Os Diários do Semideus Rick Riordan
Haley Riordan

Resenhas - Os Diários do Semideus

mirrorballgio 21/03/2024

Os Diários do Semideus
Acredito que essa leitura seja desvalorizada por muitos por ser um livro extra, e que não recebe o crédito que deveria. Mas eu recomendo sim a leitura pra qualquer fã do universo de pjo ou hdo.

O diário do Luke foi bem interessante de ler. Entrar na cabeça dele como personagem e ver alguns dos pensamentos dele foi algo novo (e doloroso tbm). Também foi legal ver as referências que tinham a respeito do futuro dele.

O segundo conto, do Percy e da Annabeth, foi bonitinho e divertido de ler. A mesma coisa com o do Leo e as entrevista com George e Martha.

Sobre as ilustrações eu prefiro não comentar KKKKKKKK

O que me deixou genuinamente intrigada foi o último conto, escrito pelo filho do Rick Riordan. Eu sinceramente me surpreendi. Além de trazer um pouco mais de profundidade na história, sendo narrado por um personagem inédito e mostrando ?o outro lado da moeda? dos semideuses que ficaram ao lado de Cronos, também explicou algumas coisas a respeito da construção de mundo e fez referências aos conflitos futuros em Heróis do Olimpo. Eu também senti um tom mais maduro na narrativa, foi como uma versão um pouco mais amadurecida de pjo, e eu confesso ter gostado bastante, e até gostaria de ler mais sobre ambos os personagens principais.
Juan199 23/03/2024minha estante
???SPOILER ALERT???

O BOB VAI VOLTAR!!!!!

Inlectus 22/11/2014

Bela leitura.
Rick Riordan segue genial como sempre, seu filho, parece ter herdado o dom do pai.

Adele 12/06/2013

Essencial
Um ótimo complemento para a leitura dos fãs das aclamadas séries "Os Heróis do Olimpo" e "Percy Jackson & Os Olimpianos", o livro Os Diários do Semideus traz novas histórias incríveis. Além de acesso a informações interativas como mapas, entrevistas e fotografias dos personagens, ele nos permite acesso ao importantíssimo Diário de Luke Castellan, à aventura de Percy e Annabeth em busca do cajado roubado de Hermes e a um dos sufocos de Leo Valdez durante a construção do Argo II no bunker 9.
Nesse último, nós podemos ver como Leo dá sempre o máximo de si em tudo que faz. Apesar de ser bastante desajeitado, ele procura fazer com que tudo dê certo, e mostrar aos demais semideuses que ele é muito mais capaz do que aparenta ser. Esse capítulo, como a maioria dos capítulos destinados ao personagem nos outros livros da saga, consegue nos cativa com o humor e jeito doce de Leo.
Na procura pelo cajado de Hermes conseguimos apreciar os poucos momentos que Annabeth e Percy passaram juntos antes de Percy ser enviado ao acampamento romano. Não há dúvidas de que além de um lindo casal, a força de Percy e sabedoria de Annabeth unidos faz deles uma perfeita dupla para combate.
Provavelmente o mais importante capítulo deste livro, O Diário de Luke Castellan nos leva quase que para dentro da mente de Luke. Riordan faz um trabalho tão magnífico, especialmente nesse capítulo, que conseguimos compreender grande parte das atitudes de Luke ao longo da primeira saga. Frustrado com o egoísmo e ignorância dos deuses em relação a seus filhos e aos mortais que iludiram, tudo que Luke queria era justiça. Talvez por se importar demais com os outros acabou tornando-se vulnerável demais. Luke foi com certeza um grande herói.
Ao fim do livro, recebemos um capítulo escrito pelo filho de Rick Riordan, Haley Riordan, a verdadeira inspiração do pai para criar o personagem Percy Jackson. Podemos perceber um talento nato na forma de escrever de Haley. É incrível como ele consegue mostrar uma explicação para a presença da névoa para os mortais, ou como os monstros podem farejar semideuses. Nesta última história do livro, vivida por um mortal, somos obrigados a nos questionar novamente se os deuses são realmente os "mocinhos" que dizem ser.
Não só um livro adicional, mas sim essencial, esse livro nos permite conhecer muito melhor alguns personagens e também os deuses e suas atitudes, e fazer até com que nossa opinião sobre eles mude completamente.
Aos fãs da série, mais que recomendo o livro!

Renata 11/04/2015

Os Diários do Semideus - Rick Riordan
Amo quando os autores presenteiam os leitores com os livros extras. E esse livro em especial é simplesmente perfeito! Os diários do semideus é composto por quatro histórias diferentes, sendo que uma delas foi escrita pelo filho do Tio Rick, Haley, e tenho que deixar aqui a minha opinião, esse menino vai longe!

A primeira história é O diário de Luke Castellan que é narrada pelo próprio Luke e conta a aventura que levou Luke e Thalia a conhecerem Annabeth. (Não posso contar mais que isso, se quer descobrir, leia! Se eu falar mais alguma coisa, vai ser spoiler e a história em si, vai ficar sem muita emoção);

A segunda história é Percy Jackson e o cajado de Hermes, uma pequena aventura que acontece no tempo cronológico entre O último Olimpiano e O herói perdido, quando Percy e Annabeth estão comemorando o aniversário de um mês de namoro e em meio a comemoração (que não estava muito favorável para Percy), Hermes aparece e pede... um favor.

A terceira história mostra também uma pequena aventura que aconteceu quando Leo estava construindo o Argo II e graças a um pequeno... deslize e uma mesa temperamental, Leo, Jason e Piper se encontram com as Mênades, seguidoras psicopatas do deus do vinho.

A última história (escrita por Haley Riordan), além de bem escrita, narra o que aconteceu com um dos semideuses que apoiaram Cronos na última batalha de Manhattan. Essa história também esclarece algumas dúvidas que muitos semideuses tinham, como por exemplo: Quem controla a névoa, e como ela funciona? O que aconteceu com os semideuses que estavam apoiando os titãs e sobreviveram a batalha? Por que os monstros conseguem sentir o cheiro dos semideuses?

O livro também conta com algumas fotos de Luke, Thalia, Hal, Annabeth, Percy, Piper, Leo e Jason. Alguns passatempos (que eu não tive coragem de fazer). Uma carta escrita por Rick Riordan, escriba senior do Acampamento Meio-Sangue. Entrevista com George e Martha. Enfim, esse livro amplia os conhecimentos dos semideuses sobre o universo de Percy Jackson.

Senhor Castanha 03/04/2015

Resenha Os Diários do Semideus
O livro conta três histórias sobre grupos de semideuses até que relativamente pequenas. A primeira é sobre Luke e Thalia, dois semideuses que encontram Amalteia, a cabra de Zeus que é pai de Thalia (Zeus não a cabra), que os leva a uma casa mágica que os prende dentro. Uma história de suspense, ação, que faz você querer não parar de ler, rica em detalhes mas não demorada no meu entendimento, a melhor das três histórias.
A segunda é a de, Percy e Anabeth também semideuses que estão namorando um com o outro . Estavam tendo um piquenique no Central Park em Nova York, Quando de repente encontram Hermes um Deus que pede para recuperarem seu cajado que tinha neles as cobras George e Martha. Em minha opinião a pior história com muita conversa pouca ação e a história mais rápida, não é uma história ruim mas as outras duas são bem mais interessantes.
A ultima é sobre os namorados semideuses Jason e Piper e o inventor e construtor Leo. A história consiste busca de uma peça pra um motor que sem ele iria ter uma grande explosão, então procuram a peça que foi levada por uma mesa mágica que ficou triste e fugiu assim na busca eles mênades seguidoras de Dionisio que querer matar eles só por diversão. Uma história com bastante tensão e ação uma história bem boa pra ler numa tarde com tempo.
Todas elas por incrível que pareça, são histórias bem independentes sem precisar saber sobre mitologia grega ou ler outros livros. Eu recomendo o livro e o achei muito bom.

Guilherme Cervi 30/03/2015

Resenha do Livro Os Diários do Semideus
Um dos motivos que eu gostei desse livro é porque ele tem vários capítulos, isso o torna interessante pois você não fica entediado, quando começa a enjoar desse capitulo vem outro mais legal. Outro ponto positivo para esse livro é que as historias se passam entre personagens que se conhecem mais estão bem distantes uns dos outros, alguns em perigo e outros com o dia mais tranquilo. Nesse livro há três historias uma de Luke, outra de Percy e por ultimo uma de Leo, são três aventuras bem interessantes, no final de cada capitulo há uma imagem do lugar que eles ficaram mais tempo na aventura, também há imagens dos personagens que estavam escrevendo no diário e de seus amigos. Esse livro é de uma serie de livros chamados Os Heróis do Olimpo. Apesar de ainda não ter lido os outros dessa serie o achei bem independente pois não faz muitas referencias a coisas que já aconteceram nos outros livros, só acontece de eles mencionarem acontecimentos dos outros livros umas três ou quatro vezes mas isso não impede de intender. O único ponto negativo que achei nesse livro foi da primeira historia porque é a mais curta de todas e o autor enrola muito pra contar oque vai acontecer, mas esse livro é espetacular principalmente para as pessoas que gostam de mitologia grega.

Lucas 28/03/2015

Os Diários do Semideus
Os Diários do Semideus, diferente dos outros livros da série Os Heróis do Olimpo, conta algumas histórias relacionadas ao universo de Rick Riordan baseada na mitologia grega.

As histórias servem para mostrar ao leitor sobre as novas aventuras dos semideuses, que se alternam na cronologia da história, pois uma história se passa antes de Leo Valdez, filho de Hefesto, terminar o Argo II (um barco voador), enquanto outra se passa antes mesmo dos eventos de O Ladrão de Raios, por exemplo.

As histórias também servem para responder algumas dúvidas sobre esse universo, como por exemplo: Como surgiu a névoa e por que os monstros podem farejar os semideuses.

Dentre as histórias principais, temos o Diário de Luke Castellan, que conta a história de Luke, Thalia, e o novo personagem Hal antes de O Ladrão de Raios, e também mostra como conheceram a Annabeth.

Percy Jackson e o Cajado de Hermes, que conta a história de Percy e Annabeth quando Hermes pede ajuda para eles recuperarem seu cajado, que foi roubado pelo gigante Caco.

Leo Valdez e a busca por Buford, que conta a história sobre a busca de Leo, Jason e Piper por Buford, a mesa maravilha, que fugiu para a floresta do Acampamento Meio-Sangue.

E Filho da Magia, que fala sobre Claymore, um humano normal que levava uma vida normal de palestras sobre vida após a morte, quando confronta um monstro que o faz perceber que tudo o que ele acreditou na vida estava errado, entre outras histórias, imagens, e até uma página com joguinhos.

Destaque para a última história, que foi escrita pelo filho do autor, Harley Riordan, que sofria de dislexia, e virou inspiração para o universo de Percy Jackson e seus amigos.

Minha opinião sobre o livro é que ele é legal, pois adiciona novos personagens que poderiam ter alguma importância na trama principal.

Minha única crítica é que eles poderiam ter sido melhor explorados na trama, mas fora isso, é um bom livro, que não é muito longo e tem algumas imagens, se você for dessas pessoas que não curtem livros muito longos e sem imagens.

Lola Britto 17/01/2015

Leitura de Janeiro - Os Heróis do Olimpo: Os Diários do Semideus.
O livro se apresenta como um diário a ser entregue aos semideuses que chegam ao acampamento Meio-Sangue, local destinado aos filhos de Deuses com humanos. O Acampamento é o cenário das histórias da serie de livros “Percy Jackson os Olimpianos” e é preciso ter lido essa série para entender o livro apesar dele pertencer a segunda saga, “Os Herois do Olimpo”, é necessário ter lido a primeira.
“Os Diários do Semideus” é uma coletânea de quatro historias, imagens dos personagens e jogos. O primeiro conto narra como Luke, Thalia e Annabeth se conheceram e um pouco da historia deles antes da chegada ao acampamento meio sangue. Essa historia ocorre muito antes do primeiro livro “Percy Jackson e o Ladrão de Raios”.
O segundo conto ambienta-se após o termino da saga “Percy Jackson e os Olimpianos”, e antes do inicio da segunda. “Percy Jackson e o cajado de Hermes” é um conto leve e divertido, sobre uma das aventuras de Percy e Annabeth durante as férias no acampamento.
O terceiro conto, “Leo Valdez em busca por Buford”, ambienta-se após o primeiro livro da saga “Os heróis do Olimpo” e narra uma aventura de Leo, Piper e Jason durante o período no acampamento Meio-Sangue.
Antes do último conto, o autor Rick Riordan escreve uma nota explicando como começou as historias dos semideuses, e conta que Percy Jackson foi inspirado nas dificuldades de seu filho, que sofre de dislexia e TDA, e elucida que as historias o ajudaram tanto ele superou as dificuldades e hoje é escritor. Sendo assim, o último conto foi escrito por seu filho que inspirou toda a historia, Haley Riordan.
O ultimo conto, “O filho da magia”, explica alguns pontos do universo da saga que ainda não haviam sido bem explicados, e narra a historia de um dos semideuses que lutaram a favor de Cronos na guerra narrada no ultimo livro da primeira saga de Riordan.
É uma leitura muito agradável e sem duvida essencial para os fãs da saga, apesar de não ser necessário ler o livro para compreensão de toda a história, é muito esclarecedor em alguns pontos, pois preenche algumas lacunas deixadas entre os livros.

Aryane 01/11/2013

MUITO útil
Tem muitas historia bacanas que ajudam no desenvolvimento da leitura dos livros da serie.

Breezecat 28/07/2013

Capa e espada..XD
O livro em si tem outro formato, capa dura, folhas mais grossas. Ele é todo lindo! As histórias ótimas, inclusive a última estréia do filho do Rick Riordan. Fechou com chave de ouro a série e agora me preparo para começar a outra.

Mariana 25/09/2013

O livro é muito legal e nele tem o diário de Luke, o que ajuda a entender a história (PJO e HDO). A única história do livro que eu não gostei foi a última, "Filho da Magia".

Kadosh 18/10/2013

Semiendeusando.
Rick resolveu juntar mais de uma história em um livro só criando o livro "Os diários dos semideuses."
Quem não se lembra de Luke, o filho chato de Hermes? Thalia a linda e revoltada filha de Zeus? George e Martha, as cobras do caduceu de Hermes entre outros personagens que marcaram nossa pequena vida durante a leitura da saga Percy Jackson e Heróis do Olimpo?
Além de grandes aventuras de Anabeth e Percy, o livro também conta com a presença de Semideuses das sagas mais atuais de Riordan. E pra quem não gosta de ficar sem uma diversãozinha, Os diários dos semideuses trás para os leitores uma carreira de jogos sobre o Olimpo e seus novos semideuses.