Padre Sérgio

Padre Sérgio Leon Tolstói

Resenhas - Padre Sérgio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

saoribooks0 22/11/2022

Esse livro não é sobre o que você está pensando!
?Padre Sérgio? foi a minha 2ª experiência com a escrita de Tolstói, e já adianto aqui que foi muito boa!
O meu primeiro contato com o estilo do autor ocorreu com o livro ?A Morte de Ivan Ilitch?, um dos meus livros preferidos entre os que foram requeridos para minhas provas escolares no ano passado. Logo depois, não perdi tempo e peguei ?Padre Sérgio? (que ganhei da Companhia das Letras) para ler!

A despeito do título, esse não é um livro religioso, ele nos traz questões complexas e algumas giram em torno do impacto das crenças em nós mesmos e o quão relevantes elas são.

O livro é curtinho e o conteúdo rico, aborda temas complexos como ambição e o papel da Igreja na nossa vida física e espiritual: consegue responder a alguns questionamentos como, estilo de vida, motivação, e outros temas atuais apesar da época em que foi escrito.

Sérgio era um homem com muitas virtudes e qualidades acima da média, belo, inteligente, porém de temperamento forte, com tendência à fúria. Guiado sempre pela perfeição em suas atitudes, era competitivo e não aceitava outra posição se não a de vitória.
Não nasceu predestinado ao monastério, ingressara por escolha própria, pela busca ao perfeccionismo e por sentir-se superior aos demais, para proveito próprio e não para servir a Deus. Ali, exercendo um cargo religioso encontrou uma oportunidade de colocar-se acima dos que queriam ou pretendiam estar acima dele.
Sua trajetória no convento evidencia as fraquezas naturais inerentes a todos os humanos. Sérgio lutou contra todas elas em um sofrimento agonizante.

O autor também faz uma espécie de ?análise? sobre a diferença entre ?Mundo Laico? e ?Mundo Cristão? e entra numa reflexão acerca de nossos desejos íntimos e ?naturais? como seres humanos.

Gostei muito! Uma história que me deixou pensativa sobre tendências naturais comuns e sobre o impacto da religião em nossas vidas e, para mim, as melhores leituras são as que me deixam assim, cismada. Minha nota para o livro ficou 4,5/5!

livros_da_sheylla 13/10/2022

? e o desespero conduziu-o para onde? Para Deus?
?Quanto menos importância dava à opinião das pessoas, mais fortemente sentia a presença de Deus.?
Padre Sérgio é uma novela bem curtinha
Que vale muito a pena ser lida e relida.
Particularmente acho que Tolstói tem uma escrita ímpar quando traz à luz em suas obras sua visão sobre Deus, o desespero por estar mais próximo de Deus, a paz que só é alcançada por meio da fé, a busca por vencer a vaidade, o orgulho, por servir sem esperar nada em troca?
Também recomendo fortemente a leitura de ?Uma Confissão? e ?A Morte de Ivan Ilitch?.

Ghabriela Haluch 25/09/2022

QUANTAS OPINIÕES DIFERENTES PODEMOS TIRAR DE UM LIVRO DE 80 PÁGINAS?
Eu achei muito engraçado por que li várias resenhas sobre o livro antes e depois de ler, vi tantas opiniões e lições aprendidas durante a leitura mas pra mim pegou de uma forma diferente. Eu fui criada dentro da igreja e mesmo não indo sempre por não concordar com muita coisa ainda aplico algumas coisas na minha vida. Por muito tempo eu fui um membro ativo dentro da igreja, fazia tudo o que podia, acabava me destacando muito e sendo chamada pra diversas coisas por eu ser sempre essa pessoa pro ativa e chegou um momento em que eu fazia TUDO e não vivia nada. Esse livro pegou muito forte pra mim nessa questão, ver a Ghabriela de anos atrás que aparentemente era a pessoa mais "espiritual" possível e na verdade era completamente vazia por dentro, eu me importava tanto com o que viam de mim e isso era o que mais me afastava do meu propósito, e inclusive o livro tem uma frase exatamente assim "Quanto menos importância dava à opinião das pessoas, mais fortemente sentia a presença de Deus". Eu nem sei se o autor quis ir por esse lado, mas gostei tanto por me identificar e realmente acho que muita gente deveria ler, acho que a igreja seria diferente demais se as pessoas parassem de viver por aparências. Isso foi mais um depoimento pessoal do que uma resenha, mas então o que posso dizer é que gostei de verdade hahahah

Neylane Naually 06/07/2022

Moral e religião por Tolstoi
Padre Sérgio é uma história curta (130 p.) que foi publicada em 1898 e mostra um Tolstoi preocupado com a moral e a religião, tanto que na edição da Cosac Naify vem a carta que o autor escreveu quando foi excomungado da igreja ortodoxa em 1901, o que deixa a leitura da história ainda melhor.

Recomendo muito. Hoje é bem mais fácil encontrar a edição da companhia das letras, mas ela não possui esse anexo, que está no livro Os Últimos Dias da penguin companhia.

No livro, nós acompanhamos o protagonista experimentando uma forte crise na fé, comportamento esse que reflete o próprio autor e a sociedade europeia do século XIX.

Willame de Andrade :) 06/07/2022

Um final totalmente diferente do que se imagina, mas um livro muito bom e como um clássico, tem sempre seus ensinamentos e um deles é: não agir por impulso. Outro é: buscar ter mais certeza e segurança de que faz o que quer, mas mesmo que não tenha, o destino se acarreta de nós levar ao lugar onde realmente se encaixamos. E é isso, um livro bastante interessante.

Inspirações Literárias 26/06/2022

Obra-prima de Liev Tolstói
Obra fruto de um período criativo do autor, resume todas as preocupações de Tolstói no final da vida, assim como os dilemas e conflitos de sua literatura o inovadora e única.

@blogcoisasdepaloma 04/06/2022

Aquele livro que foi uma surpresa boa
Um mês antes de se casar, Stiepán Kassátski abandona tudo para se tornar padre. O livro, então, reflete sobre as motivações que levaram o personagem a desistir da sua carreira militar, do seu objetivo de se destacar na sociedade e de ter um casamento modelo.

Depois disso, o Padre Sérgio, como passa a ser chamado, aos poucos vai ficando perturbado com as tentações da vida. Com isso, ele decide se isolar num monastério e descobre que se privar não elimina dos dilemas da mente.

O livro traz várias reflexões acerca da complexidade das obrigações e ambições humanas, em como a religião exige obediência, e sobre a moral e aspirações do personagem.

Eu recebi esse livro em parceria com a Companhia das Letras e amei. E agora, depois de ler Anna Kariênina, A morte de Ivan Ilitch e Padre Sérgio, eu já posso dizer que amo a escrita e narrativa do Tolstói. Sem contar que a tradução da Companhia é impecável e a edição desse livro maravilhosa.

O livro tem apenas 80 páginas, então é uma super indicação para quem deseja conhecer a escrita do autor antes de encarar livros maiores.

dialogonoslivros 02/06/2022

Padre Sérgio ? Liév Tosltói @dialogonoslivros
RESUMO: Há um mês do casamento, Stiépan Kessátski abandona a carreira militar, rompe o noivado e decide tornar-se padre. A decisão choca a alta sociedade russa, mas Kessátski mantem-se firme e torna-se então Padre Sérgio. Vivendo longe das grandes cidades e dedicando sua vida a igreja, Padre Sérgio não consegue encontrar a paz que acreditava estar na vida que escolheu, e por isso passa a viver atormentado.

Padre Sérgio foi o livro de Tolstói que eu menos gostei, mas isso não quer dizer que a obra não seja maravilhosa (como tudo que ele escrevia). Neste livro ? como em muitos outros do autor ? vemos o personagem principal travando batalhas contra sua própria consciência. Talvez por já ter lido algumas dessas crises em outros personagens como Liéven, Ivan Ilitch, Pierre, o livro me pareceu ?mais do mesmo?.
Sérgio busca incansavelmente a paz de espírito e uma vida digna de Deus, mas essa vida parece muito difícil, cheia de obstáculos e crises. Com isso, o Padre entra em diversas crises morais e de fé que o levam a questionar a igreja, a comunidade cristã, e, claro, ele mesmo.
Esse livro foi escrito em 1890, vinte anos antes da morte do autor, e mostra os descontentamentos que marcaram os últimos anos de sua vida. No livro, Tolstói faz duras críticas à igreja, e foi excomungado em 1901. Como em todas as obras do autor, nessa encontramos críticas à sociedade russa, à política e aos relacionamentos humanos. Um ponto bastante negativo do livro é a forma como as mulheres são retratadas, com exceção de uma personagem, todas as outras personagens femininas são vistas como más e pecadoras (POXA TOLSTÓI!).

?Quanto menos importância dava a opinião das pessoas, mais fortemente sentia a presença de Deus?

Diego Rodrigues 11/05/2022

Tolstói x Igreja Ortodoxa
Um dos maiores escritores não só da literatura russa mas também mundial, Liev Tolstói nasceu em 1828, na propriedade rural de seus pais, em Iasnia Poliana. Ainda jovem, alistou-se no exército russo e serviu no Cáucaso. Publicou sua primeira obra, "Infância", em 1852. Teve sua vida marcada por uma crise moral, seguida de um despertar espiritual, que culminou na sua transformação em uma espécie de anarquista cristão. Suas visões filosóficas e religiosas se tornaram as bases de um movimento social que ficou conhecido como Tolstoísmo, caracterizado pela rejeição da Igreja Ortodoxa, dos métodos tradicionais de ensino, do Estado e de todas as instituições que dele se derivam.

Autor de clássicos como "Guerra e Paz" e "Anna Kariênina", Tolstói também era mestre na arte da narrativa curta. Escrita em 1890, "Padre Sérgio" pode não compartilhar da mesma reputação de "A Morte de Ivan Ilitch" e "Felicidade Conjugal", mas compõe uma importante peça na biografia do Conde. A obra foi concebida logo após seu despertar espiritual e antecede em poucos anos sua excomunhão da Igreja ortodoxa, ocorrida em 1901. Logo, muitos dos conflitos internos do autor aparecem de forma bastante clara aqui, na figura de Stiepán Kassátski.

Kassátski é um jovem ambicioso que tem como filosofia de vida ser o número um em tudo aquilo que se propõe a fazer. Com uma promissora carreira militar pela frente, a única coisa que lhe falta é o ingresso na alta sociedade. Visando essa "promoção", ele trava relações com a condessa Korotkôva, uma beldade da corte. A vida parecia sorrir para o jovem Kassátski quando, às vésperas do casamento, uma revelação abala o mundo do príncipe. Abandonando sua carreira militar, rompendo o noivado e deixando pra trás todas as promessas da nobreza, Kassátski segue para o monastério. A partir desse ponto, vamos acompanhar sua trajetória pelo mundo eclesiástico até ser ordenado padre.

"Padre Sérgio" é uma novela bem curtinha (menos de 80 páginas) e que vai tocar em assuntos bem polêmicos, principalmente no que diz respeito a religião, que é o tema central da obra. Tolstói havia adotado então uma postura de anarquista cristão, atacando a Igreja ortodoxa e acusando-a de deturpar os ensinamentos de Deus, e tudo isso se reflete aqui. Os monólogos do protagonista eremita trazem muito da filosofia de vida que Tolstói defendia e a obra é carregada de críticas ao orgulho, a vaidade, ao materialismo e aos dogmas religiosos. É uma leitura muito rápida de se fazer, mas não desprovida de levantar debates e reflexões.

Sendo essa uma obra que possui forte conexão com a biografia de Tolstói, a Companhia das Letras acertadamente incluiu aqui a carta resposta do Conde à excomunhão da Igreja ortodoxa, o que não só contextualiza a obra como também nos permite compreender um pouco melhor os questionamentos do autor. Com tradução de Beatriz Morabito, a edição também traz posfácios de Samuel Titan Jr. e Boris Schnaiderman. À primeira vista, a novela em si pode até parecer rudimentar, mas as leituras dos textos complementares dão a real dimensão de sua profundidade e complexidade.

site: https://discolivro.blogspot.com/
@quixotandocomadani 11/05/2022minha estante
esse já vai pra lista dos meus TBR rs

Diego Rodrigues 11/05/2022minha estante
Esse é rapidinho de ler, Dani.. E essencial para entender o despertar de Tolstói!

voandocomlivros 08/05/2022

"O crítico Boris Eikhenbaum formulou, por volta de 1920, uma tese provocativa: as famosas crises de Tolstói, tão alardeadas pelo próprio autor, não seriam de natureza religiosa, mas criativa, nascidas do esgotamento de práticas e gêneros levados à perfeição pelo grande narrador. Isso teria acontecido na década de 1860, quando Tolstói se voltara para a pedagogia e para as histórias infantis; o mesmo valeria para a crise seguinte: Anna Kariênina marcara o ápice do romance familiar, como Guerra e Paz assinalara o ponto alto do romance histórico oitocentista. Essa consumação e esse esgotamento estariam na raiz da crise e o interesse subsequente de Tolstói pela literatura doutrinária, pelas vidas de santos, pela narrativa popular e, de maneira geral, pela narrativa breve..."

Nessas crises criativas citadas por Eikhenbaum, Tolstói conseguia extrair o melhor de seu trabalho literário. "Padre Sérgio" é um desses resultados fenomenais, uma novela curta, mas não corrida. Tem poucas personagens, é fluida e tem uma sutileza escancarada sobre a Igreja e vida monástica que se misturam em críticas e salvação.

"QUANTO MENOS IMPORTÂNCIA DAVA À OPINIÃO DAS PESSOAS, MAIS FORTEMENTE SENTIA A PRESENÇA DE DEUS."

O Príncipe Stiepan Kassátski sempre foi determinado e alcançava tudo que almejava, quando, de repente, resolveu abrir mão de tudo e se tornar o padre Sérgio. Enquanto a história vai se desenrolando, vamos refletindo sobre os impasses do protagonista e entendendo seus verdadeiros anseios.

Fazendo um grande contraste da vida em sociedade com o mundo eclesiástico, o Tolstói consegue imprimir nas páginas de "Padre Sérgio" todos seus últimos pensamentos em vida.

Essa foi uma novela que me encantou e muito me fez refletir. Mas não posso deixar de destacar a "Resposta à resolução do Sínodo de 20-22 de fevereiro de 1901 e às cartas recebidas nessa ocasião" que está no final dessa edição, também foi escrita pelo Tolstói e é simplesmente de uma genialidade sem igual. Sério! Só enriqueceu essa edição que já estava impecável.

Deixo aqui um pedacinho da "Resposta à resolução do Sínodo...":

"COMECEI POR AMAR MINHA FÉ ORTODOXA MAIS QUE MINHA TRANQUILIDADE, DEPOIS PASSEI A AMAR O CRISTIANISMO MAIS QUE MINHA IGREJA, AGORA AMO A VERDADE MAIS QUE TUDO NO MUNDO. E ATÉ AQUI A VERDADE PARA MIM COINCIDE COM O CRISTIANISMO, COMO O ENTENDO. PROFESSO ESSE CRISTIANISMO E, À MEDIDA QUE O PROFESSO, VIVO TRANQUILO E FELIZ, E TRANQUILO E FELIZ VOU ME APROXIMANDO DA MORTE."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/padre-s%C3%A9rgio-resenha

Leiturasdanna 18/04/2022

A porta de entrada
Padre Sérgio foi meu primeiro contato com a obra de Tolstoi, e com certeza foi apenas a porta de entrada! Estava em uma ressaca literária, focada apenas em livros da graduação, e essa leitura me relembrou como é prazeroso finalizar um livro. Padre Sérgio é uma novela que retrata bem a última fase de Tolstoi. Fica a dica para quem busca uma leitura fluida pro próximo feriado!

Wellington 05/01/2022

Padre Sérgio – 7,5
Pequena novela tardia de Tolstói, publicada pouco antes da morte, Padre Sérgio é mais resumo das visões do autor que história extraordinária. Perspectivas interessantes, mas há quem chame o livro de panfleto – não sem justificativa.

O amargor tardio pelo sexo oposto (nem parece o mesmo autor de Felicidade Conjugal) está presente, críticas à Igreja Ortodoxa, à sociedade da época. Há também a mansidão que inspirou Gandhi: o caminho da não-violência. O amor por todas as criaturas, mesmo com momentos de reconhecida vaidade; cuidado pelos outros, preocupação por um bem maior. Tal beleza proíbe nota baixa; é só que, conhecendo as outras obras, Padre Sérgio encanta menos.

Em vida Tolstói leu muito pior, após a excomunhão; ameaças de morte, ofensas duras. Sua resposta ao Sínodo gera compaixão. Creio que se justificaria com palavras presentes no posfácio: “não consigo mais escrever mentiras”. E eu te compreendo, ancião querido. Não importa que seja um livro acusado de dogmático; agradeço por existir.

Quis a edição da Cosac Naify e consegui, valeu a pena. Só odeio uma coisa: prefácio que conta o fim do livro. Isso é uma das piores heresias já inventadas pela humanidade e deveria ser extinta para sempre.

site: https://www.instagram.com/escritosdeicaro/

Thami 06/11/2021

Tolstói professor
Tolstói vem com mais uma novela cheia de cutucões sobre idealizações das pessoas. Aqui, pela vida de um príncipe que foi ser padre procurando alcançar a perfeição, ele nos mostra (entre muitos outros temas) sobre essa busca que talvez todos sentimos em algum momento por algo que não sabemos exatamente o que é que muitas vezes procuramos nos lugares errados rs Confuso?! Confere essa novela você mesmo, bem rapidinha e com a escrita fluída do Tolstói que nunca desaponta!

Meury3 16/06/2021

Uma obra-prima
Recomendo a todos que desejam se deliciar com uma verdadeira obra-prima, tão envolvente que não consegui parar de ler até concluir.
É de Tolstói criar personagens tão maravilhosos e encantadores que nós, seres tão pequenininhos, passamos a desejar sofrer transformações semelhantes!
Conclui a leitura desejando ser alguém melhor, os livros de Tolstói costumam deixar essa sementinha... ????

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6