O sol é para todos

O sol é para todos Harper Lee

Resenhas - O Sol é Para Todos

fedgott 16/03/2024

Um olhar honestamente triste da segregação racial
A ingenuidade, simplicidade e incompreensão de uma criança descrevendo a discriminação racial demonstra o quão ilógico, injusto e covarde é o mundo em que vivemos. As estigmatizações são saídas defensivas cruéis, e através do olhar infantil do livro, fica evidente o quanto a história da humanidade é desumana.

Gabriela.Perusselo 15/03/2024

Livro bom mas demora....
Gostei do fim do livro e como ele trata as questões de racismo, desigualdade e preconceito pra época. Pena que demorou demais pra ficar interessante e algo de fato acontecer pra dar emoção no livro!!!! O pai das crianças é um divo maravilhoso eu já amo ele muito

Laura.Sartor 15/03/2024

Que livro mais lindo!! por ser um clássico, esperava uma linguagem mais difícil, mas é narrado por uma criança e eu achei incrível como a inocência da scout é apresentada!!! amei demais o livro e todas as críticas sociais que ele traz! o contexto do livro me lembrou muito de ?a espera de um milagre?!

Gabriel1994 15/03/2024

Muito bom!
Os temas que elo livro retrata, como racismo, patriarcalismo etc eu já li muito sobre, mas o que torna esse especial é ser narrado pelo olhar de uma criança.

No início do livro achei q não ia curtir, pois basicamente falava de coisas de crianças. Mas a partir do momento que as coisas vão acontecendo, vai ficando melhor e melhor.

Samanta 15/03/2024

O ?? é para todos
Um clássico é um clássico né?

Que livro sensacional, uma narrativa muito interessante e uma trama importante, repleta de assuntos completamente viáveis até os dias de hoje.

Como diz o trecho de uma música: ?eu fico com a inocência das crianças?, eu poderia usá-la para definir a personalidade da Scout durante o desenvolvimento do livro.

Alguns dos plots do livro de pegaram desprevenida que fiquei ?, mas o mais interessante deles foi o ?Boo Radley? aparecer no finalzinho do livro (confesso que fiquei emocionada com a rápida relação dele e da Scout no final).

Enfim, esse livro foi muito gostoso de ler (teve momentos de risadas, indignações e reflexões), mas no final, valeu a pena ter esperado o momento certo para absorver e entender toda a sutileza das palavras dispostas pela autora nessa obra.

Mesmo que você não goste de clássicos, dê uma chance para esse livro e deixe-se surpreender.

Nota geral: 4,5 ?? + ?

carolindesar_ 14/03/2024

Como que não li isso antes??
Terminei ontem e to numa mistura de alegria com tristeza e saudade dos personagens!
que narrativa boa cara, a forma que eles retratam um assunto serio de forma mais "leve" é demais

Kelly718 13/03/2024

Todos deveriam ler
Um livro sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado.

Inalba 13/03/2024

Scout
Scout prova que nem toda criança precisa ser um empecilho na literatura. Que vontade de colocar essa pequenina no colo e esconder sua perspicácia desse mundo cruel. Espero um dia ter a mesma sabedoria de Atticus, assim como sua paciência, para criar minhas futuras filhas dessa forma: com justiça, mas curiosidade juvenil.

Guilherme 13/03/2024

Perfeito
Um livro muito bonito, uma história simples e ao mesmo tempo profunda sobre fazer a coisa certa mesmo quando todos julgam que é errado por simples costume. O fato de ser toda ela contada pela visão de uma criança é um toque especial.

LetAcia 13/03/2024

Amei o livro e a forma como um tema tão pesado é tratado de uma forma mais ?leve? através do olhar de uma criança.

Myllene Felix 12/03/2024

Simples e relevante
Esse grande livro dispensa apresentações né?!
Confesso que demorei pra embarcar nessa jornada, pq eu sabia que ela era conduzida por uma criança. Como não sou fã de livros assim ou com toques infantis, adiei.
Só que não foi nada disso que imaginei.
Apesar de termos uma criança protagonizando, a criança é muito inteligente e perspicaz. Por vezes me parece uma adulta com tanta maturidade, mas sem perder a inocencia de uma criança que ainda não conhece o mundo.
Um livro necessário, que deixa um gosto amargo de racismo, mas com um toque de que as coisas podem melhorar um dia.
Não posso deixar de destacar a relação maravilhosa entre os irmãos, nitidamente a gente percebe, apesar das desavenças da infância, que há muito cuidado e cumplicidade entre eles. Cativante para o leitor viajar com esses dois jovens.

Flavia1101 12/03/2024

Eu fico me perguntando porque não li esse livro antes, que livro maravilhoso, a gente ri, chora, fica indignada? O livro é narrado pela Scout uma criança esperta que carrega dentro de si uma coragem e uma vontade de aprendizagem enorme, o livro se passa na década de 30 no sul dos Estados Unidos, onde o preconceito e o racismo se fazem tão presente que tudo parece muito normal na cidade de Maycomb no Alabama , o clássico continua tão atual que é vale cada página lida!
????

LaraTavares 12/03/2024

Aprender com as crianças
Amei esse livro, questões difíceis de diregir vista pelo olhar de uma criança, como Scout foi atravessada por situações de injustiças e perguntas sem respostas, para uma criança cheia de curiosidade e vontade de aprender.
Gostei de como o pai fazia o possível para esclarecer, na medida do possível, os questionamentos dos filhos, que pai incrível, mesmo não sendo perfeito.
Um livro para refletir por muito tempo, afinal os temas abordados são atuais e ainda nos assombram.

Hadelen 11/03/2024

Achei interessante a escolha de contar a história do ponto de vista de uma criança. Muito bem escrito e gera muitas reflexões.
O começo é um pouco arrastado, mas entretém e faz compreender o contexto em que a Scout vive. Do julgamento pra frente fica difícil largar o livro.

Ju 11/03/2024

"Você só consegue entender uma pessoa de verdade quando vê as coisas do ponto de vista dela". Essa frase resume muito bem a mensagem que este livro tão real e bonito me deixou, apesar de me entristecer pensar o quanto ele é, também, muito atual.

Na história acompanhamos a vida em uma pequena cidade do Alabama, pela perspectiva de Scout, uma criança de muita sensibilidade e que está passando por uma fase de muitas descobertas e reflexões. Seu pai é um advogado responsável pela defesa de um homem negro que está sendo acusado de atacar e estuprar uma mulher branca.

Confesso que O Sol É Para Todos no início não me prendeu. Achei a leitura arrastada, já que só se falava sobre um dia a dia infantil e brincadeiras de criança. Mas da metade para o final me cativou muito a história de Atticus Finch e Tom Robinson e as demais pessoas da periferia de Maycomb.

Com certeza um livro muito válido e que merece ser lido por todo mundo! :)