Padre Sérgio

Padre Sérgio Leon Tolstói

Resenhas - Padre Sérgio

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

raffaele 08/03/2009

Certamente um dos melhores livros que li nos últimos anos, Padre Sérgio é comovente. Tolstói mostra em poucas páginas uma incrível capacidade narrativa, cativando o leitor com a tragédia de Stiepán Kassátski. O escritor quese que poético constrói um personagem intrigante envolvido por orgulhos e abdicações. Consagrado por seus imensos romances, nunca havia me despertado o interesse, hoje vejo que não ler Tolstói seria uma perda lastimável para quem gosta de uma boa literatura. A história é magnífica desde o primeiro parágrafo, narrando a repentina transformação de Kassástski, até o desfecho do livro. Muitos considerarem o final fraco, e classificam este texto como propaganda contra a doutrina da igreja ortodoxa, realmente as críticas são bem fundadas. Mas não se pode negar que apesar dos pontos fracos o livro é bom e Kassástski é personagem fantástico, servindo a um propósito ideólogo.

Nico Henriques 01/03/2009

Simplesmente maravilhoso! Tolstói - talvez o maior escritor que passou por essas bandas - consegue captar todas as ânsias e dúvidas de uma época e sociedade que passaram a duvidar de tudo aquilo que era vigente, como o catolicismo, a hierarquia e outros assuntos da época.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6