O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Aahmanda 14/05/2024

Uma verdadeira obra de arte
Nada do que eu vá escrever fará jus à delicadeza dessa obra prima. Ela com certeza merece toda a fama que recebeu ao longo dos anos.
Não é uma prosa rápida e instigante contemporânea, mas é uma obra que deve-se deleitar. São quase 200 páginas de construção de cenário e personagens e o resto é o desenrolar rápido da história.
É necessário estar aberto à delicadeza para ser tocado por ela. As cenas finais desabrocham em um misto de dor, beleza e comédia, sem perder de foco o que simboliza: uma ode aos direitos humanos contada sob a visão de uma garotinha. Lindo.

Ilaraoo 13/05/2024

Esse livro leva um peso gigante, que de uma forma completamente inevitável te leva a repensar a forma que você enxerga as pessoas, e que a melhor forma de entender alguém é se colocando no lugar desse alguém. O livro consegue abordar pontos bem pesados de uma forma muito sutil, ler isso foi uma experiência muito boa e também necessária. A leitura vai fluindo de um modo que vc nem percebe. Sem dúvidas vc vai acabar aprendendo muito mais sobre humanidade com essa garotinha do que poderia imaginarkkkkk. Simplesmente uma obra de arte isso aqui. ???

carvalho73 13/05/2024

Muitas reflexões
O livro começou maçante, mas assim que entramos na parte do julgamento eu engoli a história. Tudo é bem amarrado, real, e dá pra sentir de verdade como as coisas funcionavam nos anos 30 para a população negra. As 40 últimas páginas foram a cereja do bolo. Tô ansiosa pra ler o próximo.

Lane 13/05/2024

Fofo
O livro é legal de ler, a linguagem é fácil e a protagonista é uma criança muito fofa, no entando achei que a premissa foi pouco trabalhada, tem um pouco do clichê "salvador branco" mas nada que me incomodou muito, no entanto o capítulo final salvou bastante esse livro pra mim, gostei muitíssimo do desfecho

Clarissa130 12/05/2024

Seduzida pelo filme, fascinada pelo livro ?
Há muito tempo vi o filme e fiquei encantada pela história, pela delicadeza existente em alguns diálogos. Recentemente adquiri o livro com expectativas em níveis estratosféricos e a ansiedade foi tanta que larguei outros 3 livros para poder me concentrar nessa leitura.
A narrativa realizada por uma criança, a pequena Scout, torna esse livro cativante e doce, mesmo quando retrata um cenário de marcante intolerância racial - o sul dos EUA no período pós Grande Depressão. A pequena narradora fala sobre seu dia e suas aventuras junto ao irmão mais velho, permitindo através desses relatos aparentemente inocentes que o leitor visualize a estrutura social da época.
O clímax da história se dá com a nomeação do pai da menina como advogado em um caso de estupro, estupro esse alegado por uma mulher branca contra um homem negro. A população então passa a hostilizar a família de Scout, escancarando o racismo permeado na sociedade.
É um livro de fato extraordinário, fluido, que faz com que o leitor o devore. A construção dos personagens é rica e o texto, ao tratar temas indigestos pela visão de uma criança, é encantador, sem deixar de transmitir sua mensagem. Excelente!

Sara 12/05/2024

Deixou um gostinho de quero mais
Personagens:????
História:???
Fluidez:?????
Plot:????

Eu não dei uma nota muito alta porque para mim a história deveria ter tido um fim mais completo, mas tirando isso eu amei muito, a história e os personagens são muito bons.

emy666999 12/05/2024

Comecei esse livro com certo receio pois li muitas resenhas que as pessoas diziam que tinham dificuldade para se engajar na leitura, mas não tive essa dificuldade. Me senti dentro da história do início ao fim, torci pela verdade justa e me surpreendi no desfecho de cada capítulo.
Gislendo 12/05/2024minha estante
Eu amei esse livro.

emy666999 12/05/2024minha estante
Também amei

Wolsey 12/05/2024

Matar um rouxinol.
Maravilhoso clássico da literatura norte americana, cuja temática permanece atual.
Não trata apenas de racismo, preconceito, ranço religioso, relações familiares conflituosas e hipocrisia, mas também de generosidade, compreensão, resiliência, amizade e amor.
A história é contada do ponto de vista de uma menina de 8 anos, filha de um advogado, viúvo, que foi designado para defender um negro acusado de estuprar uma mulher branca. Pra piorar, tudo se passa numa cidade do estado do Alabama, no início da década de 30.
Incrível como a narrativa prende o leitor e o ritmo dos fatos estimulam a leitura até o fim.
Adorei. Merece 5 estrelas, com certeza.

Gaby'sð 11/05/2024

Um clássico!
Amei a forma leve que o livro é escrito, mesmo passando assuntos pesados e profundos...
Me emocionei, ri, fiquei com raiva, chorei, senti de tudo um pouco!

Um livro que mostra como as pessoas podem ser ruins, podem ser influenciadas pelo meio em que vivem, podem fazer coisas sem pensar, tudo isso do olhar puro e inocente de uma criança... Uma criança que foi crescendo e amadurecendo, aprendendo algumas coisas, tendo uma outra visão de mundo.

Ter a Scout, uma criança, como narradora foi uma experiência que eu gostei muito! Agora já quero outros livros com crianças que narram??

Dbordini 10/05/2024

Lindo
A narrativa da perspectiva da criança é simplesmente perfeito. Deixa as coisas divertidas e mais cruéis tbm. Queria ver muita mais do Boo, mas lindo o livro.

Iara.salgado 10/05/2024

Comecei a lê o livro só pq ele estava na minha estante e já tinha ouvido falar no nome antes, mas n sabia da história nem nada. Acho q por eu n saber melhorou mt a minha experiência.
Achei q o livro n ia ser nada demais, que ia ser chatinho pq por ser famoso ia ser sério demais, porém não, a leitura foi tão fluída e tirou várias horas de sono pq eu simplesmente não conseguia parar de ler. Com certeza virou uns dos meus livros preferidos.

hel! 10/05/2024

Bem legal!!
Adorei o fato do livro trazer a perspectiva inocente de uma criança sobre os temas severos que ele trata. um clássico bem fácil e interessante de ler.

Melissa 09/05/2024

Fax você refletir
Ótimo livro para iniciar com os clássicos, leitura fluida, tópicos sobre racismo, tudo sendo narrado por uma criança; isso faz com que ganhe novas perspectivas sobre o racismo estrutural na sociedade.

mauricio.sperb 09/05/2024

Uma maneira bem chata e longa de contar uma história simples. O contexto e os acontecimentos são bem tristes, mas o jeito que o livro se desenvolve é arrastado. Tudo que li antes do julgamento parecia só um prelúdio para o mesmo e, assim que este acabou, o livro não tinha mais para onde ir.

Karoliny 09/05/2024

Amei essa narração pela perspectiva da Scout, isso me encantou muito nesse livro, além da história dar uma grande lição, se essa é a palavra certa. ainda muito atual tudo que se passa aqui, nessa história. amei de verdade