A Hora da Estrela Clarice Lispector

Fabio.Nunes 12/01/2024

Clarice, case-se comigo!
A hora da estrela - Clarice Lispector
Editora: Rocco, 2019

Ok, ok, eu já entendi. Clarice realmente é isso tudo.
E por isso, essa não é uma resenha trivial.
Pois o livro não se trata apenas de uma crítica social nos apresentando a história de Macabéa, uma alagoana órfã, maltratada pela tia e que vai viver uma vida de miséria no Rio de Janeiro.
Também não se trata apenas de criar de forma magistral a figura de Rodrigo, o personagem que cria a história de Macabéa e na mente do qual vivemos o livro todo.
A hora da estrela tem um quê a mais que nos orbita em todo o processo de leitura e que somente os iniciados podem desvendar (uma pena pra mim). Não à toa há uma imensa fortuna crítica sobre a obra. Para mim esta leitura foi um convite à humildade.
Eu nunca li nada parecido, nada com essa técnica ? por falta de palavra melhor uso essa. A leitura não é simples, me lembrou Faulkner, mas vale muito à pena.
Por que, novamente, não é somente sobre Macabéa e os sentimentos que sua história pode gerar na gente, não é somente crítica social, não é somente sobre Rodrigo e a maestria com que Clarice se projeta num personagem escritor, não é somente sobre o processo de criação de uma obra literária e a relação entre criador e criatura, não é somente sobre narrativas, não é somente sobre a relação entre consciência e vida; é sobre o quê então?
É sobre você ler e desvendar esse ?que? ou vir fazer parte daqueles que, mesmo sem absorver tudo, aplaudem de pé, onde me incluo.
Leitura incrível.
Flávia Menezes 12/01/2024minha estante
Que resenha incrível! ???? Mais um que vai pra listinha (imensa!)??

Fabio.Nunes 12/01/2024minha estante
Receeeeba Flávia! Rsrs
E obrigado pelo carinho de sempre.

Flávia Menezes 12/01/2024minha estante
O carinho é super sincero, você sabe. ?
E isso da referência ao filósofo da atualidade, ?Luva de Pedreiro?, soou direitinho aqui na minha mente! ??

JurúMontalvao 12/01/2024minha estante
???

Mel 15/01/2024minha estante
Ahhh, Clarice!! ???

Tati Diorio 15/01/2019minha estante
Cruel mesmo. E não entendi o título.

Liana 16/01/2019minha estante
Tati, acredito que seja uma alusão à morte, em alguns trechos diz que pra pessoas como Macabéa o estrelato é na morte, a hora em que é vista, notada, notícia... Acho que é isso...

Tati Diorio 30/01/2019minha estante
Verdade, Liana. Obrigada pelo esclarecimento. Eu não lembrava dessa passagem do texto. :)

Liana 30/01/2019minha estante
Nossas interpretações vão se completando na troca! :)

bookslucca 01/08/2022

O que?
Eu não entendi nadinha mas como foi meu primeiro clássico eu vou dar outra chance a autora.

Da pra observar que a Macabéa não tem uma opinião própria, sempre acredita no que os outros falam (mesmo que seja falando mau dela).
Mary Ferreira 01/08/2022minha estante
Eu li essa história, e realmente é muito confusa

anaareading 01/08/2022minha estante
eu tentei ler e não entendi nada

Luly @projetocabeceira 01/08/2022minha estante
Hahahaha nem a Clarice entendia ela mesma

bookslucca 01/08/2022minha estante
muitas palavras difíceis para expressar uma única coisa

João 12/12/2022

A hora da estrela
Mas que surpresa boa foi essa leitura!! O livro é bom, bem triste e feliz ao mesmo tempo. Macabea sofre à beça, e tem momentos que da um aperto no coração.

Uma personagem desprovida de intelecto, miséria física e espiritual; uma criatura que só veio para sofrer, mas, com sua ingenuidade, Maca, de alguma forma conseguia ser feliz e sempre ver o lado bom de uma situação mesmo tudo literalmente dando errado.

Mas enfim, um livro sensacional, e que final miserável de triste, lendo o livro todo e eu só tinha um sentimento que era de pegar a Macabea e cuidar dela. Recomendo a leitura!
Michela Wakami 13/12/2022minha estante
Já vi que vou sair dessa leitura com meu coração destruído.?

Michela Wakami 13/12/2022minha estante
Amei a resenha.??

João 14/12/2022minha estante
Com certeza vai, é muito sofrida ??? obrigado, Michela! ??

Michela Wakami 14/12/2022minha estante
??????

vic 14/01/2023

A Hora da Estrela
A Hora da Estrela é meu primeiro livro da Clarice Lispector e que livro incrível, que escrita impecável. As palavras da Clarice são lindas, pura poesia.
Li A Hora da Estrela para vestibular e me impressionei muito com a história. Esse livro é lindo, profundo e triste. No momento, eu não tenho nenhum outro sentimento que não seja tristeza. Agora eu entendo quando diziam que ler Clarice Lispector não é entender, é sentir.

?A eternidade é o estado das coisas nesse momento.?
Fafhy 14/01/2023minha estante
Perfeito ????????

vic 14/01/2023minha estante
??

Gabriel 14/01/2023minha estante
perfeita sua resenha meu bem!!!

vic 14/01/2023minha estante
obrigada amor!

Alane.Sthefany 22/07/2022

A Hora da Estrela - Clarice Lispector
Apresentação

Pelo ângulo filosófico, a evidência de que as origens do ser se perdem no tempo e de que é impossível voltar à época em que ?as coisas acontecem antes de acontecer?, leva o indivíduo a um estado de perplexidade. Ao afirmar que ?Tudo no mundo começou com um sim?, o narrador revela que sabe que as coisas se criam por um ato de vontade e de afirmação.

O que é dito no livro, por duas vezes, de uma maneira que nos faz lembrar o verso conhecido de Manuel Bandeira, em seu Pneumotórax: ?Experimentei quase tudo, inclusive a paixão e o seu desespero, E agora só queria ter o que eu tivesse sido e não fui.? (p. 36), ?A gargalhada era aterrorizadora porque acontecia no passado e só a imaginação maléfica a trazia para o presente, saudade do que poderia ter sido e não foi (p. 48).

(...) o silêncio desloca o homem do esquecimento de si próprio e faz com que viva o ?oco da alma?, O silêncio provoca a angústia de se descobrir como simples estar-no-mundo, entregue a si mesmo, desamparado da firmeza que o senso comum lhe oferece.

(...) a afirmação inicial do livro, de que ?tudo no mundo começou com um sim?, temos diante de nós um enigma a decifrar e um desafio a empreender. O enigma se refere ao primeiro sim (a origem do mundo); o desafio é dizer sim com Clarice Lispector, para continuarmos inventando o mundo. Por isso o texto termina com uma única palavra ocupando todo um parágrafo: ?Sim?. A nós, cabe continuar este movimento estelar. Eis a grande arte de Clarice Lispector.

Trechos Preferidos ?????

Meditação não precisa de ter resultados: a meditação pode ter como fim apenas ela mesma. Eu medito sem palavras e sobre o nada.

Tudo no mundo começou com um sim. Uma molécula disse sim a outra molécula e nasceu a vida. Mas antes da pré-história havia a pré-história da pré-história e havia o nunca e havia o sim. Sempre houve.

Como começar pelo início, se as coisas acontecem antes de acontecer?

A minha vida a mais verdadeira é irreconhecível, extremamente interior e não tem uma só palavra que a signifique.

(...) que cada um a reconheça em si mesmo porque todos nós somos um e quem não tem pobreza de dinheiro tem pobreza de espírito ou saudade por lhe faltar coisa mais preciosa que ouro ? existe a quem falte o delicado essencial.

Limito-me a humildemente ? mas sem fazer estardalhaços de minha humildade que já não seria humilde

(...) bem sei que cada dia é um dia roubado da morte.

As coisas estavam de algum modo tão boas que podiam se tornar muito ruins porque o que amadurece plenamente pode apodrecer.

(...) vivemos exclusivamente no presente pois sempre e eternamente é o dia de hoje e o dia de amanhã será um hoje, a eternidade é o estado das coisas neste momento.

Não, não é fácil escrever. É duro como quebrar rochas. Mas voam faíscas e lascas como aços espelhados.
Ah que medo de começar e ainda nem sequer sei o nome da moça. Sem falar que a história me desespera por ser simples demais. O que me proponho a contar parece fácil e à mão de todos. Mas a sua elaboração é muito difícil. Pois tenho que tornar nítido o que estáquase apagado e que mal vejo. Com mãos de dedos duros enlameados apalpar o invisível na própria lama.

Eu que quero sentir o sopro do meu além. Para ser mais do que eu, pois tão pouco sou.

Trata-se de moça que nunca se viu nua porque tinha vergonha. Vergonha por pudor ou por ser feia? ?

Essa moça não sabia que ela era o que era, assim como um cachorro não sabe que é cachorro. Daí não se sentir infeliz. A única coisa que queria era viver. Não sabia para quê, não se indagava. Quem sabe, achava que havia uma gloriazinha em viver. Ela pensava que a pessoa é obrigada a ser feliz. Então era. Antes de nascer ela era uma idéia? Antes de nascer ela era morta? E depois de nascer ela ia morrer?

Eu não inventei essa moça. Ela forçou de dentro de mim a sua exigência.

Uma vez por outra tinha a sorte de ouvir de madrugada um galo cantar a vida e ela se lembrava nostálgica do sertão. Onde caberia um galo a cocoricar naquelas paragens ressequidas de artigos por atacado de exportação e importação? (Se o leitor possui alguma riqueza e vida bem acomodada, sairá de si para ver como é às vezes o outro. Se é pobre, não estará me lendo porque ler-me é superfulo para quem tem uma leve fome permanente. Faço aqui o papel de vossa válvula de escape e da vida massacrante da média burguesia. "Bem sei que é assustador sair de si mesmo, mas tudo o que é novo assusta."

O cantar de galo na aurora sanguinolenta dava um sentido fresco à sua vida murcha. Havia de madrugada uma passarinhada buliçosa na rua do Acre: é que a vida brotava no chão, alegre por entre pedras.

(...) saudade do que poderia ter sido e não foi.

Se a moça soubesse que minha alegria também vem de minha mais profundo tristeza e que tristeza era uma alegria falhada.

Quem espera sempre alcança.

(Quando penso que eu podia ter nascido ela ? e por que não? ? estremeço.)

Em todo caso o futuro parecia via a ser muito melhor. Pelos menos o futuro tinha a vantagem de não ser o presente.

(Estou passando por um pequeno inferno com esta história. Queiram os deuses que eu nunca descreva o lázaro porque senão eu me cobriria de lepra.)

Que se há de fazer com a verdade de que todo mundo é um pouco triste e um pouco só.

A rotina me afasta de minhas possíveis novidades.

Quis descansar as costas, por um dia? Sabia que se falasse isso ao chefe ele não acreditaria que lhe doíam as costelas. Então valeu-se de uma mentira que convence mais que a verdade: disse ao chefe que no dia seguinte não poderia trabalhar porque arrancar um dente era muito perigoso. E a mentira pegou. Às vezes só a mentira salva. (...) ela teve pela primeira vez na vida uma coisa a mais preciosa: a solidão. Tinha um quarto só para ela. Mal acreditava que usufruía o espaço. E nem uma palavra era ouvida. Então dançou num ato de absoluta coragem, pois a tia não a entenderia. Dançava e rodopiava porque ao estar sozinha se tornava: l-i-v-r-e!

"Encontrar-se consigo própria era um bem que ela até então não conhecia." Acho que nunca fui tão contente na vida, pensou. Não devia nada a ninguém e ninguém lhe devia nada.

Promessa é questão de grande dívida de honra.

As boas maneiras são a melhor herança.

(...) ele não era inocente coisa alguma, apesar de ser uma vítima geral do mundo. Tinha, descobri agora, dentro de si a dura semente do mal, gostava de se vingar, este era o seu grande prazer e o que lhe dava força de vida. (Olímpico)

Foi a única vez em que falou de si própria para Olímpico de Jesus. Estava habituada a se esquecer de si mesma.

? Você sabia que na Rádio Relógio disseram que um homem escreveu um livro chamado ?Alice no País das Maravilhas? e que era também um matemático? Falaram também em ?élgebra?.

(Estava lendo o livro Alice no País das Maravilhas também)

?Una Furtiva Lacrima? fora a única coisa belíssima na sua vida. Enxugando as próprias lágrimas tentou cantar o que ouvira. Mas a sua voz era crua e tão desafinada como ela mesma era. Quando ouviu começara chorar. Era a primeira vez que chorava, não sabia que tinha tanta água nos olhos. Chorava, assoava o nariz sem saber mais por que chorava. Não chorava por causa da vida que levava: porque, não tendo conhecido outros modos de viver, aceitara que com ela era ?assim?. Mas também creio que chorava porque, através da música, adivinhava talvez que havia outros modos de sentir, havia existências mais delicadas e até com um certo luxo de alma.

A mosca voa tão depressa que se voasse em linha reta ela ia passar pelo mundo todo em 28 dias?

Será que o meu ofício doloroso é o de adivinhar na carne a verdade que ninguém quer enxergar? Se sei quase tudo de Macabéa é que já peguei uma vez de relance o olhar de uma nordestina amarelada. Esse relance me deu ela de corpo inteiro.

E tudo devia ser porque Glória era gorda. A gordura sempre fora o ideal secreto de Macabéa, pois em Maceió ouvira um rapaz dizer para uma gorda que passava na rua: ?a tua gordura é formosura!? A partir de então ambicionara ter carnes e foi quando fez o único pedido de sua vida.

Eu sou sozinha no mundo e não acredito em ninguém; todos mentem, às vezes até na hora do amor, eu não acho que um ser fale com o outro, a verdade só me vem quando estou sozinha.

Só sou verdadeiro quando estou sozinho.

Macabéa ficou um pouco aturdida sem saber se atravessaria a rua pois sua vida já estava mudada. E mudada por palavras ? desde Moisés se sabe que a palavra é divina. Até para atravessar a rua ela já era outra pessoa.

Se ela não era mais ela mesma, isso significava uma perda que valia por um ganho.

Algumas pessoas brotaram no beco não se sabe de onde e haviam se agrupado em torno de Macabéa sem nada fazer assim como antes pessoas nada haviam feito por ela, só que agora pelo menos a espiavam, o que lhe dava uma existência.

Eu poderia resolver pelo caminho mais fácil, matar a menina-infante, mas quero o pior: a vida. Os que me lerem, assim, levem um soco no estômago para ver se é bom. A vida é um soco no estômago.

Fora buscar no próprio profundo e negro âmago de si mesma o sopro de vida que Deus nos dá.
Então ? ali deitada ? teve uma úmida felicidade suprema, pois ela nascera para o abraço da morte. A morte que é nesta história o meu personagem predileto. Iria ela dar adeus a si mesma? Acho que ela não vai morrer porque tem tanta vontade de viver.

A morte é um encontro consigo.

Macabéa me matou.
Ela estava enfim livre de si e de nós. Não vos assusteis, morrer é um instante, passa logo, eu sei porque acabo de morrer com a moça. Desculpai-me esta morte.

Morreu em um instante. O instante é aquele átimo de tempo em que o pneu do carro correndo em alta velocidade toca no chão e depois não toca mais e depois toca de novo.

E agora ? agora só me resta acender um cigarro e ir para casa. Meu Deus, só agora me lembrei que a gente morre.

Mas ? mas eu também?!

Não esquecer que por enquanto é tempo de morangos.

Sim.
Canoff 25/07/2022minha estante
Esse livro explodiu a minha mente. Foi após eu ter lido ele, que eu comecei a me atentar aos livros de linguagem mais rebuscadas. Um exímio livro.

Alane.Sthefany 25/07/2022minha estante
Robson,

A Hora da Estrela foi o livro dela que eu achei mais fácil de compreender dentre os que eu já li. Mas o "Água Viva", misericórdia, kakakakaka...

Sai com a cabeça doendo.

O meu primeiro contato com a Clarice Lispector foi com Paixão Segundo G.H., eu pensando: 180 pág ?! Aahh, vou terminar em um único dia ?

A cada frase, eu tinha que reler, interpretar, achava que estava de fato e finalmente entendendo, depois mais na frente, via que não estava entendendo nada e relia novamente... Ou seja, demorei muito mais que 1 dia. ? Mas foi engraçado me deparar com algo assim . ?

Amei a escrita dela, muito cativante e intrigante. ??

Canoff 25/07/2022minha estante
Eu abandonei um livro dela. Me empolguei com uma obra que reunia todos os contos e acabei abandonando. ? Esse livro foi desafiador nas primeiras páginas, mas depois, consegui progredir bem!

Alane.Sthefany 26/07/2022minha estante
Ler Clarice Lispector sempre é desafiador ? ??
Principalmente no início ?
Que bom que conseguiu ???

Karen 23/06/2022

Muita sensibilidade
Ouvi de um amigo, formado em Letras, que pra ler essa obra é preciso sensibilidade. Honestamente, sou uma pessoa sensível, e dizer que odiei a leitura é demais, mas com certeza achei ruim do começo ao fim.

Seria necessário corrigir a fala do meu amigo. Pra ler Clarice Lispector é preciso MUITA sensibilidade, e um saco vazio pra ir enchendo enquanto a autora risca páginas e páginas de devaneios insuportáveis.

De devaneios e divagações filosóficas já bastam as minhas sessões de terapia. Péssimo.
CarolSay 23/06/2022minha estante

Karen 23/06/2022minha estante
? não é fácil

Andressa58 15/08/2023

Nhé
Não vou mentir, achei monótono e as vezes até irritante. não peguei simpatia pelo narrador e achei as interrupções no meio da história exageradas, mais atrapalharam do que ajudaram a dinâmica da narrativa. é meu primeiro da clarice e talvez a expectativa estivesse alta também.
Yasmin_Eyre 18/08/2023minha estante
Tenta Perto do Coração Selvagem, tem a escrita mais fluída e é ótimo

Andressa58 22/08/2023minha estante
vou colocar na lista!

Bruno236 25/08/2023minha estante
Eu gosto bastante de Felicidades Clandestinas

Andressa58 25/08/2023minha estante
vou colocar na lista também hehe

Bit 11/11/2020

"Pensar é um ato. Sentir é um fato."
Nunca experimentei sensação igual ao ler um livro. Claro que cada livro é cada livro, não se tem o mesmo repetido, cada livro guarda um universo esperado a ser lido, mas você pode sentir de maneiras diferentes o mesmo. É doido como um livro pode nos prender a tal ponto que parece feitiçaria. As palavras desse livro são pensamentos, pensamentos que ultrapassam as palavras correndo, correndo, não tem pausa, um atrás do outro, faço desses pensamentos os meus, parece que nunca leio rápido o suficiente, as palavras estão sempre a minha frente. No começo esse ritmo incessante de pensamentos me cansam, são demais para minha cabeça, mas logo mais sou capturada pelo feitiço e lá estou não consigo parar de ler. Mudo de posições algumas vezes, mas nem assim tiro os olhos das páginas, sou eu e o livro, o livro e eu. O relógio tictacteia ao meu lado, mesmo me perguntando que horas fazem não desvio o olhar. Bato com o pé na parede, não sei o que estou fazendo, só continuo sem poder parar. Sinto como se prendesse a respiração durante todo livro, mas isso seria impossível, não viveria. Os pensamentos continuam a fluir, as páginas voam, 42, 54, 60!, 68, 70, 82... Só existe eu, Macabeá e Rodrigo. Sinto a garganta seca, a barriga vazia doendo, mas talvez esteja olhando através de Macabeá, em seu viver ralo, de somente viver, respirar, fora de si, fora do mundo. É simplesmente incrível a forma que este livro foi escrito, sem floreios, sem enfeites, apenas a linguagem nua e crua como o é na realidade. Se lesse novamente esse livro, não sentiria o mesmo, porque essa magia só acontece uma vez, depois já sabemos, o feitiço se quebrou, mas podemos ampliar esse mundo ainda, com palavras e detalhes que perdemos da primeira vez, e com as palavras que podem ganhar novos significados, pelos novos olhares que vemos através do tempo, tempo este que não para de correr, como os pensamentos de Clarice, sempre buscando respostas e encontrando mais perguntas no lugar. Esse livro é um soco no estômago, como a vida o é, e também como a vida carrega a beleza e a tristeza de ser, a dor e o prazer que significa ser humano. Ele serve para nos dar um pouco da empatia que falta no mundo, empatia de enxergar no outro o sofrimento, de enxergar através dos olhos do outro, enxergar as pequenas grandezas existentes en cada um de nós, e entender que todos somos humanos, olhar para uma parte e ver o todo, entender que todos nós chegamos a este mundo dando o primeiro parco inspiro, e que todos vamos um dia deixá-lo, em um último parco sopro.
Lua 11/11/2020minha estante
Clarice e seus efeitos sobre quem a lê. ?

Bit 11/11/2020minha estante
Aaaa simm??

Dan 11/11/2020minha estante
Que resenha maravilhosa, Flora! Foi bem isso o que senti ao ler A Hora da Estrela, essa pequena e grandiosa obra-prima que consegue nos remexer tanto por dentro. Bravo!

Bit 11/11/2020minha estante
Obrigaada?

anaju 02/07/2023

Como pode uma história sobre uma vida tão rasa ser tão complexa?
sei lá, não sei explicar clarice lispector, ela é um sentimento mesmo.
quando o narrador diz que não quer matar macabea pois quer algo pior, que é a vida, e que a vida é um soco no estômago? i felt that
belazul7 02/07/2023minha estante
Queria ler, mas acho que ainda não tenho intelecto pra compreender Clarice Lispector

anaju 02/07/2023minha estante
amg, tenho 17 anos e esse foi o primeiro livro da clarice que eu li kkkkk. se engana quem pensa que a escrita dela é super difícil e que vc precisa de um doutorado pra entender. ela escreve pra todo mundo, e entende quem sente. dá uma chance ?

belazul7 09/07/2023minha estante
Capaz de eu dar, viu

anaju 11/07/2023minha estante
lê e me conta oq achou!!

kamylla6 27/10/2023

Hora da Estrela
Esse foi um dos livros mais doidinhos lele da cuca e filosófico que eu já li, me deu muita vontade de ler mais livros assim, gostei muito desse uma experiência única
Amanda.krislayne 27/10/2023minha estante
O filme é muito bom também

kamylla6 27/10/2023minha estante
tem filme??? nossa eu não sabia

Amanda.krislayne 27/10/2023minha estante
Simm, e o filme está muito fiel ao livro

kamylla6 29/10/2023minha estante
nossaaa vou procurar pra assistir

alissonferreira.c1 12/12/2020

A vida é um soco no estômago... E esse livro também
Passei anos adiando essa leitura e agora que acabei, eu não sei explicar o meu sentimento com relação a ela. Entendi? Bem pouco, na verdade. Mas posso dizer que senti bastante. Clarice fez com que eu gostasse, detestasse, desprezasse, amasse e sentisse dó de Macabéa. As vezes dava vontade de gritar com ela. Gritar o que ela calava. Reage! Toma a rédea dessa vida sem graça. Mas o mais assustador de tudo foi me ver na personagem em alguns momentos. Para além da auto identificação, também existe a identificação do outro. Eu conheço algumas Macabéas e nunca consegui entender como elas conseguem ser assim. Talvez falte empatia minha também. Eu preciso reler esse livro em outro momento. Preciso revisitar a história quando tiver mais maturidade, porque sinto que aproveitei pouco.
Miryan Jussara 13/12/2020minha estante
A Clarice faz isso com a gente, né?! ?Nos pega de jeito bem na ferida... Ainda estou terminando de ler, eu e mais dois amigos estamos fazendo Lives literária sobre esse livro no meu Instagram @miryanju, vem participar com a gente! Vamos comentar da pág 45-70. Seria uma honra p nós, toda quarta às 20h, se n puder, as lives ficam salvas nesse mesmo Instagram. Valeu ?

Lives literárias*

alissonferreira.c1 13/12/2020minha estante
Já estou seguindo lá. Vai ser ótimo participar desse diálogo. Muito obrigado pelo convite!

Miryan Jussara 13/12/2020minha estante
Seja muito bem vindo, espero q vc goste de conversar c a gente! ? Estou te seguindo no Instagram TB.?

Lucas.Neves 09/02/2024

A leitura de uma vida
Me peguei em vários momentos querendo chorar relendo esse pequeno livro. A minha professora de português do Ensino Fundamental fez com que nós, meros alunos, lêssemos essa obra fantástica. Agora, na minha ?adultice?, volto com um outro olhar, não digo mais maduro, mas com certeza diferente e mais atento aos detalhes. Esses momentos, tão pequenos, assim como é descrito pelo narrador sobre a personagem principal é sem dúvida sobre todos nós. Quem nunca se sentiu esvaziado pela vida ou cheio demais? Quem nunca se pegou em uma situação de extrema inocência e sonhos onde só havia a mais pura razão? A Realidade nos esmaga e ri de nós junto com a Ironia, assim é a vida.
Bruna2310 09/02/2024minha estante
Sou doida pra lerr

Lucas.Neves 09/02/2024minha estante
Bruna, vale muito a pena! Meu Deus, fiquei feliz que alguém comentou haha Mas nem sei marcar o comentário

Bruna2310 09/02/2024minha estante
De nada, adorei a sua resenha

Thiago56 10/02/2024minha estante
precisamos falar sobre o ?tempo de morangos? e seus significados?

Bart 28/04/2021

*Clarice Lispector*
Editora Rocco, 2017, 224 pág.
Que escritora fantástica, confesso que por sorte, escolhi a edição que tinha mais páginas (sempre acho que vai ter algo à mais... e teve ?). Por sorte, essa era a edição comemorativa de 40 anos, e além de fotos de páginas de escritas por Clarice, essa é uma edição comentada, como disse antes, tive muita sorte, porque o começo da história foi muito complicado p/mim.
? calma, sou homem, tenha paciência!!
No começo da trama, eu estava perdido, tem um narrador que não era ela, mas que falava do que pretendia fazer com as personagens e com a trama... que powha é essa?! Mas aí, do nada a história começa, curta fluída(a escrita muito gostosa de ler), mas o tom triste, duro. Daí descubro que esse foi o último livro nem toda, nem toda despedida é feliz, nem todo fim é querido.
A história fala de Macabéia, uma alagoana que mora no Rio de Janeiro, ela em si tem uma história de vida sofrida (se quiser saber...vai ter que ler ?), e no Rio, conhece Olímpico de Jesus,  metalúrgico, metido a saber de tudo, chegando até ser abusivo com Macabéia. Mas a trama não fica só nisso, ela é uma mulher sem sonhos, entristecida, mas um fato muda isso e  pela 1a vez na vida ela sente a esperança.... de novo a vida acontece, tirando tudo dela... Mas como, e o que acontece depois? Você vai precisar ler!!?
A personagem de Macabéia emociona, faz refletir sobre como conhecer-se pode mudar totalmente o olhar de uma pessoa sobre si mesma.?
Não dá p/escrever muito e estou aberto à correções, por favor!!
Livrão, essa mulher é incrível!!
??????????????
CONTINUEM LAVANDO AS MÃOS!
Thales 28/04/2021minha estante
Esse é ao mesmo tempo o livro mais bonito e mais triste que eu já li. Será que faz sentido? ?

Bart 28/04/2021minha estante
Faz todo sentido! Clarice, se despediu com esse livro, e tom dele é de uma despedida sem reencontro.

Claudia Canazart 28/04/2021minha estante
Amo Macabéia. É simplesmente maravilhosa essa história.

Bart 28/04/2021minha estante
É um tapa na cara!! O qnt se conhecer é fundamental p/si!!

Mel 03/10/2016

Melancólico e profundo
"Ainda é tempo de morangos. Sim."
Fabio Pedreira 03/10/2016minha estante
Já li esse livro no tempo do colegio umas 3 vezes, acho que me traumatizou pra leituras nacionais. kkkk. Mas... Analisando só a primeira vez que li, foi bom. =D

Mel 03/10/2016minha estante
Hahahaha quando somos obrigados acho que perde um pouco a magia... mas esse livro tem um significado enorme pra mim, pois é uma mescla da Clarice com o Caio F Abreu... além da reflexão profunda que me bate toda vez que penso na Macabéa, e me assusta a frequência em vê-la em moradores de rua, faxineiros, zeladores, etc que são considerados escória pra grande parte dessa sociedade imunda... Espero que um dia esse cenário mude.

Fabio Pedreira 03/10/2016minha estante
Eu entendo muito bem isso. Inclusive um dos Tccs da minha sala foi voltado a invisibilidade dos moradores de rua. E descoberto que a maioria dos que estão ali são por desilusões amorosas. É um cenário triste e que as pessoas ignoram.