Steve Jobs

Steve Jobs Walter Isaacson

Resenhas - Steve Jobs

Caique 21/01/2020

Empreendedor inspirador. Ser humano excêntrico.
Ler a biografia de Steve Jobs foi prazerosa do início ao final pois tive curiosidade em conhecer seus passos há anos. Quando pude ter o exemplar de sua obra em mãos foi um deleite. Jobs nos dá uma uma aula de empreendedorismo ao demonstrar ter paixão pelo produto que construiu juntamente com Steve Wozniak em uma garagem e o quanto o esforço aliado com um bom marketing e uma equipe engajada fez com que construísse um império chamado Apple, e mesmo sendo expulso de sua própria empresa e necessitando recomeçar, criou nada menos do que a Pixar e a sua ponte para voltar à Apple, NeXT. Mostra também o seu lado humano, falho para com sua filha e seus funcionários, seus amores e sua luta contra a doença. Steve Jobs é uma figura que dificilmente irá ser esquecida, pois gerou e gera um valor inestimável à sociedade a ponto de se tornar um legado. Jobs, para mim, está entre os três mais notáveis empreendedores do mundo, ao lado de Jeff Bezos e Elon Musk. Sem dúvida alguma, favorito.

Amanda 15/01/2020

Intenso e genial na mesma medida
Nunca tinha lido uma biografia antes, mas com o passar das páginas percebi que metade do intuito desse tipo de livro é me fazer conhecer a vida da pessoa que estou lendo. A outra metade é para conhecer melhor a minha própria. É inevitável as comparações que a mente vai fazendo ao longo da leitura "aah, eu também gostava disso quando era criança", "com certeza eu penso igual", "passei por uma experiência parecida, mas não reagi assim"...

Vez ou outra me deparava com o pensamento:
"Também posso ser como Steve Jobs"

Eu nunca poderia imaginar que o gênio que eu conhecia só de nome teria o passado que teve. Lógico que ele é um ser humano fora da curva, como poucos na história da humanidade, mas como dizem "de gênio e louco, todos tem um pouco", e acho que Jobs passeou um pouco pela loucura para compreender sua própria genialidade.

LSD, guru na Índia, não tomava banho, só comia frutas e vegetais, andava descalço e aprontava todas na escola... Hoje em dia tudo isso parece um grande tabu, qualquer pensamento fora da caixa é motivo para julgamento, temos que pisar em ovos todos os dias para viver pelas regras dos outros e não pelas nossas. Mostra como a gente tem que valorizar mais nós mesmos, nossos ideias e sonhos.

Jobs cagou para todas as regras de etiqueta social, ele só ia e fazia. Tinha uma busca compulsiva pela consciência de si mesmo, e acho que esse auto conhecimento diz muito sobre nós mesmos, às vezes não nós conhecemos o suficiente para saber quem somos e o que queremos e, mesmo assim tomamos atitudes e fazemos escolhas sobre nós o tempo todo. Jobs aprendeu a se valorizar, respeitar mais a si do que os outros. Ele não tomava banho e estava fedido? Estava! Todo mundo falava que ele tava fedido? Falava! Ele ia tomar banho? Não, não ia.

Ele não estava nem aí pros outros, ele estava aí pra ele. Não tinha meias palavras e meias medidas, não poupava ninguém de críticas e de sua sinceridade. Na real, ele era um babaca, mas dane-se, né. Talvez a frase verdeira de conhecimento popular deveria ser "de gênio, louco e babaca, todos tem um pouco", ao contrário de muitos, Jobs não escondia nenhum de seus lados, poucas vezes vimos dentro da sua biografia momentos de falsidade.

Eu acho que não conseguiria conviver com alguém como Jobs, teria surtado, teria sido demitida, teria sido 'vítima' de sua honestidade e saído chorando desconsolada. Eu oscilava meus pensamentos dentro da história entre querer aplaudir e colocar uma estátua dele no meu quintal ou querer dar na cara dele com força. Inclusive lá por 1985, eu fiquei surpresa que ninguém de fato deu um tabefe nele, porque, por deus, ele estava insuportável.

Não estou tentado validar seus defeitos em prol de suas qualidades. Ele errou muito durante sua vida e com várias pessoas, mas do seu jeito tentou consertar (mas esse momento só chegava quando ELE queria consertar a situação).

Seus momentos bons e ruins tinham uma coisa em comum, a intensidade. Com ele TUDO era 8 ou 80, extramente obcecado, perfeccionista e controlador em todos os detalhes inimagináveis do produto, da venda, do pós venda, da cor da caixa, do piso da loja, do design da antena. Como ficou popularizado depois de anos o controle total de um sistema fechado e da experiência do usuário. Comentei de aspectos profissionais, mas era assim na vida pessoal também, se o suco de laranja que ele pedisse no restaurante não estivesse bom, ele levantava e ia embora, não conseguiu mobiliar a própria casa, porque nada era bom o bastante. Ele valorizava o produto e o dinheiro foi uma consequência disso. A apple foi uma consequência disso.

Outra coisa que eu adorei, foi ler trechos da história, e graças ao controle que Steve queria ter, ele queria saber, supervisionar e aprovar tudo, então falavam da parte do marketing e o conceito das propagandas. E foi sensacional passar por estas parte e correr para o youtube e achar os comerciais. No capítulo do lançamento do Macintosh, eu fui procurar a propaganda da divulgação de 1984. E assistindo o vídeo, lendo o livro com os comentários da concepção, o contexto e o reflexo dela fazem o conjunto ser sensacional.
(https://www.youtube.com/watch?v=axSnW-ygU5g)

Aconteceu a mesma coisa com os comerciais do iPod (https://www.youtube.com/watch?v=MTs5pOn7XFU). No livro focaram bastante no conceito "mil músicas no bolso" com as sombras dançando, e foi incrível poder ver a história com as propagandas do U2 e do Bob Dylan.

Menção honrosa para a minha queridíssima Pixar, que sem o Jobs não seria a empresa que conhecemos hoje. Ele criou as duas melhores empresas de sua época, Apple e Pixar e as duas eram uma expressão máxima dos ideais de Steve, "o encontro perfeito entre a tecnologia e a arte" e a "simplicidade é a máxima sofisticação".

Jobs estava a frente de seu tempo, como diz um trecho do texto "A melhor maneira de prever o futuro é inventá-lo". Não da para deixar de pensar como o mundo estaria se Jobs ainda estivesse vivo, cada inovação que ele fez na apple refletia imediatamente para o mundo inteiro. A maneira que ele interpretava o cliente era única. Antecipar as necessidades, perceber o rumo que a sociedade estava tomando antes dos outros e decidir novas respostas às mesmas perguntas.

"Alguns dizem "dêem aos consumidores o que eles querem". Não é assim que eu penso. Nossa tarefa é descobrir o que eles vão querer antes de quererem."

Jobs era uma pessoa complexa, e isso influenciou tudo o que fez na vida. Foi triste ler sobre seu câncer e sua morte, mas parece que ele mesmo sabia disso há muito tempo. A necessidade de fazer diferença no mundo, porque sabia que sua passagem por aqui seria breve.

"É estranho pensar que a gente acumula tanta experiência, talvez um pouco de sabedoria, e tudo simplesmente desaparece. Por isso quero realmente acreditar que alguma coisa sobrevive, que talvez nossa consciência perdure. Mas, por outro lado, talvez seja apenas como um botão de liga-desliga. Clique! E a gente já era."
"Talvez seja por isso que eu jamais gostei de colocar botões de liga-desliga nos aparelhos da Apple."

Ao longo do texto, os momentos que me fizeram pensar que eu também posso ser grande e estar destinada a grandes coisas como ele se escondem atrás de quem foi Steve Jobs. Não, ninguém mais poderia ser ele e poucos conseguirão se destacar e "imputar" a sua marca no mundo como ele fez.
Afinal.
Só há um Steve Jobs.

Ah, só mais uma coisa...
"Pense diferente"
Ana 16/01/2020minha estante
Gostaria de inserir aqui o emoji das palmas, mas o skoob não facilita, então... Todos os aplausos para vc, Amanda, uma das minhas resenhistas preferida. "I am giving you a standing ovation".

Amanda 16/01/2020minha estante
Gente, eu tô me tremendo toda com esse elogio. Obrigada Anaaa!! :)
Como você pôde ver, Steve Jobs é inspirador, nem que seja ajudando essa mera mortal fazer uma resenha legal.

Ana 16/01/2020minha estante
Talento, sinceridade e dedicação para resenhas ora divertidas, ora inspiradoras só merecem elogios.

Caroline.Dias 01/12/2019

Livro incrível
Nem sei o que dizer sobre o livro. Em alguns momentos eu quis torcer o pescoço do Steve, mas logo em seguida eu me arrependia e via que ele o que ele fazia, realmente tinha sentido.

O escritor foi fantástico, com a tamanha riqueza de detalhes, a pesquisa que ele fez foi muito boa, detalhou não só a vida de Steve mais também de sua empresa, tanto na Pixar quando na Apple. Não encheu de flores, mostrou tanto o lado escuro, cru, quanto os momentos "romanticos" e apaixonados do Steve. (ou pelo menos suas tentativas de ser)

COM CERTEZA esse livro vai para minha lista de favoritos s2

McGyver.Rego 30/09/2019

O homem que moldou boa parte do mundo da tecnologia e entretenimento como conhecemos.
Após terminar a leitura, penso, porque não li antes!? Como me considero nerd, pude finalmente entender as ideias por trás dos produtos da Apple. Mas, claro que não é apenas essa a única coisa que o livrou passou. Pude ver e até mesmo aprender não só com o Steve CEO da Apple, mas o pai, marido, marqueteiro, dentre outras tantas facetas que Walter Isaacson mostra no livro. Claro que em algumas dessas facetas, as lições que tiramos não são positivas, e sim o contrário, do tipo, não faria isso nunca. Mas, no que realmente importa, do Steve Jobs da Apple, percebe-se o amor dele por seus produtos, sua integração, design e simplicidade. Um verdadeiro artista, que entregava produtos que não sabíamos que queríamos, até o momento em que entramos em contato com ele. Por fim, acho que um gênio do nível do Steve faz falta. Pois muita gente estaria ainda perplexa com as inovações que ele gostaria de trazer ao mundo, como vemos no livro apenas alguns insights que ele tinha para o futuro, que nem mesmo a Apple teve coragem de trazer... Ainda.
Suas ideias fazem e farão falta. Mas o seu legado e inegável!

Marcia.Pedralino 17/07/2019

Honesto e intrigante
A biografia feita sob encomenda do próprio Jobs traz dimensões inesperadas deste intrigante protagonista da história da revolução tecnológica que sacudiu o mundo no final do século XX. Sem deixar de reconhecer a extraordinária visão de negócios, o bom gosto e capacidade persuasiva de Jobs, Isaacson também não o poupa dos relatos das atitudes egoístas, vingativas e algumas vezes contraditórias que marcaram dolorosamente sua carreira e também sua vida pessoal. O tamanho assusta, mas a escrita e o conteúdo são interessantes, de modo que a leitura flui fácil.

Leonardo.Martins 19/05/2019

É preciso ser muito louco pra mudar o mundo, ou, pelo menos muito chato!
Adoro vídeos motivacionais - aquelas frases de efeito e cenas de filmes inspiradores ou depoimentos de atletas que através do trabalho duro conseguiram vencer e serem os melhores de sua geração -, eles realmente conseguem me tocar. Vídeos motivacionais são hoje a maneira mais fácil de se obter adrenalina ou despertá-la, basta ver um vídeo desses que você se convence o quanto pode ser o que quiser. Conhecer a vida de Steve Jobs através de vídeos assim, me ensinaram que é necessário ser ousado, teimoso e nunca desistir, afinal de contas, criar uma empresa como a Apple do zero, anos depois ser demitido da mesma, logo depois criar uma das empresas mais importantes das últimas décadas – Pixar - , e além de tudo isso voltar a Apple e revolucionar o mundo mais uma vez, com Ipod´s Iphones e Ipads, é mesmo algo que realmente só um gênio como ele faria. Lendo essa biografia eu tive a certeza que não podia estar mais errado.

Que fique claro, Steve Jobs foi uma homem inteligente e sagaz tanto quanto era arrogante e por vezes insuportável, essas qualidades ficam nítidas nas palavras do autor como também nas entrevistas descritas em todo o livro, mesmo as pessoas que o amavam ou o admiravam, tinham essa opinião em comum, Steve Jobs sabia das coisas mas lidar com ele era muito difícil. Pensar que essa biografia foi escrita a pedido dele é algo interessante, agora, lendo essa biografia, o conhecendo e saber que ele não quis ler o livro antes de seu lançamento é algo sensacional, digo isso, porque junto de suas qualidades o querer exercer controle absoluto era algo que o destacava, ele se apegava a detalhes que mais ninguém se apegaria, como por exemplo, a disposição das placas de circuitos e se eram esteticamente simples no interior de seus computadores, ou, supervisionava pessoalmente as fabricas da Apple pintando o maquinário em cores especificas, simplesmente e falando de maneira genérica, porque ele queria assim.

O que se destaca neste livro, é a quantidade de entrevistas que possui e o modo como o autor se apega a todos os detalhes, quer sejam fatos ou pessoas. É possível encontrar relatos de momentos passageiros na vida de Jobs que talvez outro autor não desse importância, e até entrevistas com pessoas que tiveram pouco ou esporádicos contatos com Jobs, mas que foram de certa maneira significativas. Vale mais um destaque, a pedido do próprio Jobs, foram entrevistados amigos, inimigos e adversários, tanto gente que amava e gente que o odiava tiveram voz nesta obra, isso fica claro na descrição de vários episódios da vida dele que é descrito por mais de um indivíduo, pessoas que se beneficiaram e as que não em determinados episódios.

O capricho, apego aos detalhes e a história de vida de Jobs já é por si só o suficiente para que você leia essa biografia, com detalhes e farta história, principalmente no que se refere a vida de Jobs no início da Apple até o seu retorno anos mais tarde, dão um tempero a mais para a leitura, porém, episódios mais recentes como a criação do Iphone e Ipad, como também os últimos anos de vida de Jobs sofrem uma queda na qualidade, não por ineficiência do autor, mas por serem capítulos mais rápidos, que dão o aspecto de algo superficial e sem tantos detalhes, algo que o autor nos acostuma nos dois terços do livro. Isso muito provavelmente pode ter acontecido, por se tratar de episódios de certa forma recentes, que fazem com o que o calor do momento não nos faça ver ou compreender alguns fenômenos, porém, detalhes mais ricos da criação do Iphone ou o processo de criação e inserção do Ipad no mercado poderiam ser mais valorizados no Livro.

A biografia de Steve Jobs é um daqueles livros que todo mundo em algum momento da vida deveria ler, sua história nos ensina coisas muito interessantes, algumas delas como o tipo de pessoa que podemos ser e a que não precisamos ser, que inovação muitas vezes não se trata de ideias mirabolantes ou fora da “caixinha”, mas sim de ter confiança e crença na sua visão, lutando o quanto for necessário para que ela seja aplicada e perdure.

Portanto, da mesma maneira que a adrenalina de um vídeo motivacional uma hora acaba e você percebe que é necessário voltar a vida real, que você pode sim ser quem quiser, mas que pra isso serão necessários sacrifícios e uma boa dose de realidade que não nos contam, a biografia de Steve Jobs tem o mesmo efeito, você se inspira pela ousadia, inovação e visão deste homem, mas a medida que lê, percebe que nem tudo são flores, que muito se perde pra que muito se ganhe, que pouco se vê ao redor quando estamos tão preocupados em vender nossa visão de mundo a todos, mesmo aos que não queiram. A história de Steve Jobs é encantadora tanto quanto pode ser um choque de realidade.

Talison 28/04/2019

Incrível!
Ótimo livro! Teve alguns capítulos que precisei fazer uma leitura dinâmica, pois falava sobre bolsa de valores e etc(Algo que concerteza tem em uma biografia de alguém como Steve Jobs) Mas o livro em geral é maravilhoso!

Sandro Maximo 25/04/2019

Leitura Enriquecedora
Uma biografia que apresenta, além das características singulares do homem e empresário Steve Jobs e suas inúmeras contribuições para a revolução de indústrias variadas, a importância do DNA de uma empresa que deseja realmente inovar.

Filino 16/04/2019

Excelente biografia de um verdadeiro gênio
A biografia de Walter Isaacson é um retrato bastante fiel (e cru) de uma das personalidades mais marcantes da virada do século. É simplesmente impossível tentar imaginar como o mundo estaria hoje sem que existisse o  Steve Jobs.

Se, por um lado, somos apresentados à gestação de uma grande empresa e de produtos que estão impregnados no nosso cotidiano, também nos deparamos com uma personalidade instável, irritante e genial. Isso tudo é Steve Jobs. A obra foi escrita com base em diversos depoimentos e o biografado, que muito falou, parece que em nada interferiu na confecção do livro - e fez questão que as coisas fossem assim. Estamos, então, diante de um relato bastante honesto (e muito agradável de se ler).

Cabe ressaltar que mesmo a parte gráfica do livro parece captar o espírito de simplicidade no design que guiava o fundador da Apple. A foto de capa e a ausência de um título eloquente bem traduzem esse valor.

Ritinha.Angel 09/03/2019

"Eu quero colocar uma marca no mundo"
Resenha: Steve Jobs por Walter Isaacson é uma obra biográfica muito bem escrita e reveladora sobre co-fundador da Apple.
Nesse livro podemos conhecer não só o lado empreendedor de Jobs como toda sua trajetória de vida desde o nascimento até a morte. Tudo de maneira clara e ricamente detalhada. Suas invenções, sua passagem em outras empresas, os fracassos e as vitórias, mas principalmente, sua persistência.
Jobs sempre foi para mim uma figura admirável em termos de empreendedorismo. Estou sempre lendo ou assistindo algo relacionado a ele, seja filmes, entrevistas ou documentários. No entanto, ao ler essa obra ficou um misto de sentimentos, ainda assim com muito respeito. A verdade é que Jobs não se relacionava cordialmente com seus amigo s ou funcionários, sendo por vezes arrogante e maldoso no tratamento com as pessoas se não fosse do jeito que ele queria. Claro que Steve também tinha suas qualidades, insistia em trabalhar com qualidade e excelência. Era perfeccionista talvez esse fosse o motivo de ser interpretado de tal forma.
Com o sucesso veio um preço e muitas vezes renúncia. A história mostra que foi o pagamento de Jobs para chegar onde chegou.
O livro é muito fluido de ler mesmo com mais de 600 páginas. O que me incomodou foi os longos capítulos da construção dos produtos e seus lançamentos com linguagem muito técnica, o que não chega a ser um ponto negativo. No total é uma excelente homenagem ao o homem que revolucionou a era dos computadores pessoais. Ele realmente deixou sua marca no mundo.

Gilmara 12/02/2019

Muito técnico e pouco humano
O livro é bastante minucioso no que se refere à visa profissional de Jobs. Traz o retrato de muitos acontecimentos que ajudam o leitor a compreender como funcionava uma das mentes mais genial dos últimoa tempos. Mas falta humanidade. O livro fica cansativo ao esmiuçar tecnicamente tantos produtos da Apple. Embora seja natural misturar a história de Steve com a da empresa que fundou, o que eu espero numa biografia é conhecer o personagem para além da sua vida profissional - mesmo que ela assuma papel tão importante, como neste caso. Apesar de se debruçar sobre assuntos familiares e pessoais em alguns momentos, o livro acrescenta pouco ao conhecimento, que já é popular, sobre a difícil personalidade de Jobs.

Bia 06/02/2019

Muito interessante
Não tenho hábito de ler biografias e peguei para ler esse somente porque ganhei.

Me surpreendi bastante. Steve Jobs era um gênio em toda a sua complexidade de personalidade. Como a própria esposa o definiu, era um gênio pra muitas coisas, mas péssimo em matéria de relacionamentos.

Achei muito emocionante ver o quanto ele se dedicou à Apple e o quanto o mais importante sempre foi desenvolver tecnologias simples e fáceis de usar.

Não é um exemplo de ser humano, dada a sua total falta de empatia... Mas através dessa biografia, entendendo a sua história, conseguimos compreender melhor muitas de suas características!

Vale a pena!!

Biblioteca Álvaro Guerra 31/08/2018

Steve Jobs
" Tenho que confessar a você que, apesar de adorar ler, nunca havia lido uma biografia de alguém, mas se tudo que Walter Isaacson escreveu nesse livro for mesmo verdadeiro (acredito muito que sim), então a vida e os feitos de Steve Jobs são realmente memoráveis. A minha resenha sobre a biografia de Steve Jobs tem que começar não pelos produtos que ele criou, mas com algo que mais me marcou: a sua personalidade.

Steve Jobs foi uma pessoa muito criativa, visionária, apaixonada pelos produtos que criava, detalhista e extremamente grosso, rude e mau educado ao tratar as pessoas que considerava idiotas. A personalidade de Steve Jobs marcava uma pessoa, antes mesmo dela abrir a boca, como um gênio ou um idiota. Coitado dos que começaram a trabalhar com Steve e pertenciam ao segundo grupo (os idiotas). Claro que estes não sobreviviam muito tempo.

Steve Jobs - A Biografia - Walter IsaacsonMas voltemos a falar sobre o personagem principal do livro. Antes do lançamento da biografia oficial, Leander Kahney já havia escrito o livro A Cabeça de Steve Jobs que conta um pouco sobre a vida de Steve, mas esse é apenas uma visão resumida de todas as maravilhas criadas por Jobs.

Steve Jobs para quem não conhece (será que existe essa pessoa?) é o fundador da Apple, inventor do primeiro computador pessoal, o Apple I, inventor do iPod, iPhone, iPad, iTunes e muitos outros aparelhos e serviços que revolucionaram a indústria e o modo como nós passamos a desfrutar da tecnologia.

*Uma nota. Quando digo inventou não significa que ele desenvolveu os circuitos e todas as soluções técnicas para os produtos. Não! Quando digo inventou significa que ele evoluiu o conceito, refinou o design e melhorou a experiência do usuário.

Continuando… O livro conta em detalhes tudo da vida de Steve Jobs, desde sua adolescência com drogas, da sua busca espiritual, do abandono da faculdade, passando pela criação da Apple, da Pixar, até a invenção do iPad. Conta em detalhes como este conseguiu revolucionar o mercado de música com o iTunes Store, o modo de venda no varejo, com a criação de um novo conceito de loja física, e como revolucionou a indústria de cinema com as animações em 3D (Toy Story, Monstros SA. e Procurando Nemo são exemplos dos filmes campeões de bilheteria, criados pela Pixar, na gestão de Jobs).

Quer saber como a ideia do iPhone surgiu, ou como ele conseguiu convencer toda a indústria de música a vendê-las por $0.99 cada, ou como recriou o conceito de desenhos animados para cinema, ou como ele mudou a sua vida? Se sim, compre agora mesmo esse livro e surpreenda-se com a quantidade de coisas que esse homem conseguiu realizar em 56 anos de vida. Uma vida curta, mas vivida com muita paixão pelos produtos que criava.

Infelizmente não vi no livro a referência ao Mac Book Air, que sei que foi apresentado pelo próprio em um de seus shows (sim, porque evento de lançamento de produtos da Apple são sempre um show), mas fica ai a dica para uma versão estendida.

Ele morreu em 05/10/2011, mas conseguiu nos deixar em vida palavras para concluir a sua biografia. Espero que a criatividade tenha sido totalmente absorvida pela Apple e que esta continue a criar maravilhas como na gestão de Jobs.

O livro tem muito mais tópicos que a minha resenha, como a luta para sobreviver ao câncer no pâncreas, as dietas malucas que seguia, os amigos e inimigos que fez, as brigas com a Microsoft e muitos outros que digo: compre o livro que não irá se arrepender.

Então é isso. Boa leitura!"

Fonte da resenha: http://www.brunocunha.com/blog/livro-lido/resenha-a-biografia-de-steve-jobs-walter-isaacson/

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/titulo.jsf?codigo=335892&tipoPesquisa=titulo&tipoDoc=0

Danilo Vicente 09/07/2018

Que biografia!
Aqui vemos dois talentos: a genialidade de Steve Jobs, mesmo com inúmeros erros, e a incrível maneira de escrever de Walter Isaacson. Um livro de 600 páginas que encanta o leitor e faz com que passem voando. A história de Jobs é uma lição de vida. Não necessariamente para ser copiada, mas para servir de inspiração. O foco, a atenção aos detalhes, o crédito à intuição... e por aí vai. Isaacson, por sua vez, escreve de maneira fluida e simples, também detalhista, e, por isso, inteligente. Que aula!