O Misterioso Sr. Quin

O Misterioso Sr. Quin Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - O Misterioso Sr. Quin

ANDER CELES 06/07/2021

Literatura mais rebuscada, mas não tanto.
PONTOS POSITIVOS

A escrita da Agatha está diferente do normal. Isso pode ser um ponto negativo para alguns, e eu mesmo me senti desconfortável no começo. Mas vejo como positivo porque, apesar de ser uma escrita mais rebuscada, não beira o arcaico, não chega nem perto disso. Se torna uma escrita com muito descrição de cenário e pessoas, o que a Aghata não faz mal aqui.

O mistério em torno do Sr. Quin. De fato, até o final do livro fiquei em dúvida de quem era o Sr. Quin. Ele é um personagem totalmente diferente de qualquer personagem já escrito pela Agatha.

PONTOS NEGATIVOS

Esse é um livro de contos, e isso até poderia ser um ponto positivo. Mas no caso desse livro, não acho. As boas histórias da Agatha são conhecidas por trabalhar bem a personalidade, a histórias das suas personagens. Em contos curtos isso se torna muito difícil. Então, como todo bom leitor da Rainha já sabe, ela apresenta muitos personagens, que nos livros comuns já tomam um tempo pra vc se familiarizar. Que diria em contos de 20 páginas!

Já pegando esse ponto, dos contos curtos, os mistérios são divididos em dois tipos: coisas que aconteceram há muitos anos e coisas que acontecem no decorrer da história. Quando a coisa (crime, mistério) já aconteceu há muito tempo, a história flui melhor, pq vai direto no ponto. Agora, quando a questão acontece durante a história, ela acontece muito rápido, e resolvida de forma muito rápida, e por vc não entender direito quem é quem, perde um pouco a graça do descobrimento.

CONCLUSÃO

Não é o pior livro da autora. Nada recomendado pra quem nunca leu nada dela, pq talvez não volte mais. É um livro interessante para quem é fã. Tem alguns contos bons, mas a maioria é só ok ou meh!

DiegoFlaibam 27/07/2023

?Eu tenho um certo amigo, o nome dele é Mr. Quin, e a melhor maneira de descrevê-lo é em termos de catálise. A presença dele é um sinal de que coisas acontecerão, porque quando ele está ali, estranhas revelações vêm à luz, descobertas são feitas.?

Outro livro de contos da Agatha que não funcionou pra mim. O personagem de Mr. Quin tinha muito potencial para ser mais explicado e contextualizado, mas ele fica realmente no mistério kkkk

Infelizmente os contos são desinteressantes e não te fazem ficar empolgado com as histórias :(

Silas Jr 06/11/2022

Hmmm
Algumas histórias da Agatha são chatas e em relação a essa achei tudo meio morno, nada empolgante ou tbm fraco. É Agatha sem muito desenvolvimento!

Beehlla 24/04/2024

Mr Quinn é um personagem que aparece magicamente em momentos oportunos, para ajudar Mr Satterthwaite a desvendar algumas mortes misteriosas de conhecidos. No começo eu imaginei que ele era uma pessoa que aparecia por coincidência, mas depois achei que ele poderia ser meio sobrenatural, tornando esse personagem meio macabro e me dando um certo medo dele. Achei o livro legal, mas comparando com outros livros da Agatha, não posso dar mais do que essa nota de 3,5.

Kássio 15/07/2020

Não gostei
É um livro de contos que tem como protagonista o Sr Quin e o Sr Satterthwaite. Achei bem monótonas as histórias, não me prendeu nem um pouco, infelizmente. E olha que eu costumo gostar de todos os livros da Agatha.

Alisson 23/07/2020

Lendo Agatha Christie ordem cronológica de publicação me deparo com esse personagem que nem sabia que existia. O livro é bem diferente de tudo que já li de Agatha até agora, é um livro de contos em que o Sr. Quinln aparece de forma até sobrenatural até para ajudar a desvendar um mistério, não deixar que um assassinato aconteça, entre outros. Não gostei tanto do livro apesar de sempre querer saber quando o Sr. Quin ia aparecer no conto.

Laura 03/10/2023

?Para Arlequim, o invisível?
Eu não sou muito fã dos livros de conto da Agatha e essa coletânea me lembrou o porquê disso.

A premissa é super legal e o primeiro conto é um dos melhores, o que me fez pensar que eu gostaria muito desse livro. Mas a verdade é que ele seria muito melhor se fosse uma única história mais bem-desenvolvida.

Como na maioria dos livros de contos dela, as histórias acabam tendo que se desenrolar rápido demais, o que gera uma falta de detalhes e de conexão com as histórias.

Além disso, as aparições repentinas do sr. Quin acabaram tornando o livro todo muito repetitivo e cansativo. Infelizmente não entrou para a minha lista de recomendações!

Tábata Kotowiski 06/12/2010

O Misterioso Sr. Quin é diferente de tudo que já li da Agatha Christie. Composto por 12 contos, a história do livro gira em torno de dois personagens principais: o Sr. Satterthwaite e o Sr. Quin.

O Sr. Satterthwaite é um velho inglês que se considera um admirador da natureza humana, que adora escutar e observar as pessoas, estudar suas personalidades e refletir sobre seus atos. O papel do Sr. Satterthwaite ganha cor quando entra o Sr. Quin, personagem enigmático desconhecido por todos, que desaparece entre os contos e reaparece sempre de forma inesperada para ajudar o Sr. Satterthwaite a refletir sobre as situações observadas. É claro que durante os contos há vários mistérios para serem resolvidos ou evitados para o leitor se divertir. Mas apesar de no princípio O Misterioso Sr. Quin parecer mais um livro de Agatha Christie, durante o desenrolar da história, a gente é surpreendido pelo rumo da prosa, por assim dizer… :) A coisa toda escamba para um outro lado, para um lado inesperado, para um lado não-Agatha-Christie de ser, se é que vocês me entendem.

Tá, e isso torna o livro chato?

Não.

Torna-o… diferente. Mas um diferente bom. Principalmente nos últimos contos e no desfecho da história, o livro ganha um clima espiritual, reflexivo, filosófico até.

Não sei se é o tipo de livro que agradaria a todos os fãs da Rainha do Crime mas me deixou alegremente supresa com o resultado final da obra.

site: randomicidades.wordpress.com/

William 31/01/2021

Diferente e muito bom.
Quando comecei a ler O misterioso Sr. Quin (1930), estava com medo em não gostar dos contos, pois li muitas pessoas comentando negativamente o livro. Mas me surpreendi com a criatividade e imaginação da autora me levando a gostar de todos os contos. De todos os livros que li até hoje da Agatha, esse sem dúvida, é o mais diferente.
Temos o rico sr. Satterthwaite, na casa dos 60 anos, que gosta viver no meio da alta sociedade e o misterioso senhor Quin. O sr. Quin sempre aparece misteriosamente, para ajudar sr. Satterthwaite enxergar coisas, que as outras pessoas não veem, em algum crime que já ocorreu ou para evitar que ocorra ou levando o criminoso a justiça. Pelo menos algo é certo quando os dois se encontram, irão fazer justiça. Então sempre que o sr. Quin aparece é sinal de que algum crime irá acontecer ou já aconteceu. É no aparecer e sumir do sr. Quin que dá um toque de sobrenatural aos contos criando uma grande expectativa do que está por vir.
É um livro que a autora nos ensina, mesmo sendo expectadores da vida, podemos ver coisas que outras pessoas não veem. E o sr. Quin? Esse para mim continua sendo um mistério.

Jéssica 19/01/2022

Contos muito bobinhos
Livro com muito conto ruim e cansativo..
Só vou dar 1 estrela porque gosto muito da Agatha, mas esse livro se superou..
Não recomendo

Karyn 14/04/2022

O Misterioso Sr. Quin
Outro livro de contos da Ágatha Christie, no qual o nome do título não é o personagem principal. Acompanhamos a cada capítulo uma nova história com o nosso protagonista Sr. Satterthwaite. Muitos dos personagens que apareceram nesse livro pareciam ser interessantes, mas como as histórias só duram um capítulo, nunca são muito desenvolvidos. Acho que a Ágatha não era uma escritora para pequenas histórias. A diversos momentos interessantes nesse livro, mas assim como no cinema dizem que "faltou tempo de tela para desenvolver melhor", aqui faltou tempo de páginas.

Silvana.Pereira 21/11/2022

Diferente de tudo que já li de Agatha Christie, acompanhamos aqui 12 contos com uma pegada sobrenatural. O Sr. Satterthwaith conhece o misterioso Sr. Harley Quin em uma festa de fim de ano e juntos vão desvendar assassinatos e até evitar alguns. Porém o Sr Satterthwaith sempre fica intrigado com o aparecimento e desaparecimento do Sr Quin, e sempre que o encontra sabe que algo importante vai acontecer.

Thaisa 30/08/2021

Um livro da Agatha... SOBRENATURAL??
Numa noite de Ano Novo, um grupo de amigos estão reunidos em um casarão onde uma grande tragédia aconteceu há alguns anos - entre eles, se encontra o Sr. Satterthwaite, um homem que adora observar o comportamento humano e desvendar, de sua própria maneira, diversos mistérios.
Enquanto os senhores estão conversando sobre o passado, o relógio anuncia meia-noite. Quando eles menos esperam, alguém bate à porta: um homem vestido com cores espalhafatosas, contando que seu carro quebrou, e se identificando como Sr. Harley Quinn.
Se aquecendo em frente ao fogo, Quinn lembra que já esteve ali com o antigo morador - e todos começam a apresentar suas deduções a respeito do caso.
Depois disso, temos mais 11 contos protagonizados pelo Sr. Satterthwaite que, com a ajuda do misterioso Sr. Quin, começará a solucionar crimes - todos relacionados a casais, amores mal-resolvidos, amantes...
Esse é um livro bem diferente de tudo que já li de Agatha Christie: as investigações dos romances da Dama do Crime são, em sua grande maioria, focadas na realidade, no humano, no ordinário; aqui, entretanto, ela nos apresenta, na figura de Harley, algo extremamente sobrenatural - ele sempre aparece na hora certa, inspira o Sr. Satterthwaite, sua aparência é vista de forma diferente pelos personagens, e sua real essência, a de fazer justiça e ajudar os outros, conecta-se com o extraordinário e o místico.
Muitos leitores de Christie não morrem de amores por esse livro exatamente por causa da magia que ele possui, mas eu confesso que adorei cada segundo: cada conto possui uma reviravolta especial, uma história interessante, cheia de amor, tragédia e arte, diálogos fascinantes entre os dois protagonistas, e foi fácil me sentir apegada aos personagens - Harley e sua sagacidade e perspicácia e Satterthwaite, que pode até ser arrogante, mas tem um grande coração.
Pra mim, "O Misterioso Sr. Quin" foi uma grata surpresa, já que, mesmo sendo tão oposto ao que Agatha geralmente escrevia (mas mantendo sua escrita fluida e enredos instigantes), foi uma delícia de acompanhar!

Canteli Marcio 08/07/2022

Qualidade caiu
Somente alguns contos se salvam
Quem está lendo os livros de Agatha Christie na sequência, como eu, percebe um grande declínio na qualidade das histórias
Mesmo assim valeu a pena ler
DANILÃO1505 01/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro