Adormecida

Adormecida Anna Sheehan

Resenhas - Adormecida

Sarinha 20/10/2013

Breve comentário sobre "Adormecida"
Sabe quando lemos um livro e sentimos uma angústia constante pelo medo do que está por vir? É como quando assistimos a um filme de terror e torcemos para a mocinha não ser morta e gritamos para ela ir para a direção certa (embora ela não ouça, é claro), eu senti isso quando li ADORMECIDA, bom, aventura é o que não falta, e devo dizer que a autora tem uma escrita muito bem trabalhada, o livro não é nada previsível, muito pelo contrário, eu nunca pensaria que tivesse o desfecho que teve. Eu comecei a ler, e simplesmente não consegui mais parar...

Taynara Santos 23/09/2013

Que livro. Sério, muito bom. No inicio pensei que fosse ser aqueles livros clichês e tal, mas o decorrer da história está longe de ser clichê. Tem de tudo que pedimos em um livro: romance, mistério, ação.
Fiquei triste com o fim da Rose e do Xavier, muito triste, mas a vida é assim ne? Nem nos livros podemos ter tudo o que queremos.

Veneella 12/09/2013

Apesar do título e da maneira como Rose é despertada de seu sono induzido, não, a história não tem nada a ver com o conto de fadas da Bela Adormecida. No entanto, me deparei com um mundo futurístico bem construido e uma história envolvente e interessante. O resultado foi uma leitura rápida e muito prazerosa que eu recomendo bastante.

Estase é uma espécie de estado de animação suspensa, muito utilizada para viagens interplanetárias longas e para ganhar mais tempo, por exemplo, para descobrir a cura para um determinado paciente. Mas as leis para o uso da estase são bem rígidas, afinal, você está tendo seu tempo 'roubado' enquanto os outros continuam a vida.

Rose passou 60 anos em estase, esquecida no porão de seu antigo condomínio. Ao acordar, tudo e todos que ela conhecia se foram, e ela precisa se ajustar à sua nova vida como herdeira da corporação mais poderosa da galáxia.

A autora intercala momentos do presente com o passado, nos mostrando a vida de Rose nos momentos em que ela não estava mergulhada em estase. Seus pais haviam comprado um tubo só para ela, e eles o utilizavam com frequência. Que ó-d-i-o que tive dos pais desprezíveis da Rose, e até dela mesma. Por todo o livro ela era muito passiva e isso me dava uma agonia imensurável.

A escrita da autora é deliciosamente leve e detalhada na medida certa. Os personagens também são ótimos, amei principalmente o alienígena leitor de mentes, Otto, e achei bacana a forma como a autora dirigiu a história e me surpreendeu em vários momentos - até me arrancando lágrimas!

Foi um livro ótimo para destrair um pouco, com uma boa dose de intriga, ação e fantasia. O final foi bem colocado, e ainda assim um pouco aberto para imaginarmos o que vai acontecer dali. Eu gosto muito desse tipo de fim, apesar de ficar semanas me remoendo e querendo uma continuação. Acho que estou desacostumada a ler stand-alones, que mania de ficar pedindo mais!

site: http://www.bookpetit.com

luisameloguerrero 03/09/2013

A “distopia” também é chamada de “antiutopia”, ou seja, enquanto a “utopia” é a sociedade ideal, a distopia, é totalmente o contrario disso. As sociedades distópicas podem parecer ideais no inicio ocorrendo em um futuro próximo ou presente/passado paralelo. Sempre há alguém controlando tudo, podendo ser alguma organização ou o próprio estado, e impondo regras rigorosas que de inicio parecem beneficiar a todos, quando na verdade apenas uma seleta minoria ficará satisfeita.
O.b.s.: Apesar de grande parte dos romances distópicos se passarem no futuro e serem repletos de tecnologia, nem todas as distopias são ficção-cientifica e nem todo livro que se passe no futuro é uma distopia
(Fonte: http://www.cafe42.com.br/2012/07/livros-distopicos-o-que-sao.html)

Comecei a resenha com a definição de "distopia" pois o livro Adormecida é um livro distópico. Eu nunca havia lido um livro desse tipo e eu simplesmente adorei. Ao ler a sinopse, a maioria das pessoas pensa que Adormecida é apenas uma história adaptada de Bela Adormecida. Se você achou isso, pode esquecer. É algo completamente diferente. Conto para vocês...

Rose Fitzroy costumava entrar em estase química várias vezes durante a sua infância. O que seria uma estase química? Bom, pesquisei um pouco e percebi que o conceito de estase que melhor se encaixa aqui é o da biologia: "Para a biologia, a estase significa os períodos, durante a evolução, em que as espécies se mantêm relativamente sem mudanças." Só consegui entender exatamente o que era uma estase no livro, quando estava mais para o final dele.
Rose entra em estado de estase, porém, acontecem alguns acidentes e as únicas pessoas que sabiam que ela estava lá, morreram. Logo, ela não é retirada da estase. Com isso, passaram-se 62 anos até que ela fosse acordada por Bren. Rose continuara sendo uma adolescente, mas todos que ela conhecia se foram, e tudo a sua volta, mudara. Ao ser descoberta, Rose vira a maior notícia (internacional) do momento. Nem todos ficam contentes com o fato da menina ter despertado, ela é herdeira da UniCorp, corporação interplanetária.
Rose se sente completamente deslocada num mundo novo. Na escola principalmente, onde ela só conhece Bren. Ele tenta ajudá-la a fazer novos amigos, mas nem todos estão interessados a serem amigos dela. Exceto por um: Otto. Otto é um ser humano geneticamente modificado que não possui a capacidade de falar, mas pode entrar na mente das pessoas e se comunicar com elas por lá, apenas encostando na pele. Ele é considerado propriedade da UniCorp. Ele e Rose se tornam grandes amigos.
Mas Rose corre um grande perigo, alguém mandou uma espécie de "robô morto-vivo do mal" para matá-la! Pois é... nada fácil.

Eu não sabia que ia me apaixonar tanto por esse livro, principalmente pelo fato de que ele começa meio chatinho e não me chamou muito a atenção. Porém, ele começava a ficar cada vez mais e mais interessante ao longo dos capítulos. E, acreditem, esse foi o livro que mais me fez chorar até hoje. No final, são tantas revelações que o coração não aguenta.
Andam dizendo por aí que haverá um segundo livro, mas nada confirmado. Eu acho que, apesar de eu ter gostado muito desse, seria desnecessária uma continuação. Tudo virando série agora?? Ficou ótimo assim e não precisa de mais nada! De qualquer modo, se houver outros livros, eu obviamente vou comprá-los para saber o que mais acrescentaram.
Bom, não perca tempo e leia esse livro, você não vai se desapontar.

site: http://aluzdamadrugada.blogspot.com.br/2013/06/adormecida.html

Natalia.Eiras 28/08/2013

Uma "Bela Adormecida" em um mundo distópico
Rose acorda de seu sonhos estarse após 62 anos. Seus pais morreram, seu namorado também, e ninguém sabia da existência dela...até agora.
Ela precisa se readaptar ao novo mundo onde acordo, e ainda lidar com o fato de que é herdeira de um verdadeiro império que não controla apenas empresa, mas pessoas também!
Sempre que os pais dela queriam ir a uma festa, viajar para uma segunda lua de mel ou a negócios, eles a colocavam para dormir e diziam que isso era para o bem dela, mas a verdade é que eles só queriam se livrar da filha indesejada. Rose sempre foi uma menina meiga e obediente, mas se por algum motivo ela desobedecesse os pais, ela era logo posta para dormir com a desculpa de que estava muito agitada. Com o tempo, e essa lavagem cerebral, ela acabou se acostumando com essa situação e acreditando que os pais realmente a amavam e faziam isso para o bem dela.
Depois de 62 anos dormindo, não adianta chorar sobre o leite derramado, e Rose tem que aprender a viver em um mundo que não é o dela. Mas essa tarefa se complica quando uma máquina meio morto vivo, meio robocop aparece para leva-la ao "princípio" ou mata-la.
Rose agora precisa correr para escapar dessa máquina assassina e descobrir quem mandou o "robocop" atrás dela e por quê.
A ideia mais óbvia seria alguém da empresa ue não deseja que ela ocupe o seu lugar como presidente, mas a verdade pode ser muito mais obscura do que parece...

Esse livro começa meio devagar, com a Rose tentando se adaptar a sua nova realidade, mas até que anima do meio pro final.
Apesar de um enredo completamente original, os mistérios não são difíceis de descobrir. Além disso, Rose é uma criança completamente submissa e sem um pingo de amor próprio. Lavagem cerebral pura! Chega a dar pena da ingenuidade dela em relação ao que os pais faziam com ela.
Quando ela pensa na vida antiga e no amor da vida dela - Xavier - nós ficamos com mais pena ainda. É impossível não se colocar no lugar dela e pensar: "O que eu faria se eu acordasse e descobrisse que todas as pessoas que eu amo morreram?"
O enredo é muito bom, mas eu esperava um pouco mais de agitação. Mesmo assim, as reviravoltas que tem no caso de "quem mandou o robocop atrás dela" são bem interessantes.
Vale a leitura!

site: htttp://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br

Karini.Couto 24/08/2013

"Um longo, longo sono, um famoso sono
Que ao dia não se apresenta
Pelo esticar de um membro ou movimento de uma pálpebra
Um sono idependente.

Terá sido a ociosidade sempre assim?
Encerrada em uma lage de pedra
A desfrutar o passar dos séculos
Sem nunca a tarde fitar?"

(Emily Dickinson)

"Adormecida" segue a linha de livros distópicos, narrado em um futuro completamente fantástico e interessante que deixa o leitor ávido por mais!

Venham comigo e conheçam um pouco sobre essa história que tem tudo para arrebatar muitos fãs de distopias e tantos outros que nunca leram nada do gênero!

Rose Fitzroy ficou em "estase química" por sessenta e dois anos e ao despertar através de "um beijo" de Brendan Sabah, viu seu mundo de pernas para o ar, pois acordou para uma realidade desconhecida, onde as pessoas de seu passado não existem mais.

Rose nunca havia passado tanto tempo em "estase", na verdade nem mesmo os astronautas e colonizadores o tinham feito. Todos eram despertados ao menos uma vez no mês para que pudessem evitar a "fadiga estase". Pelo fato de ter passado tanto tempo desacordada, Rose sente sua pele inchada e sensível, com ossos protuberantes, visão turva, respiração fraca e fica enjoada sempre que tenta ingerir algo. Na verdade sente-se uma velha.. O que técnicamente é verdade, já que ela tem mais de oitenta anos com apenas dezesseis (idade na qual entrou em "estase").

Nem todos estão contentes com o despertar de Rose, já que ela é herdeira única de um grande patrimônio intitulado UniCorp (corporação interplanetária), ela é vista como aberração por uns, estorvo.. Como alguém interessante e por aí vai! Só o que se pode ter certeza é que no mínimo Rose desperta a curiosidade de muitas pessoas! Afinal não são todos os dias que se encontra alguém em um "caixão de vidro" que dormiu por longos e longos anos!
Todos, inclusive a própria Rose, estão curiosos para saber o que aconteceu com a "Bela Adormecida".

A alguns anos atrás aconteceu os Tempos Sombrios que foram desencadeados pelo crescimento populacional, pelo boom econômico e que criou um abismo entre ricos e pobres, pelo retorno de doenças como a tuberculose, peste bubônica entre outras.

Só o que Rose faz nos próximos meses em que acorda é o que esperam que ela faça! A única coisa que a alegra um pouco é o estúdio de arte montado em seu quarto e seu cachorro Estradas Desertas, que ela preferiu chamar carinhosamente de Zavier; como uma lembrança ao seu grande amor e melhor amigo Xavier, rapaz no qual ela pensa a todo instante e sente muita falta! Alguém que conhece Rose muito bem, está fazendo com que ela se sinta mais confortável em sua situação lamentável! Quem será? Ou será que ela está imaginando coisas?

Minhas impressões:

Ao iniciar a leitura não esperava encontrar um livro tão futurístico e ao mesmo tempo que me agradasse tanto. Levou pouco tempo para que eu me acostumasse com os termos criados pela autora para diferenciar o tempo narrado no livro e também a época em que o livro se passa.

Imaginem que susto seria acordar depois de tanto tempo e perceber que você não pertence a tal lugar.. Ou melhor.. Não pertence mais a lugar algum! Tudo é completamente novo e assustador para Rose e sendo uma jovem de apenas dezesseis anos seus sentimentos estão absolutamente a flor da pele!

Adorei as lembranças do passado em que ainda era uma menina e se recordava com carinho de Xavier que fora o único amigo que ela teve, pois estava sempre em "estase" enquanto todas as outras crianças cresciam de forma normal! Essa amizade tornou-se um amor puro e simples que ela pôde vivenciar as poucas vezes em que não estava em "estase".

O livro traz citações a grandes artistas como Dalí, Nehru, Van Gogh, Monet.. E a todo instante nos deparamos com menções a arte, pois isso é uma das poucas coisas sobre a qual Rose realmente entende!

O livro é triste em muitos pontos, pois Rose é e sempre foi muito solitária. Sua situação foi imposta como sendo a coisa certa e quando Rose percebe isso, entende que ela nunca "viveu de verdade".. Ela foi deixada para trás, esquecida propositalmente.. Os motivos? Vocês saberão ao ler o livro!

Como se não bastasse toda a sua situação trágica; Rose se vê apaixonada por Bren, que não retribui da mesma forma e acaba magoando-a ainda mais fazendo com que ela deseje estar em "estase" novamente, pois é a única forma de esquecer os males que lhe aflinge.

Tenho que mencionar Otto, estou simplesmente encantada com ele. Otto é propriedade da UniCorp por ser um experimento, ele teve seu DNA alterado a partir de um micróbio e apesar de ser quase normal, não é considerado assim; não possuindo direitos, podendo morrer a qualquer instante! A história dele é triste e a maneira como ele se identifica com Rose e se preocupa com ela é incrível de se ler! Vocês entenderão quando lerem o livro!

Adormecida é um livro intenso, que mexeu com o meu emocional, pois apesar de parecer um livro meio estranho por causa da "estase" ou do Otto que é geneticamente modificado sendo visto como objeto e até uma aberração.. É um livro profundo, tocante e de uma sensibilidade impressinante!

O livro terá continuação e espero que em breve eu possa estar me deliciando com uma leitura tão prazerosa quanto Adormecida foi!

site: http://www.mixliterario.com/2012/09/resenha-adormecida-anna-sheehan.html

EDITORA: Lua de papel
ANO: 2012
MINHA AVALIAÇÃO:
+ Favorito!

Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas... então acordou. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão há mais de 60 anos, a jovem era tratada como desaparecida, enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo. Despertada como por encanto, e descobrindo-se herdeira de uma corporação multimilionária, Rose vai entendendo pouco a pouco, tudo o que aconteceu em sua ausência, recompondo suas lembranças, a fim de recuperar a própria vida. Ela descobre que seus pais não estão mortos. O rapaz por quem era apaixonada não é mais que uma mera lembrança. A terra se tornou um lugar estranho e perigoso, especialmente para ela, que terá de assumir o seu lugar à frente dos negócios. Desejando adaptar-se à nova realidade, Rose só consegue confiar numa única pessoa. Algo lhe diz que ela a conhece, mas seria impossível. Ela até gostaria de deixar o passado para trás, no entanto, ao pressentir o perigo, percebe que precisa enfrentá-lo - ou então não haverá futuro.

Quanto mais leio, mas me surpreendo com a capacidade criativa de alguns autores, mesmo lendo a sinopse não sabia o que esperar de Adormecida, até pensei que seria algo sobre A Bela Adormecida, mas com o decorrer da leitura, percebi que o livro é muito mais que isso. É uma história futurista, intrigante e cheia de suspense, que me prendeu assim que pus os olhos nas primeiras páginas.

A história do livro se passa em um tempo muito à frente ao nosso, muito à frente mesmo, onde viagens para outros planetas já era uma coisa super normal. A nossa protagonista se chama Rose Fitzroy uma garota de 16 anos que após passar mais de 60 anos em Estase Química, (uma espécie de câmara onde a pessoa entra em um sono profundo e o corpo para de envelhecer) acorda em um mundo totalmente diferente, e de um jeito bastante inusitado com um garoto beijando-a, igualmente como A Bela Adormecida (as comparações terminam por aí), porém ela se vê em pânico, e começa a se perguntar onde está os seus pais. E aí que ela percebe que o mundo em que ela viveu não é mais o mesmo, mas com a ajuda de Bren, o garoto que a encontrou e a beijou, ela vai tentar adaptar-se a nova vida, afinal ela é herdeira de uma corporação interplanetária.

Mas a nova vida de Rose não vai ser nada fácil, mesmo com a ajuda de Bren, ela não consegue se enturmar na nova escola, nem ao novo estilo de vida. A única coisa que lhe resta são as lembranças do seu namorado e único amigo Xavier, seu cachorro Zavy, e o amor pelos desenhos e pela pintura. Mas com o tempo ela vai criando amizade com um garoto azul, isso mesmo azul, chamado Otto que é uma mistura de DNA humano com alienígena, Otto é muito fofo, um dos personagens que mais gostei no livro, já Bren é o típico garoto por quem todas as meninas suspira, moreno, forte, e lindos olhos verdes, contudo foi um personagem que não conseguiu me envolver como deveria, diferente da nossa personagem Rose que vai nutrir por ele certos sentimentos...

Porém as coisas começam a piorar para Rose quando um Plastine (um homem robô assassino) começa a persegui-lá, sem saber o que fazer para se proteger, só lhe resta confiar em seus tutores, mas será que ela pode realmente confiar neles? A partir daí muitos segredos serão revelados, e muita emoção vai acontecer! Rose vai descobrir muita coisa sobre o seu passado, e sobre os seus país a quem ela sempre julgará a amarem tanto.

A narração da autora Anna Sheehan, é de encantar qualquer leitor, ela sabe como criar um bom suspense, ficando impossível deixar a leitura de lado. Ela também sabe como nos emocionar, pois o romance de Rose e Xavier me deixou com os olhos marejados, sem contar a aflição que dava toda vez que o Plastine vinha atrás de Rose. Não posso deixar de mencionar também a inteligência da autora, enquanto lia ficava fascinada pelo mundo que ela criou: os'' tempos sombrios'' os ''supertablets'' a ''limobarca'' o ''processo de estase'' e até mesmo algumas expressões que os personagens usavam como: ''capete'' e ''noide, isso é das alturas!'' nunca tinha lido nada parecido.

Adormecida foi um livro em que não criei muitas expectativas, mas que acabou me surpreendendo tanto que entrou para a lista dos meus favoritos, com certeza foi uma das minhas melhores leituras desse ano! O livro me deixou extasiada, com um misto de sentimentos tão grande, e com a esperança de que tenha uma continuação, eu sinto que terá.

site: http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/2012/09/adormecida-anna-sheehan.html#more

Tammy 01/08/2013

Fiel a Bela Adormecida?
Ok, a primeira coisa quando pensamos quando lemos o título é ‘’É uma versão não muito diferente de A Bela Adormecida, aquele filme da Disney que assistia quando era criança. ’’ Não, você não está errado em achar isso logo de cara. Também achei isso, mesmo depois de ter lido a sinopse continuei com esse pensamento, e sim, me enganei feio. Pretendo ler mais livros futurísticos, pois realmente acho a ideia fascinante, mesmo Adormecida não sendo um livro totalmente focado em ficção-científica de qualquer jeito tive uma ótima relação com ele.

A sinopse é basicamente assim: Rose é filha de dois empresários que são donos de um grande patrimônio global. Essa empresa investe principalmente em tecnologia e viagens interplanetárias. Rose é acordada 60 anos depois da sua época devido a um dispositivo que cria um sonho artificial, chama-se ''estase''. Logo ela descobre o que aconteceu quando estava ''dormindo''. A morte de seus pais e namorado principalmente a notícia que ela agora é a herdeira de toda a empresa. Fiquei em conflito sobre o porquê de ela querer tanto estar em estase, antes e também depois de ter acordado. Mas acredito que se a tal maquina realmente existisse uma parte considerável de pessoas gostariam de passar um tempo sem problemas ou frustrações, apenas deixando que o tempo resolvesse toda a situação, não parece uma ideia tão ruim assim. Sim, uma atitude totalmente covarde, e acredito que isso varia a cada pessoa. Por esse motivo que fiquei em conflito com Rose, eu esperava alguma reação dela a todo o momento, me perguntava o porquê de ser tão obediente e calma, ela simplesmente fazia o que todos queriam e não o que seu coração mandava. Então, depois de esperar tal atitude ela me surpreendeu um pouco e pude compreendê-la melhor. Rose é o tipo de personagem que se desenvolve depois de acontecimentos e eu realmente fiquei feliz por isso.

Ao decorrer da leitura é possível ver que envolve um quê de ficção científica, o que não deixa a estória ficar chata, mas dá uma curiosidade a mais sobre o que realmente aconteceu em todos aqueles anos. Adorei a ideia de como ela citou os problemas de um mundo que passou por um período de colapso e ainda assim conseguiu seguir em frente, o tipo de governo adotado, a condição que o ser humano colocou o meio ambiente, e é claro a tecnologia avançada, ler isso foi algo bem bacana. A autora prende o leitor com todo o suspense, as descobertas e a crise, o passado que Rose terá que saber, passado que se perdeu para sempre e que ela tenta tão desesperadamente voltar. O livro é narrado em primeira pessoa então podemos ver todos os pensamentos de Rose em a relação de conflitos com os pais e a solidão que a mesma sente.

Me apaixonei pelo antigo namorado dela, Xavier. Ele foi um cara gentil, carinhoso, apaixonado e devoto a Rose e nós podemos ver isso quando passam pequenos flashbacks suas lembranças. Outro destaque também vai para Otto. Ele me despertou curiosidade e simpatia desde o começo. Mesmo sendo um pouco estranho (ele é mesmo estranho, porém não irei contar por que se não fica chato) ele é um bom amigo. Esperava a cada momento para que ele entrasse na cena. Um beijo para Otto! kkk

Continuando... Eu tive uma impressão do que poderia acontecer em determinado momento, mas o que é mais interessante ainda é que, aconteceu e se não bastasse isso a autora criou um desfecho de uma maneira que me surpreendeu ainda mais. Incrível! E outra! Rose tem fixação por Arte. Ela tem um dom para pintar e vemos sua paixão bem explícita. Algo que gostei bastante também é que ela faz referência a grandes pintores como Van Gogh (meu preferido). E fala até um pouco em relação à arquitetura e seus desenhos de carvão.
Recomendo, e digo, se você achou e deixou de lado pelo falo de ter algumas impressões do conto, não leve totalmente para esse lado, pois há algumas semelhanças, mas são poucas e não compromete o rumo da estória, particularmente eu gostei e não as mudaria. E é claro, se quer ler algo ‘’leve’’ sobre o gênero futurístico, vale a pena pegar Adormecida para ler (:

Belle 17/07/2013

Adormecida é um livro futurístico, que conta a história de Rose Fitzroy – uma garota de 16 anos, herdeira de uma corporação intergaláctica e multimilionária, a UniCorp –, que após 62 anos em estase (espécie de sono quimicamente induzido), é despertada por um belo rapaz lhe fazendo respiração boca-a-boca. Assim, Rose se vê em uma época totalmente diferente, onde todos os que ela amou já morreram e não há como saber em quem confiar.

A princípio, o livro parecia ser mais uma releitura de A Bela Adormecida e eu não esperava grande coisa, só que, aos poucos, a história de Rose vai se revelando totalmente diferente do conto de fadas da Princesa Aurora. Depois de despertar, Rose é levada para o hospital porque 60 anos de sono estase a transformaram em um caco. Ela está extremamente fatigada, sua cabeça está lenta e suas memórias são caóticas. Além disso, seu corpo não é mais o mesmo. Rose não consegue comer e nem se movimentar muito bem. Ela é apenas uma sombra pálida da menina linda que já foi um dia…

O mundo que ela conheceu está morto e o Novo Mundo lhe é tão hostil que Rose tem vontade de voltar correndo para dentro do seu tubo estase e para seu sono gostoso e tranquilo. O pior é que existem algumas pessoas que realmente gostariam que ela fizesse isso… Diante de tantos problemas, Rose acaba transformando Brendan, o garoto que a despertou, em sua tábua de salvação. Ele é lindo, divertido, compreensivo e parece ser o único que não a trata de maneira hostil. Além de Brendan, temos outros ótimos personagens secundários, como a própria família dele e o Otto, que vai conquistando espaço aos poucos, no livro e em nossos corações. Eu perdi as contas de quantas vezes tive vontade de dar uma surra nos pais adotivos da Rose, Barry e Patty.

Eu gostei da forma como Anna Sheehan conduziu a história. Rose é cercada de mistérios, coisas estranhas e extremamente suspeitas e a autora foi revelando tudo aos poucos, mostrando primeiro o presente de Rose e os problemas que ela tinha de enfrentar, deixando claro que o passado dela era tão problemático quanto o futuro, para depois responder todas as nossas dúvidas sobre quem a pôs para dormir e o motivo; por que ela foi esquecida e, mais importante, porque ela foi colocada em estase tantas vezes, antes da última que durou 60 anos.

Todo o mistério garantiu que o leitor ficasse preso à história do início ao fim. Uma jogada de mestre, devo dizer. Em muitas passagens, eu detestei a passividade da Rose, ela é insegura, nunca reclama de nada e aceita tudo o que lhe é imposto. A garota simplesmente não conhecia a própria força, não sabia do que era capaz. Rose acreditava, de verdade, que sua única qualidade era o dom para a pintura e foi incrível acompanhar o crescimento e as descobertas dela sobre si mesma e sobre o seu passado. Incrível e doloroso. Ao contrário do que todos acreditam, a vida dessa princesa moderna (ou seria antiquada?) é cheia de dor e ela passa por muitas coisas ruins até que todas as peças se encaixam e ela tem um pouco de paz.

Eu fiquei meio apavorada quando percebi que faltavam umas cinco páginas para o fim do livro e não havia nenhum indício de que a história terminaria como eu queria, ou sequer como eu esperava que terminasse. E, devo dizer que a história termina de um jeito que ninguém imaginaria… De forma abrupta mesmo. Eu só conseguia me perguntar “cadê o resto, Anna? Cadê?!” O que foi um susto tremendo, já que não havia nenhuma informação no livro, ou no Skoob, sobre se ele fazia parte de uma série. Contudo, pelo que li nos fóruns, parece que no site da autora há informações sobre uma continuação. Nada mais justo, aliás, porque eu me sentiria indignada sem o “felizes para sempre” da Rose. Depois de tanto sufoco, a menina merece!

site: http://www.itcultura.com.br/2013/07/adormecida-de-anna-sheehan/

Robertha 28/06/2013

Ela dormiu por mais de 60 anos...
Adormecida conta a história de Rose Fitzroy. A menina esteve dormindo por décadas imersa em um sono induzido. Na época, Rose foi tratada como desaparecida enquanto tempos difíceis assolavam o mundo com doenças e pestes. A jovem foi despertada por Ben, um rapaz que ela não sabe quem é. Isso nos lembra a história da Bela Adormecida, não? Nessa releitura distópica do conto de fadas a autora é ousada e nos conduz para um mundo bem diferente do que conhecemos.

A protagonista, Rose, leva um choque ao acordar e saber que todas as pessoas que conhecia estão mortas e o rapaz por quem era apaixonada não passa apenas de uma lembrança distante. Rose se vê em um beco sem saída. Ela tem que se adaptar a essa nova vida, já que tudo está muito diferente de quando ela foi colocada para dormir em seu tubo de êxtase.

Rose tem muita coisa para colocar nos eixos e, no meio dessa confusão, a menina começa a ser perseguida por um robô, que está programado para matá-la a qualquer custo. Além de enfrentar essa ameaça desconhecida, Rose precisa se preparar para assumir a empresa multimilionária dos pais, a qual é herdeira.

Adormecida é uma história que te prende do começo ao fim. Em um mundo futurístico, a autora conseguiu encaixar todas as peças, cenários e personagens e, também, explicar todas as novidades e tecnologias que fazem parte desse novo contexto. O livro é intenso e surpreendente a cada página. Aborda romance, amizade, dificuldades sobre enfrentar seus próprios medos, o pavor que é viver em um lugar que você não sabe em quem confiar e o aprendizado sobre conviver e saber passar por problemas. Já que, Rose descobre que era considerada um problema e que a solução que viam era colocá-la em um "buraco" para levar o conflito em banho maria.

A construção dos personagens me surpreendeu. A protagonista, por incrível que pareça, não me irritou em momento algum e o modo que a autora escreve é realmente envolvente. Estou curiosa para saber o destino de Rose. O site oficial da autora diz que haverá uma continuação e que está sendo finalizada, mas não há previsão para publicação. O que nos resta é esperar.

site: http://www.diversaosemculpa.blogspot.com.br/2013/01/adormecida.html

flaviacabral 27/06/2013

Ela dormiu por mais de 60 anos. Todos os que conheceu estão mortos. Herdeira de um império... Qualquer um pode ser inimigo.
Inicialmente, pensamos que o livro é uma versão mais moderna de "A Bela Adormecida". E é! Mas, de certa forma, isso se modifica ao passar das páginas. Comprei-o por indicação de uma amiga. A capa me encantou, pois o pequeno trechinho de sinopse contido nela foi fantástico. Na parte de trás do livro podemos encontrar um breve resumo de toda a narrativa. Rose (a personagem principal) dormiu por mais de 60 anos utilizando um objeto inventado pela empresa de seus pais. Quando acordou, percebeu que tudo havia mudado. O mundo que ela conhecia, desde os objetos até a forma de falar, mudou. Agora ela tinha mais de 60 anos, mas continua com aparência de 16. Se acostumar com esse novo mundo não será uma tarefa fácil. Até completar a maioridade não poderá assumir a corporação multimilionária de seus pais. Enquanto espera isso chegar, Rose é transferida para um colégio. Lá ela se junta a um grupo de adolescentes, entretanto nenhum deles simpatiza com ela. Para todos daquela época, Rose não passa de um fantasma. Nessa envolvente narrativa, nossa protagonista terá de superar seus medos e enfrentar seu passado, ou não haverá futuro. Para completar, ela se sente triste devido ao fato de ter perdido o amor de sua vida...
Ao longo da história, Anna Sheehan faz uma "brincadeira" com os tempos. Ela conta o que acontece no presente de Rose e o que aconteceu no seu passado, antes de entrar em um sono profundo.
A história é tocante, e nos faz refletir sobre alguns acontecimentos ao qual estamos acostumados, mas não damos devida importância.
Em algumas resenhas pude ver os leitores reclamando do fato da escritora ter deixado o final meio indefinido. Creio que ela fez dessa forma por dois motivos:
1- É bem provável que haja uma continuação da história. Pelos relatos da autora, será uma trilogia!
2- O final tem um quê de "O que acontecerá de agora em diante?" Essa é a pergunta que você irá fazer quando ler a última página do livro. Creio que isso seja meio proposital, justamente para nos mostrar que o que aconteceu no fim da história é algo mais real do que imaginamos. Não é simplesmente um final feliz. É um final real... Talvez meio inacreditável, mas real...

Espero que tenham gostado da minha resenha. ^^ Não tenho costume de fazer isso, mas o livro realmente me cativou, então decidi passar um pouquinho da história á vocês. A capa, a sinopse, a narrativa, os personagens, e até mesmo a forma que a autora digita. Anna Sheehan se superou em todos esses aspectos, além do modo como descreve os personagens e os locais. Devido a boa qualidade de todos os aspectos acima, dou 5 estrelas ao livro! Super indico! A leitura é prazerosa e fixa o leitor até que a ultima página seja lida!

Daniela 24/06/2013

Diferente, dramático e triste...
"Rose Fitzroy esteve dormindo profundamente por décadas. Imersa num sono induzido, esquecida em um porão por mais de 60 anos, a jovem foi tratada como desaparecida enquanto os anos sombrios pairavam sobre o mundo." - Sinopse.

Sabe aquelas histórias mágicas que você sempre sonhou viver, que tem o castelo, os pais bondosos e sofridos, um cavalo branco, um príncipe encantado então é exatamente assim que Adormecida NÃO É!

Após ser acordada por Brendan, Rose descobre que passou mais de 60 anos adormecida em estase (um tipo de tubo que induz o sono e a pessoa permanece dormindo sem precisar se alimentar e sem envelhecer, para a pessoa o tempo passa.), seus pais já não estão mais vivos e nem seu grande amor Xavier.
O assunto abordado no livro é futurista, é como se Rose acordasse alguns anos depois da terra passar pelo apocalipse e no livro esse apocalipse é conhecido como "Tempos Sombrios", tempo esse que levou a terra a perder milhares de pessoas e passar por uma reconstrução difícil. Tudo mudou nesse novo mundo, e agora Rose é dona de um império deixado por seus pais e alguém parece não esta gostando nem um pouco disso.

A história de Rose é complicada demais, eu quase me senti deprimida lendo esse livro. Mas mesmo assim a leitura vale a pena. Os personagens são bem construídos e cada um te faz refletir um pouco. Otto é um desses personagens, mesmo sem conseguir até agora criar uma imagem para ele, foi o personagem mais sensível e interessante dessa história. Confesso que desejei por uns momentos que Rose ficasse com ele no final.

"Sua dor toca na minha dor" - Otto (pág:220)

O Romance nesse livro não é o foco principal acredito eu, mas ele e o mistério é o que te faz querer terminá-lo ansiosamente. Xavier é um personagem lindo e cativante, chorei por ele. Rose, é a mocinha. Aquela das escolhas erradas, que te irrita, que te faz chorar ao mesmo tempo que te faz querer matá-la, mas que também no final das contas te fazer entender e aceitar que mesmo a culpa sendo de suas escolhas ela acreditava que estava fazendo o certo. Eu também acreditaria se fosse ela. Um amor que viveu fases, e que não pode chegar a lugar nenhum.

"Você sempre esteve nos meus pensamentos, Rose. Eu sempre desejei poder esquecê-la, mas nunca consegui." - Xavier (pág:265)

Resumindo, esse é um livro com um enredo completamente inovador a autora além de criativa foi extremamente corajosa ao abordar um tema nada convencional. Mas como já disse a história de Rose é complicada demais e triste. Apesar de eu saber o que viria no final ansiei por uma reviravolta que fizesse com que Rose fosse "feliz para sempre", mas seria um final simples de mais para Anna Sheehan e o sentimento que fiquei ainda não consigo explicar.
Dizem as más línguas que esse é o primeiro livro de uma série, o que me deixa bastante triste, não acredito que Rose precise passar por mais coisas ruins, mas quem sou eu para falar isso!

Indico esse livro sem dúvida!

Duan Baptista 30/05/2013

Tão bom que eu não queria que termina-se!
História com incríveis reviravoltas! Livro mais que recomendado ^^

Vanessa Sueroz 07/05/2013

Neste livro conhecemos Rose Fitzroy uma menina que ficou 62 anos em êxtase, um sono induzido onde a pessoa não envelhece, esquecida em um porão por tantos anos e sendo descoberta 62 anos depois por Brendan.

Durante esses 62 anos, muita coisa aconteceu no mundo e Rose está perdida no tempo, para todos ela ainda é uma adolescente, para ela, por todas as vezes que entrou em êxtase, já tem mais de 100.

Todos os seus amigos, família e namorado estão mortos e ela não sabe o que fazer da sua vida, principalmente quando descobre que é herdeira de um império milionário e precisa e adaptar ao novo mundo, e para piorar ainda mais, alguém está tentando assassina-la.

Resenha completa: http://blog.vanessasueroz.com.br/adormecida/