Morte Súbita

Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

Prof. Angélica Zanin 07/01/2015

Revelações Súbitas
Hoje entendo porque J.K. Rowling é a autora mais lida do mundo. Nesta narrativa, ela conta a história de alguns personagens que vivem em uma pequena comunidade do interior da Inglaterra Pagford e como suas vidas se veem alteradas pela MORTE SÚBITA de um morador ativo, nesta comunidade, Barry Fairbrother. Todas as mentiras, ambições, preconceitos, medos, traições, exclusões ... desse povo são desvendados através das suas reações após a morte deste personagem. Interessante que o único personagem bom seria o falecido, pois todos os demais deixam expostos, durante a narrativa, todos os seus defeitos e bizarrices.
Gostei, deve ser lido, pois é inteligente e irônico.
"Todos os moradores afetados pela minha morte apenas não perceberam que já estão mortos, quando aniquilam amores, difamam amigos, ferem outros seres humanos. Na verdade, os fantasmas são vocês,- moradores de Pagford ,- que nem em meu momento mais otimista consigo vê-los como seres que um dia serão felizes"
O Fantasma de Barry Fairbrother

Luca Coelho 27/04/2013

A Jo conseguiu criar uma sucessão de personagens insuportáveis...exceto um ou dois, mas no final todos provam-se apenas humanos....

Gabriella.itoh 01/05/2013

Uó!
Livro chato! A única personagem digna do meu respeito foi a Krystal Weedon, mas a coitada sofre o livro inteiro.
Dona de uma boca suja, mostra que tem muitos motivos para usar esse palavriado e sempre os coloca em prática no seu dia-a-dia.
A intenção é não revelar nenhum spoiler, mas sinceramente, não vale a pena lê-lo para conferir o que acontece... Vai por mim! Muitos livros mais legais existem, que merecem a nossa atenção!
Ok, confesso que talvez a culpa seja minha por colocar expectativas demais nesse livro, mas ainda não é uma história que teria graça com qualquer outro escritor. A J. K. quis provar que tinha potencial para escrever um livro adulto, e o fez, mostrando isso através de estupro infantil e como o mundo pode ser cruel até mesmo para uma criança de cinco anos.

Patrícia 15/05/2013

Uma música cortada
Ouvi infinitas concordâncias de que este livro é bom. Eu, porém, não posso concordar totalmente.
Morte Súbita para mim é como uma música da qual perdi o começo e perderei o final. Nunca saberei realmente o começo e nunca saberei o final. Só pego o meio, e mesmo que a música seja ótima, falta ainda alguma coisa.
O enrendo é agradável, os personagens nenhum pouco (mesmo que você se pegue gostando de um), e em suma toda a história é razoável. Nada demais, nada que te puxe pela alma para as letras e te force a ler, incansavelmente, até terminar. Sem o orgulho de o ter e sem o prazer de o ter lido.
Morte Súbita para meu caso foi desnecessário. A música, mesmo boa, não conseguiu superar o fato de ser cortada.

Corso 02/10/2021

A realidade das pessoas, sem magia
Ao invés de um mundo de magia, um mundo cotidiano como conhecemos, com problemas e intrigas que nos são comuns.
JK faz o que faz de melhor: cria personagens críveis e profundos.
São muitas pessoas para se acompanhar e poucos acontecimentos, mas os que existem são reais e alguns muitos tristes. :/
Vale a leitura, com certeza.

Baldur 24/05/2013

Morte Súbita é o primeiro livro da autora voltado para o público adulto! E é bem intensa a leitura. A história gira em torno da morte súbita (daí o nome do livro em português) de uma pessoa de grande influência na cidade. A história é composta por vários personagens distintos, mas que se entrelaçam entre si, todos compondo um lado diferente da história, mas em torno de um ponto comum. É muito foda com a J.K entrelaçou a trama em torno dos personagens, fazendo com que pontos distintos se misturem e formem uma história só, fazendo com que o personagem morto logo nas primeiras páginas continue tão presente como se ainda estivesse vivo.
A descrição dos personagens feita por ela também é sensacional, pois ela não os trata com eufemismos ou simpáticas analogias e sim, descreve-os de maneira realista, com os melhores e piores lados de cada pessoa, assim como nós somos, cheios de defeitos e qualidades, movidos muitas vezes por intenções e sentimentos, que podem ser conscientes ou inconscientes. Logo, não há protagonistas ou antagonistas na história. Todos tem a sua razão e justificativa para agir daquela maneira. Mas essa falta bilateral da dualidade bem e mal não deixa a história menos interessante. O enredo, obviamente se passa na Inglaterra, na cidade de Pagford, como palco central e,com deslocamentos geográficos para cidades vizinhas e subúrbios. Morte Súbita é totalmente diferente da saga Harry Potter e veio para mostrar que ela, J.K., pode escrever sobre qualquer coisa, porque ela sabe o que faz. E faz bem feito.

amndmrqs 05/05/2022

Pesado
O livro simplesmente conta a história de pessoas reais sendo quem são. Briga por poder, morte, bullying, casamentos fracassados, racismo, religião, crises familiares, preconceito, difamação e afins.

São histórias reais que acontecem todos os dias no mundo e isso é o mais impactante. Não tem nenhum vilão, nenhum mocinho, apenas pessoas reais.

Sendo extremamente fã de Harry Potter, sempre quis ler esse livro da JK e não me decepcionei. Muito bem escrito, vemos o ponto de vista de todos os personagens, o que traz a sensação de proximidade que é essencial para a leitura.

Recomendo muito.

Lidiane 17/08/2015

Depois de Harry Potter
Adorei! Estava com muitas expectativas por ser o primeiro livro que li da J.K. depois da saga Harry Potter, mas não me decepcionou nem um pouco.

Como bem diz J.K.: "As questões sociais que abordo são relevantes em qualquer lugar: os conflitos familiares e conjugais, as tensões entre pais e filhos, o conflito ideológico entre a ênfase na autonomia e o apoio proporcionado pelas administrações", em entrevista à James Runcie (Fonte).

A história se passa no distrito de Pagford, localizado nas redondezas da cidade de Yarvil. São vários personagens, cada qual com suas características e segredos. A história começa com a morte de um dos membros do Conselho Distrital: Barry Fairbrother. Sendo que, com sua morte, abre-se uma vaga para o Conselho, que deverá ser disputada através de uma eleição.

Nesta disputa separam-se dois grupos. De um lado estão os antigos moradores de Pagford, que não gostaram da junção do bairro Fields ao distrito e querem que a cidade arque com as despesas, além da desativação da clínica de reabilitação Bellchapel localizada no distrito. Este bairro anexado é formado pelo que, aqui no Brasil, chamamos de casas populares, ou seja, casas entregues pelo Governo para famílias carentes, com bons descontos nos valores.

Do outro lado da disputa estão os defensores do bairro Fields e do bem que ele fez para as famílias que lá residem. Nesse grupo se incluía o falecido Barry. Com a morte dele as pessoas que eram suas amigas assumem a sua causa, mas nenhuma delas com tanto afinco quanto o falecido, pois defendem a ideia mais pela admiração e amizade que tinham, do que por realmente acreditar nela.

A autora apresenta os personagens de maneira gradativa, assim como seus problemas familiares e sociais. É interessante ler o desenrolar da história e perceber que, assim como na vida real, no livro cada família tem seus problemas e segredos, que não são jamais revelados à sociedade por vontade própria.

Depois de alguns desses segredos virem à tona muita coisa ainda resta acontecer, e o final da história nos apresenta uma tragédia que muda novamente o rumo da vida de todos os personagens. Achei muito natural a maneira como a autora trabalha este impacto na vida de cada um, mostrando que todos estão, de certa forma, interligados.

Este livro eu li em janeiro, mas apenas agora, quando fui revisar esta resenha, quis procurar uma entrevista que li na época, não achei, mas achei uma entrevista em vídeo que foi mais esclarecedora ainda.

Nesta entrevista (clique aqui para assistir), que ela deu no lançamento de Morte Súbita, ela menciona que a parte mais difícil de construir foi a estrutura, não dá pra duvidar nem um pouco, porque é incrível como ela conseguiu trabalhar com tantos personagens em tantas situações diferentes, sem deixar a peteca cair.

Como mencionado na entrevista também, e que eu não tinha pensado, a história não tem um personagem principal, todos tem seu destaque.

A entrevistadora ainda compara J.K. com os escritores russos, infelizmente não posso dizer se concordo ou não com essa afirmação, mas gostei muito do entrelaçamento das histórias no livro, então preciso ler os escritores russos.

Enfim, o livro é grande, mas vale a pena, só não espere algo parecido com Harry Potter.

site: http://mentalidi.blogspot.com.br/2014/09/morte-subita-j-k-rowling.html

Mayara 06/01/2022

O_Fantasma_de_Barry_Fairbrother
O livro começa com a morte do personagem principal, o que de início já despertou minha curiosidade, pois fiquei pensando como isso é possível ,manter um personagem que está morto sendo o principal da história.
E a JK mostra que ela sabe o que faz , o livro é como uma fofoca intensa vários personagens, várias famílias e todos muito diferentes uns dos outros.
Conta a vida em sociedade, uma sociedade doente e preconceituosa, onde os ricos não ligam a mínima pros pobres.
Barry morreu, mais passou a vida inteira tentando fazer a diferença e nós esperamos que sua família e amigos siga seu explo, mais as coisas não saem sempre como esperamos não é mesmo?
Esse livro trás muitas questões importante , faz nos olhar para a ferida dos outros e você fica com aquela expectativa de que tudo no fim vai dar certo. Mas a verdade é que se não fizermos nada , se não estendermos a mão e gritarmos e protestarmos vai ser tudo sempre igual.
Não adianta fecharmos os olhos, e nem fechar as páginas do livro, eu tentei não ler o fim porque não queria aceitar o que esse livro esfregou na minha cara!

Cissa 02/06/2013

Grata Surpresa

Morte Súbita da escritora inglesa J.K.Rowling foi realmente uma grata surpresa já que a escritora, depois de escrever a saga Harry Potter, se aventurou pela primeira vez a escrever para adultos. E se deu muito bem.

A história começa com muitas personagens que vivem na pequena cidade de Pagford, na Inglaterra. Aos poucos a trama vai sendo urdida e entrelaçando os moradores daquela comunidade interiorana.

Com a morte do conselheiro Fairbrother é disparada uma bomba que irá expor a realidade do caráter, das ambições e desnudar cada um dos envolvidos na trama e nos levará por caminhos tortuosos a conhecer a personalidade de cada um deles.

Aos poucos vamos nos interessando pela história e escolhendo aqueles que nos são mais simpáticos. Vamos ficando, a cada capítulo, mais assombrados com a falta de limites, de amor, com a revolta e principalmente com os meios usados para expor as mazelas de cada um. Muitos querem a vaga de conselheiro, mas nem todos a merecem.

A história caminha a passos largos para um final surpreendente que envolve muitos e salva poucos. Vale a pena se aventurar pelos meandros dessa Morte Súbita e conhecer os segredos e caminhos da alma humana em busca de seus sonhos e desejos, sejam eles quais forem.

Maria 18/04/2022

Diz muito sobre como uma cidade pequena funciona e o preconceito que determinados bairros sofrem por não terem infraestrutura.

leiturasda.duda 02/06/2020

Muito bom!
Simplesmente surpreendente esse final!Confesso que no começo do livro até quase o meio não estava tão animada com a história que parecia até então ser um pouco monótona, mas teve uma grande reviravolta e um final chocante e comovente! Super recomendo.