Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

Luiza 26/08/2014

Maratona Literaria 2014, Distopia

Comentários: Conta a historia de Rose que acorda aos 16 anos depois que o planeta terra passa por varias fases de turbulências, doenças, calamidades e o que eles chamam de Tempos Sombrios. Ela passa os ultimos 62 anos dormindo em uma camara no sub-solo da casa dos pais. Ao acordar a cidade onde mora não é mais a mesma, e ela parte em busca de sua identidade.

Bela 02/07/2014

A Bela Adormecida acorda
Adormecida. Autora:Anna Sheehan. Editora:Lua de Papel. Páginas: 272.
Quando peguei esse livro para ler, já sabia que ela acordaria 60 anos depois, porque isso está escrito na capa do livro. Mas achei que ou ela estaria no passado e acordaria atualmente ou que ela estaria no nosso presente e acordaria no futuro, só que não. Ela já vivia no futuro e acorda ainda mais adiante. Acho que consegui explicar meu raciocínio sem confundir ninguém... Será?! x.x

Enfim, Rose Fitzroy é uma adolescente de 16 anos, que foi esquecida adormecida em um "tubo de estase". Até que, Brendan, sessenta anos depois, estava explorando o subsolo do condomínio que passou a ser administrados pelos seus pais quando tropeça no tubo e sem querer inicia o processo de reanimação. Quando o tubo se abre, ele se depara com uma menina dentro do tubo. =O Ele fica ainda mais assustado depois de ouvir o sobrenome da moça, pois isso significa que ela é a unica herdeira legítima das gigantescas empresas da UniCorp.

Mas esse é o menor dos problemas de Rose, afinal com 16 anos ela anida não pode assumir a empresa dos pais, enquanto isso, ela vai ter que lidar com a fisioterapia e o mau condicionamento físico causado "fadiga estase" de ficar tantos anos em uma mesma posição; voltar para a escola, pois perdeu meio século de descobrimento cientifico e fatos históricos; frequentar uma psicologa, afinal ela não está muito bem depois de descobrir que todos que ela conhece estão mortos; ela ainda precisa se adequar às novas gírias e descobrir a magnitude da influência das empresas de seus pais exercem sobre as pessoas do mundo; e se manter viva, pois tem alguns inimigos no mínimo interessantes.

"— Não consegui encontrar nada em lugar nenhum. Na verdade, não encontrei nenhum registro sobre os seus pais terem tido uma filha. Acho que eles prezavam pela privacidade. Havia uma foto sua com seus pais, escondida em um dos arquivos da Uni, em que você tinha aproximadamente dez anos, mas seu nome nem constava na foto. Você é quase um fantasma. Não tem rastros digitais. Não consegui nem mesmo descobrir a data do seu aniversário.
— Como se eu nunca tivesse existido — falei. — Às vezes me sinto assim. Todos que eu conhecia estão mortos."

O futuro foi muito bem construído e realmente diferente do que eu poderia imaginar, mas as pessoas continuam sendo as mesmas, acho que isso realmente nunca vai mudar.... =/

Não sei se posso dizer que esse livro é exatamente uma distopia, acho que ele vem depois disso. O mundo foi assolado pelos chamados "Tempos Sombrios", onde mais da metade da população mundial veio a óbito, devido a infestação de doenças contagiosas, escassez de alimentos, guerras, etc; e já também passou pela "Reconstrução".

Levei um tempo pra me envolver com livro, mas depois o livro foi me conquistando de tal forma que rapidamente devorei as páginas restantes. Ele é um pouco triste, Rose passou (e passa) por muita coisa, mesmo se sentindo frágil, a verdade é que ela é uma pessoa muito forte, só ainda não descobriu isso. Quando comecei a ler surgiram inúmeras perguntas, mas paciência gafanhoto, elas serão respondidas no tempo certo e você vai entender tudinho, além de, talvez, sentir um pouco de raiva também... faz parte. x.x
Gostei muito e vou aguardar ansiosamente a continuação. #Recomendo ;)

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com.br/

Carol 11/06/2014

Um livro intrigante e um tanto confuso, o que só o torna mais intrigante. Com muita emoção e um final surpreendente, com gostinho de quero mais (vem continuação!).
Os personagens são lindos, em sua maioria com emoções complexas. São como pessoas reais e não utópicos como as sagas distópicas tem por costume mostrar. São imperfeitos e amam, e deixam de amar e se decepcionam.

Sarah 04/05/2014

Resenha no blog Sincerando.com, escrita por Sarah Sindorf
Um rapaz perambula por um porão, e acaba encontrando uma adolescente, Rose Fitzroy, adormecida há 60 anos, em sono induzido. E tudo muda em instantes. Herdeira de uma poderosa corporação, Rose se vê jogada em um mundo que não conhece. Seus pais estão mortos, não tem notícias do rapaz que amava e precisa retomar sua vida, inclusive os negócios da família.

Amei esse livro. Terminei a história e fiquei pensando nela por muito tempo. Quando peguei esse livro para ler, achei que fosse ser uma releitura de A Bela Adormecida. Não podia estar mais enganada. Rose é uma personagem de passado turbulento, que cresceu extremamente protegida, e agora se vê sozinha. Não conhece ninguém e não sabe no que confiar.

O mundo está desolado e várias coisas mudaram enquanto ela dormia, inclusive o estado de estase, em que se encontrava, que agora é proibido. Além das mudanças à sua volta, precisa se acostumar com seu corpo, que está fraco e debilitado. A empresa da família está dominada por outras pessoas, e isso pode ser um perigo para ela, que nunca quis se envolver com nada disso.

Rose é uma personagem doce, passiva, e isso afeta sua vida de uma maneira muito direta. Entretanto, essa mudança no mundo acaba afetando seu jeito de ser, e adorei a forma como a personagem amadurece durante a leitura. Conhecemos outros personagens muito bem construídos também, e temos flashbacks do seu passado, o que ajuda a esclarecer o que aconteceu.

O livro traz uma reviravolta muito grande, que me surpreendeu e me deixou louca para ler mais. Apesar de ter um final sólido, traz uma ponta para uma nova história, que se sair, vou comprar o mais rápido que puder, e devorar!

site: http://www.sincerando.com/2013/11/adormecida.html

Renata 08/04/2014

No meu blog :D

site: http://lucyintheskywithbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-adormecida.html

Rafa 14/02/2014

Há uma chance de 50/50 de, ao pegar um livro que você não sabe nada além da sinopse, se frustrar. O meu caso só escapou da frustração nas últimas 70 páginas do livro.

Uma única dúvida me manteve lendo o livro, para que eles usavam aqueles tubos de estase? E esperando a resposta dessa dúvida continuei lendo e acabei acrescentando uma estrela ao livro, uma e meia se o skoob permitisse notas quebradas. Bem no finzinho do livro a coisa mudou de figura e comecei até a gostar um pouco da história.

*resenha completa no blog!

site: http://arrastandoasalpargatas.blogspot.com

Entre Leitores 12/02/2014

Para ver esta resenha acesse:

site: http://coemundo.blogspot.com.br/2014/01/resenha-adormecida.html

Priscila 01/02/2014

Conto de Bela Adormecida
Este livro é maravilhoso, como seria se a Bela Adormecida acordasse 60 anos depois e tudo a sua volta estava diferente, e mostra como os pais podem controlar e não se preocupar com seus filhos para não "atrapalhar" suas vidas.
Adorei cada parte do livro. As partes onde falam de amor, como mais uma distopia encena o fim do mundo de um angulo diferente e que está acontecendo conosco de pouco em pouco.
Recomendadissimo!
Leia mais em: http://nomeumundo.com/2015/02/18/resenha-adormecida/

Rafa 18/01/2014

*Resenha Adormecida - Mentes Literárias
Desde que coloquei os olhos no livro, a meses atrás tive vontade de ler. Eu amo Aurora, mais conhecida como Bela Adormecida, óbvio que uma adaptação me chamaria a atenção. Mas quem espera um romance daqueles água com açúcar se engana, o livro é cheio de criticas sociais, ficção científica e visões futurísticas.

A história começa em um tempo já avançado, onde os humanos já conhecem outras formas de vida e todo o sistema sola já foi explorado. Dai veio o chamado "estase" nesse tubo as pessoas conseguem viajar por todo o sistema sem interferência, é como um sono indusido , o fato é que você para no tempo enquanto mergulha nos sonhos proporcionados pelo estase. Rose, a protagonista, é filha dos maiores empresários que existem e é totalmente controlado por eles. Sem o resto da humanidade saber eles mantém esses tubos em casa, e Rose é sempre colocada para dormir, até que um dia, ela é deixada lá. E esse ponto é a única coisa que se assemelha a história de Aurora.

"- Você disse Fitzroy? - Bredan perguntou. - Rose Fitzroy?
- Sim - respondi. - Por quê?
- Preciso buscar ajda. - Ele me deu as costas e se foi."

Se você é uma pessoa meio romantica ou que busca um pouco de romance, irá encontrar na obra - em pouca escala - mas com grande importância para a história.
Xavier é o amor da vida de Rose, mas antes disse ele foi seu melhor amigo. Xavy era sete anos mais novo que ela. Contudo, como ela era colocada sempre em estase acabou que ao passar dos anos ficou mais nova que ele. E dai se desenrola uma trama. A obra vai começar com o despertar de Rose, então sabemos de acontecimento passados ao decorrer do livro, através de lembranças da mesma.

O livro tem seus altos e baixos
A história se passa em primeira pessoa, e tive grandes problemas com isso. Já que em determinado momento uma personagem coadjuvante narra, em pouca partes, mas o problema fica em como a escritora separou as narrativas de Rose e esse outro personagem. Ela simplesmente não separou, você vai lendo pensando que é uma narrativa de Rose e percebe que não, é outro alguém. Isso me irritou muito. Outra coisa, foi alguns detalhes que a autora deixou sem explicação, objetos que ela inventou para esse mundo futuro que ela não dá uma descrição. Sei que muitos fazem isso, deixam para que nós imaginemos, mas nesse livro em especial não ficou agradável.

"- Não foi uma tonta - Bren falo. - Esta é uma situação com a qual acho que os seres humanos não são geneticamente programados para lidar."

Nos pontos altos o livro ganhou muitos créditos comigo. A história é surpreendente e muito bem trabalhada. Os personagens são fortes em suas características. A crítica social é muito bem construída. A autora questiona até que ponto as pessoas chegam para alcançar o poder, o que elas fazem para ter controle e o que nossa tecnologia pode causar em sociedade . Além disso, tem todo o lado emocional. Eu chorei em alguns momentos, sim sou uma pessoa emotiva, mas de qualquer forma mexe com você. Rose vive algo totalmente horrível, e por essa situação acaba se tornando uma personagem bem depressivo, mas bem aprofundada.

Para completar o final é comovente, e tente para uma continuação. Contudo, não seria necessária, mas eu aceitaria de bom grado. E a boa noticia é que terá sim ma continuação. Logo após eu ler o livro, fui até o Good Readers registrar o livro como lido, foi então que eu vi que terá uma continuação. Todavia, ainda não tem capa, nem sinopse, somente um possível nome. Ou seja, acho que esperarei muito ainda por essa continuação =(

A editora da obra aqui no Brasil é a Lua de Papel.

site: http://slothreaders.blogspot.com.br/2014/01/resenha-adormecida.html

Kenia 03/01/2014

Rose ficou em estase (sono induzido através de substâncias químicas inaladas em uma cápsula, enquanto lá, você não envelhece) por sessenta e dois anos e foi despertada com um beijo por Bren Sabah. Lendo assim, até parece a história da Bela Adormecida, mas não é, para por aí. A jovem desperta e descobre que o mundo havia mudado, e que ela não conhece mais ninguém. Seus pais não existem mais e nem seu tão estimado Xavier. Ela acorda em um futuro dominado pela empresa de seus pais, Unicorp, um império interplanetário, e ela é a única herdeira. Porém, por ser menor de idade, a jovem acaba ficando sobre a tutela de Guillory, o presidente da empresa, que delega ao casal Barry e Patty Piper, empregados da empresa, como seus pais adotivos.
Em busca de uma vida normal, Rose passa a frequentar a escola, com apoio do jovem Bren. Na escola, ela descobre sobre os Tempos Sombrios, uma época de guerras, fome, doenças e morte, que devastou metade da população. O mundo teve que se reinventar após o colapso financeiro, populacional e ambiental.
Dos amigos de Bren, Rose fica muito próxima de Otto, um rapaz que é propriedade da Unicorp, na verdade, ele foi um experimento. Ele teve seu DNA alterado a partir de um micróbio, e apesar de ser quase normal (ele não fala, mas é incrivelmente inteligente), ele não possui vários direitos, como os dos humanos e corre o risco de morrer a qualquer instante. Por ter uma história triste, eles se identificam e se tornam grandes amigos.

"Você poderia ser meu." – escrevi. E tive de escrever rápido, pois sabia que, do contrário, não iria conseguir. – "Eu poderia lhe dar amor. Sou tão anormal quanto você, e não pareço pertencer a ninguém. Você é o único que parece combinar comigo. Podemos ser uma família."

Mesmo com a companhia e amizade de Bren, Otto e seu cachorro Zavier (recebeu carinhosamente esse nome em lembrança de seu grande amor Xavier), Rose se vê sozinha, forçada a lidar com seus sentimentos de perda e luto por um namorado e grande amigo que ficou no passado e uma carreira abandonada por conta da aparência social dos pais. Ela passa a se questionar se todas as vezes em que foi colocada em estase por seus pais, se foi para o bem dela ou por conveniência própria.
Como se não bastasse toda essa situação triste, Rose se apaixona por Bren, que não retribui e acaba magoando-a, impulsionando a jovem a entrar em estase novamente, pois ela acredita que essa é a única forma de esquecer o que lhe aflige.

"– Certo. Que outro nome você dá para voltar ao seu caixão de vidro?
Fiquei surpresa. Nunca pensara daquela maneira. Olhei para o meu confortável tubo de estase. A maciez da seda que me protegia, a música suave que completava o último instante antes da estase iniciar, o primeiro perfume doce dos gases que precediam os momentos finais do estado de sonho antes da estase profunda tomar conta. Um caixão?"

Rose então precisa descobrir segredos, encarar seus medos, assim como enfrentar um assassino que a tenta destruir, para que assim possa encontrar sua felicidade.

Rose 25/12/2013

Amei esta versão da Bela adormecida, contada de forma diferenciada atemporal. Os personagens são bem estruturados e envolventes. Amo contos de fadas.

Camila Ferreira 10/12/2013

Adormecida - Anna Sheehan
Após sessenta anos adormecida em um tubo de estase, Rose foi encontrada por Bren e vira o centro das atenções para vários fotógrafos, sendo apelidada de Bela Adormecida. Ela descobre que seus pais e seu amor Xavier estão mortos e se vê completamente sozinha em um mundo diferente de tudo o que já tinha visto. É mandada para a escola e se sente uma aberração, afinal, nunca tinha sido boa nos estudos e a única coisa que sabia fazer era pintar. Rose vai viver com um casal de guardiões eu não está nem ai para ela, tendo apenas a companhia de um cachorrinho, o qual nomeou carinhosamente de Zavier. Na escola, Bren a apresenta para seus amigos e é quando ela conhece Otto, uma experiência feita pela empresa de seus pais com mulheres humanas e DNA alienígena. Ele de fato era um ser especial e Rose descobre que, por ser a única herdeira da companhia de seus pais, ele pertence a ela.
Um dia, a garota é atacada por um robô em seu próprio estúdio de pintura, mas, no dia seguinte, como nenhum sinal de arrombamento foi encontrado, acredita ser mais um de seus terríveis pesadelos eu a vinham assombrando desde que despertara. Quando outro ataque acontece, Rose está com Bran e juntos comunicam a polícia. Ela então é levada para um lugar seguro –um paraíso artificial chamado Nirvana- e é atacada lá também. De um jeito esperto, Rose consegue fugir e voltar para casa, descobrindo uma verdade surpreendente: uma pessoa que ela achava ter morrido, estava viva e muito mais perto do eu ela imaginava.

“Seis dias depois, eu estava empoleirada em frente a um cenário que tinha como fundo o Condomínio Unicórnio, enquanto pelo menos uma centena de repórteres tirava fotos da "miraculosa bela adormecida". Pelo menos era assim que estavam me chamando. Eu não me sentia tão bela.”

A narrativa é boa e bem feita mas eu na gostei muito da história em si. Não era o que eu esperava; robôs, barcos flutuantes e viagens interplanetárias. Eu esperava algo mais nos dias de hoje e não tão no futuro como é. Não gosto muito dessa temática de robôs e nanotecnologia, por isso não curti muito. É exatamente o mesmo problema que tive com Cinder, da Marissa Meyer. Mas, apesar de tudo, gostei bastante da ideia central e a história de Rose e Xavier me encantou, principalmente com acontecimentos no fim do livro. Esse fim, foi interessante apesar da autora não entrar em detalhes sobre a parte amorosa da personagem e isso, ao meu ver, pode dar a entender –talvez- que seria possível uma continuação. Será?

Leitor Sagaz 18/11/2013

Ela dormiu por mais de 60 anos!
Vou logo dizendo que a única coisa que me desagradou neste livro foi a quantidade de páginas. Bem que poderia ser umas 400 ou 500 páginas, aceitaria até umas 550. T___T (mimimi)

Quando li o livro não sabia o que esperar apesar das resenhas que li, imaginei algo tipo um conto de fadas com Eles viveram felizes para sempre, mais nada foi parecido com conto de fadas, muito menos com princesas presas em castelos. Aqui tudo é relacionado com as escolhas que fazemos e os caminhos que tomamos.

“De agora em diante, vou tentar me agarrar aos sonhos o máximo que puder. Passei da hora de ficar perdendo meu tempo, me prendendo a fantasias, negando o que está dentro do meu coração e diante dos meus olhos. Tento me manter ocupada, com o coração aberto, e me recuso a cair em desespero quando acordo chorando no meio da noite sem motivo.” ― Rose

Rose foi vitima de pais absurdamente irresponsáveis, inconsequentes, desumanos e que não nutriam nenhuma forma de amor por ela. Perdeu 60 anos da sua vida, o amor da infância, 60 anos de acontecimentos que marcaram o mundo. Herdeira de um império interplanetário, foi dada como desaparecida, por acidente foi despertada de um sono profundo por um jovem chamado Brendan que por acidente bateu no seu tubo de êxtase, dando inicio a uma das historias futuristas mais marcantes da minha vida.

Não espere logo de cara uma heroína forte e destemida por que ela não é. Aos poucos Rose irá se descobrindo e verá uma lutadora vivendo escondida dentro de si mesma.

“Não queria que o sol nascesse. Não queria que o mundo continuasse girando. Eu queria que todo o planeta fosse colocado em estase até que eu conseguisse me recuperar.” ― Rose

Ela terá que juntar todas as peças desse quebra-cabeça que é a sua vida, aprender tudo que perdeu ao longo desses anos em que esteve dormindo, ainda lidar com alguém desejando sua morte e com a dor que é a perda do seu amado Xavier.

Como você é capaz de lidar com o desconhecido? Em quem confiar?

Ai você me pergunta: A vida de Rose é só lágrimas? E eu respondo: Não! Ela encontrará amigos de verdade, pessoas em quem confiar (Otto) e descobrirá que aquele a quem ela ama esteve sempre ao seu lado. Incrível como descobrimos nossa força em meio ao caos, quando ninguém mais acredita em você, nem você mesma sua força é revelada de forma plena. Isso é lindo! Auto-conhecimento!

“Estou acostumado com as pessoas desviando os olhos, agindo de modo estranho, até mesmo com total aversão. Você não fez nada disso.” ― Otto, para Rose
“Você poderia ser meu” ― escrevi. E tive de escrever rápido, pois sabia que do contrário não iria conseguir. ― “Eu poderia lhe dar amor. Sou tão anormal quanto você e não pareço pertencer a ninguém. Você é o único que parece combinar comigo. Podemos ser uma família.” ― Rose, para Otto

Se prepare para forte emoções porque quando tudo for revelado você irá chorar litros por essa mocinha!!!

site: http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2013/10/resenha-adormecida-anna-sheehan.html#more