! Não lembrava dele agredir ela. Como assim? Caraaa, que ridículo! E pior que os fãs passam maior pano pra isso.

Canoff 08/09/2023minha estante
Helô,

Acredito que os fãs estejam falando da série. Nunca vi ninguém falar que o livro é pouco denso. A série consegue distribuir muito bem essas cenas.

Helô 08/09/2023minha estante
Eu soube do livro a pouco tempo tb! Vi a série a tanto tempo, que nem lembro muito bem das coisas. Só do estupro... provavelmente a série aniquilou esses contextos pesados do Jamie, pra romantizarmos ele

Jessica M. 09/09/2023minha estante
Helô, fiquei horrorizada também. Nos Estados Unidos há muitas resenhas que criticam isso, mas aqui não vi quase ninguém falar sobre. Bizarro!

Helô 09/09/2023minha estante
Então menina, vi esses dias uma "bookstan" falando super bem dessa coleção, que ama as capas antigas, que a história é incrível. Agora tô horrorizada kkkkkk

Jessica M. 09/09/2023minha estante
Foi uma decepção para mim também kkkk

Bi 02/09/2023

Muito bom, bem descritivo. Ótimo plano de fundo escocês, e cenas de amor verdadeiro entre vários personagens. Achei um pouco enrolado a partir de uns 80%. Mas bom

Julia 02/09/2023

?O que significa é que você é uma dessas pessoas capazes de amar novamente se perder seu primeiro amor?

Brenda731 30/08/2023

Perfeito!!
Já amava muito a série, assisti a muitos anos e amei desde o início e acompanho até hoje, me cobrava muito a começar a leitura dos livros, e não entendo como demorei tanto pra começar, mesmo sendo um livro longo mais de 1000 páginas consegui ler tranquilamente e a cada página eu conseguia me lembrar da série que assisti a tantos anos atrás!
O livro traz muitos detalhes e diálogos que deixam tudo mais incrível e fascinante! A Claire realmente é perfeita pra o Jaime, o que esses dois passaram nesse livro é surpreendente, a força e coragem desses dois é lindo de ver, um amor realmente que atravessa os limites do tempo!
Já estou me planejando como começar o 2 livro, tenho certeza que será tão incrível quanto esse!

Fernanda631 29/08/2023

A Viajante do Tempo (Outlander #1)
A Viajante do Tempo (Outlander #1) foi escrito por Diana Gabaldon e publicado em 1 de junho de 1991.
A Viajante do Tempo é o primeiro livro da série Outlander. Um romance fantasioso e histórico, o livro conta sobre como Claire, uma enfermeira casada, que foi parar na Escócia fora da sua época e conheceu outra grande paixão.
No primeiro livro da saga, conhecemos Claire, uma inglesa de 27 anos que serviu durante oito anos como enfermeira em bases militares durante a segunda guerra mundial. Quando a guerra acaba, ela e o marido, o professor universitário Frank Randall, decidem fazer uma viagem para a Escócia, o mesmo lugar onde passaram sua lua de mel, para que pudessem se "reconectar" já que estiveram longos anos separados durante a guerra.
Claire é uma mulher forte e decidida, que corre atrás do que quer e ama muito o marido. Ela tem uma personalidade muito forte, mesmo, o que não era muito bem visto em 1945, mas quem se importa? A Claire que não liga ou se preocupa com isso. Seu marido, Frank, é um historiador nato e passa a maior parte do tempo com o reverendo local, desenterrando alguns documentos sobre seus antepassados que viveram na região.
Claire não é o tipo de pessoa que possui hobbies e facilmente se entedia com o de Frank, por isso ela parte em algumas jornadas para explorar a cidadezinha e até mesmo para recolher algumas amostras de plantas locais, já que está tentando começar um hobbie ao colecionar ervas e seu conhecimento sobre elas – ela não está lidando muito bem com o retorno para casa, acostumada demais com a rotina frenética dos hospitais de campanha.
E é em uma dessas viagens a procura de plantas que o impossível acontece e a nossa história se inicia de verdade: Claire atravessa um círculo de pedras megalíticas na colina de Craigh na Dun e acaba... na Escócia. Pré-revolução jacobita. E isso quer dizer, para os poucos entendidos de história mundial, ela acaba em 1743.
De 1945 para 1743: O mundo da enfermeira Claire Randall literalmente vira de cabeça para baixo. Claire foi atraída para um antigo círculo de pedras, um local fascinante onde são realizados rituais misteriosos. Dias depois da primeira visita ao local, Claire decide voltar sozinha ao círculo, e ao tocar em uma das pedras, ela viajou 200 anos para o passado escocês do local. Claro que ela vai enfrentar de todo tipo de perigo e ameaças, mas apesar de correr risco de vida constantemente. Claire está mais perto de perder o seu coração para o bonito charmoso das Terras Altas, Jamie Fraser.
A saga que Claire vive é intensa e diferente, e ela domina tudo com o melhor do seu ser, aplicando as mesmas regras para sobrevivência que aplicou quando estava nos hospitais de campanha e sem nunca desistir de voltar para casa. Mas o fato é que, no meio de tudo isso, existem escoceses ruivos completamente amáveis. Um escocês em particular vai tornar as escolhas da Claire muito mais difíceis e deixar não só a personagem, mas os leitores se perguntando: E agora? O que vai acontecer?
Eu não consigo nem começar a descrever como a Diana é brilhante, deixando pistas para desvendar os mistérios e desenrolar a história ao longo de sua narrativa, com pontos que você achou tão insignificante que nem notou. Além de Claire, a gente ainda conhece muitos personagens incríveis, alguns super inteligentes como Collum e Geilie; outros turrões, mas amáveis como Murtagh e Dougal; e uns poucos e raros adoráveis, fortes e incríveis, como Jenny, Ian e Jamie.
“Outlander” é um romance histórico com viagem no tempo. Basicamente o livro é sobre isso, porém mesmo tendo temas que tendem a esbarrar no clichê, o livro consegue criar uma mitologia completamente nova e fugir das situações óbvias. A história é cheia de reviravoltas em que a situação termina de uma maneira que você não espera, o que torna a leitura mais fluida, fazendo com que as quase 800 páginas passem bem depressa.
As personagens da Diana Gabaldon são apaixonantes, é impossível não gostar da Claire com seu jeito de mulher independente e forte, que não se importa com o que as pessoas pensam em nenhuma das épocas vividas. Gosto muito do Frank Randall, que é um marido muito atencioso, gentil e carinhoso, tornando impossível não entender o amor que a Claire sente por ele. Jamie Fraser é aquele tipo de personagem masculino que é tão honesto com seus sentimentos, tão honrado, tão apaixonado, forte, mas ao mesmo tempo um homem muito sensível, impossível não se apaixonar por ele. E temos claro aquele personagem que é tão bem feito que te faz odiá-lo como se fosse real, Jack Randall é um ser tão desprezível e faz coisas tão pavorosas, que consegue atormentar até ao leitor.
O romance da história é muito bonito e vai sendo construído aos poucos na base da confiança e do amor. E mesmo que em alguns momentos tenhamos uma intensidade que foge da realidade, é impossível não se encantar como a maneira que a autora cria aqueles laços de amor. O livro não é para qualquer um, porque vamos ter relatos de tortura e algumas cenas para apenas quem tem estômago forte. Mesmo assim, achei o livro fantástico. Uma leitura deliciosa e viciante.

Paty*Alves 28/08/2023

Que história!! Amei aventura, romance envolvente apaixonante, já ansiosa para o próximo saber o que acontece com meu casal do coração?

Gabriela.Rosa 25/08/2023

Surpreendente
Eu já tinha alguma ideia de como seria a história, não estava muito animada no começo, mas o enredo me envolveu e no fim do livro já estava curiosa e aberta a ler o segundo.
Penso e peso muito antes de começar a ler uma saga de muitos volumes por sentir que estou sendo enrolada muitas vezes. Apesar disso, vou dar um voto de confiança e ler o segundo e ir vendo como vai.

Sara 24/08/2023

Um romance histórico e épico extraordinário!
A série inspirada na saga Outlander é simplesmente genial, principalmente as primeiras temporadas. Foi a partir dela que decidi investir no livro. Afinal, não é todo dia que encontramos personagens tão incríveis como Claire e Jamie Fraser.

A leitura flui muito bem e nos prende em cada capítulo. É maravilhoso poder conhecer a Escócia tão detalhamente e em meio a tantas aventuras, História, perseguições e viagem no tempo.

Diana Gabaldon constrói "heróis" e "vilões" inesquecíveis, que literalmente parecem existir fora das páginas e da tela da TV.

Sem palavras para o desenvolvimento do casal mais romântico que já conheci: Claire e Jamie Fraser, tão diferentes, mas tão parecidos também.

E, claro, um livro feminista e atemporal (apesar de se passar no século XVIII).

Vale cada minuto!

Jhoy9 23/08/2023

Minha série de livros favorita
Eu queria muito iniciar uma leitura de saga longa sendo calhamaço e escolhi esse, nunca achei que ia amar da formar que estou amando, não sentir a leitura pesada e não sentir dificuldade de embarcar nessa história.
Eu estou vivendo um relacionamento a três eu, Claire e Jamei.
Pq eu amei tudo eu amei toda a trama.
Chorei, sorrir, sentir raiva, chorei de amor chorei de raiva.
Amei, amei e amei.
Como eu sou pobre vou sofre de ansiedade pq só no próximo mês no quinto dia ulti.

Saturnotemanéis 22/08/2023

Esse livro fez eu me sentir leitor novamente. É uma história tão interessante que teve momentos que simplesmente sentia que não podia largar a leitura por nada, o romance é tão intenso que é impossível não se pegar apaixonado por eles e a escrita é muito fluida. Tirando algumas barrigas, que um livro de mil e tantas páginas não deveria ter, foi uma leitura muito prazerosa, quase perfeita.

Mel Rodrigues 20/08/2023

"A Viajante do Tempo" é uma leitura que ao mesmo tempo fascina e revolta - é importante ressaltar que esse livro não tem apenas uma viagem no tempo mas, para o leitor, três: uma história publicada em 1991, sobre uma protagonista de 1945 viajando no tempo para 1743. Obviamente a narrativa por si só já data de sua própria época, mas foi um exercício e tanto como leitora precisar me lembrar que Claire não podia ser tão moderna assim para meus padrões pois ela não seria uma mulher moderna nem sequer na época que o livro foi escrito.

Ainda sim, a escrita de Diana Gabaldon é fascinante em se manter fiel tanto ao período de tempo de sua protagonista quanto ao que ela acaba se encontrando no passado. É uma história cheia de momentos pesados que, ao meu ver, abrem a porta para o único problema real que tive com esse livro - enquanto a passagem de tempo para todo o resto é longa e detalhada e clara, os pequenos e grandes traumas vivenciados pelos protagonistas parecem ser superados com um pouco de facilidade demais, e sentimentos como ressentimento, mágoa e raiva são "lavados" para fora da história com muita pressa quando a autora decide que é hora de voltar a escrever um romance.

Tória Cullen 20/08/2023

Através do tempo e do amor
Uma história de amor incrível, mostrando cada fase da paixão, amor e amizade. Claire e Jaime tem todo o meu coração.
Eu amei esse livro, cheio de aventuras, de momentos difíceis e dolorosos mas sem faltar uma única dose de amor.

Jess 16/08/2023

De férias na Escócia com o marido após servir na guerra como enfermeira, Claire assiste a execução de um antigo ritual celta e depois, ao voltar ao local para procurar por algumas plantas, acaba sendo atraída pelas pedras do monumento natural e é lançada em uma viagem surreal que a transporta para o passado, aproximadamente 200 anos antes do seu tempo.

Em uma época totalmente estranha, Claire precisa se adaptar a costumes muito diferentes dos quais está acostumada, em uma sociedade em que a mulher não tem a mesma liberdade e valor com a qual está habituada, enquanto tenta encontrar uma forma de retornar para a sua vida no pós-guerra.

Apesar da escrita da autora ser excelente e a trama ser muito bem construída, não consegui me apaixonar tanto pela história como achei que faria. Como se passa em meados de 1700 a história conta com vários costumes da época e tem algumas cenas bem violentas e/ou pesadas. Uma em especial me marcou bastante e me fez "desgostar" da história. Entendo todo o hype em torno de Outlander, mas percebi que não é para mim.

Isaac 16/08/2023minha estante
Amo Outlander é a série da minha vida !!!! ????