Insurgente Veronica Roth

Resenhas - Insurgente

1907 encontrados | exibindo 61 a 76

Priscy0 06/02/2024

Cara o começo e bem legal e tals mas aí vai passando pra metade começa a ficar meio chato, quando chega tipo uns 70% do livro a pessoa já surta é um milhão de informação do nada tipo Bomba eu fiquei chocada Com o final que é bem diferente do filme claro mas gostei bastante, to com medo de ler o próximo pq peguei o maior plot já mas vamo que vamo.

maria :) 05/02/2024

Insurgente
Depois de muito tempo procrastinando pra vir escrever a resenha sobre Insurgente, aqui estou eu. Isso foi o que eu achei sobre o melhor (ou menos pior, depende de como você prefere ver as coisas) livro da série!
Como sempre eu vou dividir a resenha toda em pontos negativos e positivos, porque assim as opiniões ficam mais claras.

Pontos positivos:
Como o livro anterior, esse aqui é super fluido, realmente a escrita que a autora traz é fácil de entender e chega a ser rápida até, acho que demorei uns quatro dias pra ler ele todo, mesmo sendo um livro grande.

Acho que esse é o livro que mais traz momentos memoráveis e que realmente dão um gás na história e não a deixam monótona! Fiquei muito tensa com a cena do interrogatório na Franqueza, apreensiva com o momento em que a Tris é usada nos experimentos da Erudição e animada com a forma como ela é libertada dessa condição, e obviamente arrepiada com a mensagem descoberta no final do livro pela mesma.
(Agora sim ela parece uma protagonista)

Esse foi o livro em que consegui ver a Tris com outros olhos! Pra mim, aqui ela foi escrita como a garota corajosa que deveria ser; diferente do primeiro livro, nesse eu consegui sentir empatia por ela, não a vi apenas como a chata que ela costumava ser! Embora ela tenha falas e atitudes ridículas (falo sobre elas em breve), ela se mostrou na sua pior fase (depressiva e autodestrutiva) uma personagem interessante. Eu a não considero uma personagem favorita, mas deixou de ser insurportável estar na mente dela então já é um ponto positivo pra mim!

O livro também conta com um bom desenvolvimento dentro do possível; apresenta mais ação e aventura, introduz novos personagens e explora mais de outros já existentes; é empolgante e animador, e até os sentimentos negativos que ele te causa são bem vindos porque te causam uma vontade de se aprofundar mais na leitura. Fiquei surpresa positivamente e negativamente com vários personagens, o que também me conectou com a história.

Pontos negativos:
Vou começar com o que mais me incomodou no livro todo: a relação Tris e Tobias (o que não é nenhuma novidade). Mesmo esse não sendo um livro de romance a autora se propõe a trazer a relação do casal como plot crucial pro desenvolvimento da história, envolvendo os dois em mentiras, omissões e desentendimentos burros e imaturos! Isso foi terrível porque, primeiro: tudo se resolveria com diálogo simples; segundo: (essa parte é totalmente culpa minha, admito), eu me acostumei com a relação deles no filme, e que é totalmente oposta da retratada aqui! Foi um balde de água fria ver atitudes mesquinhas e irresponsáveis dos dois em relação um ao outro.
A Tris sendo completamente ignorante as dores do Tobias, escondendo todos os problemas e aflições que ela tinha dele, pressupondo coisas a respeito dos sentimentos dele, mentindo e abandonando ele no meio da noite pra se entregar a morte sendo totalmente alheia a ?ajuda? que ele oferecia a ela. O Tobias por sua vez foi um grosso, agia de forma impulsiva e maldosa, com falas dignas de uma plaquinha da vergonha, também escondendo tudo que podia da Tris e projetando as dores dele na forma como ela agia com as próprias angústias; ele foi grosseiro, hipócrita e inconsequente, desesperado e cego pelos seus próprios desejos.
Até um pouco mais da metade eles foram terríveis um com o outro, ela por causa da crise suicida e ele por conta dos traumas do passado que o deixaram bem burro. Enfim, foi difícil mas eu li essa releitura de Chernobyl e em algum momento até entendi os motivos de cada um pra agir da determinada forma. Talvez essa fosse a forma da autora mostrar o quanto eles podem ser ?humanos? errando e crescendo, mas isso me fez pensar ?caramba tiveram que tirar leite de pedra pra adaptação pro filme, porque eles são terríveis aqui.?

Não consegui ter personagens favoritos! Ao contrário do primeiro livro onde eu ainda me via muito apegada as lembranças que eu tinha do Quatro no filme, nesse eu consegui separar totalmente a personalidade ?Tobias filme? e ?Tobias livro? e isso me fez perceber que ele não é meu personagem favorito, e que na verdade eu nem mesmo consegui ter um personagem favorito hahaha, juro todos são muito detestáveis se você reparar bem.

Agora em relação a escrita e coerência da história, preferia mil vezes que a autora tivesse escrito os pontos de vista do Tobias sobre esse livro do que sobre o anterior (presentes no livro spin-off ?Quatro?). Muitas vezes as coisas ficaram confusas sobre o tom que a história ia criando, como eu disse, a base do desenvolvimento da história é a relação do casal protagonista e ver tudo pela ótica da Tris, muitas vezes com diálogos confusos entre eles, deixava tudo ainda mais bagunçado na leitura. Eu não entendia em muitos momentos, se eles realmente estavam brigando ou apenas conversando pra resolver os problemas, porque não tinha uma sinalização do tom de voz ou expressões dos personagens, como ?- ele disse se afastando irritado? ou ?-sua expressão indicava remorso? por exemplo.
Senti falta de alguns capítulos que mostrassem os sentimentos do Tobias, o porque de suas atitudes pra que assim os desentendimentos deles ficassem mais óbvios e compreensíveis.

A autora matou inúmeros personagens só porque ela quis (não tem outra explicação) e ela continua fazendo isso futuramente sem a menor necessidade o que não faz dela corajosa e revolucionária, só patética mesmo!

Minhas considerações finais são bem óbvias: esse é o melhor livro escrito pela Veronica, o que ela mais parece ter se esforçado pra realmente incluir a protagonista nos fatos determinantes.
A título de curiosidade, o filme não é ruim só é uma história totalmente diferente e o livro é melhor que o filme diferente de Divergente.
Foi legalzinho, tô feliz que eu dei uma chance pro segundo livro.

Merece as incríveis 4 estrelas que eu dei pra ele!

Amanda 04/02/2024

Insurgente
Gostei da Sequência de divergente.
Nesse livro a gente tem o desenvolvimento mais profundo de Tris e Tobias/Quatro e como eles dois estão lidando com tudo que está acontecendo.
Nesse livro ficou nítido que a Tris está preparada para morrer, porque ela corre diretamente para morte, porque se sente na obrigação de salva e ajudar todo mundo e com isso acaba agindo por impulso.
Nessa sequência todos estão procurando resposta, buscando saber sobre os divergentes e como "lidar" com eles. A sociedade condena os divergentes por eles serem "diferentes" e não se encaixar dentro do sistema.
O final tem uma ótima deixa para o próximo livro.

Rach 04/02/2024

Ok
É um livro de ok pra bom, em que acontece tanta coisa que vira bagunça, são muitos enredos entrelaçados e nenhum é muito bem definido, tanto que no final ocorre uma traição de um grupo e, ao mesmo tempo, acontece outra, que anula a traição um e muda tudo o que está acontecendo. É uma saga bem bagunçada, a autora tentou abordar muitas coisas e nessa brincadeira se perdeu um pouco na própria trama e no desenvolvimento dos personagens, mas esse livro ainda é ok pra ler e até interessante.
Um lado bem negativo é que o livro parece uma DR interminável entre Tris e Quatro, a ponto de estressar e começar a acontecer coisas de conflito unicamente pra DR continuar (metade das atitudes da Tris dava pra ter sido repensada na boa, o mesmo dá pra ser dito sobre o Quatro).

Tarsila10 01/02/2024

Continuação da saga. Gostei desse livro, mesmo tendo expectativa baixa. Ainda acho o primeiro melhor, mas esse segundo também não falta em criar drama, ação e plots twists.

Grazielle.Assis 01/02/2024

Contínuo
Esse livro foi uma boa continuação, mas senti falta de um enredo mais elaborado, ficou bem dentro do esperado, mas é uma história bem contada.

Ota Fumiga 30/01/2024

Esse livro não faz sentido
"Como assim você consegue ser inteligente, generosa e corajosa ao mesmo tempo"
Com a profundidade de um pires, Insurgente retorna com esse universo que não faz sentido, seus personagens chatos e uma trama insuportável.
Mesmo com algumas cenas de ação legais, não conseguem salvar o desatre desse livro que perde bem mais por não termos mais a dinâmica da iniciação que era bem divertida.
Lerei o ultimo só porque já comprei

Karol 28/01/2024

Insurgente
Achei bem mais ou menos, prefiro 100% o primeiro. Achei o Tobias bem insensível com a Tris, cara ela perdeu os pais, dá um tempo pra ela, tem uma parte q ela disse "Ele nunca me mima, queria que ele me mimasse pelo menos dessa vez" (acho q era isso)fiquei com dó

Juliana 28/01/2024

Insurgente
Segundo livro da série Divergente, leitura adolescente ok, bastante ação e plot twist. Em uma guerra todos perdem.

Clara 26/01/2024

Insurgente
Confesso que esse segundo livro não me prendeu tanto quanto o primeiro. Achei ele bem dramático e meloso quanto falava do Quatro com a Tris, e senti que aquela pegada de romance entre os dois, que tinha muito no primeiro livro, foi meio perdido nesse.
Pra mim, o livro só ficou bom na metade dele que foi quando a ação começou a acontecer. Mas também achei que esse tem bem menos briga e luta que no primeiro.
No geral eu gostei, mas o primeiro livro é sem comparação.

Indaiafederissi 22/01/2024

Meu perfil de 10 anos atrás...
Minha última atualização aqui foi em 2016 e naquela época estava lendo Insurgente. Hoje, em 2024, já li a saga inteira de Divergente e já faz um bom tempo... Só tenho duas coisas a acrescentar: eu amei essa saga e esse perfil me deu muita nostalgia. ??

PAMI 22/01/2024

Que final!!!
Explodiu minha cabeça, juro!!!
Não foi melhor que o primeiro, mas não deixou de ser incrível à sua maneira.
Do meio pro final, senti um pouquinho arrastado, mas depois foi eita atrás de vixe.
Ansiosa para o terceiro.

whoisandressa_ 21/01/2024

Criei expectativas d+
Li o primeiro livro em poucos dias e a leitura me cativou MUITO. Assim, comecei logo em seguida Insurgente esperando o mesmo nível de ação e reviravoltas.

E teve, fiquei chocada com muitas traições, nossa... Mas não sei... Mesmo com o enredo sem muitas partes paradas, a leitura foi meio arrastada.

O relacionamento da Tris e do Tobias foi cansativo, vários momentos de ranço deles.

Mas no final a leitura foi mais empolgante, me fazendo ler de uma vez as últimas 80 páginas mais ou menos.

Indo pra Convergente esperando retomar o ânimo de Divergente.

1907 encontrados | exibindo 61 a 76