A redoma de vidro

A redoma de vidro Sylvia Plath

Resenhas - A Redoma de Vidro

gdilua 29/05/2024

Angustiante e envolvente
Eu terminei de ler agora e não consegui esperar o dia amanhecer pra escrever sobre a experiência que foi ler esse livro. Eu simplesmente amei a forma em que a Esther (protagonista) misturava os acontecimentos atuais com divagações ou com os acontecimentos passados, é um livro que demonstra a espiral que ela entra, com suas nuances, seus pensamentos desajeitados de dúvidas, é algo muito forte que é muito difícil de sair. Depois da leitura fiquei curiosa sobre a autora e descobri a história dela, A Redoma de Vidro é uma semi autobiografia da Sylvia, o que me fez entender como ela pôde explicar certas sensações tão bem - porque ela passou por aquilo.
Eu gostei muito da história, gostei de acompanhar a Esther, senti falta da Doreen nos primeiros momentos, mas depois entendi que esse não era um livro que teria plot ou personagens super envolvidos durante a obra inteira, até porque a Esther é bem apática e indiferente com as pessoas ao redor dela. Apesar de abordar temas sensíveis, achei uma obra sensível, que pode passar muitas mensagens, me conectei muito com a história principalmente na segunda metade, ela deixa de lado o ar decadente jovial em uma cidade grande e entra numa decadência psíquica muito decorrente do passado, mas também das incertezas do futuro.
Me deixou ansiosa para minhas próximas leituras da Sylvia Plath e entendi o motivo da obra conversar tanto com o psicológico feminino que tanto comentam por aí.

giovanna 29/05/2024

A árvore de figo
Esse livro me destruiu. Como alguém depressiva e ansiosa, não sei nem descrever o que senti. É cru demais, sensível demais, curto demais. Pesado, mas mexeu comigo de um jeito avassalador. Ainda estou pensando na árvore de figos e temendo que minha redoma nunca mais se levante (tal qual a autora)

isa_tami636 28/05/2024

Mutação da minha redoma de vidro, imutável ao que já foi
Me recuso absolutamente a falar sobre esse livro, a comentar minhas opiniões sobre ele, sobre Ester Greenwood, sobre Sylvia Plath, sobre tudo o que ele traz. Isso iria me quebrar em cacos para quebrar os outros, de sangrar e apodrecer figos, de invalidar o sentimento de ser e saber. Sou outra pessoa depois dessa leitura, sim, mas não precisamos falar disso (terminei de ler em pdf pirateado e vou atrás de uma versão física para ler de novo o quanto antes)

Giovanna2061 28/05/2024

O que é a redoma de vidro?
"Talvez o esquecimento, como uma nevasca suave, pudesse entorpecer e esconder aquilo tudo. Mas aquilo tudo era parte de mim. Era a minha paisagem"

Estar numa redoma de vidro é ver-se segura dentro da própria fragilidade; é fechar-se para todas as suas expectativas e ver o mundo por lentes distorcidas.

Esther é complexa - tem ansiedade em cada pensamento, tem a certeza de estar perdida, sabota a si mesma várias vezes... ela também julga muito e é extremamente pessimista; mas, também é muito inteligente, perspicaz e, até mesmo, sensível em determinados trechos. Facilmente identificável.

Na minha experiência, foi uma leitura totalmente lenta, porém, não poderia ser diferente. O processo de depressão é lento, monótono, triste - tudo externalizado muito bem por Sylvia Plath.

As 3 estrelas também foram pela minha experiência, muitas vezes eu queria que ela saísse um pouco dessa redoma e percebesse que o mundo existe fora dela.

bibi156 28/05/2024

Virou um dos meus fav
acabei de terminar minha leitura e chega a ser desafiador descrever como esse livro me impactou de diversas maneiras diferentes, em inúmeros aspectos fui colocada a precisar refletir sobre meus próprios sentimentos, uma vez que, eles estavam sendo detalhadamente sintentizados em formas de palavras a cada página que passava.
sylvia plath consegue usar uma linguagem hipnotizante, não conseguia dormir pensando em devorar esse livro inteiro e quando não tinha tempo para vê-lo minha cabeça estava trazendo à tona trechos da obra, em pequenos momentos que conseguia reconhecer a semelhança do meu cotidiano com o que estava sendo descrito na minha leitura.
e tudo isso se torna ainda mais impactante pela própria vivência da autora e da profundidade de suas emoções sendo refletidas em sua escrita. sinto que consegui verdadeiramente sentir no fundo do meu coração e estômago toda a amargura vivida por sylvia plath. são poucos os livros que já encontrei que uma escritora conseguia transmitir a essência do seu âmago tão sinceramente. uma experiência marcante e única, todo ser humano devia ler a redoma de vidro uma vez em sua vidinha.

Súh 27/05/2024

"Devia haver um ritual para quem nasce novamente " palavras de Silvia Plath . Termino o livro com o coração destroçado ao lembrar que semanas depois de escreve-lo a autora terminou com sua própria vida. Esse vai ser sem dúvida um livro que ficará em minha memória para sempre. Muito lindo e triste!

Gabriel 27/05/2024

Vale a leitura
Como uma autobiografia de uma pessoa com depressão, pode-se imaginar que não é uma narrativa emocionante. Pelo contrário, é monótona e até incômoda às vezes. Todavia, nessa sociedade atual em que os males da mente muitas vezes se sobrepõem aos do corpo, é interessante acompanhar a degeneração psicológica da autora, ainda mais como mulher nos anos 50.

Vasconcelos0 27/05/2024

Um adeus e um pedido de socorro
Muitos gatilhos e muita tristeza cerca a personagem principal onde acredito fielmente que Sylvia escreveu essa carta de despedida pra ela mesma.

dodoortony 26/05/2024

O impacto certeiro de Sylvia Plath
Comecei a ler o livro alguns meses atrás no formato digital, mas, por algum motivo que não me lembro exatamente, desisti. Uma querida amiga me emprestou a versão física e sinceramente, fico feliz por ter tido a oportunidade de ler essa obra. A forma como Sylvia descreve os sentimentos e as percepções de mundo arrepiam qualquer um que já tenha passado por algo parecido. Esther Greenwood representa, entre muitas coisas, o que é ser uma pessoa resiliente para conseguir sair de sua redoma de vidro.

Por fim, meu coração dói ao saber a história por trás da autora. Acho que torna a experiência mais profunda e séria. Honestamente, não me imagino longe dessa história.

bolchegirl 26/05/2024

Livro de menina depressiva
É bizarro como a Esther consegue ser facilmente identificável.
Adorei a leitura, é um clássico fácil de ler e quando você entende a história da autora dá uma sensação de estar lendo algo muito íntimo.
Acho que a Sylvia traz algumas coisas meio problemáticas (até racistas) pra época dela e pra nossa época, mas é uma questão histórica muito forte. Então, mesmo com essas questões acho o livro muito necessário.

Carolina 26/05/2024

Analogia do Figo - um dos melhores livros do ano.
Demorei muito para começar a ler este livro e não sei exatamente o motivo.

A obra possui uma densidade tão marcante que chegou a influenciar meus sonhos. A narrativa me afetou de maneira extremamente profunda, sobretudo que, depois de concluir a leitura, realizei uma pesquisa sobre a vida de Sylvia Plath.

Uma das melhores leituras do ano.

A analogia do figo, em particular, alugou um espaço na minha mente. Sempre penso nessa metáfora.