Eu sou a lenda

Eu sou a lenda Richard Matheson

Resenhas - Eu Sou a Lenda

Wania Cris 13/10/2021

Esqueçam o filme!
Uma impiedosa praga assola o mundo, transformando cada homem, mulher e criança do planeta em algo digno dos pesadelos mais sombrios. Nesse cenário pós-apocalíptico, tomado por criaturas da noite sedentas de sangue, Robert Neville pode ser o último homem na Terra. Ele passa seus dias em busca de comida e suprimentos, lutando para manter-se vivo (e são). Mas os infectados espreitam pelas sombras, observando até o menor de seus movimentos, à espera de qualquer passo em falso... Eu sou a lenda, é considerado um dos maiores clássicos do horror e da ficção científica, tendo sido adaptado para o cinema três vezes (sendo que o autor não gostou de nenhuma...).

E é fácil entender as ressalvas do autor com as adaptações bem como entender como é difícil ser fiel ao livro. Temos aqui uma trama psicológica voltada para o protagonista da estória e não os assustadores vampiros. É a saga de sobrevivência de Robert Neville que está sendo contada. E muito bem contada, é bom que se ressalte.

Tudo ali me agradou. As reminiscências, as divagações, as dificuldades em se adaptar a um mundo inóspito... não entendi muito bem o conceito de morto e de vivo, mas eu que sou limitada mesmo, deixa...

Amei a leitura e já quero embarcar na próxima, Hell House.

Mayklyns 19/08/2020

Surpreendente e brutal, com o leitor
Acho que ainda não me recuperei da leitura.

O.K.! Vai demorar mais do que algumas horas.

Não é o primeiro livro que faz isso comigo, mas já fazia um tempo desde o último. Richard Matheson, como escritor, é exatamente o que Sthepen King expõe no prefácio do livro: inteligente, sagaz, com o controle total da obra e claro, não concede ou pede clemência ao leitor.

A obra está muito (muito mesmo) além do que a reprodução cinemática com Will Smith entregou (e eu até gosto do filme; não assisti as outras adaptações para telona).

A leitura é fácil e ao mesmo tempo, complexa. Fácil porque o texto flui. As páginas se vão, o tempo passa e você não percebe. Complexa porque ela te coloca diante de medos extremamente reais, o mito que está ali retratado como cerne da questão se torna facilmente pano de fundo, coadjuvante, diante dos problemas de Neville.

É fácil torcer por Neville, porque é fácil se imaginar apertado, sufocado, na situação dele (veja bem, não digo que é fácil lidar com o problema dele, mas sim se ver ali, diante da realidade proposta - tendo o mito como metáfora - e pensar "eu não sobreviveria um mísero mês").

Matheson sabe disso e usa contra você. Recomendo a experiência!

Ana Bruno 14/04/2021

Bastante bom
Sem querer parecer repetitiva, o filme (de 2007) é bem diferente do livro.
O livro começa muito, muito, muito bem, extremamente interessante, daqueles que a gente gruda e quando para de ler já passou da metade. Elementos narrativos distribuídos na medida certa. Uma leitura com ação, expectativa, apreensão, reflexão, aflição, susto, tristeza, resignação...
Mas... o final... (não que seja ruim, não é!) Apesar de ter um fundo "filosófico", que só 'captei' com o texto extra na edição, de autoria de Mathias Clasen, um professor da Universidade de Aarhus, achei que foi muito "Ah, cansei, deixa eu terminar de escrever logo esse livro"... achei meio corrido e simplório, com ares de "Hã?" (Sabe como é? Meio "Que que tá acontecendo?"). Deixou um baita gosto de quero mais..
Mas torno a dizer, a leitura vale muito!!

Arthur 23/04/2020

Eu sou a Lenda
Eu sou a Lenda me impressionou e me cativou por uma penca de coisas, mas a que mais me chamou a atenção foi em como o autor lidou com a construção do mundo pós-apocalíptico.

No livro temos Robert Neville que tudo indica ser o último ser humano vivo do planeta. Uma nova doença surgiu no mundo, uma doença que transforma as pessoas numa espécie de vampiro morto-vivo, que ironicamente segue aos moldes dos nossos clássicos vampiros de cinema (Repulsa a alhos, cruz, espelhos e até o fato de que para mata-los é necessário o uso de estacas de madeira).

Aqui você não vai encontrar ação ou aventuras loucas. Você vai encontrar o último homem do planeta perdendo a sanidade com a loucura que o mundo se tornou. Você irá acompanhar a jornada desse indivíduo na sua luta diária contra vampiros e, principalmente, contra a solidão e a ignorância a respeito dessa doença.

O livro começa no ano de 1976 e vai até o ano de 1979, e é muito interessante acompanhar o amadurecimento do personagem, e a desmitificação da doença. Neste ponto considero o autor um gênio no que faz: ele desconstrói o vampirismo clássico e o traz para um chão racional. E desse jeito, através da ciência, o nosso querido Neville explora as razões que fazem os vampiros morrerem ao entrar em contato com a luz do dia ou sua repulsa por alho, cruzes e espelhos.

No fim, Eu sou a Lenda foi uma surpresa muito bem vinda e recomendo a todos que gostam de uma boa história e de ficção-científica.

"O mundo ficou louco, pensou.
Os mortos andam por aí e eu acho isso normal."

Tiago 04/07/2020

Não costumo ler muita ficção científica, mas me atraí pela premissa do livro por estar em isolamento social.
Acabei gostando bastante! O sentimento de solidão é bastante abordado e o desejo sexual e de contato sem ter ninguém para conviver também. Me conectei com o personagem nesse sentido, uma vez que estou em casa há mais de cem dias devido à pandemia hahaha

Minha única crítica negativa seria que não consegui me conectar com a pessoa que é o protagonista, uma vez que a narrativa é, basicamente, um recorte da vida dele apenas durante o período apocalíptico, abordando superficialmente o passado dele (a infância, a vida pré-pandemia, etc), o que fez com que fosse difícil conhecer mais dele e de onde ele veio.

Em suma, um clássico que me instigou e me prendeu bastante, mas que poderia ser maior. Acredito que tinha muita coisa pra ser abordada, mas o autor ficou no "básico". Escolha dele, preferência minha. Adorei o final, inclusive!

rafa 01/10/2021

Começa bom e termina melhor ainda.
Sinceramente, o livro é incrível. Inicialmente já dizendo que não tem nada a vê com o filme, o filme com o Will Smith é ótimo mas não tem muitas coisas do livro além do tema principal.
A história vai contar a trajetória de sobrevivência do Robert Neville, após um vírus vampiresco dizimar toda a sociedade. Ele vivi na sua casa em Los Angeles onde a transformou num refúgio pós apocalíptico, sozinho, sem mais ninguém além dele mesmo e os infectados. O livro flui facilmente, você vai lendo o dia a dia do Robert e fica mais imerso naquilo, a luta pela sobrevivência, a angústia quando ele é quase capturado pelos vampiros e tudo, aliás, os vampiros não são que nem os de Crepúsculo ou Diários de um vampiro, são criaturas perversas que só querem se alimentar.
O livro tem um plot ótimo, mas até um pouco confuso, mas depois de ler até o final você entende bem. O jogo que o autor fez com as coisas é incrível, não posso falar muito sobre senão irá ser um spoiler.
Além de tudo essa edição está impecável, além de ser capa dura também traz diversos conteúdos extras até mesmo uma entrevista com o autor. Simplesmente incrível.
Luchi 01/10/2021minha estante
Ai quero tanto leeeer, qse comprei no prime day, mas fiquei meio receosa por causa de alguns comentários dizendo q é chato, vou tentar ler quando sai da ressaca!!

rafa 01/10/2021minha estante
não é NADA chato, além do livro ser curto você lê super rápido, é muito envolvente. comprei na prime day também, ficou metade do preço

Luchi 01/10/2021minha estante
Q boom, vou ler com crtz

Barbara 20/06/2022

De um filme icônico a...
Eu não tenho nada de ruim a dizer sobre esse livro. Claro que eu fui uma das inúmeras pessoas a ler Eu Sou a Lenda depois de assistir ao filme que é um ícone, mas consegui ler sem expectativas e isso foi excelente, considerando que um não tem absolutamente nada a ver com o outro, são completamente diferentes. Ao contrário do que muitas resenhas aqui dizem, não achei o livro nada maçante. Adorei ver a maneira como a angústia de Neville se exprime de diferentes formas e também o tanto que é palpável esse tormento. Seu sofrimento e solidão são muito gritantes e o livro é muito sobre isso. Também achei bem legal observar seu processo de descoberta sobre o que transforma as criaturas e isso foi ainda mais interessante quando o livro se encaminhava para o fim. Tirei uma estrela porque achei que o final poderia ter sido desenvolvido com algumas páginas a mais e a personagem Ruth também poderia ter sido mais aprofundada, mas são apenas detalhes.

Leonardo.Broinizi 05/07/2021

Um bom livro de ficção/terror.
O livro é de ficção científica/terror, e isso é interessante por que o motivo do terror acaba tendo uma explicação mais científica que sobrenatural, o que me interessa mais, e apesar de hoje ter muitas obras que seguem essa linha explicativa, pelo que li na resenha que essa edição traz, isso não era tão comum na década de cinquenta, quando o livro foi lançado.

Em sua busca por sentido e propósito, o protagonista passa por muitas fases: luta pela sobrevivência, desespero, apatia, alguma ou outra agitação no cenário monótono que se instala... Alguns desses momentos são mais interessantes, outros nem tanto, mas no total, uma leitura rasoavel, que vale a pena.

No final das contas o que costuma mais me me interessar em ficções de qualquer natureza são as interpretações que os autores fazem de reações humanas a determinadas circunstâncias. Nesse livro acho interessante e me identifico com algumas, com outras nem tanto.

O saldo acaba sendo positivo e eu o indico a quem gosta ou quer conhecer o gênero de ficção científica/terror, pois, apesar de relativamente antigo, o livro envelheceu bem.

Antunes 15/02/2024

Um homem contra o mundo
Eu sou a Lenda, escrito em 1954 por Richard Matheson, na época com 28 anos, é um retrato do homem médio e suas preocupações.

Ué?! Mas não é um livro sobre um cara cercado por vampiros?

É muito mais do que isso! Essa história traça o perfil daqueles homens (que hoje estão em extinção), responsáveis pelas pessoas a sua volta e que se encontra totalmente perdido, no meio de uma situação que ele não tem controle de nada.

Robert Neville, está isolado em sua casa (ou bunker de guerra) bebendo compulsivamente, tentando entender o que está acontecendo depois que um vírus toma de assalto a humanidade, transformando as pessoas em vampiras. Por um motivo totalmente aleatório, quase uma providência divina, ele é imune e tenta arduamente entender a sua nova realidade.

Esse personagem extremamente poderoso é frágil como uma pequena formiga, ao perceber que não possui mais nenhum motivo para existir, uma vez que sua amada e filha foram tiradas dele durante o crescimento desse peste que assolou nosso mundo.

Com um final digno de um soco na cara, ?Eu sou a Lenda? é essencial para quem quer entender como pensavam os homens de uma época dura, que os forjava e ferro. Eu mesmo me identifiquei diversas vezes com esse personagem incrível, me colocando naquela situação que ele estava e pensando: ?Será mesmo que eu conseguiria ficar assim... dessa forma???

Pra mim uma experiência extremamente gratificante, só passei a detestar o filme que antes eu gostava. Mas isso não é novidade, quando se a condição de fazer algo extraordinário, pode ter certeza que os estúdios vão fazer algo medíocre.
Fabricio268 15/02/2024minha estante
Excelente resenha!! Vou procurar esse livro.

Antunes 15/02/2024minha estante
Obrigado mestre!!!

Dem 05/07/2021

Show!
O livro traz muita solidão, tristeza, desespero, alguns momentos de alegria, pra depois jogar você no desespero de novo kkkkkk
Não é um livro pra se ter medo, mesmo lendo à noite mas, vale muito a pena a leitura. E aviso que o livro é totalmente diferente do filme!
Gostei demais!

Kácio 08/12/2022

A lenda que enfim se tornou
Eu sou a lenda não é uma história típica de ficção científica ou de vampiros, mas sobre a natureza humana.

Se você quis ler por causa do filme de 2007, com o Will Smith, este livro não é nada parecido. Se você procura um livro de ação com um mundo diferente, este também não é o tipo. Mas, vale muito a leitura.

Isabel 27/03/2021

Se você gosta de Stephen king e histórias completamente focadas na realidade com uma pitada de sobrenatural, isso é pra você. Eu achei incrível cada página desse livro, além dos extras da edição agregarem muito. Com certeza um novo favoritado

Rafa P. 19/07/2021

Terminei a leitura desse livro empolgada, pois gostei muito da experiência de leitura . Em tempos de pandemia, encontrar um personagem em isolamento social e enfrentando todos os dilemas dessa solidão foi curioso, impossível não fazer associação com nossa situação atual. O livro é totalmente diferente do filme, mas igualmente bom. Eu gosto das duas narrativas contadas.

Tami 15/01/2021

Ótimo
Diferente do filme que eu adoro, como imaginar o personagem loiro depois da ótima atuação do Will Smith. Adorei o livro, me fez ler bem rápido para saber o desfecho final, super recomendo!!

Isadora- 18/02/2022

"Robert Neville, o último da raça velha"
Esse livro é interessantíssimo! Demorei um pouquinho pra pegar o embalo da leitura, que é bem diferente da maioria dos livros; em "Eu Sou a Lenda", temos praticamente só o protagonista Neville. O que mais me tocou foi o modo como o personagem lidou com aquela situação tão desesperadora de "apocalipse vampiro-zumbi", sendo o único sobrevivente nas redondezas; a solidão e a quase loucura, os atos impulsivos, a raiva, são todos aspectos que considero muito condizentes com uma situação real (me consegui ver cometendo as mesmas ações dele em determinados momentos, e isso é incrível em um livro!). Confesso que não entendi algumas questões apresentadas sobre a biologia dos vampiros e achei algumas passagens meio confusas com relação ao tempo (se era presente ou passado). O final da história é insano, com uma reviravolta que me chocou. Derramei umas duas lágrimas depois de ter terminado a leitura, de tanto que me compadeci com tudo o que Neville passou :')
Uma lenda, realmente!