Missa do Galo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Grace 04/04/2018minha estante
OK

Herland.Augusto 31/03/2018

Em "A Missa do Galo", o autor consegue, com maestria ímpar, elaborar uma trama insólita em que uma conversa simples e uma contagem regressiva torna-se, na cabeça de um homem, uma mistura de sentimentos e confusões, uma vez que ele mesmo não esteja entendendo o que está acontecendo e se está tendo mesmo uma simples conversa

GustavoBarreto 30/03/2018

Missa do galo
O conto tem um inicio entediante e uma história pouco movimentada. Em suma o conto traz a história narrada por Nogueira um jovem que saiu de sua cidade para estudar no Rio de Janeiro, a história se desenvolve durante uma conversa entre Nogueira e a esposa de seu anfitrião onde eles conversam sobre assuntos variados enquanto o personagem principal espera o horário da missa
Gustavo Gomes 2°A
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

Andressa.Serbeto 30/03/2018

Missa do galo
No conto, há um primeiro momento, o adultério : o escrivão Meneses sai de casa para ter um caso com uma senhora divorciada, enquanto que sua esposa aparentemente demonstra suportar essa situação. O papel da personagem adúltera do escrivão Meneses vai ser o ponto forte para entender a história, pois enquanto ele, escrivão, mantém relação de conjunção com o objeto amor (em posse de um relacionamento extraconjugal) sua esposa encontra-se em situação contrária (em disjunção com o amor).
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
"Nunca pude entender a conversação que tive com uma senhora, há muitos anos, contava eu dezessete, ela trinta."Para um rapaz com dezessete anos foi difícil entender o comportamento de Dona Conceição. Resinada as traições do marido, porém, durante a conversa com o jovem se mostra sensual num jogo de encanto, simpatia e enigma.

Resumo

Ysaa.Santtos 29/03/2018

maraisa santos
Nogueira é um dos personagens principais e conta a historia de acordo com seu ponto de vista. Ele era jovem e estava hospedado na casa de um parente distante, e da sua segunda esposa Conceição.
Era véspera de natal e Nogueira só ia ficar na cidade até aquela data, esperando para assistir a missa do galo. Marcou com o seu vizinho para acompanha-lo a igreja, ler uns livros para passar o tempo. Nogueira foi surpreendido por Conceição que sentou-se ao lado dele e começou a puxar assunto, no ponto de vista dele a moça estava flertando com ele pois estava acordada enquanto todos já tinham ido dormir, mas na realidade ela apenas estava sem sono e queria conversar já que ele também estava acordado. No fim o marido de Conceição morre e ela casa-se novamente com o seu testamentário.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Recomendo uma nova leitura para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Felipe.Ferreira 28/03/2018

galo
Missa do Galo nos relata o diálogo, numa noite de Natal, entre um jovem e uma senhora casada e traída pelo marido.
A história é contada sob a ótica do jovem Nogueira, intrigado com a conversa, ao mesmo tempo banal e misteriosa, envolta num clima de sensualidade.
Praticamente nada acontece objetivamente entre os dois, mas o autor parece nos querer dizer que, onde nada acontece, tudo pode estar acontecendo subjetivamente e, para que o percebamos, é preciso apurar os ouvidos e ler nas entrelinhas as marcas do desejo não-explícito.
Não estando abotoadas, as mangas, caíram naturalmente, e eu vi-lhe metade dos braços, muito claros, e menos magros do que se poderiam supor.
No trecho final, informa: “Na manhã seguinte, ao almoço, falei da missa do galo e da gente que estava na igreja sem excitar a curiosidade de Conceição.
Ouvi mais tarde que casara com o escrevente juramentado do marido.” O contato entre o jovem ingênuo e a mulher madura, mais velha, vai ser retomado no conto Uns braços.

site: passei web

Patrick.Cesar 22/03/2018

Missa do galo

O conto é destacado na narrativa, o narrador Nogueira lembra de uma noite de quanto era novo, que teve com uma mulher mais velha. Conceição ao 17 anos partiu de Margarita para o Rio de Janeiro, logo então resolveu concluir os estudos, ficou na casa de Meneses, que tinha se casado com uma de suas primas. Todas as semanas Meneses ia ao teatro. Numa noite de Natal eles sempre iam assistir á missa do galo, iam com o vizinho. Meneses nessa mesma noite foi se encontra com sua amante. Na minha concepção esse conto retrata que Nogueira se lembra de se rencontro com Conceição, que deixou várias lembranças na qual deixa dúvidas do que realmente aconteceu naquela noite, este conto foi publicado em 1893, sendo depois incluso na obra páginas recolhidas, em 1899.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Gisele.Costa 20/03/2018

A missa de galo de Machado de Assis tem foco narrativo em primeira pessoa e o narrador também é personagem. É um conto relativo, pois o Sr. Nogueiro já adulto,relata um acontecimento do passado.Quando Nogueira tem dezessete anos e mora na casa do seu funcionário Menezes, para estudar.Naquele ano, prolongou sua estada na corte a fim de assistir à missa do galo, apesar das férias já term iniciado.O funcionário Meneses, mesmo casado com Dona Conceição, uma santa, mantinha um casa extraconjugal com a mulher separada do marido.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Qual o tema tratado pelo autor no conto? Qual questão é apresentada? O que achou do texto?

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Está certo! Machado possibilita diferentes e variadas leituras.

Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Excelente. Machado buscava inspiração nas ações cotidianas, na sociedade e procurava desmascarar as aparências e a superficialidade das atitudes.

Felipe.Matos 16/03/2018

Missa do galo
Não gostei desse conto! Tive bastante dificuldade em entender a história, achei a linguagem muito complicada, a única coisa que eu gostei nesse conto foi como a visão de nogueira foi mudando em relação a conceição com somente uma conversa e que o que era ?bonito? se tornou exuberante.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Faça uma segunda leitura para aumentar sua compreensão e análise. Abraços

Chewbacca 10/03/2018

juventude
O conto missa do galo narra o enredo de uma mulher madura que foi traída e que quer se relacionar com um rapaz mais novo para sentir o gosto de uma juventude perdida.
Ana Paula Paim 08/04/2018minha estante

Orientação para leitura do paradidático Contos: Machado de Assis

Autor: Universia Brasil
Artigo disponível em: < http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2013/01/16/994389/como-ler-e-analisar-um-classico-da-literatura.html> Acesso em: 04 jan. 2018

COMO LER E ANALISAR UM CLÁSSICO DA LITERATURA

Você consegue analisar um texto literário? Confira dicas para fazer isso bem e aproveitar melhor a sua leitura

Ler uma obra literária é formidável. Os textos literários têm, em geral, o objetivo de emocionar o leitor, e para isso exploram a linguagem conotativa ou poética.

1. NÃO SE IRRITE COM FACILIDADE
A dica é ler com curiosidade e expectativas razoáveis. Não é importante entender cada palavra da obra. A literatura vai além dos vocabulários.

2. ESCOLHA A MELHOR EDIÇÃO
Busque a edição do livro que tenha uma boa introdução, ou seja, a mais fácil de entender. Boas introduções explicam o contexto histórico, os fatos mais importantes da obra, a vida do autor, a estrutura, o estilo e muito mais.

3. FAÇA ANOTAÇÕES
Fazer anotações ajuda muito, especialmente quando a obra tem muitos personagens (exemplo: O cortiço, de Aluizio Azevedo). Você pode simplesmente anotar as coisas que mais chamam a sua atenção. Outra dica é fazer um resumo ao final de cada capítulo. Alguns textos literários não têm uma narrativa linear. É o caso da poesia. Nem sempre há uma história com começo e fim.

4. IDENTIFIQUE OS TEMAS
Geralmente, há temas e subtemas. É preciso identificá-los.

5. ANALISE OS PERSONAGENS E O NARRADOR
Quem é o protagonista da obra? Às vezes, o autor dedica muito tempo a descrever os personagens. Além disso, é preciso determinar também quem é o narrador. Provavelmente, o narrador é um dos personagens, mas também pode ser apenas uma voz onipresente.

6. PRESTE ATENÇÃO EM COMO A HISTÓRIA É NARRADA
Não fique atento a descobrir apenas quem é o narrador da história. Tente entender também como essa história é narrada. Note se a narração é linear, ou seja, se conta os fatos em ordem cronológica.

7. PRESTE ATENÇÃO AO ESTILO DE LINGUAGEM
É uma linguagem coloquial ou formal? Existe alguma conexão entre o argumento e o estilo? Você deve notar, por exemplo, se há muita descrição ou uso de metáforas no texto.

8. CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
É importante considerar a situação política, econômica e social em que a obra foi escrita, assim como os movimentos culturais vigentes da época.

9. COMPARE O TEXTO COM OUTROS DO MESMO AUTOR
Comparar o texto literário que está lendo com outros do mesmo autor ajuda a determinar se houve alguma evolução. Ajuda a entender se o texto se encaixa em algum movimento literário.

John Juan Bastos 09/03/2018

Sedução despercebida.
O livro conta a historia de uma senhora de trinta anos tentando seduzir um jovem de dezessete anos. Dos contos de Machado de Assis esse foi o que menos chamou atenção e o que tem a historia menos interessante.
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Tanto na vida quanto nos livros, a verdade está sempre nas entrelinhas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6