Hora zero

Everson Teixeira 02/11/2021minha estante
E foi só 10 conto

Arthur.Timotheo 16/04/2023

Primeiro que eu li com o Superintendente Battle
Foi o primeiro livro que eu li do Battle. Gostei do personagem. É bastante inteligente (nem aos pés do Poirot), mas é inteligente.
Gostei bastante desse livro pois ele é um “Como Fez” e não “Quem fez”. É claro, eu também adoro os livros onde você descobre quem fez, mas eu AMO quando tem um toque de “Como Fez”, e esse livro tem.
Esse toque não é tão grande quanto, por exemplo, o do Natal De Poirot, que é meu preferido por causa desse detalhe tão forte, então fica um pouco pra trás.

Aline 31/12/2020

Mediano
Este foi o primeiro livro que li com o superintendente Battle. Gostei bastante dele: inteligente, perspicaz e simpa?tico. So? na?o achei que a despedida foi triunfante, a trama e? meio fraca. ?
O livro tem 237 pa?ginas e, mesmo assim, as coisas so? va?o ficar minimamente interessantes depois da pa?gina 100. A autora demora muito tempo explicando os fatos que levara?o os personagens a? "hora zero", o que me deixou bem entediada. Ale?m disso, o crime em si e a sua resoluc?a?o na?o sa?o la? grandes coisas, na?o consegui me conectar com os personagens e tampouco estava me importando com os acontecimentos. Mediano.

Carol 03/12/2021

Agatha Christie tem uma habilidade para descrever personagem, cenário, época que me fazem entrar na história e ser parte dela

Andreza.Zimbaldi 12/01/2024

Agatha e sua mente brilhante
Esse livro é aquele livro que você está certo de quem é o assassino, porque sim, tudo leva a crer que aquela pessoa é o assassino, mas, a Agatha ela gosta de jogar com a nossa mente, porque o livro, começa explicando os personagens, eventos aleatórios acontecem no início, que levam os indivíduos envolvidos todos ao mesmo lugar, nada novo ao sol, ela faz isso em praticamente todo livro, mesmo assim a escrita dela é viciante, porque você sabe que vai ter algo ali, e quanto mais você vai lento, vai pegando detalhes importantes que na hora você acaba nem notando (também é o tipo Agatha), mas, esse final me pegou de jeito! A reviravolta dessa história me deixou assim " Ah não, ela me enganou de novo!!" Então, vale a leitura, não é 5 estrelas, mas, é 4. hahaha

Lolo 08/10/2021

"O assassinato é o final da história, é a hora zero."
Primeira vez lendo Agatha Christie, e já foi o suficiente para perceber que ela é uma grande escritora. Pretendo, com certeza, ler outras obras dela! Não acho que este se tornará um de meus favoritos, mas é muito bom.
No início, fiquei um pouco confusa em relação a história de cada personagem, não sabia direito o que estava acontecendo, entretanto nos demais capítulos consegui me encaixar, já que os personagens se encontraram. Foi uma experiência muito boa, ter contato com um tipo de escrita mais antiga, além da construção dos personagens que é ótima.
Eu pensava que tinha acertado o plot, mas errei completamente KKKKKKKKKKK

"? O amor se transforma em ódio muito mais facilmente do que se pensa, sr. Strange."

Thalita - @voandopelaestante 14/02/2024

No melhor estilo Agatha Christie, onde ocorre um assassinato numa casa e todos em que ali estavam se tornam suspeitos, Hora zero vai fazer sua mente travar para descobrir o culpado e quando descobrir ela vai dar perda total.

Lady Tressilian embora esteja um pouco debilitada ainda gosta de receber algumas visitas, e essas visitas sempre chegam numa época específica do ano só que nunca vem todas na mesma época, mas algo inusitado acontece e todos chegam no mesmo período e ela está agora com a casa cheia.

Durante um jantar bem incômodo onde apenas as visitas de Lady Tressilian participam, já que ela prefere ficar em seu quarto, esse incômodo se dá ao fato de alguns presentes não gostarem tanto assim um do outro, mas o inesperado acontece quando Lady Tressilian é encontrada morta em seu quarto. A questão que fica é quem a matou e o porquê? Motivos alguns ali tinham de sobra e outros nem tanto, mas será que agora mais alguém corre perigo?

Como sempre são inúmeros personagens que temos nas histórias da Agatha eu só trouxe o nome da vítima, mas o ponto é que esse livro não traz nenhum de seus detetives famosos e mesmo assim ainda é bem interessante a trama da investigação que é feita aqui. Eu tinha minhas suspeitas e elas fracassaram e fiquei bem surpresa com o culpado e o motivo, não é minha história preferida pois achei um tanto fraco a motivação do crime cometido, mas ainda assim achei a trama muito boa e envolvente.

mxd 14/11/2020

Sem palavras para Hora Zero.
Sinceramente, um livro que me prendeu muito e que até hoje sinto saudades da trama e dos personagens. Achei a história muito fluida e o desfecho é um dos mais intrigantes que eu já li até hoje.
Para mim foi uma leitura extremamamente agradável.

Mila F. @delivroemlivro_ 04/10/2020

Sensacional!
Essa foi a primeira vez que li Hora Zero e me vi fisgada logo nas primeiras páginas com a trama, os personagens e como a própria escritora foi absolutamente criativa ao conduzir a narrativa seguindo todo o conceito de hora zero, proposto no livro.

Desse modo, acho importante mencionar que conceito é esse para conseguir explicar melhor minhas impressões e o enredo desse livro: no prólogo de Hora Zero temos alguns personagens conversando sobre crimes e romances policiais, uma forma que Agatha C. utiliza muito para "brincar" sobre o gênero que escreve. Nessa conversa um dos participantes fala que os romances policiais geralmente iniciam com um crime, porém o crime não é o início, mas o fim de todo uma história que culminou no homicídio.

O que é elencando nesse prólogo é que o crime em si é a hora zero, porém, ele é o fim do ato e não o começo, de modo que, para se entender um homicídio é necessário observar que ele tem início, meses e até anos antes da hora zero e pode se dar em decorrência de inúmeros motivos, no entanto, a Hora Zero é o momento que levou determinadas pessoas a determinados locais e hora de um crime acontecer.

É diante desse conceito que Agatha Christie estrutura sua narrativa, pois o homicídio desse volume acontece lá na metade do livro (e não no começo, como é comum nos romances policiais) e isse conceito também repercute no estilo da narrativa, que é um tanto fragmentada, para acompanharmos os personagens principais principais de maneira separada ao longo de vários meses antes dessa "hora zero".

Então, em Hora Zero, vamos acompanhar um grupo de pessoas que estão planejando ir para a casa de veraneiro da viúva lady Camilla Tressillian, cuja mansão Gulls Point fica ao lado de um penhasco, porém, esse grupo de pessoas apesar de se conhecerem, tem relações bem complexas e algumas nada amistosas, de modo que quando todos combinam de se reunirem em Setembro na mansão, lady Tressillian fica preocupada com as energias negativas e tensões que podem ocorrer nesse período entre os visitantes.

Todo esse cenário de tensão ocorre porque Nevile Strange, um famoso esportista, largou sua esposa Audrey para se casar com Kay, gerando uma verdadeira onde de desentendimentos, inveja e ciúmes entre essas duas mulheres, no entanto, agora ele gostaria de fazer as pazes com a ex-esposa e que sua atual esposa também se tornasse amiga dela. Obviamente nem tudo vai sair como o esperado, certo?

Além dessa tensão tão grande por conta do triângulo amoroso, também vamos acompanhar o "universo" dos outros personagens, seus atritos, medos, segredos e sentimentos não revelados. A trama de Hora Zero é extremamente envolvente por conta dessas tretas familiares, segredos e triângulo amoroso.

Para completar, como o crime de Hora Zero acontece na mansão de Gull's Point, ou seja, um ambiente fechado, obviamente todos os que estão presentes na casa tornam-se possíveis suspeitos, assim o superintendente Battle, juntamente com seu sobrinho o inspetor James Leach, ficam responsáveis para conduzir as investigações e descobrir quem é o assassino dentro daquele grupo de pessoas.

O que irá tornar ainda mais difícil na resolução desse caso é a atmosfera de tensão, os segredos e as inúmeras pistas deixadas pelo assassino que podem conduzir a investigação para um "denominador" completamente equivocado.

Honestamente, achei Hora Zero um dos livros mais geniais de Agatha Christie, muito embora - para quem costuma ler a escritora - tenha várias receitas utilizadas pela autora, o que torna mais fácil conseguir "matar a xarada" do livro, no entanto, ainda assim tem uma reviravolta bem incrível e devo dizer que até os últimos momentos fiquei bem dividida entre dois suspeitos e, embora uma das minhas suspeitas tenha se confirmado, ficar dividida não é descobrir o assassino, certo? Então, floppei na tarefa, mas me diverti demais durante a leitura.

Uma das grandes surpresas de Hora Zero, para mim, também foi o fato das investigações terem sido conduzidas pelo superintendente Battle, pois eu achei esse caso extremamente a cara de Hercule Poirot, tanto é que Battle utiliza muitos dos métodos "Poirotianos" para solucionar o caso e em decorrência disso, devo admitir, que fiquei esperando que o icônico personagem aparecesse em algum momento do livro, mas isso não aconteceu.

De qualquer forma, Hora Zero, foi um livro brilhante, viciante e que me deixou tão envolvida que praticamente não conseguia largar o volume, então, já deixo aqui minha recomendação.

site: www.delivroemlivro.com.br

natacha 24/09/2021

1 impressão da gata triste
eu gostei bastante do livro
a escrita às vezes viciava outras eu só queria parar de ler o livro
acho que a coisa que eu mais odiei no livro foi que demorou mais de 100 páginas para morrer algm ? ((eu sei que esse era o intuito da autora mas tornou a escrita bastante maçiva))
eu n adivinhei o final nem nos meus sonhos e fui feita de palhaça
n estva mesmo nada à espera do final
houve lá um casal no final que surgiu meio do nada e muito atoa, ainda estou a tentar descobrir se amei ou odiei

Kleiton 19/09/2021

Policiais ?comuns?
Terminei mais um box (com 3 livros) de Agatha Christie!!! Finalmente uma leitura com policiais comuns!! Excelente leitura!! Merece 5 estrelas
? ? ? ? ? . Depois voltou ou não para complementar a resenha kkkk

leticia.curcio 19/12/2021

"o assassinato é a hora zero"
com certeza um dos meus favoritos da agatha!
um suspense com tudo que eu mais amo, problemas afetivos e plot twists pra todo lado KKKKK.
a trama fala sobre um assassinato que ocorreu enquanto neville tentava tornar sua ex esposa e atual esposa amigas, porém nada ocorre como o planejado.
gostei do final e achei uma história envolvente! recomendo

Ique 05/03/2020

Você passaria alguns dias com sua esposa e ex no mesmo local?
Hora Zero é marcado pela última aparição do personagem Battle nos romances da Agatha e também pela ideia bizarra que a trama traz: você convidaria a sua esposa e sua ex para passarem alguns dias em um mesmo lugar? (Considere que você está na década de 40, com um conservadorismo maior do que os dias de hoje). Embora exista muitas fofocas, conversas e intrigas entre personagens sobre o fato, existe um problema ainda maior: dois assassinatos que ocorrem envolvendo a todos que estão presentes no local.

O diferencial deste livro, em relação a alguns outros da autora é o trabalho de ambientação que é realizado para que possamos conhecer e compreender todos os personagens. Cada pessoa criada por Agatha é única, possuindo características marcantes que as difere das demais. Compreendemos o que levou cada pessoa a estar no mesmo lugar (em partes) e quem gosta de quem e também os “Inimigos”. O que pode ser um problema é a demora para que ocorra o assassinato uma vez que até a metade do livro conhecemos quem é quem e um clima de tensão e apreensão é criado de tal forma que é possível ter um pouco de aflição com o perigo eminente.

A solução é engenhosa, mas só é possível descobrir toda a resolução dos crimes porque uma pessoa estava no lugar e hora certa, ou seja, pura sorte e coincidência. Sem tal personagem talvez Battle não tivesse chegado tão perto de capturar o(a) culpado(a) devido a falta e insuficiência de provas, o que tira um pouco do seu brilhantismo, principalmente por ser sua última aparição.

Um fato interessante que é citado no livro é que todo crime tem toda uma história e motivação por trás, ou pelo menos a maioria deles. Assim, acontecimentos do passado de cada personagem foi contribuindo para que fosse guardado um rancor, sentimento de perda, raiva, ciúmes e outros. Todos esses e outros fatores se juntam para a motivação dos crimes que ocorrem na chamada "Hora Zero", ou seja, o ápice, o momento que a "bolha" estoura.

Vale a pena ler o livro? Diria que sim, praticamente todos os livros da autora são ótimos, mas tenha ciência de é preciso um pouco de paciência até que a ação aconteça (o que para mim não foi um problema). Uma vez que o livro ganha fôlego é impossível parar de ler.

Canteli Marcio 03/11/2023

Agora é a vez do Superintendente Battle ser o protagonista da investigação.
Gostei, pois assim Agatha pode nos apresentar um pouco mais sobre a vida desse bom oficial.

Não gostei do início, porém quando o assassinato acontece é que Agatha Christie mostra todo o seu talento e brilhantismo que o tornou "A Dama do Crime"

"E então, quando chegar a hora: o clímax! Hora zero. Sim, todos convergindo para a hora zero... Hora zero!"