Missa do Galo

Missa do Galo Machado de Assis

Resenhas - Missa do Galo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Janaina Edwiges 21/02/2021

É um deleite ler os contos de Machado de Assis, são tantas história boas, nosso escritor é genial! Missa do Galo nos inspira reflexões sobre a instituição do casamento na segunda metade do século XIX, especialmente a posição da mulher nesta relação, que por não ter escolha, precisa se colocar em um papel de submissão, fechando os olhos para as traições do cônjuge. E o interessante neste conto, é que conseguimos ver também os sentimentos e desejos que a personagem carrega dentro de si!

Bebella 27/12/2020

Legalzinho
Primeira obra do Machado de Assis, confesso que a história não me encantou muito, não achei muito interessante. Mas gostei do fato do enredo ser breve e bastante direto.

Nanda 11/10/2020

Iniciando no conto
Já li os romances do Machado, mas quis iniciar nos contos do autor

Esse foi bem rapidinho e está disponível no Kindle Unlimited, foi uma boa leitura, ele desenvolve o ambiente e o personagem bem e a história é envolvente.

Siqueira 25/08/2020

Prazeroso
Tenho lido alguns contos de Machado de Assis, e como ele é bom, vou continuar, porque realmente vale a pena

Renan GM 29/07/2020

O galo mosqueiteiro
Achei interessante a proposta desse conto. Ele é daqueles que não tem tanta ação, a ação está na reflexão e profundidade que pode-se fazer da conto.

É muito bem feito, tem um leve humor. Gostei muito.

Recomendo

Pam 14/05/2020

Machado sendo Machado
Primeiro conto que li de Machado de Assis, já tinha tido contato com seus romances, mas nunca havia lido nenhum de seus contos. A partir de agora tenho como objetivo a leitura de mais alguns deles. A mão já coça para comprar um livro que tem vários contos dele.

No demais foi uma leitura rápida e fácil, onde vimos Machado desenvolver rapidamente sobre o cenário que ele tanto escreveu em sua vida de escritor. Na Missa do Galo, podemos ver, com o que eu considero uma delicadeza enrolada em astúcia, ele falar sobre a vida da Burguesia, lançando sobre ela a sua apreciação.

Daniela Eng. Amb. 22/04/2020

Machado de Assis...
... e sua obras que nos levam para muitos caminhos!

Nina 11/05/2018

5 motivos pra ler Missa do Galo:

1. É um dos contos mais famosos de Machado e a melhor maneira de saber o motivo é lendo;
2. A cena do diálogo entre Nogueira e Conceição é incrivelmente sensual;
3. Não fala somente de adultério, fala de comportamento, sociedade e costumes;
4. A narrativa é justa, não sobra nem falta o que dizer;
5. Traz pelo menos uma reflexão sobre o papel da mulher casada e as concessões que são dadas somente ao marido.

site: motivospraler.blogspot.com.br

Ana Beatriz Pessoa 2°M 10/04/2018

Missa do Galo
O conto se desenvolveu quando Sr. Nogueira tinha dezessete anos e morava na casa do escrivão Meneses, para estudar. Naquele ano, prolongou sua estada na Corte, a fim de assistir à Missa do Galo, apesar das férias já terem iniciado. O escrivão Meneses, mesmo casado com dona Conceição, mantinha um caso com uma mulher separada do marido. Na casa todos sabiam inclusive sua esposa. Uma vez por semana, Meneses encontrava-se com a amante. O adultério declarado do marido de Conceição propiciava condições para que ela própria desejasse também trair. Assim aconteceu o encontro premeditado por ela, ao que tudo indica, com o jovem Nogueira, enquanto este, em casa, esperava a hora da Missa do Galo. Ele por ingenuidade e inexperiência, não chegou a captar exatamente as intenções da pacata, mas traída Conceição. Ela, por sua roupa, seus gestos, suas atitudes, seu andar, suas frases ambíguas parecia disposta a seduzir o estudante ingênuo. No entanto, nenhum envolvimento explícito aconteceu com eles. Nogueira conta no final que, no ano seguinte, o escrivão Meneses morreu de apoplexia. Quanto à Conceição, casou-se novamente logo depois com o escrevente juramentado do marido. Neste conto Machado de Assis, não traz revelações surpreendentes, porém, está carregado de reflexões do fundo da alma mostrando as várias faces do comportamento humano. È um traço de melancolia sobre a relação homem mulher.

Fernando.Rafael 04/04/2018

O Personagem, Nogueira, estava hospedado na casa do Sr. Meneses, um escrivão, este que foi casado primeiramente com uma das primas de Nogueira. Porém casou -se depois com Conceição, um pessoa santa.
Meneses sempre usava um eufemismo nas noites que ia encontrar com sua amante, ou camborça, como usou Machado; este dizia que iria para o teatro. Nogueira estava em sua casa o escrivão disse que iria para o ''teatro'', Nogueira que nunca havia ido para o teatro pediu para o acompanhar.
A noite Nogueira iria para a missa do galo, decidiu ficar lendo até chegar a hora de ir para a missa. Enquanto lia no interior da casa, escutou um ruído e logo após avistou Conceição
Grace 06/04/2018minha estante
OK

Anne Meire 2°L 02/04/2018

Resenha Crítica - " Missa do Galo ''
O conto " Missa do Galo" de Machado de Assis se passa na noite de Natal e em sua maior parte se estrutura em um simples e delicado diálogo entre Conceição,dona de casa, traída pelo marido e o menino que está hospedado na casa da mesma, por ser primo da primeira mulher do seu cônjuge.
A história é de fácil entendimento e possui uma continuidade, extremamente fluída, com um leve toque de romance entre os dois.
Os finais das obras machadianas geralmente são surpreendentes e essa não é diferente, não fugindo do que aconteceria na vida real.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6