Login

Mais Gostaram
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Lygia 22/04/2012

Deslembrança - Cat Patrick
Rabiscos e bilhetes: tão importantes para London Lane como ar para viver. Todos os dias, às 04:33 da manhã, o cérebro da menina entra em reboot (se reinicia), e todas as lembranças do dia anterior são apagadas da sua mente. Alguém se lembrou do plot do filme Como se fosse a primeira vez? Apesar dessa vaga lembrança do filme -perdoem-me pelo trocadilho, rs na verdade, depois das 20 primeiras páginas do livro percebemos que não é o caso.

Diferente da protagonista do filme, London consegue viver através das anotações de seus bilhetes, que deixa próximo à sua cama para ler logo assim que acorda, e está totalmente ciente desse seu pequeno problema. Parece confuso? Eu explico. Nesses bilhetes a garota pode saber o que vestiu no dia anterior, fatos importantes que ocorreram e o que conversou com as pessoas. Mas como ela sabe disso se ela não se recorda? A garota consegue ver o que vai acontecer no futuro, ou seja, suas lembranças são de coisas que ainda não aconteceram, e dessa forma, ela consegue saber com quem interagiu, quem são seus amigos, e quais cidades ela vai visitar em uns 20 anos, por exemplo.

O livro é pequeno, a leitura flui de forma agradável. No começo, confesso que me senti meio perdida na narrativa, e não conseguia entender como London e sua mãe lidavam com o problema. Mas garanto que, assim que as 50 primeiras páginas passam, só paramos a leitura após finalizá-la. Além de acompanhar o dia a dia nada convencional de London, a garota começa a ter sonhos sombrios, relacionados a um funeral e acorda antes que sua mente fique zerada para anotar os detalhes desses sonhos. Ele acontece no futuro? Quem irá morrer?

Achei os personagens muito bem construídos e é particularmente lindo o relacionamento desenvolvido entre Luke e London. A garota se força a lembrar do garoto meio esquisito, mas com olhos mais lindos que ela já viu (todos os dias!) e, mesmo tendo fotos e bilhetes relacionados ao garoto espalhados por seu quarto, todos os dias ela se surpreende. A parte do romance é fofa, não tem outra palavra para definir.

Deslembrança, apesar de ser um YA, é diferente do que estamos acostumados a ler, e pra mim, o motivo é a particularidade acerca do problema da protagonista e como já dito, da vida nada convencional que ela tem ao lidar com seus relacionamentos, sua própria vida. Apenas gostaria de saber se o livro terá uma continuação, pois a narrativa deixa espaço para isso. O livro tem um final, a meu ver, mas para algumas pessoas, talvez ele não seja tão satisfatório. Pesquisei sobre a autora e sobre o livro, e não vi nenhuma notícia de alguma continuação. Se alguém souber de algo, se manifeste por favor, rs.
Amanda Reis 16/10/2013minha estante
Olha, eu nunca tinha ouvido alguém falar desse livro, mas em uma promoção a capa me interessou. Quando pesquisei ele aqui para ver as resenhas, li a sua e me encantei. Parabéns pela resenha, fiquei com muita vontade de ler, até comprei. :)

Raquel 13/01/2013minha estante
apesar da história ter tido um final meio vago, eu adorei o livro, super recomendo.

Júlia da Mata 06/10/2012minha estante
Gostei da tua resenha, mas eu propria não curti tanto assim o livro... Acho que a autora pecou muito ao escrever o livro =/

Ju Sobreira 15/05/2012minha estante
Também fiquei na dúvida se vai ter uma continuação ou não. O livro deixa brechas pra isso no fim. Mas amei e recomendo de mais!

Bia 08/05/2012minha estante
Que resenha maravilhosa, fiquei com mais vontade ainda de ler. =)

Amanda 08/05/2012minha estante
Adorei sua resenha! Já estava com vontade de ler o livro, agora vou correr pra livraria pra comprar! kkk

Vanessa 03/05/2012minha estante
Fiquei com vontade de ler!!
Parabéns pela resenha, muito bem feita.
Bjs

Lygia 29/04/2012minha estante
Meninas, muito obrigada pelo feedback de vocês! Fiquei muito contente em saber que curtiram a resenha. Indico muito o livro, acho que vão gostar!
Beijos!

Jacqueline 24/04/2012minha estante
Gosto muito das suas resenhas, sempre objetivas e nos passam exatamente o que o livro transmite.
Esse é um livro que estou ansiosa para ler, e fiquei curiosa com esse final!! Tomara que tenha continuação né.

Andhromeda 27/05/2012

Mas Nem Tanto
“Eu me lembro do que ainda vai acontecer.
Lembro o futuro, mas esqueço o que já passou.
Todas as minhas lembranças, boas, ruins ou tanto faz, um dia vão se concretizar.
Então, goste ou não – e eu não gosto -, vou me lembrar de estar de pé num gramado recém-aparado, rodeada por pedras e pessoas vestidas de preto, até que isso se torne realidade. Vou me lembrar desse funeral... até que alguém morra.
E, depois disso, ele será esquecido.” Pág. 34

Vamos começar com as quatro frases que me vieram à cabeça quando terminei a leitura de pouco mais de 2h desse livro:

London é confusa, mas nem tanto.
Luke é maravilhoso, mas nem tanto.
A vidência de London é explorada, mas nem tanto.
Deslembrança é bom, mas nem tanto.

Vi várias resenhas falando que Deslembrança é um livro bom, mas que falta alguma coisa. Essa coisa é tempero, desenvolvimento, trabalho. Não estou desmerecendo a autora. MUITO longe disso, a ideia é incrível, fazia tempo que eu não ficava tão animada para ler um stand alone (sou rata de séries, fazer o que?!) e Forgotten despertou meu interesse bem antes de ser lançado aqui. Só senti que a Patrick podia ter tirado mais tempo para refinar as coisas, explorar melhor o dom de London.

Sério, o cérebro dela reinicia às 04:33 da manhã, todo dia. Ok, ela deixa bilhetes resumindo sua vida e dando instruções sobre como se comportar nos próximos dias. É desnorteador? Muito! London leva isso numa boa? Com um pé nas costas! Mas a parte principal, o diferencial do enredo, a coisa mais legal que acontece com a menina... fica de fora! Ela lembra do que vai acontecer amanhã e essa é a menor as preocupações dela!

De repente estou exagerando, mas a London levou dez anos para perceber que poderia usar seu dom insanamente fora do comum em benefício daqueles que ama e nós nem vemos isso acontecer de fato porque o livro acaba! Ele simplesmente acaba e você fica: não! Não pode ser! Agora que as coisas iam acontecer de verdade, acaba? Faça-me o favor!!

Não me levem a mal, eu gostei do livro. Exatamente por ter gostado demais e estar completamente imersa na estória de London foi que me frustrei tanto com a ‘inconclusão’ das coisas! O relacionamento entre ela é Luke é do tipo que te faz suspirar pela delicadeza e bizarrice: ela não se lembra dele no futuro, portanto só tem os bilhetes para se situar sobre aquele carinha que ela não faz ideia de quem é. London se apaixona por Luke dia após dia, sempre do começo. Ok, ajuda ele ser lindo de morrer.

Posso estar me precipitando, mas estou ansiosa pelo próximo livro de Patrick, Revived, que também tem uma premissa impressionante. Vou me arriscar a sair frustrada mais uma vez, mas tenho fé em que uma pessoa tão maravilhosamente criativa quanto a Cat vá fazer um trabalho melhor. Enfim, recomendo Deslembrança se você não se frustra facilmente, ou se entendeu meu ponto e se sente mais preparado para aproveitar esse livro incrível, mas nem tanto.

Para conferir essa e outras resenhas na íntegra, acesse:
desigusson.wordpress.com
Lane 19/04/2013minha estante
Adorei o livro.
Deixou coisas em aberto, mas sabe que isso me cativou? Deixa um espaço para você pensar sobre o acontece depois. Gostei bastante!

Júlia da Mata 06/10/2012minha estante
Concordo plenamente contigo. A ideia do livro é maravilhosa, mas Cat não soube trabalhar muito bem nele.

Lucas 07/08/2012minha estante
Acho que não foi isso que falaste, mas só a nível de informação: Revived não é sequência de Forgotten, caso não saibas (:
Gostei da resenha

Camila 02/12/2012

A leitura é fácil e tudo mais. A história da protagonista, à primeira vista, parece interessante... mas bom, acho que a autora não desenvolveu os personagens e seus dramas o suficiente. Ficou tudo na superfície.

Amanda. 06/07/2012

Deslembrança - Cat Patrick

Quanto suas lembranças são importantes pra você? Quanto o seu passado diz sobre você? Sei que existem fatos de sua vida que você ficaria imensamente feliz se pudesse simplesmente apagar da memória, assim como existem aqueles que você sente um prazer enorme quando se recorda. Nossas lembranças são a nossa vida, elas representam quem nós somos, quem nós fomos. E se você não tivesse nada disso? Se o dia que se passou fosse uma enorme página em branco? Se você não fosse capaz de lembrar-se das coisas que já viveu? A vida da London é assim. Seu passado não existe — não em sua memória —, pois, todos os dias às 04h33min seu cérebro apaga e ela não consegue se lembrar de seu dia.

London não é capaz de se lembrar do que já aconteceu, mas em compensação ela se “recorda” de fatos que ainda acontecerão. Não que ela tenha a capacidade de prever o futuro, ela não escolhe o que quer saber, algumas coisas simplesmente aparecem em sua mente sem que ela saiba por quê. Para levar sua vida tão normalmente quanto possível, ela escreve bilhetes para si mesma, nesses bilhetes ela anota partes importantes do seu dia e seus compromissos futuros. E é assim que ela vai levando a vida: com o auxílio de seus bilhetes, lembretes no celular, com o apoio da mãe — Bridgett — e da melhor amiga — Jamie.

Não nego que London é uma boa protagonista. Conhecer a história sob sua perspectiva foi algo interessante. A narrativa fluía bem. Mas como toda boa adolescente, ela teve seus momentos de crise, no entanto, não foi nada que tornasse a leitura chata ou cansativa. Aliás, os personagens, de um modo geral, são bem carismáticos. É possível criar um vínculo com eles, realmente nos importamos com o futuro que terão.

A proposta da história é, sem dúvidas, interessante. Mas a forma como ela foi desenvolvida deixou a desejar. A autora teve a ideia, mas não soube incrementá-la. Algumas coisas não foram explicadas e as que foram receberam explicações óbvias, previsíveis, convenientes... O que foi frustrante. O ponto alto do livro — pra mim — foi o romance. O envolvimento de London e Luke (♥) foi algo que valeu a pena ser lido, mas a história em si não foi muito rica em detalhes, fatos que poderiam ter sido explorados foram deixados de lado o que deixou o livro sem emoção.

PS: Segundo o jornal O Globo já tem uma roteirista trabalhando na adaptação do livro para as telonas. Já temos, inclusive, o nome da atriz que interpretará a London — Hailee Steinfeld.

gleicepcouto 15/05/2012

[ resenha ] Um romance bacana por fora, mas ligeiramente oco por dentro
www.murmuriospessoais.com

***

Deslembrança (Intrínseca) é o primeiro romance da norte-americana Cat Patrick, que teve o insight para escrever esse livro quando esqueceu de algo que teria que fazer. Refez os passos em sua mente e voilá: nasceu a sua primeira obra.

London Lane é uma jovem que não consegue se lembrar de seu passado, somente visualiza fatos do futuro. Todo dia, às 4h33m seu cérebro 'reseta' e volta à estaca zero, ou seja, ela esquece das coisas do dia anterior. Para lidar com isso, escreve todos os dias bilhetes para não ficar muito perdida.

Lane também convive com um sonho recorrente, que não entende mas que, aos poucos, vai ganhando uma grande importância em sua vida. Assim como o belo e atencioso Luke Henry. A partir do relacionamento dos dois, London tenta dia após dia lembrar de seu carinho pelo garota, mas também de firmar quem ela realmente é - tentando desvendar seu passado, para conseguir viver bem o seu presente.

Deslembrança é narrado em primeira pessoa, pela protagonista, que é uma menina bacana. Nada demais, como milhares que tem por aí. Isso poderia fazer com que o livro ficasse um pouco entediante, mas como Cat soube trabalhar a narrativa, a leitura do livro é rápida e sem grandes traumas.

Os personagens são bem construídos, mas na medida do possível. Novamente, nada de muito extraordinário. Lana até que convive bem com o seu problema, Luke é o mocinho gato e simpático, cheio de amor pra dar, Bridgette é a mãe amiga e legal, Jamie é a melhor amiga meio maluca... Acho que já vi essa fórmula em outro lugar. Você não?

O que sustenta a primeira metade do livro é o casal Lane e Luke, que, sinceramente, são muito fofos juntos. Não são melosos, mas bonitinhos. Já do meio pro final a história sofre uma reviravolta significativa, focada nos sonhos de Lane. Assim, alguns mistérios são desvendados - como a ausência de seu pai e também o motivo dessa sua "falta de memória".

Olha, eu até achei algumas explicações bem plausíveis, sabe? Mas não sei... Não me convenceram muito. Foi tudo tão previsível, que em certo momento estava torcendo pro Luke morrer, porque aí teria algum drama verdadeiro ali.

Na verdade, acho que a questão toda foi essa: faltou drama. Lane, como já mencionado, convivia bem demais com a sua situação. Ela tinha até alguns questionamentos, mas não os achei profundos o suficiente - e a situação exigia isso. Imagina, gente. Todo dia você esquece que tem um namorado e tem que se lembrar dele por meio de bilhetes. Todo dia você tem que escrever o que aconteceu no dia anterior, para não correr o risco de falar com alguém que nem tá te olhando na cara. E a questão do futuro? Perturbador demais namorar um cara que você não enxerga no seu futuro. Claro que London parou para pensar sobre isso. Tipo: 5 minutos.

Enfim, senti falta de uma reflexão mais intensa e de explicações mais razoáveis - não achei o thriller psicológico que esperava encontrar. Mas, como eu disse, a narrativa esperta de Cat e o romance do casal principal evitam de fazer deste livro uma perda total de tempo.

Deslembrança (Forgotten)
Autora: Cat Patrick
Editora: Intrínseca
Ano: 2012
Páginas: 256
Valor médio: $20 a $30
Avaliação: Prefiro o passado de London, pois o presente é um pouco boring.
Bacil 01/12/2012minha estante
quando entrei pra ver a nota do livro e vi que tava em 4,0 fiquei "MEUDEUS. OU EU SOU UM LIXO OU ESSAS PESSOAS SÃO LOUCAS" não é possível ter tanta nota boa pra ele assim. Eu não gostei dele, não sei se por causa do romance que vai ao longo do livro, ou por essa "falta" que deixa depois que você lê o livro, mas realmente não gostei dele também.

Anelise 17/05/2012minha estante
Não poderia concordar mais! Falou tudo. O livro não é ruim, é de uma narrativa rápida, só que a gente termina e fica com aquela sensação de que faltou algo. Como você disse, falta drama, reflexões mais intensas. Acho que falta veracidade na personagem, ela não convence...

Ju Sobreira 15/05/2012minha estante
Eu gostei do livro por inteiro, e entendi as partes sobre as lembranças. Ela explica isso quando a London estuda a parte das memorias em biologia. Amei o livro, mas cada um tem sua opnião (:

Leticia 15/05/2012minha estante
Só consegui acreditar na sua resenha aqui, o resto é resto...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 |

Publicidade

logo skoob beta
"Faltava uma rede social voltada apenas para os amantes de livros... Bem, não mais."

IG Tecnologia