Padre Sérgio

Autor: Liev Tolstói {Rússia, 1828-1910}
Tradução: Beatriz Morabito
Editora: Cosac Naify
96p.

"Em Petersburgo, nos anos de 1840, teve lugar um acontecimento dos mais extraordinários: o comandante do esquadrão de honra do regimento de couraceiros, para o qual todos prediziam brilhante carreira como ajudante de campo do imperador Nikolai I, um belo príncipe a um mês do casamento com uma encantadora dama de honra protegida da imperatriz, pediu baixa, rompeu o noivado, entregou seus modestos rendimentos à irmã e partiu para um monastério com a intenção de se tornar monge." p. 7

O primeiro parágrafo de "Padre Sérgio" elucida de maneira notável a escrita de um Tolstói maduro, no auge, um homem cindido entre a "arte pela arte" e a arte doutrinária. Um escritor tão grande quanto o Império Russo, o maior escritor de todos os tempos - bonitas concordam =)

Nele somos apresentados a Stiepán Kassátski, o futuro Padre Sérgio, mais um personagem tolstoiano exuberante, no momento em que toma uma decisão que surpreende a todos e nos deixa, nós leitores, curiosos para saber mais.

Um personagem exuberante em sua força vital, em sua humanidade, Padre Sérgio almeja a santidade, mas tem por motores o orgulho, a vaidade, sentimentos mundanos. Entre altos e baixos, a tragédia se avizinha.

Numa novela de 60 páginas, num estilo conciso, Tolstói consegue nos transtornar (há uma CENA, três parágrafos que não esquecerei tão cedo - quem leu, sabe) e nos transformar. O leitor não sai ileso dessa leitura.

"Padre Sérgio" faz parte da fase "tolstoísmo" do autor, doutrina religiosa própria que, ao mesmo tempo em que preconizava a não-violência, amar ao próximo como a si mesmo e a simplicidade, advogava pela abstenção sexual e nutria uma visão "demonizada" da mulher. É este o contexto aqui.

Li "Padre Sérgio" no clube do livro russo, perfil no instagram: @litrussa; Quanto à edição, a Cosac Naify traz textos de apoio que enriquecem demais a leitura. Saudades, Charles, obrigada por tanto.

Recomendo!

Emilson5 28/04/2023

Um livro que é simplesmente Tostói
Padre Sérgio é uma novela de um Tostói desiludido, não só com a sociedade russa, mas também, com a igreja ortodoxa. Vemos isso bem claro, tanto na narrativa ficcional quanto em sua carta em resposta ao edito de excomunhão do Sinodo. Na novela, Stiépan Kassátski é um nobre que consegue subir nas hierarquias sociais com muita velocidade, conquistando, inclusive, a atenção de quem ele mais admirava, o tsar. No entanto, tudo isso muda quando ele sofre uma grande decepção e decide mergulhar na vida monástica, tornando-se Padre Sérgio. Só que sua vida eclesiástica também não é o que ele pensava que fosse e, suas motivações, estão longe de ser as mais nobres e corretas, mas, eram coerentes com o tipo de pessoa que ele era. Um livraço, que confirma Tolstói como um de meus autores favoritos! Com personagens bem humanos, em especial, Kassátski. E certamente vai virar episódio!

Geysa 25/04/2023

Meu primeiro Tolstoy
Amei a história e a escrita do Tolstoy.
O padre Sérgio retrata aquilo todos nós humanos temos, a necessidade de nós sentirmos bem com quem somos.
No entanto, para atingir esse objetivo ele vai em busca da validação dos outros e acaba passando e muito dos limites.

Ju 24/04/2023

Tolstoi, não gostei
Kassátski quer pegar o Nikolai, não consegue. Quer ser monogâmico com a noiva, não consegue. Quer ser fiel a Deus, não consegue.

Parece familiar?

Apesar de meio constrangedor de ler, entendo as críticas tecidas e a forma como o autor canalizou suas experiências com religião nesse conto. Entretanto, não poderia me importar menos, visto que os personagens parecem não ter personalidade que os distinguem entre si. Não houve uma criação de laços entre leitor e qualquer um que apareceu ao longo da história.

Acho que Ivan Ilitch é tão bom que esse aí não tem nem comparação.

Linard 30/03/2023

Tolstói mestre também em narrativas curtas
O final deste livro é dentro do esperado para esta fase da vida do Tolstói. No entanto, para além disso, a obra reforça o quanto o autor dominava narrativas de modo geral, tanto maiores como os casos de Anna Karienina e de Guerra e Paz quanto menores como A Morte de Ivan Ilitch e Padre Sérgio. O personagem central tem uma ótima contradição constante e conflitante e o narrador nos obrigado a seguir a visão dele. Um livro muito bom.

TatianaTati 20/03/2023

Tem bastante do pensamento crítico de Tolstói nessa obra, mas não me conquistou. A forma como ele retrata a relação com a religião e com os dogmas religiosos é muito profunda e verdadeira, a entrega do Stepan é evidente pelas palavras de Tolstói.

Eli 17/03/2023

Maravilhoso!
É incrível a quantidade de críticas que Tolstói consegue fazer em menos de cem páginas nesse livro.
Apesar de ser curtinho, o autor consegue trazer reflexões e críticas interessantes sobre temas como a vaidade, hipocrisia, luxúria, etc. A trama é simples e sem arrodeios. Leitura bem fluida e envolvente.

O perfil do protagonista é claramente um reflexo do que Tolstói pensava sobre a igreja ortodoxa em sua época. O personagem do Padre Sérgio é uma figura muito comum, não apenas entre religiosos, mas entre a humanidade no geral. A vaidade, o egoísmo e a obsessão em querer estar acima de tudo e de todos, reflete bem o caráter mascarado de muitas pessoas que vivem entre nós.

O desfecho da história foi muito arretado. Acho que apesar de tudo, o Padre Sérgio conseguiu sua redenção. Como muitos, teve que comer o pão que o diabo amassou para, finalmente, conseguir olhar além do próprio nariz.
Super recomendo!!

Kellys 12/02/2023

Um homem capaz de se doar d então modo ao que faz que que pode fazer sempre o melhor e por assim sempre o fez e foi assim que escolheu a melhor noiva para esposar, porém essa escolha não o fez tão boa.

Teve que largar tudo e começar denovo e dessa vez o decidiu por ser padre e como de costume o fez da melhor forma e tão rápido teve ascenção dentro das obrigações pleo seu crescente conhecimento e por grande rapidez que se entregou a vida dentro da religião.

Porém algumas torturas não são tão fáceis de se livrar o seu desejo da carne o escaneia e o faz capaz de muitas coisas que o seu corpo tem que pagar, mas isso também o ajuda a ser mais fiel na religião mesmo sacrificando a si.

Uma história rápida, porém envolve e estasiante, padre Sérgio o martírio de um homem que não quer ter impulsos normais de uma coro tão humano.

Claudia Canazart 29/01/2023

Um dos últimos escritos do autor... exala sabedoria .
Príncipe Stiepan Kassátski é um homem muito ambicioso que sempre buscou ser o melhor em tudo, aquele que desponta pela superioridade. Um sucesso por onde passar. Mas também é aquele tipo de pessoa que assim que alcança a excelência, perde o interesse.

Kassátski, está como gosta, no topo... e de repente, depois de um acontecimento traumatizante resolve abrir mão de tudo e partir se tornando o padre Sérgio.

Com pouquíssimas páginas essa novela nos apresenta a sociedade da Russia czarista em ambos os lados da moeda, a corte e a periferia a partir de um olhar social com a maestria de Tolstói.

Conseguimos sentir intensamente alguns dos questionamentos que  sempre acompanham o autor como a visão acerca do cristianismo, da resistência ao mal, a figura da mulher, entre outros.  Uma crítica à vida de aparências, a hipocrisia, as verdadeiras motivações que levam à escolha de uma vida religiosa e por aí vai, o que não falta nessa obra é conteúdo para reflexões.

E eu particularmente me apaixonei com o final da edição que tem a carta dirigida por Tolstói à Igreja Ortodoxa, após ter sido excomungado. É MARAVILHOSA.

Super recomendo... Leiam.

"COMECEI POR AMAR MINHA FÉ ORTODOXA MAIS QUE MINHA TRANQUILIDADE, DEPOIS PASSEI A AMAR O CRISTIANISMO MAIS QUE MINHA IGREJA, AGORA AMO A VERDADE MAIS QUE TUDO NO MUNDO. E ATÉ AQUI A VERDADE PARA MIM COINCIDE COM O CRISTIANISMO, COMO O ENTENDO. PROFESSO ESSE CRISTIANISMO E, À MEDIDA QUE O PROFESSO, VIVO TRANQUILO E FELIZ, E TRANQUILO E FELIZ VOU ME APROXIMANDO DA MORTE."

Gaja Rocha 29/01/2023

Até hoje não consegui chegar a conclusão, se, é muito difícil ou muito fácil falar sobre a escrita de Tolstoi, seja um conto uma novela ou um romance.

Isabelle Lopes 07/01/2023

Uma Novela com um grande debate: a vaidade no cristianismo.
"(...) necessitas de solidão para domar o orgulho".
"Quanto menos valia aos seus olhos a opinião dos homens, mais sentia Deus".

Claudio.Berlin 28/12/2022

Tolstoi e a igreja
Padre Sérgio é um aristocrata que sofre uma desilusão amorosa , e opta por uma vida monástica de início , e de ermitão em seguida.
Existem muitas óticas em relação a interpretação deste livro .
Creio que é bem claro que Tolstoi tinha uma divergência, ou mesmo intolerância à igreja ortodoxa russa .
Padre Sérgio é um eterno sofredor , querendo atingir metas de " pureza " acima do que é humanamente possível.
A penitência levada à um exagero doentio.
O personagem acredita em Deus , mas tem enorme dificuldade com o monastério e as práticas públicas ou privadas da igreja ortodoxa russa .
Um romance simpático e curto .

Carolina 13/12/2022

Tolstói contra a Igreja Ortodoxa.
O livro conta a história do protagonista um jovem e orgulhoso militar Stiepán Kassátski. No começo podemos notar que a sua vida está destinada a uma carreira brilhante no exército, até que sofre uma desilusão amorosa e decide virar padre. Um pouco exagerado? Muito. Mas Tolstói narra então a longa vida religiosa de Stiepán, que passa a atender pelo nome de Padre Sérgio.

Durante toda a leitura podemos notar que o Sergio não possui vocação pra padre, mas, por algum motivo divino, passa a realizar pequenos milagres. E seguindo disso acompanhamos quanto o personagem é sofrido, vivendo sempre em uma grande tortura para se manter na fé e driblar dos desejos da carne.

O livro não foi um absurdo de perfeito, mas foi uma grande alfinetada do escritor contra os muitos religiosos e ortodoxos. Fiquei esperando um final mais interessante, mas nota-se como por muitas vezes nos vemos fazendo grandes coisas mais em prol da humanidade do que para a nossa realização espiritual.

Mia 26/11/2022

Padre Sérgio e a arrogância espiritual
É interessante como temas trabalhados ainda no século XIX ressoam tão perfeitamente no hoje. A humanidade, embora viva conectada e tenha tido sua forma de comunicação modificada pelos adventos tecnológicos, permanece a mesma em essência. Sempre nos achamos modernos, os mais atualizados, espertos e de pensamento mais afiado do que os antepassados, aquele monte de ossos e assinaturas em documentos velhos. Mas um olhar cuidadoso para o passado nos revela que somos os mesmos. Nossas preocupações, amores, tristezas e motivações permanecem temas irremovíveis, com pouca variação em intensidade, na biografia da humanidade.

Assim é Padre Sérgio, novela escrita por Liév Tolstói no final do século XIX. Nela, encontramos as ideias de um Tolstói já velho - como ele próprio afirma no posfácio que acompanha a edição da Companhia das Letras -, um homem já perto da morte. E um homem que refletiu muito acerca da vida. Tolstói, alguém sempre religioso, havia percebido dentro da Igreja Ortodoxa Russa certas práticas com as quais não poderia concordar. Bom escritor que era, esse olhar crítico tomou forma de diversas maneiras - de ensaios religiosos a escritos ficcionais. Tolstói tinha algo a dizer, e assim o fez. Ainda bem.

Texto completo no site: https://www.queridoclassico.com/2022/11/padre-sergio-tolstoi.html

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6