O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

Madu24 22/02/2024

Ainda não sei definir
Ao mesmo tempo que achei o inicio da história um pouco lenta e tediosa, ao desenrolar comecei a gostar e entender o ritmo do livro, já que é numa perspectiva de uma criança de começa a perder sua inocência por conta de pessoas ao redor, Acho que o ponto da história do julgamento todos sabiam qual seria o fim pelo contexto histórico, mas ainda é triste, assim como seu final que começamos a imaginar o que vai acontecer. Mesmo assim achei a narrativa muito boa e a construção da história foi feita com uma grande maestria, vale a pena seguir a diante e ler a história até o final

Corquiola 22/02/2024

Incrível mistura da narração inocente de uma criança e um impressionante panorama daquele momento histórico, fazendo com que a leitura seja ao mesmo tempo reveladora e cativante e assim entendamos, como crianças descobrem que na sociedade algumas pessoas valem mais que outras, mesmo que isso não faça sentido nenhum, aos olhos destas crianças racionais demais para hipocrisia do nosso mundo.

Lorena.Arantes 21/02/2024

Como pode ser assim até hoje?
"O Sol é para Todos" é uma obra clássica que aborda temas como racismo, justiça, empatia e o valor da educação. A história é contada do ponto de vista de uma jovem chamada Scout, que cresce em uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos durante a Grande Depressão. Através das experiências de Scout, o livro aborda a questão do racismo e preconceito, mostrando como essas atitudes podem afetar as relações entre as pessoas e a busca pela justiça.

Além disso, o livro também explora a importância de se colocar no lugar do outro, mostrando como a empatia e compreensão são fundamentais para promover a mudança social. A obra também traz o valor da educação e da tolerância, além de mostrar como a luta por justiça pode ser difícil, mas necessária.

Eu achei muito difícil me conectar com e história no começo, é uma narrativa muito diferente do que estou acostumada e a estranheza demorou a passar. Fui engrenar a história lá pra página 200, mas isso não quer dizer que o livro é ruim.

É um livro muito interessante e acredito que seja uma leitura obrigatória, mas não por ser um clássico ou ganhador de um Pulitzer. Mas pelo tema principal. Os personagens são extremamente cativantes, cada um com a sua singularidade o que torna tudo mais real.

Dêem uma chance, a visão de um assunto tão pesado pelos olhos de uma criança é super interessante de se acompanhar e é um retrato daquela época para a gente perceber que Atticus sempre esteve certo e sempre estará.

Parafraseando Atticus: não podemos tratar as pessoas mal por serem do da gente. E isso vale pra qualquer cor ou religião....

andy_Pendiuk 21/02/2024

O Sol é Para Todos
Ao meu ver, o ponto principal desse livro é nos lembrar de vermos o mundo pelos olhos das crianças, sem todas as camadas de preconceito e normais sociais que costumam embaçar a visão dos adultos.

O livro trata de um assunto importante e ainda muito atual que é racismo entranhado nas estruturas da sociedade, o sistema não é cego e vê sim a cor do acusado, a balança sempre pesa para o mesmo lado e não é coincidência.

Sobre a narrativa, senti falta de mais estrutura no texto, o livro é uma sucessão de acontecimentos aleatórios que por acaso um ou outro se conectam no final, muita coisa é desnecessária e se trata apenas da rotina das crianças. Apesar disso, a leitura é fluida e passa rápido. O final pareceu meio apressado, como se autora tivesse inventado aquilo na última hora só pra incluir Arthur na história e não parecer tanto que a primeira metade do livro não serviu pra muita coisa.

Sei que o livro tem uma continuação mas escolhi não ler, não era a intenção da autora pública-lo e não estou com a mínima vontade de ver Atticus se tornando um personagem racista (como eu sei que acontece no segundo livro).

Em conclusão, o livro tem seus defeitos mas teve um papel muito importante na sua época em apontar os preconceitos e as injustiças que aconteciam com frequência (e se vamos ser bem sinceros, ainda acontecem). É doloroso de ler e revoltante, mas os assuntos mais doloridos são com frequência os que mais precisam serem discutidos.

"O tribunal é o único lugar onde todas as pessoas deveriam ser tratadas como iguais, não importa de qual cor do arco-íris elas sejam, mas as pessoas sempre acabam levando seus ressentimentos para o banco do júri."

Camila 20/02/2024

Clássico e atemporal
Scout, a personagem narradora desta história cheia de nuances, é encantadora!
É uma menina, norte americana, que vive em um vilarejo no Alabama com seu pai viúvo e irmão mais velho. Década de 50 /60 e a sociedade em plena segregação racial.
As férias e os dias de escola se resumem as aventuras pela vila, a monotonia da escola e as mil perguntas que eles fazem o pai responder. Crianças selvagens, criadas livres e com senso de justiça, chocavam os vizinhos e familiares por transgredirem valores tradicionais da época.
Até que um crime na vila, um negro acusado e um julgamento fazem a família passar por questionamentos e reviravoltas.

Luiza 20/02/2024

Eu amei o livro
Livro atual ! Leitura incrível, faz você pensar em tudo que está acontecendo hoje em dia.
A visão das crianças contando o livro fica mais leve

Bia Andrade 20/02/2024

Scout é uma daquelas personagens que nos encanta logo de cara. Sua inocência faz com que sintamos que às vezes o que nos falta na vida adulta é a pureza que só uma criança é capaz de ter.

Grazielly.Vieira 20/02/2024

Eu indico a leitura, gostei mais do início e meio, o final foi corrido. Do nada Boo aparece e tchau. O final é meio aberto.

Vic 19/02/2024

É uma história que deixa marcas
Harper Lee é autora de apenas um livro, ?O Sol é para todos?, mas dianto a todos vocês que é um livro simplesmente magnífico.

?O Sol é para todos? fala sobre a vida no sul dos Estados Unidos nos anos 30 do século XX durante a grande depressão. A história cobre um período de três anos, durante as quais os personagens passam por mudanças significativas. Maycomb é uma cidade fictícia situada no Alabama. Cada família tem a sua posição social e todos são a continuação dos antepassados, cultivando os mesmos valores antiquados.

Scout, uma menina encantadora, filha do advogado Atticus e irmã de Jem, narra o que parece ser uma vida pacata em uma cidade pacata. Mas as coisas que ali acontecem nos falam muito sobre a sociedade americana da década de 30 e suas complicações sociais e econômicas.

A leitura me fez lembrar histórias da minha infância e das que ouvi dos meus pais e avós.

Harper Lee abriu as portas para discussões sobre as problemáticas abordadas nela, além de trazer um estilo de narrativa que muita gente tem tentado reproduzir.

A escritora americana ganhou o Prêmio Pullitzer de Ficção em 1961 por causa dessa obra. O livro é um dos preferidos dos advogados brasileiros, é considerado um clássico para quem trabalha na área do Direito.

O final é extremamente pessimista, mas reflete a nossa atual realidade, e acredito que isso o torne clássico, porque mesmo depois de anos, continua sendo muito atual.

?O Sol é para todos? vai envolver você, leitor. E tenho absoluta certeza que deixará marcas. Por isso, esse livro merece um lugar de destaque na sua estante!

helodoll 19/02/2024

O sol é para todos
A autora nos presenteia com uma narrativa cativante, explorando temas profundos de igualdade, racismo e patriarcalismo a partir da concepção da perspicaz filha do advogado de defesa Atticus. O enredo, inicialmente centrado em peripécias infantis, evolui para uma história emocionante sobre a perda da inocência e o papel da mulher em uma sociedade machista. Embora a trama crua seja boa, é a escrita hipnotizante que o eleva a um dos livros mais bem escritos que já li.

Harper Lee, com este único romance, alcança a grandiosidade necessária, tornando-se uma romancista de primeira linha. A utilização do ponto de vista de uma criança, Scout, oferece leveza e inocência, mas, por vezes, impede uma abordagem direta sobre os temas complexos. A história do julgamento, centrada no caso de Tom Robinson, revela a coragem de enfrentar o preconceito. “O Sol é Para Todos” é uma leitura longa, mas fluida, uma obra-prima que merece nota máxima, com personagens inesquecíveis e reflexões profundas sobre a sociedade, mantendo-se atual apesar do tempo transcorrido.
Fabio 21/02/2024minha estante
Adorei a resenha, Helo!!!

helodoll 22/02/2024minha estante
Obrigada Fábio ?

Carolina.Perdigão 19/02/2024

Excelente livro que aborda preconceito racial e social, igualdade e justiça, sob a ótica de uma criança. Muito bem escrito.

mirandast 18/02/2024

Que livro forte!
O sol é para todos é um romance profundo, narrado por uma menina, chamada Scout, diretamente de Maycomb, um pequeno município do Alabama, no ano de 1931.
Apesar de ser retratado nos anos 30, o romance tem uma temática atual, o racismo.
O pai de Scout, Atticus, é nomeado como advogado de defesa de um homem negro, que é acusado de cometer o crime de estupro a uma mulher branca.
Scout relata, com sua visão infantil, todas as perspectivas dessa situação. Desde o preconceito que estava enraizado nela e em seu irmão, Jem - por causa da sociedade, até a quebra dos próprios paradigmas.
O livro ainda traz temas como: a influência da religião na comunidade, a crença em superioridade de raças, a desigualdade social, mas acima de tudo, a bondade que o ser humano pode ter e repassar como herança pra sua família.
A história, narrada por uma criança, as vezes te faz esquecer essa informação e se questionar "e se todo adulto pensasse assim?"
O livro traz situações que, infelizmente, ainda são comuns mundialmente. Porém, o autor faz isso de uma forma muito leve, seja através das reflexões de Atticus, da curiosidade de Scout, das vivências e aventuras dela e seu irmão Jem ou de acontecimentos da comunidade.
É um livro que vale muito a pena ler e ler de verdade, com calma, tempo e cuidado. Carrega muito aprendizado e é lindo do início ao fim!

Anacarly.books 18/02/2024

Confesso que quando comecei a ler não estava entendendo o título de um livro clássico, estava apenas achando uma história ok. porém, com o passar da história fui compreendendo melhor. eu tinha muitas ideias pré concebidas da história, achava que o protagonista era um homem negro e também que a autora era negra. toca em pontos importantes, mas também achei que o desfecho seria diferente. a parte mais interessante é o julgamento e também os últimos capítulos

v1toriasousa 18/02/2024

O livro é narrado através do olhar de Scout, a filha mais nova de um advogado que fará a defesa de um caso que gerará polêmica pro condado pacato em que vive. Ela narra parte da sua infância, como o caso de seu pai afetou sua vida e a de seu irmão além de contar o desenrolar do caso.

O livro é de leitura fluída, ao ler, as horas passam imperceptivelmente. Entranto, eu achei bastante demorado o desenvolvimento da história, as narrações de Scout sobre suas aventuras de infância podiam ser reduzidas.

Fora todas essas particularidades, a história é atemporal, mostra um mundo que, apesar de ser um pouco diferente do nosso atual, deixou marcas que ainda sentimos seus efeitos. Vale a pena ler e refletir sobre a dura realidade e as crueldades de que o ser humano é capaz.

Adendo: o filme (de 1962) é uma perfeita adaptação (na minha opinião), resume bem a história sem modificá-la, é um clássico que rendeu premiações no oscar e vale a pena ser assistido .

Andrieli3 18/02/2024

O SOL É PARA TODOS
Começando meu comentário com uma crítica negativa sobre a tradução desse título.
Antes de ler, fui pesquisar um pouco e descobri que o título original ?To kill a Mockingbird? foi definido pela autora de maneira intencional: que as pessoas não soubessem do que se trata esse livro só lendo o título. ?O sol é para todos? é bem sugestivo?

Enfim, este é um livro muito sensível. Ler essa história através da visão de uma menina de 6 a 9 anos, tão inocente e despida dos preconceitos de adultos, é cativante e por vezes emocionante.

A primeira parte do livro, achei um tanto quanto ?chatinho?.

A segunda parte, incluindo o final, é incrível.

Acho fantástico ele ser obrigatório nas escolas dos USA. Pena não ser aqui no Brasil também.