Casa de Pensão

Casa de Pensão Aluísio Azevedo

Resenhas - Casa de pensão

Jardii 10/09/2022

Não esperei esse final.
Gostei do Amâncio e não esperei esse destino pra ele.

Todos são hipócritas aqui (assim como na vida real). O egoísmo sempre prevalece, mas achei a família do coqueiro absurda. Não davam um tempo pro Amâncio.

Não achei a leitura tão fluida, mas gostei dos plots.

Paulo 03/09/2022

Mamãe!
Achei uma leitura tensa, mas não ruim.
Foi meio agoniante ver como as pessoas ficam extremamente burras por paixões aleatórias e como todos os personagens podem ser hipócritas, desleais e simplesmente babacas. Não pude sentir empatia por algum personagem por 5 segundos que em poucos parágrafos já pegava ranço.
Que final foi esse também. Seguindo a ordem dos fatores dos últimos capítulos dava pra ter uma ideia do que ia rolar no final, mas mesmo assim esperei algo diferente, mas não foi bem o que rolou.
E o autor ama umas palavras difíceis, nunca vi tanta nota de rodapé pra explicar termos juntas.
Sei lá o que mais dizer sobre, simplesmente ele.
Boa noite

lucaismaia 23/08/2022

Esse é o segundo livro do Aluísio Azevedo que leio e me sinto completamente apaixonado por essa história, que foi baseada numa tragédia real.

Senti ódio de TODOS os personagens, até dos que aparentemente pareciam bonzinhos no começo, e que aos poucos mostravam suas verdadeiras faces inescrupulosas (sim, Amélia, falo de você!).

O final, como em várias obras do Realismo/Naturalismo, me deixou puto, em choque, assim como nas obras de Machado de Assis, tipo: como isso pode acontecer, meu Deus?

Enfim, é uma obra muito interessante, haja vista sua inspiração e seu autor, que por sinal é fantástico. Leiam "O Cortiço", vão amar!

Vi.Suzuki 14/08/2022

Ninguém é mocinho
Nesse livro ninguém é mocinho, todos são enganadores hipócritas e que sempre pensam no próprio umbigo, por isso algumas partes são meio "engraçadas" pq é um tentando usar o outro. É uma leitura boa, mas eu não consegui me apegar a quase nenhum personagem e achei algumas partes muito aleatórias. O final achei bem triste não vou mentir principalmente pela Ângela, terminou bem abruptamente também, mas é uma boa critica à burguesia da época e as pessoas em geral.

Luiza.Moeckel 08/08/2022

Eu li por causa do vestibular, e foi melhor do que eu esperava. A história é boa e os personagens são muito complexos.

Thata 07/08/2022

Apesar de ter ficado incomodada com algumas palavras e expressões, que são ?compreensíveis? para a época, gostei bastante da história. Dos clássicos da literatura brasileira, foi um dos que achei que mais me prendeu.

Clio0 06/08/2022

Ninguém presta neste livro. Não por serem vilões maléficos ao estilo Disney, mas por não terem a mais simples decência humana.

Azevedo sempre se esmerou em expor as hipocrisias sociais e o que se considera como o verdadeiro caráter brasileiro. Assim, seus personagens lutam para evitar a miséria, isso é o que define suas motivações: enriquecer é não passar necessidades. E para isso vale tudo, perda da honra, enganar o próximo, conchavos e conluios, aquelas pequenas corrupções do dia-a-dia de quem tem que contar moedas para comprar o pão.

Isso tudo seria perdoável... porém o personagem principal, Amâncio, é aquele típico "filho d'algo" que devido a abusos na infância, sejam eles pela violência ou pela carência, enxerga as pessoas - principalmente as mulheres e os pobres - como algo próximo a gado, a animais. Ali para satisfazer suas necessidades físicas e nem um pouco merecedor de estima ou respeito.

Essas duas naturezas entram em conflito na casa de pensão que é o título. Uma história que é feita de puro desprezo e fofoca.
Lelouch_ph 09/08/2022minha estante
Um o cortiço escrito de outra forma?

Clio0 10/08/2022minha estante
Não exatamente. Casa de Pensão tem um personagem e trama principais, diferente de O Cortiço em que as histórias se entrecruzam.

Lelouch_ph 10/08/2022minha estante
Entendo, thanks.

Dinha 31/07/2022

Amâncio Vaconcelos.
A obra naturalista de Aluísio Azevedo traz em seu bojo uma história baseada em um real caso de assassinato que aconteceu no Rio de Janeiro em 1876.Assim, trazendo um fundo ainda mais trabalhado no livro.

A obra traz um linguajar mais coloquial, um pouco desprovido do linguajar "comum", logo, Casa de Pensão torna-se um livro de cabeceira.

Ótimo livro!História bem desenvolvida e com uma base sólida.Recomendo muito.

melz0ca 30/07/2022

Melhor do que pensei
Li pois era obrigatório do vestibular e até que gostei. Não é muito meu estilo de leitura, mas foi interessante para adquirir conhecimento sobre os clássicos.

Eu achei ele massante e enrolado, mas me prendi na história algumas vezes, ri e também me surpreendi com as fofoquinhas que tinham.

No fim, pensei que ia ser uma leitura chata e foi até que divertida.

victor.victor.victor 03/07/2022

Detestável
O livro inicia apresentando moradores de uma pensão no Rio de Janeiro e pareceu promissor, pois imaginei que essas histórias fossem se entrelaçar e criar algo interessante...

Porém, o livro é claustrofóbico e não inspira interesse. A motivação do autor em criticar a sociedade não me convenceu.
"Vejam só como a natureza humana é hipócrita e repugnante!"
Oh! Que observação inédita... e além disso, o que resta? Personagens desprezíveis e diálogos de novela mexicana?

Nos 3 livros que eu li do A.A., nas três cenas finais, houve a morte de um personagem principal.

E não tenho respeito por esse autor, que usava muitas fórmulas e não colocava emoção na sua escrita. Ainda gosto de 'O Cortiço', mas é possível que isso mude.

Andrezinn 27/06/2022

Clássico fofoqueiro
Amâncio de Vasconcelos, um jovem provinciano natural do Maranhão, ao fugir das amarras do Pai e se dirigir à Corte(Rio de Janeiro), se depara com a tão sonhada independência. Mas essa liberdade será uma benção ou uma maldição na vida do jovem? Recheado de críticas à Sociedade e seus comportamentos, cabe o título de clássico da literatura brasileira ao livro.

Sendo um livro oriundo do Realismo/Naturalismo - que propunha expor o homem como ele realmente é; com suas ambições, seus desejos, seus instintos, sua vingança, sua determinação para a execução seus planos mirabolantes e maléficos e trazer as ações humanas como uma consequência do meio pelo qual ele está inserido; dissecando e expondo o seu âmago - , o livro cumpre o seu papel. Aluísio de Azevedo consegue trabalhar com esses temas muito bem, dando ao livro uma execução agradável (mesmo que esse adjetivo não tenha nenhuma relação com a história).

Infelizmente, o livro não me agradou muito, por focar muito no tema ?Amâncio deve casar-se com Amélia? ao invés de dar voz aos outros personagens, que cativam mais. Se não é esse o tema sendo discutido, somos apresentados a mulheres casadas dando em cima do Amâncio ou o contrário. Para mim, o tema principal do livro poderia ter sido outro, mas pela justificativa do livro ser baseado num caso real (Questão Capistrano) acaba sendo até que relevante. Mas a relevância do tema, por si só, não salva o livro. O tema principal acaba sendo martelado tantas vezes que incomoda. Em vários momentos me incomodei com as ações de todos os personagens, que, embora seja a proposta do livro, não gostei muito. Muitas das ações e dos acontecimentos do livro, são grandes fofocas para a Corte e realmente são tratadas como tal, o que dá ao livro um ar de jornal de fofocas/ episódio de casos de família. Tudo isso somado, acabou contribuindo para a minha experiência com o livro não ser tão positiva.

O questionamento que o livro traz é bom, com suas críticas; contudo por ter um ar muito ?fofoqueiro?, não me conquistou. Mas até que vale a pena se aventurar nessas páginas que são importantes para a cultura brasileira para tirar suas próprias conclusões. Quem sabe, o livro acaba sendo o ideal para você?
rlc.blurryface 05/07/2022minha estante
amei sua resenha, deu muita vontade de ler esse livro

Andrezinn 05/07/2022minha estante
Vale muito a pena

Rinossoro 22/06/2022

Livro simplesmente infinito, não conseguia avançar por ele e, diferente da demora para terminar uma página presente em livros como Grande Sertão: Veredas, em Casa de Pensão isso se vale por conta da escrita arrastada e extremamente tediante de Aluísio de Azevedo. De fato o enredo e as situações são interessantes, porém a forma como tudo é apresentado e entrelaçado, com diversas e diversas páginas descrevendo diálogos e situações que não findam nunca, acaba por trazer um cansaço, uma sensação de Infinitude do livro, levando, no meu caso, a pular vários parágrafos sem sentir prejuízo algum na coesão. Ele não me agradou, mas talvez agrade outros, já que esse estilo de romance, seja naturalista ou romântico mesmo, dificilmente me prendem.
Furlanetto 09/07/2022minha estante
Macetou

Carol 20/06/2022

Uma ?
Horrivelmente horrível. Super clichê, mas bem característico da fase literária, nem tinha como esperar mais do que isso. É bem recheado de críticas sociais, o que é legal, mas a execução não me agrada em nada; tem outros livros da mesma época e da mesma fase que não são ruins assim.