A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

dany 12/01/2022

Uma das coisas mais gostosas para um leitor é terminar um livro com lágrimas nos olhos e é assim que termino A Corrida de Escorpião. Este livro me arrancou tantas emoções ao decorrer das páginas e me deixou bem reflexiva sobre nossas vontades que todos jugam impossíveis.
Puck Connolly, para mim é sinônimo de coragem, essa garota é tão corajosa que eu gostaria de dizer pessoalmente a ela. Com todos indo contra e tentando tirar ela do lugar que diziam não ser seu, Puck não se deixou abater e foi enfrentando seus próprios medos.
Este é um livro que fala muito sobre coragem, força de vontade e lealdade. Sean com Corr é a relação mais bonita que eu tive o prazer de conhecer, a forma como ele sabe lidar e entende as vontades de seu cavalo d'água é de chamar a atenção de qualquer um.
É muito mais que um romance, o romance foi um pano de fundo que foi acontecendo aos poucos, mas que ainda nos emociona e é bonito ver essa maneira que eles foram se conhecendo.
Estou feliz por tudo que aconteceu, admito que imaginei alguns finais antes mesmo de ler, mas não se passou pela minha cabeça o que de fato aconteceu e isso é o ponto alto.
Eu amei ler este livro e conhecer Puck, Sean, Corr, Dove e Finn. Finn é um menino fofo que não deixei de prestar atenção, a maneira que ele acreditou em Puck foi uma das mais puras e verdadeiras, fiquei totalmente encantada com a relação destes dois irmãos.

Lindo e emocionante.

Ana Gouvêa 10/01/2022

Que delicinha! Sem muita inovação? Sem solução milagrosa, com um texto bem do gostoso de ler! Não me importo em não ter explicações sobre o que é ou de onde vem a mitologia, só curti a experiência.

Breh Lee 05/01/2022

Durante minha adolescência li esse livro e na época ele me pareceu um bom livro. Me prendendo no final, mas sendo razoável durante seu desenvolvimento, embora tenha colocado como favorito pela memória afetiva de querer achá-lo especial. É incrível como o tempo passa e uma leitura OK pode se tornar espetacular.
Demorei para finalizá-lo por falta de tempo, mas foi tão maravilhoso. O local, os personagens, as tramas, o amor pelos animais, pela vida e pela terra tornaram essa leitura fabulosa.
Hoje não se trata mais daquela garota dando 5 estrelas por ter gostado do final. Hoje trata-se da garota que viu a beleza, do início ao fim, de uma obra espetacular e que merece os melhores elogios. Simplesmente apaixonada por esse universo.

RAGGI0 25/12/2021

Muito Descritivo, Por Vezes Cansativo, Mas Super Cativante!
Sou um leitor assíduo, mas levei 2 longos anos para conseguir terminar ?A Corrida de Escorpião?. Por que? Porque tenho muita dificuldade em me concentrar quando a leitura é extremamente descritiva, o que acontece também nas obras de Arthur Conan Doyle, por exemplo.
No entanto, enquanto estava em meu longo processo, a leitura de ?A Corrida de Escorpião? era cativante demais para ser abandonada, então continuei.
E foi simplesmente lindo! Lindo, porque foi um trabalho de muito estudo e dedicação da autora a lendas antigas. Lindo, porque a história de Puck e Sean não é melodramática, mas muito real, apesar de ser entrelaçado por personagens extraordinários. Lindo, porque o final é fabuloso, pouco esperado e me fez chorar.
Esse romance me fez querer saber mais, me fez querer ler uma segunda parte, quando, na verdade, não precisa, porque, por ser real, se torna ?a vida que segue?, como diz o jargão popular.

Sarah.Lessa 22/12/2021

Recomendo, mas...não é água com açúcar!
É uma história com momentos aflitivos, pelo menos pra mim. Só consigo imaginar uma ilha obscura, com poucos comércios que dependem de um mês especifico para fazer renda e sobreviver. O acontecimento da ilha que atrai muitos, TB envolve o valor que é dado pela vida humana, o dinheiro faz com que muitos se exponham a perigos, correndo risco de morte, como acontece algumas vezes no livro. Achei os moradores da ilha muito sofridos...sei lá.
Não é meu livro preferido, mas é uma boa história.

Ronan 17/12/2021

4.5 ⭐

Me surpreendi com essa releitura, consegui me conectar bem mais com os personagens dessa vez e isso me fez aproveitar bem mais esse livro, que história incrível.
Como eu amo a escrita da Maggie...

yasmim 07/12/2021

achei que fosse ser pior
Esse livro tava na minha lista há uns 5 anos antes de eu achar uma promoção e comprar ele (e aí ele ficou parado na minha estante por mais 3 anos ?)
Mas quando eu comecei a ler, confesso que esperava algo totalmente diferente do que me foi entregue. Não me permiti decepcionar, só fui lendo e lendo e lendo.
A premissa do livro é bem peculiar, gosto da fantasia que ele possui e da construção dos personagens (que acho que é realmente a melhor parte mesmo).
O que deixa a desejar são os acontecimentos mesmo, pra mim teve momentos que eu lia, lia, lia e parecia que não saía do lugar. A tal da corrida parecia que não ia acontecer nunca. Apesar disso, gostei da leitura, achei bonita e emocionante e inovadora.

Brandajulise 22/11/2021

Um clichê bom
Para começar eu gosto muito da autora e por isso fiquei muito impressionada com a leitura como também já tinha previsto tudo

Calma

O que eu quero dizer é que quando vc lê umas 150 páginas do livro vc já consegui previr o final e esse é exatamente o uso da palavra clichê no título

Mas deve admitir que a história é muito legal e interessante e ao mesmo tempo não é uma história que a gente lê em qualquer livro é uma coisa que também achei bem legal e que ela deixa uma nota e deixando bem claro que não vai ter continuação.

O Enredo e personagens

Primeiramente os personagens são muito cativantes você consegue se conectar e identificar, e o cenário é maravilhoso e muito criativo.

Sobre o enredo e muito rápido e gostoso não achei nenhuma parte desnecessária e que eu poderia ter pulado

jeslendo 01/11/2021

Uma das coisas que eu mais amo nessa autora é a forma como ela consegue, aos poucos, me inserir dentro de suas histórias. Eu nem percebo quando, de repente, estou tão envolvida com aquele mundo em que ela criou e aqueles personagens. Não sei o quanto me importo com eles até realmente me importar e torcer para que eles fiquem bem e que nada de ruim aconteça quando estão em perigo. Não é nenhuma surpresa que foi assim que ela me conquistou com a minha saga favorita, para início de conversa.

O livro tem uma narrativa com um final estabelecido, então não é como se muita coisa emocionante acontecesse nele no decorrer da história até lá. Senti falta desses momentos, mas me contentei em apenas absorver mais e mais conhecimento sobre os personagens que eu estava tão desesperada para conseguir amar. E foi assim que aconteceu, depois do início um pouco lento.

Existem cenas realmente de tirar o fôlego, principalmente naquelas com os cavalos e nas corridas. Eu acho que é uma história tão cheia de vida, falando sobre o amor, a perda, a dificuldade em ser uma mulher no mundo dos homens mesmo sabendo o que quer, enfrentando obstáculos e injustiças de uma forma que deixa o leitor com tanta raiva de como o mundo pode ser cruel. Mesmo com temas tão atuais que nem sempre são o foco da história, obviamente, é diferente de tudo o que li até então. É uma pena ser apenas um livro, pois a história tem muito potencial para ser mais do que é.

Mesmo me emocionando em vários momentos ao longo da leitura (chorei mesmo por cavalos assassinos que saem de dentro da água?), eu derramei um rio inteiro de lágrimas com o final. Foi aí que eu soube que esse livro tinha conseguido entrar no meu coração e eu só queria voltar atrás e ler mais.

É sempre uma surpresa muito agradável ler um livro da Maggie. Ela sabe contar uma boa história.

Marii 18/10/2021

Eu gosto mt da forma como a Maggie escreve os mundos dela.
Eu já tinha me encantado com td na saga dos garotos corvos, e aqui foi ainda mais.

Danielle.Nunes 07/10/2021

É isso, eu chorei por cavalos d'água assassinos
A Corrida de Escorpião não foi nada do que eu esperava e ainda sim me surpreendeu demais. É um livro poético, doce, intenso, que alcança o seu coração e quando você menos espera, está toda emocionada por cavalos d'água.

Puck, Sean, Corr, Dove, Finn, Gabe, Holly e o mar são mais do que o suficiente para trazer um quentinho no coração que é diferente e muito envolvente. É como se todos fossem amigos próximos ou até mesmo um reflexo do que somos em uma realidade paralela em que cavalos d'água são assassinos, mas que podem conquistar o seu amor e a última frase do livro resume perfeitamente isso.

Além disso, há um enfoque especial nos relacionamentos ao longo da história que mostram a complexidade de compreender o outro sem anular a si mesmo. Às vezes, tudo que precisamos é fugir da realidade ou então enterrar os pés na areia que para muitos é prisão, mas que no fundo traz o conforto e felicidade que precisamos.

Fran 29/09/2021

É preciso admitir que a primeira vista a ideia deste livro pode parecer estranha – afinal, é um pouco difícil saber o que esperar de uma história que envolve cavalos assassinos saídos do mar. Com a devida chance, no entanto, A Corrida de Escorpião consegue facilmente provar que é uma leitura na qual vale a pena apostar.

Os cavalos d’água se tornam um conceito bem mais compreensível após descobrirmos que são inspirados em uma criatura da mitologia celta, e são, como era de se esperar, uma das partes mais interessantes do livro. Apesar de pouco ser revelado sobre eles e a magia que os rodeia, isso não chega a atrapalhar a leitura – muito pelo contrário, o mistério acaba funcionando como mais um encanto a favor deles.

O enredo pode parecer simples, mas a verdade é que existe certa complexidade bem sutil o envolvendo. É importante não tentar vê-lo por apenas um ângulo, pois é exatamente disso que se trata: pequenas tramas se entrelaçando de modo firme e intrincado, formando algo maior.

Primeiramente, temos a história de Thisby, um lugar que não teria nada de especial se não fossem os cavalos d’água que todos os anos saem do mar ao redor para invadi-la. Contudo, os capaill uisce e a corrida são muito mais do que aparentam — não só o turismo que sustenta a ilha, mas também sua tradição, modo de vida e religião. Os cavalos d’água são uma parte daquele povo, e isso é algo que é mostrado e explicado aos poucos. Thisby é um lugar incrível, o que torna a ambientação do livro muito boa.

Por outro lado, temos também as histórias das pessoas que vivem na ilha, distintas e particulares a cada uma delas. Muitos temas diferentes são abordados, e seria difícil citá-los aqui em sua totalidade, mas todos são descritos e trabalhados de modo atencioso. Vemos, inclusive, alguns assuntos sérios, como abandono e a dificuldade de lidar com perdas.

O livro conta com dois protagonistas, Sean e Puck, jovens que vivem em realidades diferentes de Thisby e estão prestes a participar da próxima corrida. Os capítulos são escritos alternando o ponto de vista dos dois, e eles são os responsáveis por fazer o resto do enredo se conectar.

Sean é um garoto que possui uma ligação especial inexplicável com os cavalos e que está sempre solitário, embora pareça não se importar com isso. Desde o começo é bem enigmático, difícil de interpretar e que nos deixa sem saber exatamente o que esperar. Entretanto, é um personagem que cresce muito em carisma com o decorrer da história, pois da mesma forma que ele acaba descobrindo mais sobre si mesmo, nós também passamos a entendê-lo melhor.

Puck é uma protagonista fantástica, e por um motivo bem simples: o desenvolvimento dela durante o livro é maravilhoso. Apesar de no começo se apresentar como uma garota teimosa e um tanto impulsiva, aos poucos ela vai amadurecendo em uma personagem forte, destemida e determinada, se esforçando para lutar pelo que deseja, mesmo que isso signifique desafiar as tradições e precisar lutar contra o preconceito, mas também aprendendo que não se pode ter tudo.

Os personagens secundários são também interessantes, mesmo com a maioria deles mal chegando a ter alguma relevância. Os relacionamentos são trabalhados de modo aceitável, alguns melhores do que outros, e o destaque fica mesmo com como esses relacionamentos se conectam na questão da vida naquela realidade. Cada pequeno diálogo ou passo adiante no desenvolvimento deles nos mostra um novo pedaço da história do povo de Thisby e como a sociedade deles funciona, de modo que vamos vendo as várias facetas que a ilha possui conforme os conhecemos.

O único ponto negativo digno de nota acabou sendo a parte final do livro, próxima de quando a corrida enfim acontece. Embora o desfecho tenha sido suficientemente satisfatório, chega um ponto em que tudo começa a acontecer muito rápido. Não é algo completamente ruim, nem chega a estragar a leitura, porém deixa a sensação de que poderia ter sido nos oferecido mais detalhes.

A Corrida de Escorpião acabou se mostrando um livro menos sobre uma corrida e mais sobre amadurecimento, companheirismo e a importância de não desistir de lutar pelo que deseja, mesmo quando se está contra todas as chances. Foi uma boa surpresa e uma leitura muito agradável, com certeza recomendada a quem acabar se interessando.

site: https://blogvestigiosliterarios.wordpress.com/2021/08/29/a-corrida-de-escorpiao/

Anasuco 26/09/2021

Leitura leve
A letra é grande e espaçada, a leitura é muito fácil e rápida. Meio clichê e meio fanfic a parte da relação deles (não que seja ruim). Bem diferente a história dos cavalos da água, nunca tinha ouvido falar.

Vic 17/09/2021

Amei
Achei o começo um pouco arrastado, mas depois a trama me envolveu como sempre. Maggie tem esse jeitinho de agarrar a gente e deixar um final com gosto de quero mais. Que história meus amigos, que história.

Isabella Pina 15/08/2021

A história tem uma escrita boa (mas a tradução às vezes torna ela menos fluída), mas acho que eu estava pensando que seria um livro mais focado na corrida, e no fim das contas, é um livro de romance focado no desenvolvimento dos dois protagonistas, Puck e Sean. Apesar de eu gostar bastante de Sean, pois senti que a gente consegue se inserir bem no passado dele e compreender o que levou ele até o momento atual, não senti o mesmo com relação a Puck. Sim, nós sabemos do princípio que ela é uma moça obstinada, que ama a ilha onde mora e quer proteger a família que restou a qualquer custo. E por mais que tenhamos passado bastante tempo com ela, não consegui me apegar à personagem. O relacionamento deles é desenvolvido, mas achei meio do nada como as interações foram evoluindo rápido, como eles já estavam fascinados após um encontro. Enfim, não fui grande fã.
O destaque pra mim foi os momentos finais, quando a corrida é o foco total do livro, porque o ritmo se torna rápido e impossível de largar. Outro ponto positivo é que eu gostei muito do POV do Sean.
O desfecho foi rápido, mas fechou as pontas necessárias (de maneira só levemente conveniente). Tem um acontecimento na última parte do livro que depois que eu terminei notei que não acrescentou nada na história, e ainda não entendi por que ele existe, já que não contribui.
Num geral, minha parte favorita do livro foi a escrita, e o personagem do Sean, mas acho que eu esperava coisas diferentes do livro e ele foi para outro caminho.

NOTA: 3.5