Tríptico

Tríptico Karin Slaughter

Resenhas - Tríptico

Gean 11/06/2022

Obrigado senhor Pedro Carridin pela recomendação.
Este livro foi uma nova experiência de leitura, extremamente interessante e reflexivo.
De um lado temos a premissa de um adolescente de 15 anos denunciado e sentenciado a mais de 20 anos – por ter estuprado, arrancado a língua, assassinado e urinado em um jovem – de sua vida atrás das grades, ao invés da pena de morte.
Crime brutal, sem dúvidas. Desde o início eu reconheci o personagem de JOHN como realmente culpado. Ora, tudo levava a crer isso, principalmente seu ponto de vista onde se coloca na situação do executor do delito.
Primeiro ponto a analisar foi esse, eu o acusei disso, achei que fosse culpado, até porque foi condenado, surpreso fiquei por ter se mostrado o contrário do meu preconceito. Todavia, vê denunciados sobre a ótica de sempre inocentes é algo meio que ingênuo.
Talvez por isso que eu não percebi que a psique do JOHN era de um adolescente inocente, e não como um adulto que sabia muito bem o que teria feito.
Pois bem, adentra-se muito esse livro sobre o sistema penitenciário e principalmente sobre uma vertente do direito penal histórico que é a retribuição, isto é, o delinquente experimentar tão grandemente o mal que cometeu.
Aqui vemos que JOHN constantemente foi estuprado por ZEBRA, um caçador sexual de jovens. Vemos que ele diversas vezes vivia com medo, haja vista que sua jovialidade e seu corpo era comercializado quando ZEBRA havia se cansado dele. Havia também os olhares ameaçadores dos policiais e demais detentos, os quais poderiam o jogar no buraco.
Por outro lado, também é apresentado uma interessante e contraditória espécie de honra entre prisioneiros. BEN e JOHN em uma amizade estranha. Aquele, conhecido e temido por todos os detentos, desde os estupradores de crianças ao de idosas, desde homicidas a outros detentos perigosos. Ele protegia JOHN e por incrível que pareça não cortou o mamilo deste. nesse cenário JOHN encontra um companheiro de cela – e até aquele momento o único companheiro que poderia ter – alguém com quem passou muito tempo e aprendeu as únicas coisas que poderia aprender dentro de uma cela.
Enquanto preso, seu primo, MICHAEL, estava agindo sob a égide do disfarce de JONN para continuar fazendo o que fez com MARY ALICE, estuprar, assassinar, cortar línguas. Sua Mãe, advogada, sempre soube o que seu filho era e mesmo assim permitiu que um inocente fosse para a prisão e pagasse por algo que não fez, bem como fingiu que iria defender JOHN, quando em verdade apenas estava apagando as pistas que levasse seu filho a ser descoberto.
Além disso, em um cenário infelizmente muito comum somos levados aos subúrbios da prostituição e das violências praticadas contra as mulheres.
MICHAEL, policial respeitado representa o fato que assediadores e estupradores podem ser em sua maioria pessoas respeitadas e que ninguém imagina que algo do tipo possa ser praticado por elas.
Há um certo quesito psicológico que merece ser alvo de estudos: criminosos sexuais que são presos normalmente nas prisões sofrem o mal que causara, no entanto, isso não é suficiente para os fazer parar com tais práticas quando soltos, de modo que se tornam reincidentes específicos (cometem novamente crimes sexuais). Do ponto de vista do direito penal, pode-se verificar que a vertente atual da teoria mista (composta por prevenção e retribuição) fracassa em prevenir que o criminoso volte a praticar crimes.
Esse fracasso em prevenir pode trazer à tona uma questão: pena de morte. Do ponto de vista pessoal é uma possibilidade, do ponto de vista dos fatos, isso esbara com a seguinte hipótese: e se o acusado for inocente, a exemplo de JOHN?
Quanto ao final do livro, inicialmente pensei que fosse fraco, mas em real não é. Ora, JOHN ficou preso por umas duas décadas; sua mãe morreu quando ele estava prestes a sair da prisão – especificamente um dia antes –; sua irmã e pai passaram a o odiar; na prisão foi violentando de todas as formas possíveis e quando saiu ele se deparou com o choque que todo o mundo mudara. As músicas não eram mais as mesmas; tecnologia havia avançado com celulares, MP3s e etc; tudo custava muito dinheiro, coisa que ele nunca tinha, pois era um ex presidiário e não conseguiria um bom emprego por ser um pedófilo.
Nessa hipótese, pode-se mencionar que isso para alguns detentos pode ser uma prisão maior do que a prisão em si. Pois vale dizer que a prisão só é prisão se o réu não gostar dela, vez que há a hipótese de que criminosos que possuem grande poder dentro de presídios podem sair dela e verificar que no mundo externo não possuem tal poder e pode imediatamente retornar para as grades. Nesse caso, seria mais uma gratificação do que uma penitência.
Falar em prisão, como bem observado por JOHN, a mãe de MICHAEL estava em uma prisão em sua mansão. Cercada por bens extremamente caros que sua fortuna conseguida através da exploração de clientes pôde lhe proporcionar. Nesse estágio de sua vida apenas o dinheiro lhe importava. Pouco importando se a vida de alguém estava destruída.
Nesse caso, por fim, não há final feliz para JOHN, mesmo que seu nome seja limpo e o verdadeiro criminoso – que jaz morto – revelado, sua vida; sua juventude; seu sofrimento; sua família e todas as possibilidades do que poderia ser estarão perdidas para sempre.
Por fim, por um lado a autora genialmente explora toda uma legalidade do sistema penitenciário e por outro lado explora suas brechas.
Menções especiais: ANGIE e WILL possuem um relacionamento muito interessante. Ambos órfãos, excluídos e também violentados de formas variadas, unidos há muito tempo por laços que talvez nem o tempo possa quebrar. Provavelmente ambos poderiam ter seguidos caminhos que os tornariam as vítimas as quais eles defendem todos os dias.
MICHAEL desde o início sabia de seu mau caráter ao trair a esposa dele com a vizinha. Sua morte foi breve e sua punição foi ínfima se comparado a tudo o que causou. A morte não foi uma punição, mas libertação.
JOHN, em contrapartida, havia algo errado quando estava lendo sob seu ponto de vista, eu gostei dele, apesar de ele ser um criminoso.
CHEFE do WILL, a senhora AMANDA, teve pouco tempo de tela.
lightweaver 13/06/2022minha estante
A taxa de reincidência no nosso país é sinistra, 70%, sete em cada dez libertados voltam ao crime. Deve ser um dos maiores índices mas eu aposto com você que no USA provavelmente é pior.

Gean 14/06/2022minha estante
pesquise aí e min diga

lightweaver 15/06/2022minha estante
"Within 3 years of their release, 2 out of 3 people are rearrested and more than 50% are incarcerated again" ; "The U.S. has one of the highest: 76.6% of prisoners are rearrested within five years" Esses dados são bem atuais, de 2022 também.

Gean 18/06/2022minha estante
caramba, então pode-se falar que são criminosos natos

lightweaver 18/06/2022minha estante
Na china a porcentagem, se é que podemos acreditar, é por volta de 6% a 8% e eles possuem a menor taxa de assassinatos no mundo inteiro, mas também o país tem punição capital totalmente legal e super valorizado pela grande maioria dos cidadãos e tem também um sistema de pontuação social e humilhação pública.

lightweaver 18/06/2022minha estante
o que isso nos diz? em tese o sistema judicial deveria causar tanto medo nas pessoas, o bastante para as pessoas se preocuparem mais em não cometerem crimes do que cometer é a única solução.

você discute?

Gean 19/06/2022minha estante
Não discuto. "Para alguns a prisão é um benefício"

sandra 24/07/2016

A leitura começa com um ritmo que de repente muda totalmente. Fiquei com pena do John e depois com raiva pq ele não lutou pra se salvar da cadeia.. O verdadeiro assassino é quem menos esperava e foi uma surpresa passar a desconfiar dele no meio do livro. Gostei do final pois ele teve o que mereceu e do romance esquisito entre a Angel e o Trent.. Um livro que surpreende!!!
Silvana 25/07/2016minha estante
Muito bom! Já li também!

sandra 26/07/2016minha estante
Tive pena do John ele parece uma criança, e sofreu muito.

Silvana 26/07/2016minha estante
É mesmo... Esse livro começa num ritmo bom, mas dá uma freada e depois acelera novamente... o final foi tenso! Lembro de ter gostado bastante!

sandra 27/07/2016minha estante
Vou ver outro da autora ...

Silvana 29/07/2016minha estante
Você ainda não leu "Cega"? É da Karin Slaughter e é muito bom!! São outros protagonistas. Gostei mais de Cega do que de Tríptico. Tem ainda Fissura, que é o livro 2 com o detetive Will Trent. Tríptico foi o livro 1. Esse eu ainda não li.

Silvana 29/07/2016minha estante
"Cega" é um tanto violento no começo. A descrição das cenas, logo no início, são chocantes. Mas é uma ótima leitura! Vale a pena.

sandra 30/07/2016minha estante
Na vrrdade não conhecia a autora e Tripico foi o primeiro que li.
Vou ver se acho Cega.. Aaaaai minha lista aumentando kkkk

Jussara 14/12/2021

Sensacional!
Só demorei para ler por questões de trabalho. O Will é maravilhoso!!! O livro é excelente, muito bem detalhado nas cenas de crime, por isso exige cuidado na leitura. Algumas cenas podem ser gatilho.
Luiza 14/12/2021minha estante
Todos os livros dessa autora são fenomenais.

carmesiabooks 01/01/2022minha estante
Olá! Estamos organizando uma leitura coletiva de todos os livros da série Will Trent, começando agora em janeiro/2022.
O quê acha de participar? Se quiser, mande um oi aqui na dm do Skoob que mando o link do grupo do WhatsApp

Jussara 01/01/2022minha estante
Como funciona essa leitura?

carmesiabooks 01/01/2022minha estante
Vamos ler 1 por mês a partir de janeiro agora, com uma discussão no final do mês

Sao 10 livros da serie, entao a idea é ler até outubro

Jussara 03/01/2022minha estante
Entendi. Se a discussão for virtual aceito participar.

Thally 22/08/2018

Comecei a série Will Trent
Eu simplesmente amei flores partidas e fiquei fã da Karin
Nesse livro não fiquei Aaaaaaaaaaaaa como no livro que citei acima. Mas fico feliz que tenha mais livros pra eu conhecer o Will. Sempre que leio um livro assim ,tô investigando tbem e tenho minhas teorias kkkkk fico feliz qdo acerto , mas tô esperando ser surpreendida ... Tipo " puts como eu não vi isso "
Mas não deixei de sofrer com John e a mamis dele , não deixei de ter um crush pelo Michael kkkk eh me julguem e continuo intrigada e querendo conhecer mais do Will ... Eh isso rsrs
@autora_lidianemastello 22/08/2018minha estante
Will é tão fofo, adoro Ele, sinto uma empatia mto grande por Ele, como ele é um personagem inteligente.

Sandra Mika 23/08/2018minha estante
Flores partidas destrói né...

Thally 23/08/2018minha estante
Tbem adoro Will , Lidiane rsrs já tomou seu lugar no meu coração .

Thally 23/08/2018minha estante
Flores partidas eh " nossa " atrás de " nossa" kkkkk que livro foda rsrs com perdão da palavra Sandra :-P

Sandra Mika 23/08/2018minha estante
Rsrsrs...é essa a palavra msm Thally ;)

gabihott 27/04/2020

Sinistro ... surreal.
Eu provavelmente nunca fiquei tão agoniada lendo um livro. Esse livro é sinistro e extremamemte detalhado, Tanto que quem tem o estomago fraco não conseguiria ler. O livro é surreal de bom, super envolvente e instigante. Não conseguia parar de ler.
Com certeza vou ler os outros livros da série Will Trent.
Melyssa.Matias 08/09/2021minha estante
Mana, me sentir da mesma forma

Sidineia.Cristina 25/01/2023minha estante
Acabei de ler ... maravilhoso.nao consegui parar de ler

gabihott 30/01/2023minha estante
É bom demais esse livro!!!

Rosangela 28/11/2018

Isto não é uma resenha
Eu só queria dizer que este livro me fez chorar.
Liliane.Goncalves 22/10/2019minha estante
Me fez chorar tbm, hoje inclusive! rs

Rosangela 23/10/2019minha estante
? revoltante e tão triste tudo q ele passou

Liliane.Goncalves 28/10/2019minha estante
Sim, muito! Fortíssimo!

Fla 02/12/2023

Thriller é um dos meus gêneros preferidos. Quando tem investigação policial no meio eu gosto ainda mais! Sempre li comentários positivos sobre os livros da Karin e vi que na maioria dos deles aparece sempre o mesmo detetive. Essa continuidade de personagem é também uma coisa que me agrada! Logo, fui atrás da ordem correta de leitura e, pra a minha felicidade, os dois primeiros da série estavam (estão!) disponíveis no Kindle Unlimited.

Nesse primeiro livro, Tríptico, acompanhamos o detetive Will Trent na busca por um serial killer. É interessante acompanhar o desenrolar da investigação, que mescla passado e presente, e também conhecer e entender mais o nosso detetive principal.

O livro me envolveu do começo ao fim e teve um plot que eu quase dei um pulo da cadeira.

Vale destacar que, apesar de eu já ter lido tantos outros thrillers, esse foi um dos mais descritivos. Tem determinadas partes que exige um estômago mais forte.

No mais, foi uma boa leitura que me fez querer ler os demais livros da série, não só pelo Will, que é um personagem cheio de camadas e que me cativou, mas também pela maneira como autora conseguiu conduzir toda a narrativa.
Silvio 26/12/2023minha estante
Fla, também pretendo ler os demais livros, aliás já tenho os dois seguintes, mas Will não é de nada...

Fla 28/12/2023minha estante
Oi, Silvio! Também já garanti os outros dois e tô empolgada para ver o que vem pela frente. Sobre o Will: eu simpatizei com ele hahaha fiquei curiosa pra saber mais sobre o seu passado e talz!

Loraine Ferreira 10/12/2023

A escrita é um pouco bruta, crua e combina com a violência dos crimes. Tem umas passagens bem pesadas!

Quero acompanhar os outros casos e também o desenvolvimento do agente estranho e desajustado Will Trent que ganhou a minha simpatia.

Angie é uma cretina!

"Ele odiava admitir que não sabia alguma coisa. Estar no escuro faz com que nos sintamos vulneráveis." (Pag. 77)
Silvio 26/12/2023minha estante
Oi, Loraine!
Concordo com você, é um tanto pesado mesmo. Mas não achei Angie cretina, achei que Will não é de nada, um inútil que só serviu pra cuidar da Betty.

VieuLi 28/12/2023minha estante
Fico muito feliz em saber que não fui a única a não gostar da Angie

Amanda Barboza 13/05/2020

Nossa, depois que comecei a leitura não consegui largar o livro. Termino com o psicológico destruído, Karin mexe tanto com a nossa mente quanto com a dos personagens. Já quero o próximo.
gabihott 13/05/2020minha estante
Esse livro é top!!!

Amanda Barboza 13/05/2020minha estante
Muito!

Jess 24/04/2022

Tríptico
Pra quem gosta desse estilo, recomendo! É um suspense policial pesado, tem descrição forte, tem investigação, revelação importante já no meio do livro (o que acho que fica mais interessante, pq vc sabe, mas os personagens ainda não. Então gera mais tensão e curiosidade pra ver como tudo vai se desenrolar) e se desenvolve muito bem por sinal. Todo o livro é bom, do início ao fim.
E temos nosso "consultor" Will Trent de novo, maravilhosinho!! Angie p* louca!!
Já tinha lido o "Gênese" antes e também gostei muito, agora quero ler o "Fissura".
Regis 29/04/2022minha estante
Li esse também, e pretendo ler os próximos, até para ver o desenvolvimento do Will que desde já me pareceu um personagem interessantíssimo. ?

Regis 29/04/2022minha estante

luamarelinha 23/12/2021

Sensacional
Lendo o primeiro e agora entendo muito mais do personagem principal da série de livros que se segue e que pretendo ler. A autora é muito boa no gênero literário e é eletrizante!
Deveriam fazer um filme com este livro

luamarelinha 23/06/2022minha estante
Lamentavelmente só vi agora! :-(

Tay 07/12/2021

Resenha
Mais um concluído ?
?Tríptico?

Sinopse: Um assassino cruel e frio está aterrorizando Atlanta. Atacando jovens, velhos, ricos ou pobres, nos subúrbios chiques ou nos conjuntos habitacionais, ele parece não ter nenhuma fronteira. Os detetives q investigam o caso talvez precisem não ter barreiras também para encontrá-lo. Entre eles está o veterano detetive Michael Ormewood ? cujo casamento está por um fio e cuja arrogância está ameaçando sua carreira ? e Angie Polaski, uma linda policial de narcóticos, q foi amante de Michael antes de se tornar sua maior inimiga. Para surpresa de ambos, a chave para resolver o caso pode estar nas mãos de um ex-condenado, q se depara com o rastro do assassino.

Autora: é natural de uma pequena cidade no sul da Geórgia, EUA, e desde pequena se dedica a escrever romances e contos. Se tornou uma das + importantes autoras de thrillers policiais nos EUA.

Minha opinião: como eu adoro os livros da Karin sempre 5 estrelas até hj! Ela consegue ser brutal e te prender durante todo desenrolar da história, achei um pouco nítido demais quem era o assassino senti falta de um plot twist. Mas não foi nada q estragou o livro ou tirou a ansiedades terminar rápido. considerado o primeiro livro da série Will Trent.

Quotes:

?Michael sabia que não ganharia nada com uma discussão. Não porque o tenente não tolerasse insubordinação, mas por que concordaria com ele apenas para fazê-lo calar a boca, então daria as costas e faria o que eu tivesse em mente?

? havia uma ordem natural em suas vidas e a violência, ou ameaça dela, fazia parte delas como Fest food e a bebida barata.?

?É claro que havia algumas garotas que não gostavam dela, mas é isso que as garotas fazem quando se sentem ameaçadas elas odeiam. Espalham boatos maldosos. Só simpáticas na sua frente e, quando você se vira, enterrar uma faca até o cabo na suas costas e a giram, só para garantir.?

?A estupidez é um comportamento aprendido?

? metade dos colegas de escola não trocou duas palavras com ele nos últimos três anos e agora agia como se soubesse tudo a seu respeito?

Tay 02/01/2022minha estante
Me manda sim

K.G | @kennedy guedes 13/11/2017

ENTAO EU LI TRIPTICO E CUIDADO COM AS BOCAS ONDE VOCES ENFIAM ESSA LINGUINHA NERVOSA!

Triptico é o PRIMEIRO volume da serie policial dessa Rainha do nilo, da qual fazem parte livros como Esposa Perfeita ( SENSACIONAL) destroçados, genese ( pretendo ler em breve) alem de ser da mesma autora de flores partidas né gente (MELHOR LIVRO DE SUSPENSE, MELHOR LIVRO DE 2017!).

Aqui somos apresentados oficialmente aos personagens icônicos que aparecem em esposa Perfeita, Will e Angie ( ANGIE EU SEI QUE VOCE NAO PRESTA MAS EU TE VENERO) onde eles sao chamados pra investigar uma serie de ocorrências e assassinatos, onde as vitimas, sao mulheres, em sua maioria menores de 16 anos, que foram violentadas E TIVERAM A LINGUA ARRANCADAS A DENTADAS, e aparentemente essa é a unica ligação entre elas.

Em parelelo temos a historia do Jonh que foi um adolescente condenado a prisao COM APENAS 16 ANOS, e a gente vai conhecendo ele, o que levou ele aquele lugar, as coisas terriveis que ele passou ali, TEM DESCRIÇÕES PERTURBADORAS, de coisas que acontecem na prisao, que é de subir a bile na garganta. ou seja amores KARIN NÃO É PARA OS FRACOS, são historias muito fortes com cenas extarrecedoras, mas ABSOLUTAMENTE INCRIVEIS.

Temos tambem uma terceira historia, que é dai que vem o nome do livro " Triptico" historias que individualmente parecem unicas mas que juntas forma um todo, e se conectam. E A KARIN FAZ ISSO DE UMA FORMA MAGISTRAL.

Ela constrói o livro de uma forma TAO BEM FEITA, que é envolvente durante TODO O ENREDO, da vontade de ler mais e mais e mais E MAIS ATÉ ACABAR, a construção dos personagens, a forma com que ela NOS LEVA NAQUELES LUGARES, nos faz vivenciar aquelas situações, a construção dos diálogos, É TUDO MARAVILHOSO. não é algo que deixa pra acontecer tudo no final sabe? a autora vai conectando tudo, trabalhando tudo, É NITIDA A PREOCUPAÇÃO EM CRIAR UMA HISTORIA CRÍVEL SABE? INTELIGENTE?

queria dar um destaque a Angie EU AMO MUITO ESSA PERSONAGEM, EU SEI QUE É ERRADO, MAS EU AMO! QUE MULHER! QUE MULHER!

O final é bem feito, ali cerca de 75% voce ja sabe quem é X serial Killer, e começa uma corrida contra o tempo ali, pra impedir a morte de mais pessoas, e a historias vao se conectando, se completando, de uma forma incrivel.

um começo MARAVILHOSO, pra uma serie que parceira SÓ CRESCEU!

Envolvente, tenso, chocante.

SE VOCE AMA SUSPENSE E NUNCA LEU KARIN SLAUGHTER SUA VIDA É UMA MENTIRA. Depois que voce começar a ler os livros dessa mulher, sua perspectiva literaria vai mudar porque é outro nivel, ALTO NIVEL.
Juliana 21/11/2017minha estante
Tô lendo agora. E tô nervosa hahaha

B. A Silva 23/07/2020minha estante
Eu comecei a ler na ordem errada, o primeiro livro dessa série que eu li foi o Esposa Perfeita (maravilhoso devo dizer) e peguei um ranço colossal da Angie, ela abre a boca eu já quero socar a cara dela kkkkkkk...

Vilma.Paim 30/12/2018minha estante
Também fiquei frustrada por não ver ele sofrer e não ter um capítulo bom para John

Andréia Carlota 01/01/2019minha estante
Faltou mesmo um capítulo para o John. Depois de tudo que sofreu ,merecia um capítulo dedicado a vida dele depois da descoberta de sua inocência.

Juliana.LaCosta 22/11/2020

Um livro com uma escrita muito agradável e fluída. Não achei sangrento como tanto ouvi dizerem. Lógico que tem violência, mas, comparado ao que eu tava esperando, de acordo com o que tinha ouvido, não achei nada demais. Gostei da escrita da autora e pretendo ler mais obras dela. Esse livro me prendeu do início ao fim mesmo não sendo a coisa mais eletrizante que já li.
Paulo.Henrique 23/11/2020minha estante
Ótima resenha, me deu vontade demais de ler.