O Melhor de Mim

O Melhor de Mim Nicholas Sparks

Resenhas - O Melhor de Mim

Vitor Emmanuell 29/09/2012

Quando dizem que o tempo é relativo, eles estão certos, certíssimos. Contudo, o que é que muda nossas vidas? O amor.
O Melhor de Mim, fala sobre o primeiro amor, aquele que nasce puro, limpo, inocente, e ao mesmo tempo forte, incompreensível, delicado, e tudo isso em apenas um
piscar de olhos, é o que a vida nos propõe.

Tudo se inicia em 1984, quando Dawson Cole, solitário e de uma família de criminosos, onde faziam parte contrabandistas de bebida, traficantes de drogas, beberrões, cafetões e assaltantes. Porém ele era diferente, sempre foi o aluno exemplar no colégio, tentava, muitas vezes tirar notas baixas, para não apanhar dos irmãos e do pai. Logo ao conhecer Amanda Collier, que é de uma família tradicional da cidade, eles se apaixonam profundamente, em uma cidade pequena, onde as circunstâncias são poucas para que o namoro dê certo.

Como sempre, mais um famoso drama-romântico abordado por Nicholas Sparks,
muito bem escrito, de forma divertida, simples e delicada; deixa os leitores de boca
aberta a cada capítulo lido. Por obra do destino, Dawson e Amanda se separam durante
vinte anos, sem contato, são obrigados a voltar à Oriental, cidade onde tudo começou.
Com o falecimento de Tuck, eles descobrem cartas deixadas a décadas, e talvez... Um
único fim de semana possa mudar tudo.

O Melhor de Mim é uma ótima pedida para os leitores que amam os livros
escritos pelo Sr. Sparks, onde o amor não é somente um sentimento, mas também a
causa de tudo.

“E para ela isso significava... tudo. Eu lhe dei o melhor de mim”. (p. 270).

Ana - @edicaodebolso 27/06/2020

O melhor de mim
Bom, há quem diga que Nicholas Sparks é sempre mais do mesmo, concordo em partes uma vez que suas histórias são sempre representadas com tragédias, dramas, amores perdidos e lágrimas, muitas lágrimas.
O melhor de mim não é diferente, mas sinceramente após anos sem ler nada do autor confesso que senti saudades do sentimento que essa mistura nos dá.
A escrita foi um pouco incômoda, aliás o motivo de ter dado uma pausa nos livros do autor foi justamente esse; é uma escrita em terceira pessoa onde temos um narrador não participativo da história e muitos, muitos detalhes e descrição que por muitas vezes acho desnecessários. Fora isso ao se envolver na história a emoção é garantida.
Vale lembrar que este livro tem adaptação cinematográfica

Caca 05/04/2021

O coração saiu pela boca,literalmente!
Eu não sei nem o que dizer na verdade , jurava que seria um clichê, que o feliz para sempre estava próximo, e aí, tudo muda.
De fato, Dawson sempre fez o Melhor por Amanda !
Eu amei a história, ela retrata muito a vida, as consequências de nossas escolhas é que o tempo ñ se acaba com o amor verdadeiro.

Enfim , chorei ?

Thay Freitas 08/11/2015

O livro, como a maioria das obras de Nicholas, é narrado em terceira pessoa e conta a história de Dawson Cole e Amanda Collier que se conheceram na época da escola e mesmo tendo aflorado um sentimento muito forte de imediato, as diferenças entre as duas famílias torna a relação dos dois um tanto conturbada. A família de Dawson tem uma reputação ruim, enquanto a de Amanda vive de aparências e não admite a relação da filha com um Cole.
Terminado o ensino médio e de frente à todas as escolhas que os dois precisam fazer, pressionada pela família, Amanda precisa entrar numa faculdade e para tornar as coisas mais fáceis para os dois, Dawson põe um fim na relação, não dando opção para que Amanda pense sobre o que fazer.

Muitos anos se passam e muita coisa muda. Nesse tempo Dawson foi preso por provocar um acidente, consegue um emprego numa plataforma de petróleo e vive sozinho. Por sua vez, Amanda termina os estudos, consegue um emprego, se casa e tem 3 filhos – decidindo por isso posteriormente cuidar só da família.
Tudo poderia continuar normalmente como havia sendo, se não fosse uma ligação de um advogado convocando os dois para uma reunião, onde o assunto era o funeral de Truck, um senhor conhecido do casal, que acobertava a relação deles na adolescência e a quem os dois - cada um a sua forma - ainda mantinha contato. Só não sabiam eles que não seria apenas uma reunião, era mais uma artimanha do destino para uni-los novamente. E sem saber o que encontrariam por lá, tampouco que se encontrariam, os dois partem de volta às origens, em Oriental.
Lá, tomados pela surpresa, se reencontram. Amanda aceita o que sempre tentou esconder em toda sua vida de casada, que nunca deixou de amar Dawson. E ele, que nunca conseguiu amar ninguém, esperando-a.

Continue lendo em: http://sankasbooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-o-melhor-de-mim.html

Shiara 08/11/2022

Então...
Criei várias espectativas sobre esse casal, e acabou que o final não foi o que eu esperava. Muito triste!
Iarlys 08/11/2022minha estante
Tô querendo comprar e dar de presente a um amigo.
Amo o filme.

Jannaina.Almeida 30/11/2021

Esse livro sempre será 5 estrelas, na minha vida e no meu coração. No topo da minha vida e das minhas indicações. O quanto eu chorei e me identifiquei, tudo pra mim!!!

Babi159 15/12/2020

Contém spoilers violentos! Passe longe se ainda não leu o livro.
Li este livro no início do ano, mas hoje estava recordando este e algumas obras do Sparks, então resolvi tecer um comentário desabafo pós-leitura sobre a obra em questão, portanto vamos direto ao ponto.

Vocês, leitoras e leitores do Nicholas, já conhecem a fórmula mágica do autor para vender milhões de livros ao redor do mundo. O enredo é invariável e bastante simples: temos um casal heterossexual com características de semideuses (pessoas belíssimas, boníssimas, perfeitíssimas e que “envelhecem muito bem”) e um grande obstáculo para o casal ficar junto (classe social, “marcas do passado”, guerras). Os livros do Sparks não diferem muito de qualquer um dos subgêneros de romance que estão em voga, embora não tenha fundamento comparar o talento de Sparks com qualquer escritora oriunda da safra de E. L. James.

“O Melhor de Mim” ilustra bem a capacidade do Sparks de prender o leitor e tentar convencê-lo de que o amor entre duas pessoas justifica tudo, inclusive mau-caratismo. Vejam só: Amanda é uma garota linda, amável e tudo de bom que vocês podem imaginar. Conhece um garoto misterioso na época da escola, mas também tão incrível quanto ela. Eles se apaixonam e o resto vocês já sabem. Amanda é rica. O guri misterioso é pobre. E aí vocês também já sabem o resto como bons leitores de romance água com açúcar. Eles se separam no final do ensino médio. Amanda casa com um cara aleatório que começa a dar seus primeiros passos ao alcoolismo após o matrimônio. Ela forma uma família com o tal cara e mais três filhos. Passam quase duas décadas. Amanda desiste da profissão que escolheu porque não aguentou o tranco (professora de crianças, se não me engano), se sente infeliz com o marido e os filhos e blá blá blá. Dawson, ao contrário de Amanda, fica quase duas décadas solteiro, conformado, mas pensando na dita cuja. Vocês também não se impressionam com os homens dos livros do Sparks? Eles poderiam ficar uma eternidade solteiros, sem pensar em qualquer outra mulher na face da Terra, praticando filantropia e sofrendo feito uns condenados, embora permaneçam jovens e fortes como um Rodrigo Moledo da vida. Fico impressionada com tamanha casualidade...

No meio desse forrobodó descrito no parágrafo anterior, eles se reencontram anos depois. Ela casada e mãe de família. Ele solteiro. E aí? E aí? E aí? Vocês já sabem o que acontece novamente. Eles se amam muito para Amanda ligar para a aliança que usa. Nicholas, obviamente, destrói o marido de Amanda nas páginas seguintes, o transformando em um alcoólatra asqueroso para o leitor engolir a traição, pois eles se amam tanto, o casamento dela já era e os filhos já estão crescidos... Eu odiei a maneira que o Nicholas destruiu esse casal e, posteriormente, a família de Amanda. Odiei. Odeio como ele justifica traição com amor. Odeio. E o que foi aquele final medonho que elucida o título do livro? Céus!!! E o pior é que isso é muito comum nas obras do Nicholas. O casal principal se separa, um deles segue sua vida amorosa (normalmente a mulher) e depois atraiçoa o cônjuge porque não pode perder a oportunidade de viver um amor de verão, um amor de ensino médio, um amor de pré-escola...

O livro também conta com uma abordagem espírita (que eu detestei), uma gangue esquisita e responsável por algumas risadas que dei ao longo da leitura bem como uma amizade bonita entre Amanda e Dawson e um senhor mecânico, mas NADA disso justifica a leitura em questão. Disparado uma das piores leituras que fiz no ano.
Paulo 16/12/2020minha estante
Bons argumentos, ler Sparks se tornou meio que previsível, rs. Quais os livros que você mais gosta desse autor? eu gosto muito de Diário de uma paixão, Um amor pra recordar, Querido John e Um homem de Sorte.

Babi159 17/12/2020minha estante
Perdão, mas eu não vi o seu comentário. Aliás não vejo nada aqui. Baixei o aplicativo porque o Skoob estava cheio de bugs. Me falaram que iria melhorar, mas pelo visto não.

Babi159 17/12/2020minha estante
Não sabia que homens liam Sparks, rs. Brincadeiras desprovidas de graça à parte, eu gosto muito de Um Amor Para Recordar, talvez por ser considerado um livro cristão e a Jamie ser uma cristã fervorosa, com pai batista e tudo, rs. Gosto muito de Querido John, ainda que tenha umas ressalvas. Um Homem de Sorte eu não li. Acho que li o primeiro capítulo apenas e não segui. Diário de Uma Paixão eu abandonei ainda na adolescência e não retornei à leitura.

Elaine 08/12/2021

Nicholas Spark ???
Tem nem o quê falar, o livro é perfeito, a história é belíssima. Eu chorei tanto e até hoje não superei esse livro.

deimos 17/07/2021minha estante
De arrancar o coração no caso.

Bruninha 16/02/2020

Para todos aqueles que sabem amar alguém especial até depois da morte.
O que falar desse livro! Ele é ótimo, um livro que sempre lembrarei porque não chorei quando aconteceu aquilo com o Dawson (quem já leu, fica quieto, não de spoiler afinal, nem todos leram esse book maravilhoso), duas pessoas de mundo totalmente diferente apesar de morar na mesma cidade, sabe que ambos lados não podem entrar sem não ser notado, Dawson e Amanda estudavam na mesma escola e se encontravam quase sempre no intervalo, em algumas aulas e até no estacionamento. Um belo dia, depois da saída da escola, no estacionamento ela deu um jeito de desligar o fio do motor só para atrair a atenção e poder conversar, ele arrumou o carro dela e aproveitou em aceitar sair com ela (é foi ela que teve a iniciativa de chamar ele para sair, ele era muito tímido e achava que ela não aceitaria sair com alguém que pertencesse a uma família igual a dele).
Depois do primeiro encontro Dawson e Amanda perceberam que eram uma fortaleza um para o outro e começaram a namorar, porém, as pessoas de Oriental não viam o casal feliz e apaixonado com bons olhos, não demorou muito para os pais de Amanda acharem que a rebeldia dela já tinha se transformado em rotina do dia a dia, e escutarem seus sobrenomes serem motivos de fofoca para a cidade inteira, fazendo assim a família Collier ser mais comentada na cidade não por elogios, mas por calunias e conversas de mal gosto. O amor deles não era como o dos outros, eles tinham um sentimento lindo em forma de carinho, para eles nada e ninguém conseguiria separá-los um dos outros, eles enfrentaram muitas confusões, piadas, e preconceitos maldosos; para Dawson ele já tinha se acostumado com tudo aquilo, ele poderia ter o sangue dos Cole correndo em suas aveias sanguíneas mas, ele era diferente de sua família e Amanda sabia disso, porém Dawson não queria que Amanda passasse por isso, mais o amor que Amanda sentia por ele era muito maior e fazia com que ela não ligasse em parar para ouvir os outros falando mal de Dawson...
Passaram muitos anos e Dawson e Amanda seguiram caminhos diferentes, Dawson passou por poucas e boas, teve sua vida mudada por anos na cadeia mas não se tornou uma pessoa pior como seu pai ou primos, porém não queria mais viver em Oriental, juntou suas coisas e antes de partir em seu carrinho para nunca mais voltar ali (Isso era o que ele pensava, afinal, depois de tanto tempo as escolhas podem mudar né!) se despediu de seu melhor amigo, Tuck um senhor de idade que acobertou Dawson na noite em que ele fugiu de seu pai quando falou que não ia mais participar mais das encrencas dele. Amanda seguiu os conselhos dos seus pais e foi para uma faculdade, estudou e se formou, casou com o namorado e com ele construiu uma família. Passando alguns anos Dawson e Amanda voltam a se encontrar e uma chama acendeu com mais força ainda dentro deles, será que ainda sentiam algo um pelo outro?? Amei a história completa, por mim teria uma continuação, mais sem Dawson não seria legal, então como livro único é maravilhoso, quem ainda não leu, leia.
AMEII

Carol 03/08/2022

Simplesmente perfeito!
Concerteza um dos melhores livros da minha vida, o filme é o melhor filme que já vi.

MirelaFontanelli 14/08/2021

O melhor de mim
De leitura fácil, tranquila e fluida como todos os livros do Nicholas Sparks. Desde que vi o filme sou apaixonada pelo Dawnson e o livro me manteve assim. Achei que faltou um pouco de desenvolvimento e emoção ao revelar o plot final, mas não deixa de ser um livro lindo por isso.

Sarah 24/06/2021

Um romance perfeito 10/10
Eu encerrei as últimas páginas chorando como criança dentro do ônibus e a moça sentada ao meu lado me olhando estranho, sem entender nada! (rsrs)

Mas valeu a pena, esse é um romance que vai te levar da tensão às lágrimas na velocidade da luz! Dawson e Amanda.. uma história tão linda e eternizada de uma maneira muito diferente...
Os primeiros capítulos são como peças de um quebra cabeça, aos poucos vão se encaixando e deixando a história mais lúcida. Do meio em diante o desenrolar da história acontece tão perfeitamente que é difícil parar de ler, e voltar a leitura é praticamente uma tarefa urgente kkk.
Mas o fim... ah o fim! Eu fui as lágrimas! Minha imaginação quase explodiu com a quantidade de acontecimentos dos últimos capítulos... como torci por Collier e Cole! Como queria ter conhecido Bea, além da sua história trágica! Como queria que Clara fizesse mais parte da vida de Tuck, e como queria que Amanda nunca tivesse se casado com Frank.

Mas tudo acabou como tinha que ser... Amanda e Dawson eternizados da maneira mais linda...

Perfeito! Vale a pena cada página dessa leitura!