Inteligência Emocional

Inteligência Emocional Daniel Goleman

Resenhas - Inteligência Emocional

Suzane 22/05/2022

Bom livro mas muito longo
O livro é bom e bastante técnico. Amei até a metade depois achei bem arrastado, mas ainda acho ótimo e que vale a pena

Catia.Rocha 08/05/2022

Não era o que eu esperava
Comprei pensando ser um livro de auto ajuda, mas é um livro de pesquisa, voltado mais para educadores... Achei a leitura enfadonha, perdi o interesse na metade

Livrosletrados 02/05/2022

Uau
Uma dose forte de psicologia e um grande pedaço de medicina para caracterizar o que seria a inteligência emocional. Perfeito e necessário, esse livro mostra que há em várias situações, uma falta de inteligência emocional, que deveria ter sido adquirida muito anteriormente. Recomendo!

Pati Setter 25/04/2022

Essencial é muito válida para a educação de filhos e criança
O autor é bastante minucioso e específico em relação das reações emocionais que surgem desde a infância até a fase adulta. Descreve em detalhes os acontecimentos neurológicos de fuga e como surgem os traumas e bloqueios no ser humano, em outro momento aplica seu conhecimento em experiências feitas com grupos grandes de pessoas. Muito relavante para obtermos consciência sobre alguns aspectos que não intendemos sobre nós mesmos, e também pertinente a pais e criadores e professores que podem mudar a mentalidade das novas gerações.

Iga1.diass 19/04/2022

Livro muito bom
O começo é um pouco denso, pois trata de toda a neuroanatomia do cérebro, e pra quem não tem tanta familiaridade pode ser complicado assimilar tantos termos. Porém, no decorrer da leitura o livro vai ficando mais interessante e gostoso de se ler. Já no final do livro, o assunto se torna um pouco repetitivo com tantos exemplos citados pelo autor.

No geral a leitura foi bem construtiva, rica informação. No entanto, pelo livro ser antigo, algumas informações e teorias se encontram desatualizadas, pois desde a sua publicação tivemos muitos avanços científicos na área. Parabenizo o autor, por preparar o terreno para que outros estudiosos pudessem subir em seus ombros, e desta forma conseguir enxergar mais longe os horizontes do conhecimento.

Maluuu 16/04/2022

Não era o que eu procurava
O livro tem informações interessantes (mas isso vai do que você considera interessante), sim, porém elas só aparecem em 20% ou menos da leitura toda. Boa parte do livro é mais focado em dados sobre a parte estrutural do cérebro e à pesquisas sobre como desenvolver a inteligência emocional nas crianças (o que, como eu já disse, não é tanto do meu interesse).
Enfim, um livro extenso, cheio de informações que para o meu interesse acabam sendo desnecessárias... Por isso a avaliação tão baixa.

Carolina Del Puppo 06/04/2022

Perfeito
Eu amei ler esse livro, com um assunto tão importante, tão extenso, que vai ser ajuda a minhas pesquisas na área da educação.

Paloma 04/04/2022

Autoconhecimento
Ótima leitura!
Aprender como funcionam nossas emoções e os mecanismos que as desencadeiam é essencial para que possamos lidas melhor com nós mesmos e com os outros.

"Autoconsciência é a pedra de toque da inteligência emocional"

Uma das coisas mais interessantes foi entender o quanto o cérebro é flexível e está em constante aprendizagem; e por isso as falhas em aptidões emocionais podem ser reparadas. Muitos comportamentos, sentimentos, atitudes que se apresentam como limitantes e dificultam nossa vida podem ser mudados, por mais enraizados que sejam.

Sobre a linguagem do texto: ainda que possua muitos termos científicos, achei bem tranquila e acessível, pois o autor utiliza bastante situações cotidianas para explicar seu argumento.

Super recomendo!

Henrique0 03/04/2022

Não é um livro de auto ajuda
Esse livro é completo baseado em fatos científicos, tem explicação dês do início até o avançado, tudo explicadinho bem direitinho

Mands 16/03/2022

Tema super importante para todos nós
Apesar de ser um livro "antigo" (foi publicado pela primeira vez em 1995) o tema ainda é de extrema importância para nossa sociedade.
O livro traz uma série de estudos, análises e exemplos de como a inteligência emocional afeta todos os aspectos da nossa vida, ela impacta em como agimos, como reagimos e como nos comportamos em diversos campos da nossa vida.
Ao longo do livro, Daniel Goleman nos mostra como o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal, os nossos relacionamentos, o nosso desenvolvimento profissional, como tudo isso está associado a nossa capacidade de perceber, entender e exercitar a nossa inteligência emocional.
Leitura muito interessante e válida para todos que queiram entender um pouco mais sobre como nossas emoções atuam e aprender a não ser refém delas.

Mariana 13/03/2022

Saber lidar com as emoções é o melhor caminho para todos
É um ótimo livro para entender sobre o impacto gigantesco e a importância das emoções na nossa vida, a força desse impacto ficou bem mais clara para mim. Ler esse livro é pensar na situação que se encontra o ser-humano atualmente, é pensar no caminho que a humanidade percorreu e que vem traçando. As decisões boas ou ruins estão muito mais ligado às emoções do que pensamos, mais precisamente a como lidamos com elas, a nossa capacidade de compreendê-las, considerá-las, achamos que a racionalidade que move o mundo e menosprezamos muito o papel das emoções para o presente e futuro da humanidade, mas elas estão lá e sempre estarão e apenas com um maior enfoque nelas e em seu manejamento de forma mais inteligente é que se poderá traçar um caminho mais harmônico para a existência da humanidade.

Barbara.Bravim 02/03/2022

Não é um livro de auto ajuda. É um livro que fala sobre a inteligência emocional sob um ponto de vista científico, demonstrando pesquisas e resultados para cada caso. Muito interessante as descobertas, para cada fase da vida. Aprendizados importantes para se colocar em prática e viver com mais qualidade de vida.

Emerson 14/02/2022

"Inteligência Emocional: A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente" pode ser considerado um livro de autoajuda baseado em estudos e artigos científicos. O escritor e psicólogo, Daniel Goleman, detalha como a mente humana funciona, diferenciando o quociente de inteligência e a inteligência emocional, os quais são duas funções que se completam para determinar o sucesso das pessoas em comportamentos sociais.
A obra relata as formas de sentimentos e emoções, como elas são expressas e controladas. Ter inteligência emocional é controlar as emoções e saber usá-las nos momentos certos.
O autor comenta a importância da inteligência emocional dentro de um relacionamento, em empresas, nas escolas e como a infância é período crucial para o ser humano aprender o autocontrole.

Johann 08/02/2022

Um bom livro
O autor explica como funciona as emoções no cérebro, mais precisamente como elas agem anatomicamente.
O autor faz uma abordagem simples e direta, e explica cientificamente os benefícios de exercitar a inteligência emocional no dia dia, inclusive ele dá dicas práticas para, por exemplo, controlar a raiva.
O ponto central do livro é informar os benefícios que a inteligência emocional exerce no cérebro, e também na relações interpessoais.
No geral eu gostei, é um bom livro. Mas para quem não está acostumado com livros de não ficção, poderá achar um pouco chato. Recomendo.