A corrida de escorpião

A corrida de escorpião Maggie Stiefvater

Resenhas - A Corrida de Escorpião

Laura Santos 08/08/2021

Melhor livro que li em 2021
Falo com tranquilidade que esse foi o melhor livro que li esse ano.
Eu já tinha me apaixonado pelas histórias da Maggie desde a saga dos "Lobos de Mercy Falls", então estava esperando algo parecido com aquilo. Mas nãaããão, essa história é completamente e diferente, porem igualmente envolvente. Me vi passar noites acordadas para saber o que aconteceria com os personagem (humanos, animais e monstros).

A trama inteira se passa no mês de outubro e acompanha a preparação dos dois protagonistas para o tão esperado dia. Os cavalos d'água fornecem toda a ação necessária na história e eu adorei cada página do livro. Há um pouco de romance, apesar de ele ficar em segundo plano, mas é do tipo bom: que se desenvolve bem lentamente e você só tem um gostinho dele de vez em quando e fica querendo sempre mais.

A autora joga vc lá no meio da história sem parar para explicar nada, então vc acaba lendo cada vez mais em busca de informações que vão te ajudar a entender a história. É um livro que fala de amor, em suas diversas formas. RECOMENDO DEMAIS

Paty 01/08/2021

Uma leitura bem queridinha
Primeiro que a gente começa com cavalos assassinos. Isso já é estranho por si só e, se for um leitor mente fechada, pode soar idiota. Eu já tinha achado a ideia bacana, embora incomum. Maaaaaaaaas, quando eu descobri que os cavalos assassinos aqui são inspirados numa criatura comum do folclore europeu, as coisas ficaram melhores para mim. Já ouvi falar deles e não é o primeiro livro que leio que reimagina esses carinhas (embora esse livro tenha saído bem antes do outro que li). De qualquer é uma coisa bacana pra fazer a história andar, e dá às coisas uma energia mais "dark", que achei bem legal.

Agora, os personagens: acho que não tem um do qual não gostei do desenvolvimento. Os personagens pouco explorados não eram realmente relevantes, então ok... eu meio que acho que o irmão da Puck (não o mais velho, o outro, cujo nome me escapa) poderia ter sido melhor explorado sim, mas acho que, considerando o envolvimento dele, está bom, só que poderia ser melhor. Digo isso porque ele foi meu personagem favorito de todo o livro, e o americano foi o segundo favorito. Sobre o Mutt, nenhum comentário, se não vai ter spoiler.

Quanto à Puck e ao Sean, gostei deles sim. Bem previsível, clichê eles terem ficado juntos (pessoalmente, teria preferido se tivessem se tornado bons amigos), mas não ficou uma melação irritante, foi bem aceitável. Na realidade, eu gostei bastante da Puck porque ela não é otária, ou impulsiva. Tá, ela foi impulsiva por participar da corrida, mas ela tinha diversos motivos para tentar, então não achei de todo incoerente ou besta, para mim foi plausível.

E sobre a narrativa. Olha, é o seguinte: o foco, para mim, era pra ser a tal da corrida, certo. E, claro, tudo gira em torno da corrida, a preparação, os dias de treinamento, o festival e tudo o mais. E a corrida, tipo, é uma corrida, É pra ser rápido. Enrolar numa coisa que é obrigatoriamente rápida seria o pesadelo. E ainda assim eu senti que o final foi corrido (????), o que não faz o menor sentido. Não foge da proposta em momento algum, mas meu cérebro insiste em pensar que o livro enrolou demais para chegar ao final de tudo... como se esse livro pudesse ser mais curto ou sei lá. O que não faria sentido, porque se fosse mais curto, não teria graça. Isso não é uma crítica, apenas uma colocação.

E esse livro me deixou numa ressaquinha literária.

Obrigada.

Melissa Meira 31/07/2021

Meu preferido de 2021!!!!!!
Quando li a sinopse do livro pela primeira vez eu dei risada, porque cavalos assassinos do mar parece algo bem bobo, mas ainda assim resolvi dar uma chance e não estou desapontada.

A mitologia é celta, e nao tem nada de cômico. A história é muito bem escrita e envolve amar coisas que podem ser dificeis de serem amadas.

As corridas e os capaill uisce são violentos e cheios de sangue. E ainda assim a paixão em comum por cavalos cria um laço entre Sean e Puck(Kate), ainda que ambos já tenham tido experiências traumáticas com os cavalos d'agua

A história se passa em uma ilha chamada Thisby e seus cenários são incríveis de se ler.

O livro todo é maravilhoso, a forma como a história é contada é cheia de sensibilidade. Nao tenho palavras para descrever o quanto eu amei esse livro. Apesar de bastante mitológico, os personagens tem questões muito reais, sobre perda, amor, perdão, e sobre o querer e lutar para ter.

O final foi lindo e deixei escapar algumas lágrimas. Vou guardar esse livro no meu coração e vou fazer questão de comprar o livro físico só para te-lo na minha estante.

Cada capítulo foi perfeito! Ainda bem que decidi ler esse livro, senão eu teria perdido, o que foi pra mim, uma leitura bastante marcante.

(!!!!)SPOILER: A melhor cena, para mim, foi o capítulo 47 onde a Puck e o Sean cavalgam juntos. Essa parte me conquistou por conta da honestidade dos dois e por compartilharem algo que ambos entendiam.

Ley 28/07/2021

Puck e Sean maravilhosos
Na ilha de Thisby, há uma corrida mortal a cada novembro. A ilha é peculiar por existir cavalos d'água, chamados de capall uisce. Eles saem diretamente do mar, com mais força e velocidade que um cavalo normal. Eles também são mais selvagens, por isso é que os cavaleiros os escolhem para que participem da Corrida de Escorpião.

Os cavalos d'água são a preciosidade de Thisby e um grande mistério para quem está lendo. Sua constituição não é clara, sua natureza também é vaga. A ideia de cavalos saírem diretamente do oceano pode ser bastante fantasiosa, mas isso vai tomando uma forma mais concreta conforme conhecemos mais sobre essas criaturas.

A Corrida de Escorpião não é um livro de fantasia com magia convencional. As únicas criaturas peculiares são os cavalos d'água, sendo assim a história se adequa ao redor destes seres. A corrida proporcionada pela ilha, tendo como principais atrações os cavalos d'água, é o que dá destaque ao lugar. Thisby é afastada, tem uma população pequena e pacata.

O leitor acompanha a história através de Sean e Puck, em primeira pessoa. Eles alternam suas perspectivas, sendo que, de início, eles ainda não se conhecem, apesar de morarem na mesma região. Sean é um rapaz que trabalha cuidando de cavalos e tem uma certa conexão com os cavalos d´água. Ele cuida pessoalmente do capall uisce Corr, que mesmo tendo outro dono, é especial para ele por ambos já terem uma história juntas de longa data.

Puck também é uma jovem que tem uma ligação especial com cavalos, mas não se trata de cavalos d'água. Ela possui uma égua chamada Dove que tem bastante participações na história. Puck perdeu seus pais para os sanguinários cavalos d'água e vive com seus irmãos de maneira bem simples.

Puck e Sean, mesmo levando algumas páginas para se conhecerem, têm papéis essenciais para o enredo. Devido a questões envolvendo a vida e bem estar de ambos, eles optam por participar da corrida que acontecerá em breve. Para Sean, que já participou outras vezes, a corrida já é costumeira, mas possui um grau de perigo maior, por envolver algo decisivo no resultado. Enquanto para Puck, a decisão de participar é desafiadora por envolver muito de si mesma no processo, estar em algo desconhecido, e desafiar algumas pessoas da ilha por ser a primeira mulher a participar da corrida.

Ambos os protagonistas necessitam vencer a corrida, porém não há rivalidade entre eles. O clima da leitura é melancólico e todas as decisões que envolvem a corrida colocam muitos pontos em jogo para os dois. Ler a obra é como entrar em algo que sabemos que pode-se perder algo importante ali, mas mesmo assim tentar arriscar.

O livro é uma contagem regressiva para a corrida de escorpião. Acredito que a corrida se chame assim pelo grau de perigo que há nela. A todo o momento somos lembrados do que os personagens podem perder se não vencerem e, sinceramente, não tive como escolher um lado para torcer. A luta de Sean e Puck por suas próprias conquistas adquire importâncias que me levaram a me sensibilizar pelas duas lutas, lembrando sempre que eu iria sofrer se nenhum deles conseguisse alcançar seus objetivos.

O objetivo da história pode ser justamente este, dando uma carga dramática maior a tudo isso. O livro tem um traço sombrio, e bastante melancólico em diversos aspectos: o lugar, a falta de saída, os personagens. É bem claro como os protagonistas gostam da ilha e a consideram seu lar, mesmo tendo que enfrentar muito para conseguir isso. O amor por um capall uisce também é bastante enfatizado, de modo que mesmo que a natureza deles ainda seja um mistério, conhecemos mais sobre a relação entre humanos e esses seres.

Acho que demorei um pouco para me apegar aos personagens, mas quando aconteceu, foi bastante intenso. Sofri em diversos momentos e acho que não poderia ser diferente. Os momentos finais foi onde eu mais senti tensão, então valeu a pena toda a expectativa. A autora já tem um lugar especial no meu coração por também ter escrito A Saga dos Corvos, e agora esta é mais uma de suas obras que gostei.

Este é um livro emocionante, que traz personagens com dilemas intensos, sociais, com um toque de fantasia. O amor e companheirismo estão sempre presentes. A obra é uma fantasia única perfeita para quem gosta de personagens cativantes.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2021/06/resenha-corrida-de-escorpiao.html

Matheus 23/07/2021

prometeu, mas não cumpriu
a premissa do livro é muito boa, isso é indiscutível, quando li a sinopse fique animado e acreditava que a história seria de tirar o folego. comecei o livro e já nas primeiras páginas percebi que talvez eu fosse "quebrar a cara" e isso logo se tornou realidade porque a leitura foi arrastada e não me prendia.
o livro continuou se arrastando e parecia que a história não ia para a frente, não aconteciam plot twists, nenhum evento para se dizer o WOW e, quando você percebe, o livro acabou e não aconteceu nada.
senti falta de muita coisa, mas o principal foi a mitologia. creio que a autora poderia explorar um pouco mais sobre os cavalos, sabe? será que não tinha nenhuma lenda na ilha que explicava como eles surgiram?

Rafaela 15/07/2021

o final é lindo!!!
não esperava nada mesmo desse livro, fui total surpreendida! achei a história toda muito original, nunca tinha visto nenhuma fantasia parecida com essa, fiquei encantada com a escrita da autora e quero ler mais livros dela.

apesar dos cavalos capaill uisce serem muito hostis e matarem pessoas, eu fiquei muito apegada e queria saber mais sobre a história deles, isso a gente não tem na história, mas não atrapalha em nada.

amei os protagonistas, eles são corajosos, simpáticos e cativantes. ainda tem uma pitadinha de um romance bem fofinho de acompanhar. E o final gente? se vc é um pouquinho mais sensível do que eu é certeza de que vc vai dar um choradinha, de tão lindo que é, eu mesma fiquei emocionada real!

o livro deveria ser mais conhecido, acho que merece ter um pouco mais de reconhecimento e se você tem duvidas sobre ler ou não, LEIA!

Criadora de conteúdo 01/07/2021

"A Corrida de Escorpião"
??RESENHA??

Livro: "A Corrida de Escorpião"
Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus

?Leitura inesquecivel?

? Thisby é uma ilha pacata, onde todos se conhecem, apenas em Novembro suas ruas e hotéis se enchem de turistas que vem para celebrar e apostar no maior evento, a famosa, eletrizante e mortal Corrida dos cavalos d'água que emergem do oceano e galopam pelos penhasco de Thisby.

A história é narrada por dois personagens. Sean, um jovem de poucas palavras que perdeu seu pai por um dos cavalos e mesmo assim participa todos os anos da corrida, e já venceu quatro vezes. Puck que também perdeu seus pais da mesma forma, mora com seu irmão Gabe e Finn. Gabe chega com a notícia de que irá para o continente e deixará os dois na ilha, Puck irritada, pretende resolver seus problemas pessoais se inscrevendo na corrida. Porém, até então nenhuma mulher, nunca pôde participar.

Sean e Puck por ironia do destino se esbarram, formando uma amizade fraterna e um amor ingênuo, cativante para o leitor.

Maggie narra uma história cheia de fantasia, que aguça sua curiosidade a cada página lida, fazendo você se apaixonar pelos personagens, e entrar no contexto de cabeça e alma. Em todo o momento você senti um ar melancólico nos personagens e na ilha, porém a corrida e os cavalos são extremamente perigosos, onde nos perguntamos a todo instante, que tradição de esporte é essa que pode te levar a morte.

Já leu algo da autora? Você gosta do gênero? Deixe nos comentários

princess_cordelia 24/06/2021

Narrativa incrível
Mais um favoritado do ano. Que narrativa e história incríveis. Que livro
O tanto que eu chorei com o final não tá escrito ahaha
Uma história mágica sobre cavalos d?água, o amor pelo mar e por uma ilha e um corrida que irá decidir o destino dos dois protagonistas.

Aglycia 19/06/2021

Uma fantasia repleta de lendas e muita sensibilidade.
Puck ( Kate) mora numa ilha com seus irmãos e são jovens órfãos. Eles passam por grandes dificuldades para sobreviver e têm muitas dívidas. Gabe, o irmão mais velho de Puck, diz que vai embora e ela sente o desamparo na pele. Como alternativa para solucionar seus problemas, ela resolve participar da conhecida corrida de escorpião que movimenta a Ilha uma vez por ano. Porém, essa é uma corrida mortal e somente cavalos d'água que são mágicos participam. Puck, enfrenta muitos desafios ao se inscrever com sua égua na corrida, mas conta com a ajuda de Sean, um encantador de cavalos e irá tentar vencer a todo custo. Ela e Sean viverão uma verdadeira aventura e cheia de surpresas.

📚 O livro: A obra é  uma ficção americana infanto juvenil cativante e repleta de belas metáforas. Os capítulos são relativamente curtos e o narrador onisciente em diversos momentos. O que mais se sobressai  na obra é a corrida e os cavalos d' água seres mágicos que surgem na ilha quando saem do mar. Essas criaturas são amadas e odiadas e também são mortais. A linguagem é  acessível e a leitura flui num ritmo excelente. Os personagens têm certa profundidade psicológica e torna- se fácil se identificar com os eles.  O amadurecimento de Kate  é  cisucul na obra, assim como o de Sean. O desfecho da história é  bem interessante e é  impossível não se deslumbrar com os cavalos d'água. Uma leitura leve e encantadora.💕💕

site: @entrepontoseletras

Ket 15/06/2021

Mágico
Um dos livros mais bonitos e criativos que já li. Quem gosta de realismo fantástico vai curtir. Cavalos que saem do mar, uma corrida mortal, uma garota corajosa que precisa sobreviver. Um romance singelo e bonito. Sempre lembro dessa história com saudades!
Jaque.Campari 16/06/2021minha estante
Tenho muita vontade de ler esse livro. Qualquer hora eu leio ?

Ket 17/06/2021minha estante
Vale a pena, Jaque. Tem um toque de absurdo maravilhoso.

Jaque.Campari 17/06/2021minha estante
Ai, quero. Quando eu assinar Unlimited de novo eu leio rs

Talita Helen 14/06/2021

Sensível e maravilhoso
A cada novembro, na ilha de Thisby ocorre a corrida de Escorpião, é nessa época do ano que temíveis criaturas marinhas, os capaill uisce, emergem do mar de Escorpião, os cavalos d'água são criaturas sanguinárias, porém, são a grande atração da pequena ilha.
Nunca uma mulher competiu na corrida, até agora. Puck Connolly vai competir, mesmo que ela no fundo não queira, Puck é apenas uma adolescente normal, seus pais foram devorados pelos cavalos d'água deixando órfãos Puck e seus dois irmãos. Quando seu irmão mais velho decide ir embora da ilha e Puck descobrem que eles estão prestes a perder a casa onde moram é que ela decide participar da corrida.
Puck nunca chegou perto de um capaill uisce e ela não seria louca de montar um deles, ela decide participar da corrida com sua própria égua, embora ela saiba que suas chances de ganhar a corrida sejam quase nulas. Mas, Puck é teimosa e está disposta a ganhar a corrida, e por mais estranho que seja ela se vê sendo ajudada por Sean Kendrick, o jovem solitário, corajoso e favorito a ganhar a corrida.
O pai de Sean morreu em uma das corridas de Escorpião, e tudo o que Sean quer é ganhar a corrida, juntar todo o dinheiro possível para comprar o seu fiel amigo Corr, um cavalo d'água que pertence ao patrão de Sean, mas que é o melhor amigo do rapaz. A ligação entre Sean e Corr é diferente, Corr o entende de forma que ninguém no mundo poderia entender.
Que livro!!! Eu mal consigo colocar as palavras em ordem para descrever como foi ler esse livro. Desde que esse livro foi lançado, em 2012 eu tinha uma curiosidade enorme para ler, toda a temática, a lenda dos capaill uisce tudo me atraia, porém, a chance só veio em 2021 e que experiência!!!
Thisby é encantadora e ao mesmo tempo assustadora, com seus cavalos assassinos e misteriosos, todo o ar místico que a autora conseguiu dar a história é apaixonante. A autora desenvolve a história com muita maestria, os personagens são fortes, determinados e cativantes.
A autora consegue deixar o leitor querendo mais, querendo saber mais sobre a ilha, sobre seus moradores e suas lendas. A relação entre Sean e Puck é singela, bonita, aquele tipo de relacionamento que aquece nosso coração.
É difícil falar desse livro, até porque ele encontrou um espaço tão dele dentro do meu coração que é muito complicado descrever. Enfim, leiam, apenas leiam!!

Autora: Maggie Stiefvater
Editora: Verus
Nº de páginas: 400

site: instagram.com/estantedatali

Marcos.Rodrigues 31/05/2021

Em uma ilha chamada Thisby ??, existe anualmente uma corrida de cavalos místicos ????? que emergem do mar e são domados pelos moradores da ilha com o intuito de promover uma competição.

Puck Connolly é a única moça que estará na competição esse ano ??, ela vive com seu irmão em uma extrema pobreza na ilha; é dona de um pônei ? chamado Dove que é sua única esperança em ganhar a corrida de cavalos.

O prêmio ? pode mudar a vida de um morador da ilha, sendo que, o grau de dificuldade e perigo da corrida é compatível ao valor ofertado como prêmio ?.

Sean Kendrick é um jovem corajoso que disputará com Puck e os outros competidores o prêmio do ano ?. Montado em seu cavalo fantástico, ele é um forte concorrente que consegue levantar inveja e temor dos outros participantes para com ele.

Disputando em um jogo de astúcia e poder, a corrida escorpião é um livro intenso, trazendo ao público temas como empoderamento feminino, político e moral.

O livro é bom, a história é bem montada e o enredo bem elaborado, classifico com ???, mesmo a história sendo envolvente, não me tocou tanto em classificar com mais estrelas, mas o livro é bom e Ponto Final.

Jess 28/05/2021

Apesar de ter achado o começo meio lento não foi de maneira nenhuma entediante, e depois disso a leitura fluiu de uma maneira muito boa. Gostei tanto dos personagens quando da história e o final achei muito bom. Li ele justamente por ser um livro unico de fantasia, mas no final me peguei querendo que fosse uma trilogia ou série pra poder acompanhar mais os personagens. Recomendo com certeza.

babooks12 28/05/2021

Confesso que a história não me prendeu desde o início, mas me vi presa a ela quando menos esperei, especialmente por causa de Sean Kendrick (meu mais novo crush literário e um personagem intrigante). O romance dele com a Puck é lento, mas é interessante e te cativa bem devagar. O final me surpreendeu muito e A Corrida de Escorpião é completamente original, além de muito inspirador. E a escrita da Maggie também é incrível e pretendo ler outros livros dela.