Cinquenta Tons de Cinza

Cinquenta Tons de Cinza E.L. James

Resenhas - Cinquenta Tons de Cinza

Flavia 28/03/2013

Seria uma tortura ter que terminá-lo! Lixo!!

Juliane 02/08/2020

Envolvente demais
Quando comecei a ler não consegui mais parar, amanheci lendo literalmente. Muito bom de verdade.

KauanGama 04/08/2021

Superestimado
Admito que tenho quase uma história com esse livro. Ele é, curiosamente, o primeiro livro que li na minha vida ? isso aconteceu mais ou menos quando eu tinha 14 anos. Naquela época não encontrei quase nada para reclamar a respeito dele. No entanto, recentemente eu acabei decidindo reler porque sentia que ele poderia não ser tudo isso que eu e outros milhares de leitores pensavam ser.
Conclusão: estava certo sobre isso.

O livro é bom no começo e as partes eróticas eram algo que me agradavam muito e com isso eu acabava me envolvendo bastante. Mas, ao invés do livro evoluir ao decorrer da história, ele só acabou se tornando chato e repetitivo. Senti como se a autora não quissesse (ou não soubesse) se aprofundar numa das questões principais, que no caso era o Christian e seus problemas de infância que o pertubavam.

No fim, ele é apenas um livro arrastado e sem aprofudamento nenhum em todos os tópicos e personagens apresentados. Sem mais.

jessica 04/11/2020

Um romance diferenciado dos contos de fadas, com personagens cheios de defeitos e medos. Excelente leitura no tipo hot. Muito melhor que o filme, que excluiu diversas cenas. Na verdade o filme parece um fichamento do livro.

thalita 28/11/2020

muito bom, me prendeu mas é aquilo clichê, claro que algo bem extremo mas clichê. de qualquer maneira, eu gostei.

K a a h 21/01/2013

WHAT?
50 Tons de Cinza é como aquele funkeiro que por falta de talento como cantor e compositor precisa de letras obscenas para conseguir uma grande plateia. O livro em si, quando tirada a parte do sexo, não nos traz nada de novo, nada original, na verdade, sobra apenas uma guria chata que praticamente se vende e um empresário que acredita ser o dono do mundo. O sadomasoquismo é tratado aqui como banalidade, enfeitado de uma forma que o leitor pense ser algo romântico e não consequência de uma grave doença psicológica.

No início do livro Anastácia nos explica do porque conservar-se virgem até os 21 anos, enchendo parágrafos inteiros com o mesmo pensamento romântico que milhares de jovens possuem, ela alega a espera da pessoa certa, e do amor que tal pessoa lhe trará, mas a mesma jovem descrita como pura, ingênua e romântica é a mesma que dorme com um cara que havia acabado de conhecer, a mesma alegando não se importar com o dinheiro do milionário Christian Gray e nem está sendo influenciada pela sua bela aparência. Me pergunto se ela teria tido a mesma reação se ele fosse careca, baixo, gordo e pobre.

Digamos que, E. L. James escreve tão bem quanto algumas escritoras de fanfics. Ela parece não se dar conta que seu livro é para maiores de 18 amos, ou seja, serão adultos que irão lê-los, e não crianças de 16 anos acostumadas com a linguagem á qual a autora adota.
Renata CCS 22/01/2013minha estante
"50 Tons de Cinza é como aquele funkeiro que por falta de talento como cantor e compositor precisa de letras obscenas para conseguir uma grande plateia."
Nossa! Definiu!!! Muito bem colocado.

Helder 27/04/2015

Lendas e preconceitos
Será que fui o primeiro homem a ler este livro??
Livro cercado de lendas e preconceitos. Não dá para dizer que é uma super literatura, mas também não é o lixo que pregam. Achei o livro bonito e de uma leitura agradável. A única exceção foi a Deusa Interior de Ana, que era extremamente irritante e podia ser banida da estória, pois só serve para deixar Ana com um tom de paspalha. Na verdade o livro é uma adaptação moderna dos contos de fadas, com uma pequena apimentada permitida pelos novos tempos. Ana é uma menina sem graça que num acaso conhece Christian Grey, um jovem milionário extremamente bonito e sedutor. Do nada o príncipe bonitão se interessa pela Gata Borralheira, mas nos tempos atuais o príncipe não está ai só para acordar a princesa com beijo na boca no final. Este príncipe tem uns gostos um pouco mais excêntricos. Mas ai a Cinderela já está caída pelo Príncipe, e tem que decidir se ultrapassa aquilo que acredita certo para viver este amor ou se desiste e assume que é um preço muito alto a se pagar. E vc o que faria?? É isso que o livro me fez perguntar. Eu , lendo, consegui realmente acreditar no amor e no tesão de Ana e Grey, e também consegui me colocar na pele dos dois. Ele simplesmente é assim. O mais incrível dos homens, mas com um defeito de fabrica. Existe alguém sem defeitos? Ela está começando a vida sexual, e logo no seu inicio já teve um mestrado sexual. ´Sei o que quero e você não pode me dar isso, e não posso dar o que você precisa”. Será que existe algo mais dolorido do que amar, ser amado, mas não poder corresponder?? Sinceramente não esperava que este livro tivesse tantos sentimentos, mas acabei sendo surpreendido. Existe todo um cenário de conto de fadas, onde o cara é milionário e leva a mocinha para andar de helicóptero e planador, mas também existe um lado que pode acontecer em qualquer relacionamento. Até onde devemos ceder para manter uma relação? Vale tudo por amor? Mas que não fique a impressão que é uma leitura leve recomendado até para adolescentes como uma comedia romântica americana. A linguagem em certas passagens é extremamente pesada e até vulgar, já que não estamos acostumados e ler descrições de sexo tão cruas. Ficava até difícil acreditar que o texto foi escrito por aquela mulher que está na capa do livro. Certas passagens são simplesmente pornográficas. E é ai que me peguei pensando em tantas mulheres que sei que leram este livro. Homens curtem pornografia. Contos, fotos, vídeos, tudo pode levar a uma “ hora solitária”. Mas pela quantidade de mulheres que leram este livro e pela celeuma causada, só posso crer que as mulheres pensam a mesma coisa, mas só vem se segurando mais. Talvez este livro tenha chegado como uma libertação, mas é difícil explicar como fez tanto sucesso. Nunca li Sabrinas e Biancas, mas acho que as descrições eram bem mais light. As daqui faziam parte de revistinhas de sacanagem masculinas mesmo. Mas, por fim, mesmo sendo pornográfico, não há nenhum pecado ali. É o sexo como deve ser entre quatro paredes, sem pudores, levado ao limite e da maneira que nos faz bem. Não estou fazendo nenhuma apologia do SM, mas deixe de lado o preconceito . Vale a leitura. E vamos para o próximo. Ana vai se submeter ou Christian vai mudar?? Existirá meio termo? Estou curioso!
Antonio 15/05/2015minha estante
Você não foi o único. Também o li.

Michelle 18/03/2015

Amor Incondicional!!
Eu sou completamente apaixonada por esse livro. Muitas pessoas falam mal, mas acho que é porque não entendem ao certo a história. Christian Grey é um homem intenso que tem seus gostos um tanto quanto diferentes, ele é um dominador. Ana é uma garota um pouco inocente, com cara total de submissa, mas que pra mim de submissa não tem nada. O jeito dele de ser se deve ao fato de ter sofrido muitas coisas na vida e ter aprendido com uma mulher (que eu tenho vontade de socar, puxar os cabelos, bater etc..) que a forma de prazer é a dominação, por isso no início da relação dele com a Ana ele fica perdido com todos aqueles sentimentos que nascem nele, que na verdade é amor. Esse livro me conquistou totalmente, não é uma pornografia barata, ele tem história e pra mim é uma história que começa com todas as dúvidas e incertezas e termina de uma maneira linda. Já li e reli esse livro e não sei se é possível, mas me apaixonei mais. Sempre vou recomendar ele!!

Lílian 30/08/2012

Muito barulho por nada...
O que não é capaz de fazer uma boa campanha de marketing?
Elege presidentes improváveis, promove filmes limitados e, por que não, faz vender livros mal escritos e sem nenhuma elevação literária.
Personagens vazios, enredo totalmente descosturado, repetições, clichês, linguagem pobre, enfim...
Mas, com tudo isso, não chega a ser um romance que não se possa ler.
Anastácia, a personagem principal, uma formanda em Letras, virgem, que adora literatura inglesa clássica, substitui a melhor amiga numa entrevista para o jornal da universidade. Não esperava se apaixonar pelo entrevistado: um milionário jovem, lindo, misterioso, gostoso e tudo mais. Outra surpresa para Ana, ele se interessa por ela instantaneamente. Mas o que, aparentemente, explica a repercussão do livro é a pegada erótica e, mais que isso, BDSM. Sim, Grey é um dominador sádico e quer tornar a virgem Anastácia sua submissa. Daí então decorrem trocentas cenas de "sexo pesado", zilhões de orgasmos, inúmeras palmadas, incontáveis apetrechos eróticos e lá vai minha viola...
Não tem lá tanta novidade... Novo, para mim, seria que o livro fosse, de fato, uma grande contribuição literária.

Jeh 18/07/2021

Pq eu não li antes?
Me pergunto qual o problema das pessoas que transformam livros em filmes kkk! O livro é muuuuuito melhor!

Anne Sayers 23/01/2013

Cinquenta Tons de Cinza
Sobre o enredo, houve momentos da leitura onde eu quis simplesmente perguntar quando eles parariam de fazer... Sexo! Tudo bem, é um romance voltado para o lado erótico e, talvez, pelo fato de eu ser um pouco ― muito ― fã de livros mais intensos no quesito “aventura”, senti falta dessa parte. Entretanto, não posso desabonar a autora por esse fato, é um estilo diferente e procurei ler porque eu quis.

O tema abordado é polêmico, como eu já havia dito. Porém, não creio que isso deva ser encarado como um bicho de sete cabeças, bem sabemos que isso é parte da realidade de muitos.

Christian Grey, um homem de sucesso, perto dos 30 anos de idade, e apesar de tão novo um bem sucedido e multimilionário empresário, que parece muito fechado a todos, não é visto com ninguém, deixando as curiosas à dúvida se ele não seria gay. Pelas descrições, qualquer um imagina que Christian é um deus grego. E foi isso – também – que me fez muito lembrar Edward, de Crepúsculo.

A minha primeira impressão da Ana, ou Anastácia, era que ela era, facilmente manipulada. Entretanto, tenho que admitir que pelo jeito que descrevem Christian no livro, eu também não resistiria.
E mesmo sendo um pouco fraca aos comandos de Grey, em vários momentos ela demonstra que sabe falar não.

Como o romance se desenrola em vários níveis de acordo com o desenvolvimento do livro, temos a sensação de que ela se entrega totalmente aos caprichos dele (vocês vão entender), só que isso acontece aos poucos, lentamente, e podemos perceber claramente em diversas partes do livro, que ela realmente está ponderando toda a situação que está entrando.

Em algumas partes, ela fala que se sente como Ícaro voando muito perto do Sol, e que ela sabe que vai acabar machucada.

É quase um alívio, a sentir dando esse passo para trás, se ‘negando’ em partes a entrar em um mundo desconhecido. Mesmo que o porteiro desse mundo seja um homem tão lindo.

A escrita do livro não é magnífica, mas nada que impeça a leitura. Os capítulos fluem muito bem, apesar de ter uma enrolada no meio de campo, mas nada que tire a graça do livro. Muito pelo contrário, nessa enrolada, tem várias cenas ótimas.

O livro termina em um momento super reviravolta, com um ótimo gás para o próximo livro da série, Cinquenta Tons Escuros, mas isso é papo para uma próxima resenha.

Recomendo.

AliceF. 15/07/2021

O livro é MIL VEZES melhor que o filme!!
Gente, o filme é muito ruim, sei lá. No livro tem muito mais coisas e partes mais românticas vindo do lado do Grey. No filme ele é totalmente grosso na maioria das vezes. O livro tem mais detalhes e mostra um lado mais romântico do Christian, o que ja faz o livro ser melhor. Compensa muito mais. No mais, gostei bastante do livro, tem muitas cenas picantes.. mas é muito bom.

Shu 14/10/2012

Infanto-Juvenil com tema adulto
Personagens bobos e enjoativos, alem de ter uma história mal elaborada. Personagens como Anastasia Steele me cansam, muito volúvel. Ela não se decide sobre o que quer e sobre o que pensa. Talvez esse seja o problema dela, ela pensa demais. Encontra problemas aonde não tem, nem sei como o pobre do Christian Grey consegue atura-la.
Acho que se a autora tivesse explorado mais a historia, envolvendo os personagens secundários um pouco mais dentro da trama poderia ficar mais envolvente ao meu ver. E sem contar que mulher não bela que conquista o cara mais cobiçado por todas é muito clichê, eu como leitora quero algo a mais.
Espero que nos próximos livros Ana madureça e deixe de ser a criança indecisa que ela é, espero encontrar o algo a mais que falta nos outros dois livros da trilogia.
Naty 15/10/2012minha estante
Sem dúvida é uma réplica do Crepúsculo. Já temos uma jovem no mundo atual sem QUALQUER VESTÍGIO de malícia antes de encontrar o lobo mau: Rico e sadomasô. Ptz, sinceramente achei a leitura pobre, pobre... Vou ler em inglês, pra ver se o problema não é a tradução. Pode ser isso também... Daí, deixo a dica :)

Ana Carolina 24/01/2013

Banho morno é mais interessante
Ganhei de Natal e estava empolgadíssima por toda a celeuma levantada pelo livro. Uma decepção. Trata-se da história de uma jovem chamada Anastasia Steele que se apaixona à primeira vista por um empresário, chamado Christian Grey. O cara curte uns lances nada ortodoxos no sexo, mas a mocinha aceita porque está apaixonada e acha que o amor dela pode mudá-lo. O que existe de interessante no livro para por aí. Respeito quem gostou do livro, mas eu detestei. A leitura é entediante, muitas palavras repetidas (pisca-pisca) e sinceramente eu esperava um pouco mais de classe e menos "puta merda" (quem leu o livro sabe do que eu estou falando). Para ser uma cópia deslavada de Crepúsculo teria que melhor muito (sim, eu gostei de Crepúsculo). Impossível se identificar com a desengonçada protagonista e mais impossível ainda desejar um tão inverossímil Christian Grey. Pisquei muito de tédio (novamente, só para quem leu o livro). Uma perda de tempo.

herofieloves 04/12/2020

eu simplesmente amei
demorei um tempo para tomar coragem e começa a ler e sinceramente, não me arrependo o livro é maravilhoso chega a seril vezes superior ao filme, sendo o primeiro livro no qual me senti tímida junto com a protagonista ao lado de um personagem tão intenso quanto o Christian, simplesmente amei o casal, os hots do livros são muito bons, eles tem uma química impressionante, uma escrita que me prendeu e me fez ler em 1 dia, graças a deus q tenho a trilogia, pq eu não aguentaria ter que espera para ler o segundo, perfeito, tô sem palavras