Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

daiana oliveira 24/06/2023

?A idéia do oratório trouxe-me a da missa, lembrou-me que podia ser tarde e quis dizê-lo.
Penso que cheguei a abrir a boca, mas logo a fechei para ouvir o que ela contava, com
doçura, com graça, com tal moleza que trazia preguiça à minha alma e fazia esquecer a
missa e a igreja. Falava das suas devoções de menina e moça. Em seguida referia umas
anedotas de baile, uns casos de passeio, reminiscências de Paquetá, tudo de mistura, quase
sem interrupção. Quando cansou do passado, falou do presente?

França 29/05/2023

Comecei a ler esperando uma coisa, recebi outra e quando li as análises vi como um texto que parece um simples encontro é tão profundo. Critica não só o casamento e a diferenciação da liberdade do marido e o silenciamento da mulher, mas tbm como a crença e o Sagrado impediram o que mais esperávamos acontecesse. Trazendo uma grande espectativa e dúvida para quem lê.

Anna1524 22/04/2023

Como sempre - não traiu, mas deveria
Por mais clichê que possa ser, Machado é de fato um dos meus escritores brasileiros favoritos. Com discussões que ultrapassam os pensamentos de sua época, não só o conto Missa do galo, mas diversas de suas obras se fazem históricas por serem grandes indagações. Conceição não traiu, mas tinha todo o direito (assim como Capitu!!!). Achei que o conto teria um outro foco, e por esse motivo fui muito surpreendida (positivamente)
nicalina 23/04/2023minha estante
Anna lê a igreja do diabo do Machado eu acho maraaaa

Anna1524 23/04/2023minha estante
VOU LER!! OBRIGADA pela recomendação amo tudo do homem

Larissa3225 01/04/2023

Fui ler mais por curiosidade do que qualquer outra coisa. E acho que por não estar esperando nada, acabei recebendo tudo.

Achei bem tranquilo de ler, em relação a linguagem. E, apesar de curtinho, dá para ficar debatendo sobre o que aconteceu. Nesse sentido, lembra bastante Dom Casmurro.

Muito muito bom e uma boa recomendação para perder o medo de clássicos.

Sofia 28/03/2023

Esse conto é tudo no início do bimestre o professor me disse que ia ter que ler esse conto fiquei meio com dúvida se iria ler pois tive ressaca literária por causa de Brás cubas mas esse conto a melhor parte foi quando ela viu os braços dele nossa que demais gente é brincadeira meu professor explicou o porque disso

Mas enfim super indico esse conto
Beijos da Sofia ?

tori 23/03/2023

A vida de quem nao ama as obras do machado de assis deve ser mt triste.. imagina n gostar do jeito q esse homem narra as coisas meu deus sou apaixonada

Fêzin 21/03/2023

Muito bom!!!
Qualquer obra Machado de Assis vc tem q fechar os olhos humanos e abrir os olhos da profundidade da escrita dele, se vc for ler de forma rasa? não vai entender nada
Mas sobre a obra?. Simplesmente incrível essa história de amor de uma noite, sem beijo, sem erotizações, mas muita profundidade

FranciscoM 17/01/2023

Excelente técnica de escrita.
Um conto que induz ao leitor entrar no clima do protagonista. Ele é enfeitiçado pela Conceição, e apenas por pequenas atitudes.

Entramos nesse sentimento justamente pela incrível capacidade de Machado de Assis conseguir encaixar palavras de uma maneira muito adequada.

Magno 02/01/2023

É incrível como o diálogo entre Nogueira e Conceição é revelador e profundo. Para mim, é uma grande simbólica da relação psicoterapêutica. Quando alguém se dispõe a te ouvir, terá acesso a grandes revelações sobre o outro.

@adriana_ lerlivros 24/12/2022

Um conto de 10 páginas.
Missa do galo de Machado de Assis

Narra uma conversa entre um rapaz chamado Nogueira e uma mulher mais velha, dona da casa onde ele está hospedado.
Nogueira havia combinado com um vizinho para irem juntos à missa do galo.
Aprontou-se e ficou a esperar pela hora combinada.
Estava lendo um livro quando a senhora, dona Conceição apareceu na sala, já era mais de 10h da noite, a casa estava adormecida e os dois principiam aqui uma conversa amistosa.
Ao longo da conversa o narrador, Nogueira, vai pontuando observações sobre sua interlocutora.
Ele vai ficando embevecido pela conversa e por Conceição.
Será que ele perde a missa?
O que será acontece depois?
Quem será de fato essa senhora, sempre tão silenciosa e recatada que a noite, ali a sós com Nogueira, torna-se tão falante e exuberante?

matheus656 11/10/2022

missa do galo!
uma releitura, mas acho que pude apreciar melhor a obra agora, com mais experiência com a escrita de machado, amei o conto (de novo).

Gabs 26/06/2022

só posso dizer que foi um rolo, nao deu pra entender nada, esse povo eh tudo louco e então por isso eu nem sei que nota dar serio, mto confuso (li p escola)

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6