Dona Casmurra e Seu Tigrão Ivan Jaf

Resenhas - Dona Casmurra e seu Tigrão

1 | 2 | 3 | 4

isadorable 08/11/2022

Casmurra e Tigrão
Dá pra entender toda a história da obra original com esse livro, e o melhor é que o autor explica detalhadamente as estratégias e referências que Machado utilizou em "Dom Casmurro" por meio de um diálogo descontraído e de fácil compreensão.

Li 04/06/2012

Por que ler um clássico?
Porque tratam das questões que permeiam a vida de todo homem e toda mulher, é isso que fazem dos livros de Machado de Assis, José de Alencar, José Lins do Rego, Jorge Amado e tantos outros clássicos. O problema e que isso não parece tão claro aos jovens, sem contar que tem ainda o problema da linguagem, dos modos de se escrever o português, diverso dos modos de agora. Essa coleção da ´tica tem o propósito de aproximar o jovem leitor dessas obras. São vários os clássicos contemplados: Os Sertões, O primo Basílio,O analista, Senhora, contos de romances de Machado de Assis. Dos que li (por ser professora tenho que saber o que tem sido lançado no mercado para os jovens), gostei mais desse e do que trata de Senhora. Ivan Jaf escreve sublimamente para jovens e foi feliz com esse texto.

Cah 19/08/2012

De Bentinho e Capitu até Dona Casmurra e Seu Tigrão
Eu achei esse livro muito legal e interessante pelo fato dele contar uma história muito antiga através de outra história de Dona Casmurra e Seu Tigrão.
Eu aprendi com esse livro que o ciumes não leva a nada, apenas a problemas, também aprendi que o preconceito é uma coisa horrível que leva a brigas e até a prisão, e que não adianta uma pessoa se mostrar forte e bonita por fora se por dentro ela é uma pessoa frágil, que pode precisar de ajuda de uma pessoa, até uma que pode sofrer do mesmo problema que ela.
Um fato muito interessante é o que ele conta sobre a história de Machado de Assis, da história de Capitu e Bentinho com um final muito triste.
Enfim o livro é bem educativo e interessante para a minha idade, trazendo informações para nos tornarmos pessoas melhores no futuro com essas informações que o livro nos dá.

Eduardo 21/08/2012

Dona Casmurra e Seu Tigrão
Bem o livro é muito pratico para ler e muito fácil para entender.
Eu achei ele muito interessante porque ele nos mostra que o ciumes é uma coisa que nos leva a lugar nenhum. Porque o ciumes é uma amostra de falta de confiança ao seu companheiro ou seja o seu namorado, marido e etc...

Mandy 27/10/2012

O pré-conceito escolar
Foi um livro escolhido pela escola e eu, admito, tive um pré-conceito muito forte. O conceito de livro de escola é que é chato e irritante. Esse livro foi diferente. É o tipo de livro que se lê rápido e com um certo prazer.
Mas eu recomendo ler depois de ler Dom Casmurro, não antes.

Gaby 20/03/2013

Dona Casmurra e Seu Tigrão
O livro é do autor Ivan Jaf e conta a história de Barrão, um garoto, forte, musculoso que luta jiu-jítsu, mais que tem um grande defeito: Ele é muito ciumento, e por esse motivo acaba perdendo a cabeça por ciúmes de sua namorada e pra piorar a situação, anda muito mal na escola e precisa estudar a obra de Machado de Assis. Mais em meio a isso tudo, ele recebe a ajuda de Lu, uma garota que trabalha na biblioteca da escola, juntos eles irão ler a obra de Machado de Assis "Dom Casmurro" e irão criar suas próprias opiniões e conclusões sobre ciúmes e relacionamento, isso tudo com muita discussão, claro!

Cele 19/09/2013

Show!
Arriscaria em dizer que foi um dos melhores livros paradidáticos que eu li (só perde pra A Droga da Obediência do Pedro Bandeira). Além de reviver esse clássico do grande ídolo Machado de Assis, o livro tem um contexto ótimo, o desenvolver da estória é equilibrado e sincero. O livro fala de Barrão, um grande covarde (para ser sincera), marombado, lutador de jiu-jitsu que acaba a perdendo a namorada por um ciúme absurdo e fora do normal. Até processo o coitado (nem tão coitado assim...) tá levando! Fora a pressão dos amigos e dos pais depois da grande encrenca que ele se meteu. Daí ele conhece a Lu, que trabalha na biblioteca da escola dele, e ela o ajuda a ler Dom Casmurro pra ele não repetir em português. Por grande coincidência, o livro também ajuda-o a resolver seus problemas pessoais, já que ele perdeu a namorada porque ouviu um de seus amigos citando uma frase do livro envolvendo o nome dela, e pra saber do que eles estavam falando, só lendo o livro pra entender (e não repetir)! Achei o intuito do livro fantástico, real. Ele se descobre ali, no meio de Dom Casmurro com a ajuda de Lu (que também tem seus problemas) e juntos, eles dão um jeito. Eles viram parceiros e no final, até... ops, spoiler. Eu indico bastante. Fora que você conhece mais a obra incrível do Machado. Você vai acompanhando a leitura do Barrão, porque você vai lendo os capítulos junto com ele! E você não somente se envolve com Barrão e Lu, como com Bentinho e Capitu. Show em todos os sentidos.

Marli31 19/06/2019

Jovens conheçam os clássicos de nossa língua!
Releitura da obra Dom Casmurro. A temática e o tipo de escrita é voltado para o público jovem. Barrão é um ?pittboy? que após se envolver em inúmeras brigas e confusões precisa ler a obra Dom Casmurro, passar de ano para não ir preso. Além disso, ele começa a desconfiar que sua namorada o está traindo. Então ele pede ajuda à bibliotecária da escola pois não está entendendo nada do livro. O livro é excelente porque além de trazer a obra de Dom Casmurro para a atualidade, também traz questionamentos e reflexões sobre a obra de Machado de Assis.

Amanda.Lobato 20/06/2020

Uma boa integração
Amo a conexão que esse livro tem com Dom Casmurro, a interação dos personagens é maravilhosa, além da síntese feita pelo autor que ajuda muito no entendimento geral da obra. Não traiu, mas deveria...

rebeca 24/09/2022

mais ou menos
li ele pra escola e achei bem razoável. não gostei muito da historia em si, achei bem maçante, mas a escrita é bem fluída!!

Giovana M. P. dos Santos 19/07/2020

Um livro que esclarece e ajuda muito na leitura de Dom Casmurro. Vale muito a leitura.

anna2150 10/03/2021

a proposta do livro é muito boa, assim como a evolução dos personagens.
o modo como ele aborda o clássico é bem interessante
porém nao é um tipo q livro q gosto muito

laura.brunca 24/05/2021

bacana
eu ainda não tive a oportunidade de ler Dom Casmurro,porém gostei do livro,é infantil sim mas é divertidinho e bem rápido de ler.

Marie Curie 19/04/2022

Divertido!!
A professora pediu como leitura obrigatória e a minha sala está bem dividida em opiniões.
Eu gostei e achei uma leitura muito boa. Apesar de ter demorado mais do que o costume, li tanto Otelo, quanto Dom Casmurro e acho que o autor fez boas colocações quanto ao fato de Capitu ter ou não traído, mas penso que ele deixou exposta demais sua opinião, influenciando todos que leram a pensar da mesma forma.

1 | 2 | 3 | 4