Aventura em Bagdá

Aventura em Bagdá Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Aventura em Bagdá

Wagner47 22/10/2023

Melhor servir no céu do que reinar no inferno (e essa citação não está errada)
Definitivamente uma aventura. É uma história bem usual no que envolve agentes internacionais (e casaria muito bem com Tommy e Tuppence).

Após uma série de apresentações nos mais diferentes cenários e situações, conhecemos Victoria Jones, que está disposta a ir para Bagdá atrás de uma paixão que acabou de conhecer. Victoria só não esperava que uma pessoa misteriosa morreria bem na sua frente e dentro de seu quarto no hotel, dizendo palavras que não possuem o menor significado para ela. Não demora para perceber que está envolta em uma conspiração que tem Bagdá como centro.

Um ponto mega positivo ao meu ver é a protagonista e de como ela uma excelente mentirosa para se livrar de uma situação (ou até mesmo para entrar numa furada). A rapidez da Victoria de até mesmo mudar um pouco de sua versão anterior é muito plausível, assim como as escolhas para se encontrar com seu amor.

Porém a obra se utiliza de muitas coincidências, com a maioria delas sendo forçadas. São aquelas do tipo que você encontrou a pessoa certa, no local certo, no momento certo, quando você está lendo livro certo e na página certa.
E na maioria das vezes convergem de uma situação que não tem o menor apelo para torná-las mais aceitáveis, sendo que no próprio livro há outras circunstâncias em que seus desdobramentos são muito mais cabíveis (a forma como Victoria acaba parando em Bagdá, por exemplo).

Acredito que esse seja um dos livros em que o suspeito seja o mais lógico para o leitor (quase escrito na testa "sou eu"), mas o foco mesmo é construir um senso aventureiro, o qual foi feito muito bem apesar do início lotado de personagens ou a falta de percepção de urgência de Victoria.

Em contrapartida, Agatha soube trabalhar com detalhes (especificamente dois deles) que o leitor provavelmente nem perceberá que deixou escapar algo. Definitivamente a história de que uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade cai muito bem aqui.

Fabi 31/03/2022

Leitura n° 18 de 2021
Bagdá, anos 50. Início da Guerra Fria.
Sabe o termo ?estar no lugar certo na hora errada?? No caso da personagem Victoria, ela estava no lugar e hora errados, coitada. Depois de ser demitida e de conhecer, num café em Londres, um rapaz que estava partindo a trabalho para Bagdá, impulsivamente Victoria resolve ir atrás dele a qualquer custo. Só que lhe custou bem caro. Em Bagdá, se envolve em várias confusões e até mesmo em espionagem. Sua vida corre risco, porém a sorte dela é que Victoria é muito esperta e conta com a ajuda de pessoas especiais. Um suspense muito bom da maravilhosa Agatha Christie ??

Bia Mannarelli 10/05/2023

Realmente uma aventura
No começo pode ser um pouco difícil assimilar os personagens a quem de fato eles são, conforme a narrativa vai acontecendo é de se chocar a cada descoberta. A trajetória vivenciais por Victoria Jones é, de fato, surpreendente e inacreditável. Com sutis toques de romance e uma linha de raciocínio extraordinária, Agatha Christie entregou mais uma obra maravilhosa.

Karol.Ubaldo 17/09/2023

Aventura em Bagdá: Agatha Christie
Esse foi meu primeiro livro da Agatha Christie e eu acho que não deveria ter começado por esse. A história é interessante e a trama de espionagem é boa, porém o livro é bem lento e pra mim só funcionou lá pela metade do livro, além disso:
? achei bem bobo a ideia de uma pessoa conversar 10 minutos com um desconhecido e resolver se mudar para um país estrangeiro, sem conhecer ninguém e só pensar em encontrar o cara e esperar que ele ofereça uma nova vida a ela, sério existe alguém na vida real que faz isso?
? gostei de alguns plots na história, confesso que no final eu já não sabia mais o que tava acontecendo, só fui entendendo junto com a protagonista. O casal que leva a protagonista a Bagdá também me pegou de surpresa, não imaginava que quem foi enganada o tempo todo foi a Victoria.
Enfim, o livro foi bom mais não passa de bom pra mim, talvez eu leia outros da Agatha pra ver se eu vou gostar mais.

Victor Moreira 03/11/2020

Putz, amei! Mas poderia ter odiado!
A minha leitura com essa história foi muito gostosa e divertida. Porém tudo poderia ter sido diferente se eu tivesse lido a sinopse.

Quando comecei a ler, eu queria ler sem saber nada, pra que então o enredo me pegasse com novidade, e vindo de Agatha (A gatinha pros íntimos kkk), era certeza que não seria uma leitura perdida!
O que me fez surtar e ler metade do livro numa madrugada, foi o Plot que é dito na sinopse atrás do livro. Se eu já soubesse dele, eu teria q esperar 100pgs para ver e ansiar esse acontecimento, e mesmo assim não teria o choque, pois já era de conhecimento meu.
Isso poderia ter estragado totalmente a minha leitura, que esse plot foi o ponto alto da história pra mim, mesmo com todas as reviravoltas que o livro trás.

Então só fiquem de olho e vejam se vale mesmo a pena ler muito sobre um livro, antes de ler, o mesmo!

imclaire 26/07/2023

Oriente Médio, anarquia e paixonite
Confesso que não entendi absolutamente nada do que aconteceu neste livro. A escrita me deixou confusa, coisa que não ocorre nos livros da Agatha; mas este me fez questionar do início ao fim se valia a pena continuar.

Gostei do modelo de espionagem que o livro possui, gosto muito dos detetives mas espionagem tbm tem meu coração.

Questionamento: como alguém corre para outro continente por causa de uma conversa de 10 min com um desconhecido?

Rodriguinho @literario.rojo 27/12/2020

A principio achei a história pouco confusa e prossegui na leitura porque estava esperando a reviravolta que certeza a autora iria nos revelar e isso acontece. O livro nos trás a personagem Victoria Jones que se envolve em confusões, trambiques, a procura do seu "amor" que ela conhece e está de partida para Bagdá onde a personagem arruma um jeito de ir no rastro do rapaz.

Fabio Shiva 31/08/2010

Logo na segunda página, pensei:
- Ah, não! Outro livro de espionagem!

Meu primeiro impulso foi parar a leitura ali mesmo. Ainda não havia lido um livro de espionagem de Agatha Christie do qual tivesse gostado. Que sorte que resolvi insistir. Pois adorei “Aventura em Bagdá”!

Não sei até que ponto esse livro é superior aos outros do mesmo estilo escritos pela Rainha, ou até que ponto mudou meu próprio olhar como leitor. O certo é que o que antes me irritava agora me divertiu profundamente. Estava querendo mesmo uma leitura ingênua, nostálgica, aventureira.

Mas o livro superou todas as minhas expectativas. Fiquei grudado na leitura e só larguei o livro na última página. Muito disso se deve a Victoria Jones, uma das mais cativantes figuras femininas criadas por Agatha Christie! Fiquei apaixonado pelo jeito audacioso e otimista ao extremo dessa moça!!!

A trama, ouso dizer, não tem muita importância. É o tal “Macguffin” bolado pelo Hitchcock, apenas uma desculpa para que as personagens se coloquem em movimento. No caso, é o velho segredo importantíssimo para o futuro do mundo que é cobiçado por espiões do bem e pelos malvados também!

Foi legal também perceber uma pitada autobiográfica na história, pois há algumas cenas que envolvem arqueologia, e Agatha foi casada com um arqueólogo.

Gostei!!!

(16.07.10)

Isabela 16/04/2021

A genealidade da rainha do crime
Mas um para lista de favoritos! Que história.
O começo é um pouco difícil de entender,são muitos personagens e eles são apresentado até então sem nenhuma ligação/relação. Mas calma,com o desenrolar tudo vai fazendo sentido,não desista!
A protagonista não é um detetive como somos acustamos em outras histórias, mas é uma personagem forte,corajosa e engraçada,o que a faz apaixonante.
Foi uma das primeiras vezes que conseguir descobrir o assassino antes do final. Mas Agatha não é a rainha do crime atoa. O livro tem tantos plot twist, que vc se surpreende a cada capítulo. Divertido, viciante e surpreendente!
Kay 21/04/2021minha estante
Eu adorei esse livro. O ritmo é ótimo e a protagonista muito boa de acompanhar

Isabela 22/04/2021minha estante
Bom de mais ?

Melissa.Aparecida 24/01/2022

É interessante.
Para quem gosta de histórias de ação, investigação, espionagem, não tenho a menor dúvida que vai amar esse livro da Agatha.

A protagonista dessa história é uma das melhores que já vi a Agatha criar. Victoria é uma personagem muito interessante. E principalmente corajosa, já que ela foi para um país do Oriente Médio sozinha, e nessas regiões o patriarcado/machismo é algo muito forte, então, as mulheres são vistas de uma forma muito antiquada, como se elas fossem apenas uma propriedade dos homens. Se nos dias atuais a situação é assim, fico imaginando como era na década de 50, que é a época que se passa a história, mas a protagonista em momento algum se sente intimidada por esse mundo.

Gosto bastante quando a Agatha coloca cenários com arqueologia, pois, são relatos fiéis - em alguns pontos - já que seu marido era um arqueólogo e ela viajava bastante com ele, dando assim um ar mais realista aos seus escritos.

Thainá 13/01/2023

Uma leitura divertida
Aventura em Bagdá foi o meu primeiro livro da Agatha em 2023 e não poderia ter feito escolha melhor quanto ao título. Esse livro é um pouco diferente dos outros da autora, já que a história não gira em torno de um crime e, portanto, não há um detetive (saudades Poirot e Miss Marple). Mas, ainda assim, a história é maravilhosa! A princípio eu ia dar 4 estrelas, mas o final foi tão, mas tão bom, que acrescentei 0,5 estrelinha.

Para quem é fã da Agatha e pretende ler esse livro, já fique sabendo: o início é mais lento, não acontece tanta coisa como nos livros com detetives, mas a descrição de Bagdá e a construção da personagem principal, Victoria Jones, são feitas de forma magnífica pela Agatha! Me senti andando nas ruas de Bagdá com ela. Além do mais, o livro todo tem um gostinho de tensão, como se a qualquer momento algo fosse acontecer (mas não acontece ? só lá pro final, na verdade!). O contexto histórico desse livro é o da Guerra Fria.

Esse foi um dos livros em que eu mais dei risada. Eu AMEI a personalidade da protagonista, que é muito astuta e inteligente. Amei o Sr Dakin também e um outro personagem que teve um final muito fofo, mas que não vou falar aqui pra não dar spoiler ?

É um livro para ser lido em um fim de semana! Excelente para quem ama a escrita da Agatha ?

Mih 21/02/2009

Foje um pouco do estilo da Agatha, mas adorei Vitória Jones e toda a sua loucura!!!Garota inconsequente e bem humorada! Uma aventura dígna de se tornar um filme de Hollywood!!!!!!!!

Cegueta_Superior 31/10/2022

Mistério e aventura.
Confesso que achei o começo um tanto arrastado.
Mas isso logo é deixado de lado com o desenrolar sa história!
Esse livro, sem dúvidas, se diferencia dia outros livros da Agatha Christie, não há um caso de assassinato comum, nem um detetive idoso que aparece para resolve-lo.
É algo do tipo mais aventura, com uma protagonista cativante (Bem, eu aprendi a gostar dela com o tempo, não é realmente uma protagonista, mas a maior parte do livro se narra com foco nela.), E uma evolução muito boa da personagem. Junto com algumas reflexões adicionais ao longo do livro. (Um pouco melodramático, mas divertido).
Eu fiquei bem instigada a ler mais ou menos pro meio do livro, o tempo acontecia algo que me fazia querer continuar.
Li em três ou dois dias, recomendo para quem se interessa por um mistério um pouco mais aventureiro, que não se passa em um lugar só (Como aqueles mistérios que os personagens ficam o tempo em uma mansão ou coisa do tipo até o final.)
Se gosta de algo assim, leia, não vai se arrepender.

Elena43 26/07/2022

No começo fiquei bem perdida e quase desisti da leitura kakakaka
Depois me senti bem envolvida, principal pela personagem principal é alguns plots que foram se relevando.
Não é um favorito mas foi bom conhecer esse outro lado da rainha

Sarinha 12/06/2020

Aventura em Bagdá
Livro completamente diferente do que se é esperado de Agatha, porém continuo impressionada com o conhecimento dela em diversos assuntos do gênero investigativo e político, a mulher é Top.
Mas infelizmente não consegui me empolgar nessa leitura, começa de um jeito confuso, com o tempo as coisas vão clareando. Me senti como numa montanha-russa, a historia fica legal, depois sem graça, depois interessante e desinteressante de novo...