A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Clara1863 13/09/2023

Isaura
Nossa gente, não tava dando nada pra esse livro, pensei q iria ser igual dom casmurro ( eu não gosto porque enrola muito) mas gente do céu, esse livro tem umas reviravolta tão boa.
Eu adorei ele, juro ouvi o áudiobook e terminei rapidinho de tão bom que tava.
Leiam
I'mEdraNorr 15/10/2023minha estante
eu também!!!

Li 29/08/2011

DESAFIO LITERÁRIO 2011 - AGOSTO - CLÁSSICOS DA LITERATURA NACIONAL *LIVRO EXTRA 2*
Sinopse: Escrito em plena campanha abolicionista (1875), o livro conta as desventuras de Isaura, escrava branca e educada, de caráter nobre, vítima de um senhor devasso e cruel. Em A escrava Isaura, Bernardo Guimarães se une aos abolicionistas do Brasil e dá voz ao drama dos escravos. O livro não deixa de apresentar, porém, uma das características mais marcantes do escritor: a linguagem simples, de contador de casos, em que se revela o cotidiano das províncias brasileiras do século XIX.

Eu tinha uma curiosidade quase mórbida em ler este livro... Na verdade, nem sei porque demorei tanto! Quando meus pais se separaram, minha mãe casou com um homem moreno, meu pai casou com uma mulher morena, todos com filhos morenos e só eu de branca e loira no meio! Além disso, só eu gostava (e ainda gosto) de fazer serviços domésticos... Ou seja, todo mundo me chama até hoje de Isaura, a escrava branca! rs

Hum... Até gostei do livro, no geral! Já gostei muito das obras do romantismo, mas de uns títulos para cá, comecei a achar meio maçantes. De qualquer forma, pelo menos matei a curiosidade!
O título em questão é bem escrito, a linguagem é mais direta, mas a história, que no começo até achei que seria, hum, verossímil dependo das pessoas envolvidas, no fim começa a ficar boba! É bem folhetim mesmo, mas apesar de todo exagero e do tom dramático, até que tem umas boas lições, mesmo para os dias de hoje.
Este trecho é uma conversa entre Álvaro, um dos muitos pretendentes de Isaura, só que rico, e um amigo, o Dr. Geraldo. Me lembra muito a vida atual, que apesar de toda a evolução em termos de justiça e afins, continua praticamente a mesma selva de sempre:
“- Não é tanto assim, meu caro amigo Álvaro; esses excessos e abusos devem ser coibidos; mas como poderá a justiça ou o poder público devassar o interior do lar doméstico, e ingerir-se no governo da casa do cidadão? Que abomináveis e hediondos mistérios, a que a escravidão dá lugar, não se passam por esses engenhos e fazendas, sem que, já não digo justiça, mas nem mesmo os vizinhos deles tenham conhecimento?... Enquanto houver escravidão, hão de se dar desses exemplos. Uma instituição má produz uma infinidade de abusos, que só poderão ser extintos cortando-se o mal pela raiz.”

Não sei se evoluímos muito com o passar do tempo... atualmente, não há escravidão escancarada e legalizada como no século XIX, mas o preconceito, seja de raça, de credo, de físico, de classe social, de sexo, são ainda fortes e limitantes. É como eu coloquei na resenha de Brás Cubas, viver em sociedade sempre vai ser uma espécie de escravidão.

*http://desafioliterariobyrg.blogspot.com/*
Viquinha 30/08/2011minha estante
Amo Folhetins...rssa...essa de você ser a Isaura da família foi ótima...rs Lerê, lerê...kkkk

Beijocas

LeLe 04/01/2023

A Escrava Isaura
Autor : Bernardo Joaquim da Silva Guimarães
E um Romance regionalista, linguagem simples, e é uma literatura romântica
A história "A escrava Isaura" acontece nós primeiros anos do reinado de Pedro II. O autor apresentar a heroína Isaura.

"O coração é livre ninguém pode escraviza-lo nem o próprio dono"

Data 04/01/2023
Paola 13/01/2023minha estante
Linguagem simples? KKKKKKK

Bruno Gordiano 05/01/2017minha estante
Spoiler. Tinha que ter marcado sobre o final rs

Jéssica 20/12/2011minha estante
Olá Raul, também concordo com você. Eu achei que os acontecimentos da narrativa muito rápida demais. Ele poderia ter tido mais profundidade na história. Tirando esses aspectos o livro é muito bom.

Sarah 14/03/2021

Uma boa ideia
Apesar da leitura ser às vezes um pouco cansativa, gosto muito da proposta desse livro. Escrito durante a campanha abolicionista, o livro mostra a incoerência em achar que Isaura, por ser branca, não deve ser escrava, enquanto os negros eram escravizados. Esse livro serviu quase que como uma cartada final pra dizer que todos somos humanos, ninguém merece ser escravizado.
Jeh 17/03/2021minha estante
Eu gostei muito tbm... Achei um resumão da novela rsrs

oberdan kohler 29/09/2011

A Voz da Escravidão
Isaura é uma linda escrava, nascida numa fazenda no Rio de Janeiro, filha de uma escrava e de um homem branco, quando a mãe de Isaura morre, ela começa a viver coma senhora da casa, e a dona da casa mulher de seu Almeida preparou Isaura com mais fina educação, depois que a senhora morre o filho dela Sr. Leônico, tenta de todas as maneiras seduzir Isaura, já com tanto medo de Leônico Isaura foge com seu pai para o recife, e lá se apaixona por Álvaro, que protegeu de todas as maneiras Isaura quando Leônico veio ao recife. Gostei muito desse livro, por que gosto de livros que falam de histórias de antigamente. Eu recomendo esse livro para quem gosta de ler livros mais antigos que falam muito sobre guerras, aventuras e sobre escravos como esse.

Amanda Dalbosco 26/09/2011

A escrava Isaura- Bernardo Guimarães
A escrava Isaura de Bernardo Guimarães.
Isaura é uma linda escrava branca, que foi criada por sua dona que, antes de morrer pediu a seu filho Leôncio que a libertasse, mais ele não queria a libertar, então o pai de Isaura que se chamava Miguel, conversou com o pai de Leôncio e fizeram um trato que se ele pagasse 10 réis ele libertaria Isaura, quando Miguel conseguiu o dinheiro o pai de Leôncio tinha morrido e Leôncio então usou como desculpa para não libertar Isaura. Miguel e Isaura fugiram, e foram para o Recife onde ela conheceu Álvaro que se apaixonou por ela, Álvaro era rico e soube que Leôncio estava falido, então comprou todos os seus bens, e tudo que era do Leôncio agora era dele, Leôncio então se mata dando um tiro na sua cabeça.
Gostei do livro, pois mostrou sobre escravidão e o desejo que Leôncio tinha pela Isaura.
Indico este livro para pessoas que gostem desse tipo história.

Gláucia 05/07/2011

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Li esse livro por ter sido admiradora da novela que teve Lucélia Santos no papel da sofrida protagonista, inesquecível para a maioria das pessoas da minha geração. Esse é dos poucos casos em que a adaptação para televisão é muito superior à obra original, ao menos em minha opinião.

Bruno 22/11/2009

ESCRAVA BRANCA
o livro é legal mas bernardo guimarães nem é muito agradável

Mara Vanessa Torres 24/06/2009

Clássico.
A escrava Isaura deve ser objeto de fetiche até do outro lado da Terra. :) Clássico.

Skywalker 15/03/2009

Livro clássico da literatura brasileira na qual defende os ideais de abolição da escravidão mas ,paradoxalmente, tem como protagonista uma escrava branca e culta chamada Isaura.O livro e interessante porem sua leitura e muito chata, chega momentos em que se tem vontade de pular paginas e chegar logo no final.