Morte Súbita J.K. Rowling

Resenhas - Morte Súbita

JorgeMota 25/05/2013

Minha relação com morte súbita foi de amor e ódio. Eu detestei o começo. J. K. descreve os personagens de forma incansável e te dar cada detalhe da vidas dos moradores de Pagford. Essa é uma característica da autora, pois ela faz isso também em HP. O problema é que ela teve 7 livros pra falar então ficou imperceptível na série...

Sobre o enredo num geral eu achei fantástico. A estória é muito bem construida e a gente tem o sentimento de que o vilarejo realmente existe. Além disso, ficamos encantados por certos personagens e odiamos outros com todas as nossas forças. Contudo, acho que a J. K. não é mulher de um livro (rsrs), pois muitos personagens ficaram no vácuo e eu esperava um final realmente doloroso para eles (necessito de uma vingança... >.

ricardo 31/05/2013

J.K Rowling mostra que não sabe escrever só "Harry Potter"
Como alguém consegue desistir de Morte Súbita? A resposta é imediata: Não terminou de ler o livro, desistiu logo de início, ou comprou achando que seria mais algum Harry Potter.

As comparações de Morte Súbita com Harry Potter são quase imperceptíveis: A narrativa, personagens com nomes ligeiramente difíceis de se ler, o livro se passa em um lugar fictício, e a autora. Muitas críticas negativas envolvem comparações aos sete livros do bruxinho mais famoso do mundo, mas os temas tratados no livro são adultos, e não infanto juvenil.

Morte Súbita nos mostra personagens que transparecem perfeição, porém cheios de defeitos, e é isso que deixa o livro tão bom. A falsidade com que a grande maioria dos personagens do livro levam em suas vidinhas cotidianas são engraçadas e ao mesmo tempo chocantes. Muitas das vezes nos identificamos com situações da vida dos milhares de personagens do mesmo, e tem aqueles que até aprenderam com o erro ao final do livro. O livro trata ligeiramente e indiretamente sobre futilidades, mas nada de gente rica morando em New York por aqui, Pagford é uma cidade pequena, porém cheia de segredos.

A leitura deve ser leve e bem prática para quem leu "Guerra dos Tronos" com relação ao grande número de núcleos familiares e nomes para decorar, o que leva também a grande maioria (daqueles que não estão acostumados) a desistirem do livro. Eu mesmo quando recebi, li as primeiras cinquenta páginas e desisti, simplesmente não aguentava montes e montes de nomes para decorar, e também suas características. Não sou do tipo que tem paciência de voltar página por página para lembrar de alguém, nem de escrever em um papel as descrições. Com o tempo fui me adaptando com os nomes, e consegui por fim decorá-los! Ou melhor, aprendê-los. Diga-se de passagem, isso demorou mais ou menos até a metade do livro.

Como eu disse anteriormente, o livro é adulto, da metade para o final as coisas vão ficando piores, e aqueles que tem uma sensibilidade maior a coisas como: estupro, drogas e mortes, não devem lê-lo. Apesar da linguagem agradável e narrativa corrida, leia-o apenas se já tiver algum tipo de experiência com esse tipo de leitura, ou não se sentir perturbado com os temas tratados no livro.

O final nos dá um grande tapa na cara, eu pessoalmente não acreditei naquilo, quando acabei o livro passei horas voltando e re-lendo as últimas páginas. É um final extremamente triste, ao mesmo tempo nos dá aquela vontade de reler o livro, porém preguiça pela grande quantidade de informações contida em todas as páginas. Nenhuma das minhas apostas para o que ia acontecer durante o livro se realizaram.

A "vaga casual" retratada como significado do nome em inglês do livro não é apenas na vida dos personagens, mas sim nas nossas vidas após terminar este livro. Aos que desistiram no início por não conseguirem decorar a vasta variedade de personagens, não desanimem! O livro vale muito a pena. No início eu odiava-o, deixei parado por muito tempo, só esperando a vontade de ler. Depois que fui lendo, encontrei-a e o li em dois dias.

Como eu disse, o livro é muito bom, porém pela grande quantidade de informações nas páginas me dá um pouco de preguiça de reler, mas creio que em breve estarei fazendo isso!

Karoline.Degang 29/08/2020

Leitura muito arrastada. Terminei na insistência... Dividido em 6 partes, ficou bom a partir da 5a.

Luh 02/06/2013

Morte Súbita é um recorte da vida cotidiana do distrito de Pagford. Não há aventura, nem suspense, nem romances: o livro é cru, verdadeiro e até um pouco pesado.
A história é contada em 3ª pessoa, mas explorando os sentimentos dos personagens: raivas, carinhos e incertezas. Rowling soube descrever muito bem o que os habitantes de Pagford pensam e sentem, sem usar de linguagem poética, dramas ou metáforas e muito menos coisas inconscientes. Como disse antes, ele é cru. E por isso mesmo ficou muito bom.
Os personagens são pessoas comuns, de famílias comuns, com problemas como qualquer uma poderia ter. Há a família perfeita com uma filha que sofre bullying sem ninguém se dar conta; há a mãe drogada que quer manter a guarda do filho mas não consegue dizer não às drogas; adolescentes descobrindo o sexo, esposas passivas, preocupações políticas e problemas de saúde. Enfim, nada de tramas fantásticas, apenas a boa e velha 'vida como ela é' que, por sinal, é suficiente.

P.S.: a J.K. continua dando sobrenomes com significado pros personagens, então recomendo prestar atenção nisso. são easter eggs bem legais ;)

Lucas Goncz 03/06/2013

Morte Súbita: J.K Rowling se mostrando excepcional em qualquer estilo
Demorei muito para terminar Morte Súbita. Desde o dia em que comecei a ler até virar a última página passaram-se seis meses, pois deixei esse livro de lado por um tempo por conta da faculdade e para reler Harry Potter pela milésima vez (para ficar com o estilo da J.K em mente no momento em que continuasse Morte Súbita, assim motivado a terminar). Quanto retomei a leitura, em torno da página 80, decidi começar tudo de novo com a máxima atenção, pois começa de forma confusa e qualquer informação despercebida compromete o entendimento da história.

Foram longas duzentas páginas até que o livro me prendesse, mas como diz na própria sinopse, somos levados para Pagford sem perceber. De repente eu já estava me sentindo naquele lugar, amando e odiando personagens, até que fiquei preso à Morte Súbita e as próximas trezentas páginas foram num só fôlego. Não que o livro tenha capítulos fantásticos com muita ação, longe disso. J.K Rowling nos apresenta seus personagens de forma tão completa que nos sentimos partes deles, querendo saber seus destinos.

A escrita de J.K Rowling continua excepcional. No começo eu me senti meio desconfortável em relação à quantidade exagerada de detalhes, mas foi pelo fato de não estar completamente envolvido pela história, pois a partir do momento em que ela me prendeu, os detalhes eram essenciais, e eu fui me apaixonando cada vez mais pela escrita da J.K, tão rica.

É como um livro escrito para os próprios leitores de Harry Potter, que hoje são adultos. J.K Rowling nos mostra a realidade da vida, temas abordados em Harry Potter que ficam mais explícitos em Morte Súbita, além das críticas sociais e, principalmente, compreender como cada um possui a bondade e a maldade dentro de si. Que cada um tem pontos de vista diferentes, enxerga o mundo de tal forma, e sobre a dificuldade de se manter uma boa relação, seja ela de qualquer tipo.

Aprendi muito com esse livro, e recomendo. Não busquem outra característica de Harry Potter na história além da escrita incrível de J.K Rowling, não existe livro mais distante de Hogwarts do que Morte Súbita. Muitos podem considerar isso um lado negativo, mas com isso eu sinto mais orgulho de ser fã de J.K Rowling, que se mostra excepcional seja na fantasia ou na realidade, sempre transmitindo seus ensinamentos aos seus leitores.

Aline Navarro 05/10/2020

Muitas histórias, pouco conteúdo.
Livro chaaaaaaaato. Ale?m de chato, final triste. Pronto, falei. Um livro que fala da vida de va?rias fami?lias (queria ser Liane, sra. Rowling?). So? tem um problema: nada acontece. Na?o tem miste?rio, na?o tem romance, na?o tem surpresa, so? tem o te?dio de uma cidade pequena onde NADA fuckin? acontece. Na?o vou perder mais tempo de vida do que ja? perdi lendo esse livro escrevendo resenha. Not worth it. Pe?ssimo. Na?o perca seu tempo. 500 pa?ginas de te?dio puro.

Tay 24/06/2020

Eu havia me esquecido completamente como AMO esse livro. Digo, um retrato totalmente real do que nós humanos somos: desprezíveis, com uma alta taxa de defeitos. Favoritado com toda certeza.

Lai Rocha 25/04/2020minha estante
Já iniciei a leitura desse livro várias vezes e não consigo continuar

Gihwest 25/04/2020minha estante
boa sorte, espero que não seja tão decepcionante quanto foi pra mim.
Depois me conta o que achou ;)

Lai Rocha 25/04/2020minha estante
Quando (se) eu conseguir ler, conto sim

Dani de Casa 03/08/2018

Morte Súbita
" Morte Súbita" da mesma autora da saga Harry Potter (minha coleção favorita de todos os tempos) não sei se eu esperava aquele jeitinho dela escrever, das aventuras, daquela leitura um pouco juvenil que fascina. Vou dizer que me decepcionei. É sim uma história muito legal, conta a história de acontecimentos em um pequeno vilarejo que fará com que as pessoas que moram neste pequeno vilarejo cometam os piores atos movidos pela ambição, gira em torno da morte de uma pessoa muito importante deste lugar que ocupava um alto cargo e que era amada e odiada na mesma proporção e com a sua morte o livro mostra do que as pessoas são capazes de fazer por ambição, inveja, dinheiro e poder. Mas me decepcionei pela linguagem pornográfica, muitos palavrões e o envolvimento de alguns personagens com drogas. Não é uma linguagem que eu gosto e também não combina comigo ler esse tipo de livro. Portanto deixo aqui registrado a minha decepção com a minha escritora favorita de todos os tempos em relação a este livro. Mas ainda amoooo ela.

Jeane Lys 07/12/2017

Um livro maravilhoso!
No inicio achei um pouco chato e confesso que só comprei porque estava muito barato e tinha sido escrito pela Rowling (não que eu esperasse nenhum Harry Potter ou algo do tipo, sabia que era algo totalmente diferente, e foi isso que me deixou um pouco receosa, com medo que de alguma forma isso fosse uma tentativa "fracassada" de tentar desvincular sua imagem dos livros infanto-juvenis). Já havia começado uma vez e acabei abandonando nas primeiras paginas Então esse ano, como estava decidida a ler os livros que eu já tinha e estavam a muito guardados, ao invés de emprestar livros de outros lugares ou pessoas, esse chamou a minha atenção e decidi tentar de novo.
Depois de ler as duas primeiras paginas meu impulso foi largá-lo outra vez no armário, pois o inicio não me empolgou e achei um pouco chato, mas sabia que se o fizesse era bem provável que não voltasse a pega-lo novamente, decidi insistir e foi a melhor coisa que eu fiz. A história aos poucos foi me cativando e os seus personagens foram se tornando cada vez mais interessantes, esse recorte da vida real dos habitantes de Pagford, que bem poderia ser de qualquer cidade do mundo, me deixou fascinada. Fascinada por descobrir que essas pessoas, essas relações, esse problemas de comunicação entre seres humanos não são uma exclusividade deste ou naquele lugar especifico, mas da humanidade no geral e isso me fez repensar sobre a vida, sobre as atitudes das pessoas, as minhas atitudes e como podemos e devemos ser melhores e buscar evoluir e parar de seguir um tipo de relacionamento social que já está antigo e ultrapassado e cujo resultado já sabemos onde vai dar, e procurar novas formas de nos relacionarmos, deixando certas atitudes antiquadas para trás e adotar novas posturas mais assertivas com relação a nos mesmos e aos outros, sermos mais autênticos, não como Bola Wall acreditava na sua autenticidade, mas sendo verdadeiro consigo mesmo e com o outro, sem dissimular seus verdadeiros sentimentos com Samantha e Shirley Mollison.
Enfim, o livro nos faz mais empáticos ao passar por uma avalanche de sentimentos, nos mostrando os motivos que levam cada um a tomar o rumo que tomou e nos mostra que muitas vezes a muito mais escondido embaixo das águas do que nos mostra a ponta de um iceberg.
Aline 15/01/2018minha estante
undefined

Bruno 14/10/2013

MAIS QUE UM LIVRO
j.k rowling introduz o cotidiano de uma pequena cidade chama pagford e onde acontece a morte súbita de barry fairbrother o presidente do conselho da cidade. a autora nos conduz em várias situações do nosso cotidiano acrecentando caracteristicas presentes em nós mesmos.recomendo muito esse livro, ps:no começo pode ser cansativo mais depois voce não vai querer parar de ler.:)

Daniéla 28/10/2013

História de menos
Não sei se é pela série de Harry Potter, que eu amei ler cada página, tão rica e tão envolvente, achei que a escritora fosse seguir na mesma linha em Morte Súbita com uma história que te fizesse devorar as páginas, no entanto, achei um livro enfadonho, chato e cansativo. Li porque não gosto de deixar livros pela metade, mas se eu não soubesse, jamais diria que é da mesma autora que me conquistou com a outra série.

The Danger 31/10/2013

Morte Súbita
Bom, primeiramente, acho a J.k. Rowling uma ótima autora, ela é autêntica e criativa. Sim, um exemplo é Harry Potter, mas não vou comparar nada com nada. Li Morte Súbita e confesso que, em hora alguma o livro me prendeu. São tantos personagens, tantos detalhes, e pra mim, não passa de um livro escandaloso que usa grandes acontecimentos só pra dar sentido ou coerência ao livro. Teve pontos bons, mas foram poucos. Não vou citá-los porque não acho necessário, mas para mim, esse livro foi a descrição exata da uma novela que se passa uma cidadezinha onde tem pessoas fofoqueiras que não conseguem ver alguém feliz. O único personagems que gostei foi o Bola, só. Fora isso, o livro foi legal, mas não recomendo. Espero que aceitem de bom grado minha crítica e que não se aborreçam com meu comentário sobre o livro, até porque, cada um tem sua opinião e determinada interpretação.

Lígia 23/04/2020

Poderia ser melhor
É um livro extenso porém é bem escrito. No entanto, o enredo não é atrativo e como tem vários personagens, a criação de afeto/vínculo com eles acontece da metade por diante (se acontecer).

Mas apesar desses pontos, eu gostei do livro de uma maneira geral. Indicaria para quem gosta de leituras longas.

Jacon 25/02/2020

O livro demora um pouco para engrenar e mostrar realmente seus personagens e trama.
Aos pouco, vamos nos aprofundando em cada personagem entendendo seus dramas e como suas vidas são tão interligada mesmo que não apareça.