Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Beatriz.Teofilo 09/03/2018

Deixou a desejar...
De todos agora, o que menos gostei. Não é cansativo e a linguagem é clara e objetiva, mas, acredito que tudo que tem um propósito e não consegui compreender o que Machado quis passar com esse conto. Pude entender que conversar com pessoas mais velhas é uma decisão sábia, nós jovens, gostamos de tentar entender tudo de acordo com a contemporaneidade e de resolver como achamos melhor sobretudo, os mais velhos são pessoas sábias enviadas por Deus. Eles já passaram por tudo o que ainda iremos passar. Esse conto me fez refletir o quanto precisamos de pessoas na nossa vida, sejam elas jovens ou não. Nogueira, o personagem e narrador do livro teve que ir ao Rio de Janeiro estudar pois ele precisava almejar o sonho dele e para isso ele precisava de um suporte de pessoas, e D. Conceição foi isso pra ele.
Ana Paula Paim 03/04/2018minha estante
Olá, Ana
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta". Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Severina. Esta, aceita resignada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido foi incompreensível ou ambíguo. Deixando-nos a possibilidade de várias leituras!

Carol 09/03/2018

Missa do galo
O conto é destacado na narrativa, o narrador Nogueira lembra de uma noite de quanto era novo, que teve com uma mulher mais velha. Conceição ao 17 anos partiu de Margarita para o Rio de Janeiro, logo então resolveu concluir os estudos, ficou na casa de Meneses, que tinha se casado com uma de suas primas. Todas as semanas Meneses ia ao teatro. Numa noite de Natal eles sempre iam assistir á missa do galo, iam com o vizinho. Meneses nessa mesma noite foi se encontra com sua amante. Na minha concepção esse conto retrata que Nogueira se lembra de se rencontro com Conceição, que deixou várias lembranças na qual deixa dúvidas do que realmente aconteceu naquela noite, este conto foi publicado em 1893, sendo depois incluso na obra páginas recolhidas, em 1899.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Rodrigo Alcântara 09/03/2018

Missa do galo
Conto interessante, o que também deixa o conto ainda melhor, é também o fato de ser em narrado sempre em primeiro pessoa.
Ana Paula Paim 27/03/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta" Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Severina, e você?

Kauan.Dantas 08/03/2018

Inocência X sedução oculta
Essa narrativa delineia uma noite de natal,onde o protagonista(Nogueira) conhece uma senhora de 30 anos(Conceição)que seduz o jovem discretamente,após ser traída pelo marido.
O conto é dramático e misterioso,todavia a leitura é cansativa bem como chata.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante

Celle.Barreto 08/03/2018

Resenha sobre Missa do Galo
Missa do Galo é um conto meio “na cara” para mim, ele está cheio de reflexões sobre o que é certo e errado, e sobre o comportamento humano. Dessa vez ele traz um relacionamento para gente analisar, e nas coisas que aconteceram e que poderiam acontece, de forma bem simples, mas que torna a leitura cheia de segundos entendimentos. Machado de Assis conseguiu falar mais uma vez sobre um assunto com maestria e um toque singelo.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Isso mesmo, várias mensagens, em vários níveis!

Grace 20/03/2018minha estante
ok

viic626_ 06/03/2018

Missa do galo
A missa do galo teve sua primeira publicação em 1893, e foi escrita por ninguém menos que Machado de Assis que é um dos maiores, senão o maior, escritor brasileiro e grande influenciador de ideologias para a época e nos nossos dias. Essa impressionante obra relata a história de Nogueira, personagem principal da trama, e D. Conceição, sua prima, em uma noite de natal, enquanto o mesmo esperava o horário em que acompanharia seu vizinho à missa do galo, e ambos descobriram o quanto tinham em comum. Ao desenrolar da história, é perceptível em como a amizade entre familiares é algo caloroso e reconfortante.
A obra mostra de forma interessante todo o percurso do personagem com relação a uma traição inesperada por sua parte de Menezes a sua prima, Conceição, mas que todos da casa, inclusive ela, obtinha o pleno conhecimento de tal ato, mas que fechava os olhos, por ser uma mulher doce e santa, preferindo assim não enxergar a traição de seu marido com uma viúva. Contudo, o desenrolar da história tem início, quando Nogueira vai à casa do escrivão Menezes, para ir à missa do galo, no natal, com o vizinho na noite posterior, à meia noite. Para passar rápido o seu tempo, o mesmo decide ler uma um romance, onde se dedica a passar horas, enquanto o tempo passa depressa por entre as horas até a tão esperada hora da missa.
Entretanto, ao estar em deleito de sua literatura, sua prima chega em poucos passos, após estar acordada, já que seu marido saiu para posteriormente, ir ao encontro de sua amante, mas alegando ir ao teatro. Ambos iniciam uma calorosa, instigante e contagiante conversa, perpassando por diversos assuntos da vida e do cotidiano, onde Menezes espera a tão desejada hora da sua missa do galo à meia noite.
A conversa entre os dois primos, transcorre horas, e ambos descobrem o quanto eles têm em comum, e também Menezes toma consciência da agradável conversa entre eles, que o próprio se esquece da missa para acompanhar a sua adorável prima, porém, seu vizinho, apressado o chama para ir à missa do galo, e por insistência dele, ele se vai. Sem embargo, ele volta da missa, satisfeito, porém com seus pensamentos ainda naquelas conversas, e mesmo assim ele se vai, e tempo depois, descobre que o marido de sua prima morreu, e ela se casou com um escrevente juramentado de seu ex-marido.
Esse conto mostra acima de tudo, o quanto uma conversa tão calorosa com sua prima, ou familiares pode ser tão importante para troca de conhecimentos, e como o escritor descreve os personagens de forma tão viva e distinta, como transcreve também em outras obras, tornando o conto algo diferente e encantador. É uma história que obtém um final inesperado e distinto, ótimo para iniciar leitura machadianas.
A obra “Missa do Galo” foi escrita por Machado de Assis, grande escritor brasileiro e influente no meio literário por leitores e escritores de diversas épocas, e que apesar de ter vivido anos atrás, suas obras ainda auxiliam no processo construtivo de opiniões, e formações ideológicas do país e da sociedade em geral.

Victória Costa, 2ºano L-Sesi, Retiro.
Grace 20/03/2018minha estante
ok

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta." Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição. Resignada com as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma, cujo sentido seja incompreensível ou ambíguo. Deixando a possibilidade de várias leituras!

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Para um rapaz do interior, imaturo e inexperiente nunca foi possível entender essa conversa. Dona Severina com seus gestos e meneios deixou-nos uma pulga atrás da orelha, não é mesmo?

Tamires 19/12/2016

Leituras Natalinas
Narrativa em primeira pessoa do grande escritor brasileiro Machado de Assis, publicada originalmente em 1889, no livro Páginas Recolhidas. Aqui vemos a história do jovem Sr. Nogueira, então com 17 anos, que desejava assistir a Missa do Galo na Corte, Rio de Janeiro. Enquanto esperava a hora de sair rumo a igreja, tem um diálogo interessante com Conceição, plácida esposa do escrivão Menezes. O escrivão mantinha um caso extraconjugal com uma mulher separada do marido e, com o pretexto de ir ao teatro, semanalmente encontrava-se com a amante, o que era de conhecimento geral. Estaria Conceição, ao conversar com o jovem, sozinha e com roupas impróprias, desejando dar o troco no marido infiel?

No blog tamiresdecarvalho.com há disponível um link para download (conto em domínio público) e também a versão em áudio deste conto.

Confira no link abaixo outras dicas de leituras natalinas. Boas festas!

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/etc-leituras-natalinas/

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6