O Diário de Anne Frank

O Diário de Anne Frank Anne Frank...

Resenhas - O Diário de Anne Frank

Teste de leitura 22/10/2021

? Diário meio grande hahaha
Foram praticamente 2 anos de isolamento mas que loucura. A tinta da caneta até que acabou, mas eu fiquei surpreso pelo caderno não ter acabado ??.

É muito interessante que conseguimos entender muito bem os conflitos que surgem desse isolamento, as transformações da Anne tanto por conta da sua faixa etária (coisa normal que iria acontecer de qualquer forma), quanto por sua triste história. Podemos ver também que é duro ser jovem e que somos cobrados demasiadamente e que nos identificamos com aqueles em quem podemos nos abrir (o Peter).

A Anne escreveu algumas coisas que eu cheguei a me identificar, mas de igual modo identifiquei alguns pontos que soam como uma pessoa enjoada de se conviver, ninguém é perfeito ainda mais com medo e se escondendo ?

Sobre a edição: eu li essa edição da publicação da editora Pé da letra.
É uma edição econômica, logo se espera que as folhas sejam finas, letras pequenas e pouco espaçamento. Fotos ao fim do livro são ok, e entre dias tem um destaque em uma escrita como se fosse de caneta tinteiro, mas seria mais bacana se esses destaques fossem no idioma original.
Achei que a revisão foi fraca, teve erros de digitação e problemas de formatação do texto mas nada que atrapalhasse a leitura.

Gleicy | @gleicymonjardim 30/04/2021

Leitura Obrigatória
Confesso que li outros livros sobre a segunda guerra como Estrela Amarela e o Menino do Pijama Listrado e imaginava o que iria encontrar,
por este motivo vinha postergando a leitura, já que o mais recente livro de guerra baseado em fatos reais que havia lido era o Diário de Myriam,
que fala de um diário e a guerra na Síria, recomendo.

Então iria deixar a leitura para bem mais a frente, só que após descobrir que possui um documentário de 2019 baseado no assunto, pensei: acho que
agora é a hora. Ler o livro nesse momento em que estamos passando por uma pandemia para mim foi muito mais impactante. O livro realmente veio em
um momento extremamente delicado, por tudo o que estamos vivendo.

Não se pode comparar o sofrimento causado por pessoas, detalhe: pessoas que deveriam ser as protetoras de seus cidadãos como o caso da doce Anne que por ter
determinada religião foi obrigada a sofrer no anexo secreto, como ainda ser morta por sua própria gente.

O que vivemos nos dias atuais é o aparecimento de um vírus, uma fatalidade que está assolando a humanidade, e o que se pode comprar é apenas o fato de que hoje
se solicita que as pessoas que podem permaneçam em suas casa. E ainda que utilizem o máximo de cuidado ao precisar sair.
Mas a lição é: ela foi forçada a ficar no anexo com o objetivo de sobrevivência, com tantas privações em um espaço pequeno com pessoas que ela não gostaria de estar.
Me fez e faz refletir como somo tão ingratos, pois hoje mesmo sendo orientados a ficar o máximo de tempo em nossas casas para não disseminar o vírus da Covid as pessoas
simplesmente ignoram. Temos certo conforto na medida do possível, com comida, muitos com internet, acesso a livros e a uma infinidade de coisas a nosso dispor na internet,
mas nada nos satisfaz. Jovens são diversas vezes pegos em baladas e festas se aglomerando sem qualquer preocupação com a vida e a vida de seus familiares.

A jovem Anne no anexo tinha que estudar, ler, estudar línguas e ainda dar conta de ter que conviver com a família dos Van Dan e o aparente terrível Dussel, sem qualquer escolha.
Passou dois anos de muita dor e sofrimento com o objetivo de permanecer viva, e ainda tinha esperança e planos para o futuro.
O livro sendo lido no momento atual me faz tantas reflexões que é impossível trazer todas aqui, mas a única coisa que preciso mencionar é: leiam o livro, cada pessoa sentirá os
impactos dos relatos de Anne de uma forma, afinal somo únicos com princípios e ideologias que só cada um de nós teremos.

Leitura obrigatória, recomendo demais.

Mariana.Missiaggia 28/03/2021

A intimidade que esse livro nos proporciona é chocante. Ao lê-lo, quase que desenvolvemos uma esperança junto com Anne, por mais que já saibamos de seu final. Fui criando uma expectativa quanto a sua trajetória e tudo que ela poderia ter sido, todas as paixões que teria vivido e como teria sido feliz. No entanto, a história dela é tão trágica quanto muitas outras, tudo isso graças a uma política de crueldade além da condição humana. Ler esse livro é necessário para termos noção do horror que foi o holocausto, muito além de números estatísticos que vemos por ai, mas uma quantidade enorme de vidas. Vidas que, junto com elas, carregam sonhos e esperanças, jamais concretizados.
@letrasdemariana 28/03/2021minha estante
Preciso terminar essa leitura ??

bibis 28/03/2021minha estante
Sim... Anne era uma menina muito inteligente e sonhadora, encanta qualquer um e o final é muito triste

Mariana.Missiaggia 28/03/2021minha estante
saber que ela poderia ter sobrevivido se não fosse por algumas semanas.... muito triste a história dela

isa! 25/09/2021

não é uma história de ficção (!!!)
avaliar o diário de anne frank julgando a forma da escrita e como os fatos são divulgados não deveria acontecer. esse é o diário dela. todos os sentimentos de anne frank estão registrados nesse diário.
NÃO É UM LIVRO DE FICÇÃO.
tudo isso realmente aconteceu, e me assusta muito. anne era uma garota muito sábia, ela tinha um belo futuro pela frente, e isso me deixa muito angustiada. ela poderia ter se tornado uma grande jornalista ou escritora.
gosto muito de estudar sobre o período da segunda guerra mundial (nazismo, holocausto, guerra e etc) e antes de ler o diário, já havia visto o filme, porém a versão que eu vi foi totalmente superficial em relação ao livro.
desde os treze, anne tem uma visão sobre o mundo que até mesmo pessoas adultas não possuem, as brigas familiares e questionamentos durante o período do anexo secreto foi de mera importância para anne tornar-se aquela menina que temos orgulho.
ah, anne, se você soubesse o quanto é querida pelo mundo. faltavam apenas duas semanas para o seu "depois da guerra" ser real. você tinha tanto a conquistar.
esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas. é necessário ter em mente quem é anne frank e os outros moradores do anexo secreto. isso não faz muito tempo, galera. pessoas que carregavam histórias em seus peitos foram exiladas como se fosse pragas. é de mera importância estudar sobre isso, para justamente nunca vir a se repetir.
depois da leitura do diário dela, acho que nunca mais vou ver o mundo com os mesmos olhos que via.
“apesar de tudo, eu ainda acredito na bondade humana”. ah, anne, você foi e sempre será a pessoa que o mundo sempre precisou que ficasse.
ps: assistam ao filme "anne frank whole story"
Bya 25/09/2021minha estante
faço de suas palavras as minhas.

isa! 25/09/2021minha estante
to destruida por esse livro serio

Bya 25/09/2021minha estante
também fiquei, chorei muito

Theo 28/01/2022minha estante
Mds, até me emocionei aqui kkk, comprei esses dias o diário/livro e vai ser uma das minhas próximas leituras? sou judeu, e fico mto feliz de ver as pessoas defendendo e propagando sua vida, memória e a razão pela qual lutou até sua última gota de sangue.

isa! 31/01/2022minha estante
sim!!! acho muito importante todos terem conhecimento do passado da nossa história para não vir a acontecer novamenre

arilopes 03/01/2024minha estante
sempre uma anne with e fazendo história!!
p.s.: é um clássico, mas nunca li sobree ?

isa! 21/01/2024minha estante
leia, ari!!!! é muito triste, mas é real. é a história manchada de sangue.

Cibele.Marques 27/05/2021

Uma emocionante relato de uma menina judia que lutou em vão para sobreviver ao Holocausto. Suas anotações narram as atrocidades e horrores cometidos contra os judeus, junto aos seus medos e pequenos momentos de alegria de uma família que se isola para tentar sobreviver.
A história dela não só vai te fazer chorar, mas também rir, se questionar, e compreender, que mesmo em meio ao caos ainda somos capazes de pensar no bem e crescer como pessoas. No decorrer do livro é possível perceber que Anne é uma garota inteligente, forte e cheia de vida.
Uma história verídica de angústia, dor, medo, que não só foram sentidos pelos judeus, mas por toda a humanidade.
Minha conclusão é: o mundo é realmente um lugar terrível quando não aceitamos as diferenças.
Mary 27/05/2021minha estante
Amo esse livro, lê quando estava grávida então me desidratei até...

Lydiarq 27/05/2021minha estante
Apesar do fim triste, ela se mostrou firme! Livro de minha adolescência e que apresentei a minha filha que lê e reler este livro trilhões de vezes! Ela ama!

Fabiana 07/06/2020

Apesar de tudo o que Anne passou no anexo, ela tinha vontade de viver, tinha sonhos, ambições e a esperança de viver uma vida livre. É um livro excelente, ela narra com perfeição pelo o que passou, os conflitos de uma adolescente, descobertas sobre emoções e o dia a dia com a família e amigos.
Você lê sabendo o que acontece no final, mas o tempo todo é torcendo para que ocorra tudo bem... é triste, ninguém deveria ter passado por isso.

Angélica 24/07/2020

No início do livro a personalidade de Anne me irritou por ela ser bastante mimada, mas depois essa garotinha amadurece tanto e em tão pouco tempo... No fim nem parece mais a mesma menina.
Enfim, me apaixonei pelo diário de Anne e queria muito que ela tivesse tido um futuro depois disso.

fleabookz 03/10/2020

Acho estranho avaliar esse tipo de livro através de estrelas e resenhas. Porque é algo real e íntimo, me sinto até culpada e intrusa por ter lido.
É tão triste e revoltante o que aconteceu com a Anne e com tantos outros que não puderam contar suas histórias. Difícil ter me apegado tantas vezes com escritos dela e me dar conta pelo o que ela estava passando.
Muitas vezes fiquei apreensiva com a Anne ser tão madura e ter tantos planos pro futuro, inclusive com o Peter. Como a mesma disse, viver no anexo a envelheceu e ela só tinha 13 anos quando tudo começou, imagina quão difícil deve ter sido ter sua adolescência roubada e ter que viver com a angústia de ser descoberta.
Sem dúvidas deveria ser uma leitura obrigatória para todos.
Felipe1503 03/10/2020minha estante
Estou lendo ha uns 2 anos ja. Cada vez leio um capítulo.

fleabookz 03/10/2020minha estante
eu tava lendo desde o ano passado, não dá pra ler tudo de uma vez não, muita bad

Felipe1503 03/10/2020minha estante
Sim...e pra ser sincero ler direto o diário dela é chato tb né kkk. Mas gostei muito da sua resenha. Expressou muito bem

nAbia31 31/07/2021

Eu realmente, não sei como expressar meus sentimentos nesse momento...

Me dediquei a terminar a leitura do diário de Anne Frank esse mês, então simplesmente comecei a ler e me aprofundei em seus sentimentos.

O diário de Anne Frank, é nada mais e nada menos, do que um livro (diário), que acompanha o crescimento e o amadurecimento de Anne Frank ao conviver com sete pessoas, dentre elas, seus pais é claro, em um anexo secreto para se esconder dos cruéis e desumanos nazistas. É impossível não se familiarizar com as pessoas e o ambiente e sentir que está dentro da cabeça de Anne, você sente sua trajetória, você percebe como ela está mudando. E mesmo com tudo que estava acontecendo, ainda é possível encontrar diversas cartas motivadoras em seu diário que mostram a sua força e esperança que mesmo em meio aos conflitos prevalecia, principalmente em suas últimas cartas. É impossível não esperar que algo melhor acontecesse e ter esperança, mesmo sabendo que a realidade foi trágica. Mas claro que em um diário ela anotava suas dores e seus temores também. O que mais me surpreende são os trechos em capítulos no livro que ela cita que ninguém iria querer ler seu diário e que parecia algo fútil. E eu só gostaria de dize-la, que sua trajetória tocou e continua penetrando  os corações de pessoas de todo o mundo.

O diário de Anne Frank, sem sombra de dúvidas é uma leitura que vale muito a pena!

Sandro.Gomes 22/02/2020

Incrível
Triste, esclarecedor.
Surpreendente a capacidade precoce de Anne de descrever seu mundo, excessivamente restrito nos seus últimos anos, com clareza, sensibilidade e esperança.
E claro, e um pouco da rebeldia própria dos jovens.
Deixa a sensação que seria alguém gigante se não tivesse sua vida precocemente ceifada pela intolerância.
Este livro me impactou!
Jacque Spotto 22/02/2020minha estante
Esse é um melhores livros que já li, ele me despertou emoções diversas. Um dia irei relê-lo. ?

Sandro.Gomes 22/02/2020minha estante
Jacque eu acabei de ler, me impactou muito!
Também vou reler no futuro.

Queilinha 22/02/2020minha estante
Este livro realmente é incrível. Me arrependo de ter demorado tanto para lê-lo. Com certeza irei relê-lo no futuro.

hanniex 17/07/2023

Essa foi a última anotação feita em seu diário
A história da vida de uma criança/pré-adolescente/ adolescente de família judia dos anos de 1942 ao ano de 1944, ela relata sua vida no anexo com todos os integrantes que vivem no mesmo, suas brigas, conversas, risadas e medos compartilhados.

Stephanny.Manini 25/10/2020

Uma experiência incrível !!!
Um clássico que virou meu favorito, ler o que Anne passou mexeu muito comigo e me fez chorar, sei o porque muitos não gostam, afinal ler o ponto de vista de uma menina de 13 anos e sendo mais velha que ela, pra mim foi difícil no começo ate que eu parei e falei "CALMA ISSO É NORMAL PARA UMA CRIANÇA DE 13 ANOS", mas depois foi bem fluído e amei ter lido esse livro, uma experiência incrível.
Pan 16/11/2020minha estante
Tô achando bem chato -kk
De fato, não tenho muita paciência pra crianças e pre adolescentes.

Stephanny.Manini 17/11/2020minha estante
Calma vale a pena ler kkkk

Pan 17/11/2020minha estante
Terminei de ler, achei muito ruim ?

Anna 18/06/2022

Quela que marca sem dó a memória daqueles que a lêem.
Tamanha foi minha compaixão pela menina Anne que minha mente (embora dotada de imaginação desvairada) não pôde pensar, elaborar ou requintar com palavras formosas frase que melhor defina esse relato que de tão real tornou-se ainda mais cruel e penoso, quão terrível somos nós: os seres humanos, que, ignorantemente chamamo-nos a nós mesmos de seres racionais, para mim nunca ouve de fato definição tão prematura, como disse Oscar Wilde em seu livro ?O retrato de Dorian Gray?:O homem é muitas coisas, racional porém, não é uma delas. Simplesmente magnífica. obra comovente, que marca sem dó a memória daqueles que se dispõem a lê-la.

(P.S: recomendo muitíssimo a leitura de ?O diário de Anne Frank).