Os pilares da Terra

Os pilares da Terra Ken Follett

Resenhas - Os Pilares da Terra - Vol. I

Laranfm 23/11/2020

Uma história cheia de reviravoltas, com personagens super bem escritos, cada qual com sua personalidade e enrredo, um livro apaixonante daqueles que você não consegue desgrudar do livro até terminado a leitura dos 2 volumes e do spin off Mundo sem fim! Uma das melhores obras que eu já li! Uma história da lista dos Meus Favoritos.

Dan Lazarini 13/03/2020

Incrível
Este livro é simplesmente perfeito. Não conseguia parar de ler.
Não se engane achando que um livro cujo tema central é a construção de uma catedral. A trama é muito envolvente com muitos personagens interessantes e que vai se tornando queridos ao longo da história.
E tem um romance daqueles que passam por diversos obstáculos mais que se fortalece a cada capítulo

Lucas990 24/02/2023

Os Pilares da Terra é um grande novelão medieval, e eu amei.
A história tem como foco a construção da catedral de Kingsbride e todos os personagens que de alguma maneira estão ligados a essa obra, sendo a catedral em si também um personagem muito central.
É um livro longo, muito longo, e talvez por isso o desenvolvimento dos personagens e do enredo principal seja tão bem feito. Tudo tem uma causa e uma consequência, tanto a curto como a longo prazo, mas no final não há nenhuma ponta solta, tudo é devidamente explicado e acredito que é nesse ponto que está a genialidade do autor e o sucesso dessa história.
O livro merece a fama que tem. Genial em todos os sentidos. 5 estrelas que poderiam ser no mínimo 6.
Lucas 06/04/2023minha estante
Tem uma série deste livro

VanessaRabaquim 16/07/2022

A melhor personagem feminina que já li !!!!
O que falar deste calhamaço???

primeiro ... ele assusta só de pegar na mão ..meu exemplar tinha quase 1000 paginas e é de doer os braços hahhaha .. mas vamos ao livro ...

o livro esta ambientado no período histórico do século XII chamado de A Anarquia .. onde temos o Rei Henrique I que perde teu filho em um naufrágio .. e a Matilda passa a ser a herdeira legitima do trono, mas neste rolo todo temos Estevão um homem ambicioso que tenta usurpar o trono ... e infelizmente consegue! E nosso romance começa neste ponto.....

Temos Tom Construtor casado com Agnes e com dois filhos Alfred ( um fedelho insuportável protegido a todo custo pelo pai!!) e Martha com seus sete anos! Tom sempre teve o incrível desejo de construir uma catedral e ... alguns fatos no inicio do livro levam ele e a família a migrarem para Kingsbridge onde toda a passagem de tempo ocorre e onde termos a nossa catedral!!!.

Porém nesta jornada até Kingsbridge eles cruzam com Ellen e seu filho Jack e com o frei Philip, aqui temo quase todos os personagens do arco principal... porém... muita coisa rola até o início da catedral... algumas coisas vão causar raiva, como Ellen e Tom !!! Na realidade Tom é um herói mais anti-herói que eu já vi .. porém .. é incrível ver como sem nem saber contar ele consegue construir coisas incríveis.

Outro ponto muito legal é ver como Ken Follett pegou brechas históricas e encaixou o romance ... são quase mil paginas que passam sem o leitor perceber, eu me encantei por Philip, pela sua garra sua determinação e perseverança... e como ele está entre o limite do certo e errado, perante uma igreja católica que reinava.

E este é o ponto que mais me surpreendeu ... é através do olhar de Philip .. um membro da igreja católica que vemos como em uma época onde a força, o castigo, o roubo e a morte reinavam .. a igreja era a monarquia acima do rei !!! e isso torna as coisas ainda mais empolgantes, pois temos um clérigo vendo e tomando providencias, para que em sua comunidade o justo fosse feito ...

ao mesmo tempo nisso tudo .. temos Ellen e Jack que simplesmente odeiam a igreja!!, e demora um tempo até entender exatamente o pq deste ódio tão profundo ... E o surreal acontece uma selvagem ..consegue separar um clérigo fiel e justo como Philip do resto da igreja .. (eu estou rasgando seda para ela ... mas ela é uma personagem que eu odiei desde o início ... e no final eu não gostava dela muito mais do que no inicio ... porém ... ver aos olhos de uma selvagem o que hoje em 2022 não conseguimos ver em indivíduos letrados é surpreendente)

Em outro arco da história temos Aliena e Richard que com o tempo passam a fazer parte do arco principal... e Aliena é incrível uma das melhores personagens que já li até hoje, tem uma personalidade forte e atitudes fortes em uma época onde a mulher nem poderia abrir a boca. Aliena gera um movimento em Kingsbridge simplesmente para cumprir uma promessa e faz com maestria isso, tal maestria que até mesmo Philip passa a respeita-la e a olha-la com bons olhos.

No oposto da irmã Aliena que é uma personagem forte que sofre horrores, seja por erros próprios ou por erros dos outros, mas que sempre se levanta e segue em frente temos Richard um ser desprezível que vendaria a irmã para comprar uma espada ... ops... na realidade ele vendeu !!!

então sem dar mais spoilers sobre esta obra prima ... só posso dizer que se fosse possível eu daria seis estrelas.. eu estava com muito medo de ler este livro tanto pelas 1000 paginas como pela época em que ele se passa ... pois é um período histórico que eu morro de amores e estava com medo de ele estragar ... Mas posso dizer que minhas expectativas foram superadas com maestria .

Aldo S. Oliveira 07/03/2022

Os Pilares da Terra
Simplesmente o melhor livro que li até agora. Incrível como o autor conseguiu me fazer ficar fascinado com cada personagem, desde Tom Construtor até Waleran Bigod, passando por diversos outros personagens maravilhosos como Jack, Aliena, Ellen, Agnes, Jonathan, Francis, Philip etc. Adorei cada página deste livro e com certeza é um livro que ainda lerei mais vezes. Sei que há mais dois outros livros na sequência deste, mas essa história é completa.

Cissa 16/07/2013

Apaixonante

Minha viagem no tempo de retorno à Idade Média, durou exatamente 1103 páginas. Desembarquei na Inglaterra Medieval no início do ano 1100 levada pelo estilo emocionante de Ken Follet escrever.

A história se desenrola numa época de muitas lutas, poucas esperanças e muitas mentiras e idéias sórdidas na esperança de conquistar prestígio, dinheiro e poder.

Ken Follet me apresentou vários personagens cujas histórias vão se entrelaçando de tal forma e com tal coerência e emoção que não consegui ficar indiferente. Me aliei aos lutadores e deserdados, aos humildes e carentes, e aos justos e aos honestos. Lutei e me impressionei com as descrições das batalhas. Chorei com as crueldades e me indignei com as ardilosas maquinações de uma parte da sociedade desumana, cruel e violenta. Vi religiosos em nome da igreja defenderem seus interesses quer pessoais quer em nome do povo ou de Deus. Vi e entendi porque a Idade Média é considerada a Idade Negra da Humanidade. O ser humano pouco evoluiu na ciência, nas artes e na religiosidade.

Impossível não tomar partido do bem e da justiça. Muitas vezes me vi desejando a morte de alguns dos personagens com a mesma crueldade e desinteresse com que se livravam das pessoas como se estas fossem velhos trapos a serem descartados.

Mas, Ken Follet me brindou com uma linda história, um excelente final e principalmente me levou por vários dias ao mundo do conhecimento e da reflexão; me mostrou como a evolução humana foi difícil e continua sendo lenta e como a bárbarie de antigamente agora é sofisticada e moderna. Somos menos cruéis? Não. Só mudaram os métodos.

História muito bem narrada e bem construida. Personagens humanos e intrigas bem armadas e verossímeis. A leitura flui com naturalidade e interesse constante e crescente. Enfim, Pilares da Terra é um dos melhores romances que já li. Difícil foi retornar ao ano de 2011, quando estive por quase dois meses na Inglaterra Medieval.

Como toda boa história é inesquecível e eterna.
sonia 24/09/2013minha estante
Gostei muito deste livro, bem narrado, retratando com crueza as contradições desta época, em que o estupro era a regra, parece - um padre tão casto em meio a homens tão bárbaros. E a construção das igrejas, o objetivo de uma vida, representando mesmo não apenas a identidade mas a própria sobrevivencia de seus construtores. O forte vínculo afetivo entre os personagens, tudo bom.

Renan 18/06/2021

O cotidiano na era medieval
Quando você inicia a leitura de ?Pilares da Terra? o número de páginas pode te desanimar (941 páginas), porém a leitura foi fluida no meu caso. O grande destaque desse livro para mim são os personagens. A descrição da personalidade de cada um é tão boa que com poucas páginas você já consegue se familiarizar e adorar/odiar as atitudes tomadas por cada um deles. A história gira mto entorno dos problemas cotidianos da Idade Media englobando as brigas por poder entre a igreja e os reis/condes. Para quem gosta e entende de arquitetura, o que não é o meu caso, o livro é um prato cheio para imaginar como eram construídas as grandes catedrais católicas.
Beta 26/06/2021minha estante
Amei esse livro ?

Renan 27/06/2021minha estante
Tb gostei mto!

Uhtred of Piracaia 09/01/2022

Um novelão épico!
Ken Follett adicionou todos os ingredientes possíveis para fazer de Os Pilares da Terra um dos romances mais épicos já escritos ambientados na Idade Média: Igreja e sua influência política, guerras pela coroa da Inglaterra, amor proibido, vinganças, ganância, liderança... tudo ocorrendo em torno da construção de uma catedral, a despeito de todas as dificuldades.

Pêpe 28/06/2021

Maravilhoso
Fiquei encantada com esse livro, simplesmente maravilhoso... não estou em condições de me separar da Aliena do Jack e do prior Phillip.
Que história..eu não conseguia parar de ler, em nenhum momento foi cansativo ou o autor perdeu o fio da meada, quantos detalhes riquíssimo, quanta informação, quanto aprendizado da minha parte.
Já li Ken Follett, mas os Pilares da Terra me surpreendeu, me apaixonei pelos personagens, sofri junto com eles e me alegrei em vários momentos.
Fico me perguntando, porquê não li antes, vale muito ler esse livro, eu super recomendo.

Nic 13/06/2020

Ficção histórica.
Um baita livro, 940 páginas de ficção histórica muito bem escrito e embasado, mostrando guerras, brigas por poder entre reis e religiosos, no final, quem paga a conta destas guerras sempre é o povo.
O mesmo acontece na vida real, passam se anos e a história é cíclica, a ambição dos poderosos comanda e o povo sempre paga a conta. Fikdik de leitura, Ken Follett é incrível.

Leiturasdamarina 29/03/2020

Obra prima!!!
Uaau..nem sei o que dizer, agora que, enfim, concluí essa leitura!! Ken Folett se superou!! Que história!!! Tantos personagens, tão bem construídos..todas as histórias tiveram sua importância; e todas magistralmente ligadas...Muitas coisas estão passando na minha cabeça agora, mas nem consigo colocar em palavras. Simplesmente incrível!!!!
Jenifer Tertuliano 29/03/2020minha estante
Preciso terminar!!!!!

Peter.Molina 07/02/2023

A saga de uma catedral
Este livro conta a história da construção da catedral de Kingsbridge, permeada por diversos conflitos paralelos, envolvendo escândalos na igreja, corrupção política, disputas pelo poder ,além de muita violência que pode gerar alguns gatilhos,pois o livro descreve episódios de estupro aterrorizantes, além de algumas cenas bem hot. Tudo isso tendo como base a Idade Média no início do século XII. O livro é muito bem escrito, as aventuras e o desenrolar das tramas é envolvente ,mas achei que o final de alguns personagens insatisfatório bem como inverossímeis. Mas vale a leitura como uma aventura empolgante. Vamos ver agora a continuação da saga.
Gustavo195 08/02/2023minha estante
Estava esperando pra ver quantas estrelas você ia dar pra esse livro! rs Eu vou começar logo logo mas vou ler bem aos poucos pq tem muitas páginas haha mas pela sua resenha acho que o livro vale a pena sim.

Peter.Molina 09/02/2023minha estante
Sim vale a pena ler! Emendei agora nas cronicas de Arthur, praticamente estou vivendo na idade média rsrsr

Milly 13/12/2021

Viagem no tempo!!
Eu amo livro que passa em contexto histórico Real. Adoro tbm as escritas de Ken Follet.
O livro é rico demais em detalhes, Acho que nele encontrei um dos piores vilões William.
Sofri o livro todo. O livro todo desperta vários gatinhos de ansiedade, tem muita violência, cenas de estupros e tem muita maldade. E o tempo passa e a perseverança vence. Apesar de ser historias fictícias acredito que esses episódios seja bem parecido da época. Eu tenho vários queridinhos dos personagens nesse livro. Adorei as personagens femininas das historia, todas muito forte. A personagem de Ellen fascinante, mostra bem como mulheres sozinha e livres era consideradas Bruxas. A força de Aliena quando começa um livro ela ainda adolescente, passou por vários episódios e nunca desistia de sua promessa ao pai. Dos homens o meu preferido é Philips, Tom e Jack. É muita coisa nesse livro, se passa por muitos anos.

i_ury 19/04/2021

apesar de ser um livro imenso e ter muito o que falar sobre ele, prefiro não tecer muitos comentários

apenas: comecei a ler no dia 26/01 e terminei menos de um mês depois... fiquei estagnado. fiquei tão preso e envolvido na história que foram quase 3 semanas pra iniciar outra leitura. SIMPLESMENTE GENIAL

Allife 23/01/2021

Este foi o primeiro livro que li de Ken follet e tenho que admitir que ele é uma obra de arte, claramente entrou para lista dos favoritos. São tantas reviravoltas, tantos momentos que te prendem, o desenvolvimento dos personagens é tudo maravilhoso. Estou imprecionado com esse livro.
Lena 23/01/2021minha estante
Amo amo amo amo amo muito esse livro tambémmm

Allife 23/01/2021minha estante
Estou encantado com esse autor