Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Marcos5813 06/03/2023

Distrações que emancipam
O Romance "Casa de Pensão", de Aluízio Azevedo, escritor maranhense, e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, faz um retrato vívido e traçado da Corte, do Brasil Império e das distrações humanas, valendo aqui mais que o ouro. O afã das belezas e conquista amorosas julgam o homem pelo seu caráter de achar que não há delito ou hábitos em amar e ser amado, talvez do amor não correspondido de um pai, de uma pessoa querida. Amâncio amava o proibido, e por mais inocentado que seja pela sua fortuna, de dinheiro e prestígio vai ao regaço da vendeta. Chácaras são arbitrárias, talvez mais que um pensionato onde se elogiam os arrimos. O natural é que seja distração e indo ao prelo o naturalismo torna-se gênero pois é singelo pela pureza banal dos fatos e atos, e, assim viver como alguém a desdenhar do destino. A natureza é um processo contínuo e não dá saltos. Só de minhas mãos frias, esquentada pela honra, de quem foi desonrado. Belo livro.

Leticia 28/02/2023

Que livro!!!
Aluísio me pegou muito nesse livro! Enquanto O Cortiço é um livro que mostra mais as mazelas da sociedade, e não tem em si um personagem principal em que a história gira em seu entorno (percebe-se aí, o porquê do Cortiço ser mais cobrado em vestibulares e provas do ensino médio), Casa de Pensão é totalmente o contrário.

A história de Amâncio nos revela ainda sim, o naturalismo na produção do autor. Mas nos mostra, acima de tudo o egoísmo dos personagens, a maldade uns com os outros. A falta de afeto dos pais, e o que ela pode causar no filho. A ganância de Coqueiro e sua família, a mente pequena e jovem de um homem em formação. A genialidade de Aluísio em descrever tão bem a sociedade Fluminense da época se aplica totalmente aos dias que hoje vivemos. Ótimo livro, indico demais.

A leitura pode ser um pouco arrastada do começo para o meio do livro, mas depois segue uma linda de plots maravilhosos. Que final!!!

NathAlia255 27/01/2023

Final inesperado
Muito ouvi falar sobre Aluísio Azevedo, porém anteriormente só tinha lido o Cortiço. Agora mais um livro do autor que me surpreende, personagens autênticos e trama envolvente. Porém alguns trechos achei um pouco arrastada a história.
Recomendo.

Maria 23/01/2023

Gostei bastante da escrita e, mesmo sendo retratada a fala de uma época passada, a leitura foi bem leve. o final foi bem surpreendente e o Aluísio é simplesmente um gênio. A edição que eu li tinha alguns erros ortográficos, mas nada que interfira na leitura

debylendo 19/01/2023

Um caso de não romance policial
Livro : Casa de Pensão
Autor: Aluísio Azevedo
Editora: @editoramartinclaret
N° de pág : 269 de história
Para: +17

▪︎ Uma literatura da ciência, é como o autor lida com a história como se fosse um objeto de estudo. E cada personagem representa uma tese sobre o homem, as questões sociais do século XIX.

▪︎ O autor quer mostra sem filtro a realidade social, de forma disfarçada usando um fundo de romance e histórico de um caso de assassinato, um fato real que aconteceu no Rio de Janeiro, o crime ficou conhecido como ''Capristano de 1876'' o caso teve muita rrepercusão nos jornais da época.

▪︎ A narrativa conta sobre a vida de Amâncio um cara rico que mora no sul do Brasil,um rapaz que se envolve com Amélia a irmã de João Coqueiro. E esse cara é um futri que convida Amâncio para se hospedar na casa de pensão, com as melhores intensões imagina, e nesse tempo o rapaz também se aventura com mais 2 mulheres, uma velha e outra casada kkkk tipo 0 filtros ele.

▪︎ O enredo é no tempo do Naturalismo, um estilo que gosta de chocar o leitor, então senas de sex# de modo sortidos e caóticos é ''normal'' e o auto controle dos personagens de modo geral é raro. Esse livro foi o 1 caso de romance jornalistico na literatura brasileira. Mas, Amâncio não quer compromisso, com o rolo que ele arrumou.

E o que acontece na sociedade do seculo XIX se houver finalmentes antes da hora? Será que a donzela da vez foi forçada ou foi a causa de toda a tragédia?

🦋MINHA OPINIÃO: A história é um tédio em 80% só no final que dá vontade de ler, então... kkkk ah gente claro que não favoritei. Mais, se vc quer cusar letras, jornalismo, ou direito acho interessante investir.

Flavia.Ivette 30/12/2022

Só li porque era uma leitura obrigatória da escola, definitivamente n e o melhor livro que li neste ano mas não e o pior. Devido a que e um livro de época tem palavras diferenciadas por assim falar e por isso e que acho chato

Naiely.Grisostomo 25/11/2022

Meuuu Deuss!!!
Muita, mais muita coisa acontece dentro dessas páginas.
Amâncio é um cara que tem a vida bem de boa financeiramente, e tende a tratar, principalmente mulheres, como se não fossem nada e não gosta nadinha de compromissos.

Dentro da pensão passa a maior parte da história de lá nascem sonhos perversos, amores não correspondidos e muita fofoca.

Eles te engolem vivo tudo em prol do dinheiro. Não esperava que fosse me prender tanto, pelo menos essa versão que li a leitura é muito envolvente e fluída. Gostei demais!!!

Bruna.Duailibe 01/11/2022

O mestre do naturalismo
Ainda bem que posso dizer que Aluísio de Azevedo é meu conterrâneo, que orgulho de ser nordestina e do Maranhão!

Essa obra compõe um dos grandes clássicos da literatura brasileira, servindo de exemplo para a escola naturalista, baseada no realismo exacerbado, no lado animalesco do homem, na influência do espaço ao redor. Essas características são percebidas em todos os personagens da trama, desde o protagonista aos antagonistas e coadjuvantes. O nosso protagonista, Amâncio, não é nem de longe uma pessoa "decente", mas perto de seus amigos abutres ele se torna quase um santo. No entanto, apesar de entendermos essa história como um retrato animalesco da conduta humana, nos impressionamos do quanto é comum esse tipo de relação no cotidiano...

Bruno Mancini 31/10/2022

Massante
Cansativo, por ser de linguagem da época, acreditei que não me afetaria, e sim teria um deslumbre de como era o tratar entre pessoas e a ambientação do Rio de Janeiro de um século atrás, mas como conclui, me afetou, e lia para terminar o mais rápido possível para começar um novo livro.

Rubi 13/10/2022

Eu não gosto desse tipo de livro. Sempre tentei não ler e só estudar a obra mas esse ano tomei coragem e li. Tem partes boas e a história te prende, mas eu gosto de pensar que o ser humano não é tão ruim e que ele pode agir de uma maneira melhor e sem tanto interesse. Sei que o livro está de acordo com a escola que ele pertence mas ainda assim ele me deixa incomodada. Eu não leria se não fosse para o vestibular e acho que esse livro não é para qualquer pessoa porque , para mim, ele é um pouco pesado ao retratar a sociedade tão crua e maldosa

Leh.dalla 21/09/2022

Que confusão de história, parece uma fofoca bem contada. Confesso que é instigante, por isso foi tranquilo de ler. O Amâncio é um burro que os outros fizeram de gato e sapato, não tem nem como defender ele. E por esse final eu realmente não esperava.

Deborarr 18/09/2022

Mais uma leitura obrigatória da UFPR concluída ??

Acompanhar a história de Amâncio foi um sacrifício e tanto, confesso. Estava contando as páginas pra acabar. É uma história interessante que traz reflexões interessantes sobre as hipocrisias do ser humano, mas ao mesmo tempo extremamente massante e chata kkk.
Escrita complicada (livro bem antigo né ?), e de difícil compreensão.

Thai 18/09/2022

Amo o naturalismo!
Gostei da história!
Amo como todos os personagens possuem algum "defeito", a intensidade das histórias e a influência do ambiente!

joana 11/09/2022

minha nossa nossa nossa
Muito bom!!! Eu nem esperava tanto e com certeza não esperava o final que teve.
Deu pra ter um gostinho do que eram as classes sociais da época. Muito bem escrito, envolvente e me fez querer entrar em diversas pensões