Poemas

Poemas Wislawa Szymborska

Resenhas - Poemas

Ana Bellot 17/06/2022

Impecável
Wislawa será eterna porque sua poesia é um soco que se transforma em sopro em que lê. "Vietnã", "Ocaso do século", "Filhos da época" foram alguns dos meus favoritos. Isso é uma obra prima. Leia se vc quiser entrar em contato com ARTE em seu mais puro sabor.

Bela 20/06/2022

[...]
Eu continuava correndo,
me arrastava e levantava,
enquanto a escuridão não caiu do céu
e com ela o cascalho ardente e as aves mortas.
Sem poder respirar, rodopiei várias vezes.
Se alguém me visse, por certo acharia que eu dançava.
É concebível que meus olhos estivessem abertos.
É possível que ao cair meu rosto fitasse a cidade.

joolivis 13/07/2022

Vida, filosofia e o ser se encontram; os poemas nascem.
Falar de um livro de poemas é uma questão complexa. Porque, diferentemente dos de prosa, cada poema ? em comparação com os capítulos ? é um universo totalmente novo. Os temas muitas vezes se diferem, e tocam você de uma maneira muito peculiar e individual. O poema é isso, é uma lírica verbal corrida que serpenteia o seu íntimo e te pega de laço. Te faz pensar. Te faz refletir. Te faz olhar.

Muitas vezes a reflexão é emocional, mas pode ser racional também. No livro somos apresentados a ambos.

Esse livro não é perfeito. Adoraria dar 5 estrelas porque tem alguns dos meus poemas favoritos da vida a partir do momento que os li, porém, alguns outros não me tocaram tanto ou conversaram comigo. E não digo isso para colocá-los em uma posição de "poemas ruins", longe disso. Insinuar que qualquer poema desse livro ou de Wislawa seja ruim seria um crime. Apenas não dialogam comigo. Assim, como obra subjetiva, eu julgo eles pela minha subjetividade atacada.

Mas, de fato, é um livro incrível. Os poemas são uma reflexão sobre si e o mundo, sobre a existência e as questões humanas; navega pela literatura, pelo mundano e pelos fatos religiosos. É uma experiência poderosa, tanto no sentido individual de se ler, como de afloramento político, já que muitos poemas têm uma característica política bem presente.

Vale muito a pena ler. E Wislawa Szymborska conquistou meu coração e se tornou uma das minhas poetisas favoritas com toda a certeza. Mal posso esperar para os próximos dela que irei ler.

"Filhos da época

Somos filhos da época
e a época é política.

Todas as tuas, nossas, vossas coisas
diurnas e noturnas,
são coisas políticas.

Querendo ou não querendo,
teus genes têm um passado político,
tua pele, um matiz político,
teus olhos, um aspecto político.

O que você diz tem ressonância,
o que silencia tem um eco
de um jeito ou de outro político.

Até caminhando e cantando a canção
você dá passos políticos
sobre um solo político.

Versos apolíticos também são políticos,
e no alto a lua ilumina
com um brilho já pouco lunar.
Ser ou não ser, eis a questão.
Qual questão, me dirão.
Uma questão política.

Não precisa nem mesmo ser gente
para ter significado político.
Basta ser petróleo bruto,
ração concentrada ou matéria reciclável.
Ou mesa de conferência cuja forma
se discutia por meses a fio:
deve-se arbitrar sobre a vida e a morte
numa mesa redonda ou quadrada.

Enquanto isso matavam-se os homens,
morriam os animais,
ardiam as casas,
ficavam ermos os campos,
como em épocas passadas
e menos políticas."

Insta: @joolivis

Cams 25/07/2022

"prefiro o ridículo de escrever poemas ao ridículo de não escrevê-los" finalmente li algo da autora, não me conectei com a maioria dos poemas, mas foi uma boa experiência.

BeatrizViana0 18/08/2022

Muito bom!
A sensibilidade da autora é perfeita. Poemas que falam da guerra com propriedade e as vezes até uma certa leveza. Da vontade de ler, reler e sair recitando alguns por aí.

Marina 21/08/2022

Eu não sou da poesia, mas me encantei pelos poemas da Wislawa. Ela trata muito do cotidiano, da guerra, das dores, de um jeito lindíssimo.

pedronaosabeler 23/09/2022

Poesia de qualidade
Diretamente do país em que dizem ser o país da poesia(e com razão) Wislawa sempre foi uma mulher discreta, "avessa a viagens e badalações literárias", Wislawa é a poeta que não tem muita coisa lançada no geral, principalmente aqui no Brasil, a poesia de Wislawa szymborska se forma a partir de perguntas filosóficas que desestabilizam o que é aceito como real. Então temos presente várias perguntas que a filosofia desde sempre, como, quem sou?, De onde venho, pra onde vou?, O que faço aqui?. Szymborska vai tratar em vários poemas situações onde o eu lírico se coloca como fruto do acaso na cadeia evolutiva, se indagando: e se fosse diferente?.

Szymborska é uma poeta de verdade, que sabe como falar, dizer, se expressar e tbm te fazer sentir, Szymborska é incrível.

Mateus 02/10/2022

Um pouco mais
Nota para mim mesmo: "Quando algum espertalhão vir lhe falar sobre poesia moderna, citando Mario de Andrade ou coisa do tipo, faça questão de mostrar do que se trata poesia de verdade, e da história desta mulher que aqui trás não perfeição, porque algo como tal não existe, mas a Síntese disso caso existisse.

PS. Não terminei está resenha, preciso de mais tempo para falar desta obra incrível, mas no momento não disponho do necessário para tal.

Gabriel 30/12/2022

Adorei o humor, a ironia e a simplicidade dos versos. O tratamento mundano sobre os elementos míticos e épicos são um deleite. Sem falar da sensibilidade com os assuntos delicados. Muito bom :)

mariana 10/01/2023

"- o que você trouxe?
- rosas, e você?
- a preferida dela, wis?awa szymborska"
(oxe, baby - página 138)

ainda bem que o curso da minha vida me fez eu pra lhe ler, vissû.
prazer te conhecer.
você e seu vestido moram agora no museu do meu peito.

Marilia.Capinzaiki 11/01/2023

uma curadoria impecável
curadoria impecável dos poemas, ótimo trabalho de tradução - e olha que deve ter sido bem difícil! Um livro ótimo para folhear despretensiosamente e se surpreender com a profundidade dos versos da autora.

Mayara 14/01/2023

Não tenho o costume de ler poesia, então o pouco que posso falar sobre essa experiência é de que gostei e pretendo introduzir mais livros de poesia no meu cotidiano.
Especificamente sobre as poesias da autora, é um texto simples, mas com muito conteúdo dentro de cada uma delas, todas muito reais.

naju2n 19/01/2023

hmmm
eu gostei bastante, os poemas delas sao bem diversos e a linguagem bem rebuscada, pra entender o que ela fala e apreciar a arte dela vc precisa ta bem ligada no que ela ta falando e tipo quase um retiro espiritual

Cecelha 29/01/2023

?-estes são os seus filhos? -são.?
Tenho um xodó por cada página.
É impressionante, eu simplesmente choro em certas páginas e gargalho em outras.

Max 08/02/2023

Polonesa...
A simpática poetisa polonesa Wis?awa Szymborska, com todas aquelas impronunciáveis letras de seu nome, tem reunidas nesse volume suas principais poesias, com toda aquela "pegada" filosófica.
Como de praxe, garimpando, acha-se ouro.
Gostei muito!?