Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

beca 27/04/2022

não dá pra dar menos de 5 estrelas pra Machado, mas não sei se entendi. confesso que esperava mais, apesar de achar que dá pra tirar algumas (muitas) reflexões desse conto curtinho. definitivamente recomendaria para quem tá começando a ler o autor agora e quer conhecer um pouco de como ele escreve (mas acho outros contos e/ou livros mais poéticos, sabe? enfim)

Beatriz 25/04/2022

Missa do Galo
Não entendi quase nada desse conto, achei muito confuso e a linguagem utilizada muito difícil de compreender o que o autor queria dizer. Não gostei muito do conto pela história ser bem monótona.

Júlia 04/04/2022

A história se passa em volta de uma conversa entre o personagem principal e Conceição enquanto espera a missa. Passa uma mensagem real, onde a mulher também pode se sentir atraída por outra pessoa quando se sente solitária por não ter companheirismo com seu marido, mesmo que só seja por uma noite. É um conto da fase realista do autor, o conto não é ruim e é bem fácil de ser entendido, então se você quer começar a ler Machado de Assis leia esse conto como um ponto de início.

Mel 18/03/2022

bom
Esperava um pouco mais comparado aos outros contos que li de Machado de Assis, mas achei curioso a forma que retratou a mulher da época?

caspaeletrica 09/03/2022

2/10
Diferente de Pai Contra Mãe e História de Uma Lágrima, esse conto é totalmente fraco. Não há nada de interessante na história, apenas duas pessoas conversando e esperando a missa começar. "O que houve entre os dois naquela noite?" Nada. Assim como no conto.

Lari 03/03/2022

é interessante mas não entendi a mensagem final que ele quis passar ? mas enfim to gostando de ler os contos dele

paulaleblanc 10/12/2021

Conceição injustaçada?
um conto bem subjetivo que entrega a responsabilidade de formular uma conclusão ao próprio leitor.

Conceição dando em cima de Nogueira e querendo trair o marido ou apenas mostrando que atrás do personagem de santa ela é uma mulher com personalidade e interesses??

Olivia.Paulo 07/10/2021

Conto bem rapidinho do Machado de Assis, grande escritor que marca a nossa literatura brasileira, o livro é um diálogo tanto profundo e até sedutor entre o protagonista e Conceição, uma mulher burguesa que vive um casamento de fachada.

Kéz 07/09/2021

Conto que a professora passou e eu gostei
A minha professora de português passou este conto para fazermos uma atividade.
E achei que seria chato.
Porém achei a história bem interessante.
O jeito que o cenário e os personagens se mostram é muito instigante!

Aline.Rodrigues 22/05/2021

Um conto bem curtinho
Esse livro,que é bem curtinho foi o primeiro livro que li do autor Machado de Assis,e devo dizer que gostei bastante.

Alessandra Pedrotti 12/05/2021

O jovem, as vezes ele só precisa dar uns beijos
Um dos contos da fase realista de Machado, Missa do Galo trata do despertar da paixão de um adolescente e a solidão e o adultério da mulher adulta da época. No conto temos o personagem principal, Nogueira, um jovem que está de visita na casa do viúvo de sua prima que se casou novamente com outra mulher, Conceição. A história gira ao redor de uma conversa que os dois personagens tiveram ao longo da noite de véspera de Natal, enquanto o jovem aguardava um amigo para ir à missa do galo da Corte.
Temos então esses dois personagens, Nogueira, um jovem tímido, leitor ávido, portador de uma inocência ainda infantil e Conceição, a encarnação da “boa esposa”, a figura feminina boazinha, a “santa” que perdoava tudo e não sabia odiar ninguém. Durante a conversa dos personagens podemos analisar a destruição dos estereótipos anteriormente apresentados para os dois. Nogueira tendo seu despertar romântico e sexual ao abandonar (mesmo que momentaneamente, não sabemos) sua inocência infantil e Conceição se colocando como uma mulher sensual que tentou seduzir o jovem, ao contrário da figura conivente e recatada que perdoava as traições do marido de bom grado.
Todo o momento da noite e madrugada que os dois passam conversando tem uma aura bastante misteriosa no texto, apesar da premissa do conto ser bastante simples. Não importava de fato o que os personagens estavam dizendo ou fazendo, mas sim o que eles poderiam ter feito. A temática do conto se transforma em um jogo de vontade e proibição.

Tainá 12/03/2021

Incrível e cheio de detalhes
Eu amo ler os contos do Machado especialmente por causa das subversões que ele faz das nossas espectativas. Novamente, casa perfeitamente com o mov realista da época e eu adorei.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6