O Inferno de Gabriel

O Inferno de Gabriel Sylvain Reynard

Resenhas - O Inferno De Gabriel

Lare 03/08/2020

Observando as semelhanças existentes entre os inúmeros
livros do gênero adulto que estão sendo lançados no Brasil ultimamente, fica fácil
concluir qual é o perfil de história que caiu nas graças dos leitores brasileiros.
No geral, as prateleiras de nossas livrarias estão abarrotadas de livros sensuais
e eróticos que giram em torno de um protagonista forte, rico e complicado que
se envolve com uma mulher capaz de transformá-lo por inteiro. Sendo assim, segui
essa linha de raciocínio e julguei premeditadamente o romance ?do autor¹? Sylvain Reynard, catalogando-o mentalmente como mais um romance adulto. Entretanto, a
leitura do livro ?O Inferno de Gabriel?
me reservou muitas surpresas, as quais me mostraram constantemente o valor
dessa obra, sua complexidade, e o melhor, a riqueza de sua escrita. Repleto de
citações literárias, musicais, populares e artísticas, o livro é bem mais que
um romance escrito para entreter o leitor, ele é um achado cultural que une, majestosamente,
a sociedade contemporânea com a arte clássica.

-?Se você for esperar que
sua cicatriz desapareça, Julianne, vai ficar esperando para sempre. Cicatrizes
nunca desaparecem. (?). Feridas podem se fechar e talvez até sejamos capazes
de nos esquecer delas com o tempo, mas as cicatrizes são para sempre. Nem mesmo
Jesus perdeu as suas.?

A inspiração fundamental para tal história deu-se da obra de
Dante, A DivinaComédia, na qual Dante caminha pelo Inferno em busca da redenção, ou seja,
da absolvição necessária para entrar no Paraíso. Em sua jornada, sua amada
Beatriz serve não só como uma fonte de força, como também, um anjo, uma luz que
o guia pelas trevas. Temos então, na obra em questão, a ,
encarnação contemporânea
desses personagens: o professor Gabriel Emerson, que carrega nos ombros as
dores do passado, erros que o fazem agonizar
e queimar em seu inferno pessoal; e Julia, jovem pura de alma e de coração,
que procura no amor a comprovação da bondade
nata desse sentimento. Entre encontros e desencontros, passado e presente,
nossos protagonistas se unem em um emaranhado de conflitos, segredos e emoções.

Na primeira parte do livro somos apresentados ao passado dos
protagonistas, não o suficiente para descobrirmos seus segredos, mas o necessário
para a compreensão do sentimento que os une. Ficamos na torcida para que ocorra
(logo) o desenvolvimento dessa união, e aqui o grande ponto é que a expectativa
não é nutrida pelos motivos tradicionais, ou seja, não está ligada ao desejo
carnal que fica evidente entre o casal, mas sim, ao sentimento de salvação que
esse o amor poderá provocar em cada um deles. Da mesma forma que Julia,
torcemos para que o amor prove o quão puro e bondoso é, e é exatamente sobre
isso que lemos na segunda metade do livro, a respeito de ações e emoções que
evidenciam a luz do amor. É claro que temos a representação do desejo carnal, e
uma ou outra cena sensual, contudo, todas elas refletem o amor descrito, um
sentimento real e palpável o suficiente para emocionar o leitor.

Em cada uma das descrições sentimentais desse casal fui submergida
em um plano emocional paralelo, fiquei presa em suas dores e medos, e terminei
de ler o livro com uma nova percepção do amor e da magnitude desse sentimento.
Gabriel provou, não com palavras, mas sim com ações, que um homem, mesmo
marcado pelo pecado, pode ser digno do verdadeiro amor. Desta forma, diferentemente
dos livros dessa classe que estamos acostumados a ler, o personagem masculino
prova ser merecedor da mocinha antes mesmo de descobrir que é dono do seu
coração, fator que mexeu comigo o suficiente para elevar o patamar das minhas
leituras adultas, levando-me a
conclusão de que não vou me acostumar com livros que ofereçam menos do que Sylvain Reynard nos proporciona com
sua obra.

Mas não é só a forma de
apresentação do amor, ou a intensidade do personagem masculino que garante a imprevisibilidade
desse livro. Outro ponto favorável para isso é a escrita do autor, que como eu já disse, é rica em
cultura popular e artes clássicas, deixando o leitor extremamente curioso sobre
as cidades, obras literárias, quadros e esculturas citadas. Por isso gostei
tanto do livro, por ele ser mais do que uma bela história de amor e por ir
muito além de cenas sensuais, ele difere-se ao utilizar o clássico para criar
algo novo, envolvente e despretensioso. Desta forma, se você espera um romance alá Cinquenta Tons de Cinza, pode se decepcionar,
ou se surpreender como eu, ao se deparar com a inteligência dessa obra. Só
lendo para descobrir em qual grupo você se encaixará, e eu, sem dúvidas, correria
o risco para descobrir.

Ficou curioso? Participe da
promoção de aniversário do blog (AQUI) e concorra a um exemplar do livro.

¹ Do autor, pois sua identidade ainda é desconhecida. Não sabemos se Sylvain
Reynard é o pseudônimo de um autor, ou de uma autora.

Quotes Preferidos:

?Ela o
consumia pouco a pouco e, quando abria um sorriso ou ria, Gabriel achava que
iria pegar fogo.

?-Quero beijar você ? sussurrou ela. Ele sorriu. ?
Também quero. Ela esperou. Mesmo assim, ele não se mexeu. ? Julianne ? chamou
ele. Ela abriu os olhos. ? Venha pegar o
que quer.?

-?Estou me abrindo para você. Sou destrutivo.
Emocionalmente instável. Tenho um péssimo gênio. Parte disso tem a ver com meu
vício, parte tem a ver com o meu? passado. Será que eu estava tão errado ao
tê-la em tão alta conta que minha única explicação para a sua existência fosse
achar que você era o produto de uma mente desesperada ou o ápice da criação
divina??.

Beta Oliveira 23/07/2020

Não é um livro perfeito e nem vai agradar todo mundo que ler. Particularmente, gostei.
Temos tensão, atração, confrontos, fantasia, realidade, impasses, idas e vindas, medo, descobertas, redescobertas, encontros e reencontros, perdas, dor, escuridão e alegria.
Em suas confusões, certezas, vulnerabilidades, angústias, Julia e Gabriel são tão fascinantes um para o outro: a dor os une e a esperança de alcançar paz e superar as tormentas deixa de ser algo inatingível, mas talvez possível.

O texto completo sobre o início da trilogia de Gabriel está no Literatura de Mulherzinha.

site: https://www.literaturademulherzinha.com.br/2020/06/cap-1695-o-inferno-de-gabriel-sylvain.html

Thai 25/08/2020

Um livro razoável
A evolução dos personagens é visivel e bonita, porém é tanta enrolação, é tanto vai e nao vai que me irrita. Conta um romance que é muito conto de fadas, depende da idade de quem lê acha o maximo, pra mim achei muuuuito Disney o que nao faz meu tipo haha. Mas no geral é uma leitura suave, não é aquele livro que eu fiquei ansiosa pra ler, mas gostei. Tem o filme, e pra você entender bem o filme tem que ler o livro. To com preguiça de ler a continuação, porém curiosa haha

Nay 29/01/2014

Uma obra erguida sobre rochedo sólido.
Começando pela capa do livro que apresenta um casal intimamente ligado, rodeado por labaredas e num cantinho solitário a imagem de um homem meditando.Se comparado ao enredo bem montado e toda a cultura Dantesca, a capa deixa a desejar, aparentando aqueles romances de banca…Sem preconceito.

Extraindo lá no fundo da memória, encontramos a antiga e conhecida parábola “A Casa edificada na rocha". A casa que é construída sobre a areia, na primeira tempestade é destruída .Ao contrario da casa edificada sobre a rocha.Nem mesmo um diluvio a levaria chão abaixo.

É possível associar o duplo sentido por trás dessa parábola e o modo inteligente que o autor Sylvain Reynard incorporou a história,explorando do romance de Dante e Beatriz… Solo firme.

Um amor do passado e tudo que restou foram as lembranças. O desenrolar da trama começa, com a iniciativa de Julia ao partir para o Canadá e dar inicio no seu mestrado...Lá ,o professor Emerson reina na sua gloriosa postura de ditador. O oposto das lembranças que em outros tempos ele proporcionou a moça.

Gabriel é mostrado como um professor arrogante, exigente e muitas vezes carrasco “verbalmente” para com seus alunos.Por trás dessa fachada, existe um homem atormentado e que em alguns momentos admiti carregar a maioria dos pecados capitais “ gula,avareza,Ira,vaidade e LUXÚRIA.

Contrariando seus princípios e sua consciência,Gabriel se vê ainda mais atormentado pela presença de sua meiga aluna.Julia. A moça transporta consigo um histórico familiar cheio decepções e um relacionamento amoroso,que absorveu toda a segurança que mantinha em si mesma…Revelando o inverso de seu professor, a garota é privilegiada com diversas virtudes, dentre elas a bondade e generosidade para com o próximo.
O livro soma num total de 500 páginas, contando com uma narrativa na terceira pessoal e particularmente lenta e cansativa.
Mas compensada com um romance bem equilibrado e diálogos bem desenvolvidos com bom vocabulário, sem muitas gírias. Crédito merecedor de uma estrela dourada .
O requinte esta presente na escolha das músicas de boa qualidade e com as composições combinando adequadamente com a cena narrada.
Raramente encontramos um romance popular que cita arte e literatura em cada paragrafo ,mais um motivo para contribuir com duas estrelas douradas.
A sintonia entre o casal é um deleite em câmera lenta,muito gostoso de ler.
Contradizendo a tendência e modinha de livros eróticos e vulgares.O inferno de Gabriel esbanja sensualidade mostrando que não precisa narração de sexo a todo momento,para o livro ser considerado hot e lá vai mais uma estrela dourada .
Algo que me incomodou foi a palavra “ trepar”( usada especialmente por Gabriel)em dados momentos .Mero detalhe
Mesmo com seus problemas pessoais,Gabriel mostrou ótimo senso de humor e um companheiro perfeito,apegado em pequenos detalhes como promover massagens nos pés e pentear os cabelos da amada.Sempre paciente com relação a intimidade física entre eles e aguardando pelo momento certo, uma decisão nas mãos da namorada ..
Julia é uma garota de fibra. Primeira personagem com ar inocente que não me causou irritação, ou considerando-a sonsa.A moça,é positiva em muitos aspectos, e tem um alto grau de maturidade.Sua doçura é contagiante.

Porem.
Alguns pontos no livro me pareceram desnecessários.
•A descrição do comportamento de Gabriel como maldoso é abordada a todo instante,não deixando JAMAIS o leitor esquecer.
•E com a Julia acontece o contrário.Mesmo gostando da boa índole e toda sua meiguice.Achei muito forçado, a autora enaltecendo a como um poço de primor. ISSO NÃO EXISTE.
• A questão virgindade,aparecendo a todo momento. Como um troféu e o fato de Gabriel ser aquele que tirou essa virtude da moça.Um tanto machista.
Gostaria de justificar os pontos que mencionei acima.Estou usando o termo “ exagero”, justamente pelo fato do autor descrever Gabriel como uma pessoa má e Julia a garota perfeita.Certamente para causar o efeito de um casal oposto.CERTO E ERRADO
Mesmo com seus altos e baixos, devo admitir que gostei muito de o decorrer da trama.
Mesmo achando o suspense com um nível médio. No entanto logo foi retribuído pelo gostinho do proibido e escondido, um relacionamento que não tem aprovação da sociedade ,especialmente pela universidade .
Acredito que 300 páginas seriam o suficiente para alcançar o objetivo desejado...Mas, longe da minha pessoa esta reclamando, é gostoso ter mais material para ler(quando este consegue prender sua atenção)..
Adoraria ressaltar O título da obra,”O INFERNO DE GABRIEL “.
Muito apropriado.
Relembrando a passagem de Dante pelo inferno,procurando por sua doce Beatriz.
É interessante pensar, que o protagonista da trama.O professor Emerson padeceu seu inferno particular,enfrentando seus traumas e a incansável luta contra seus demônios terrestres apresentados nas diversas formas de destruição, solidão,vícios,sexo casual e rotineiro com mulheres “sem nome e principalmente vazias de sentimentos” no fim da atividade.O autor aborda todo esse decorrer,até Gabriel, encontrar a mulher que perante seus pensamentos é a personalização de Beatriz, Julia Mitichell.

[PS]: Na contra capa contém a informação que por trás do pseudônimo Sylvain Reynard, existe um homem.Mas lendo e relendo o livro,em muitos detalhes e descrições faz-me crer o contrario.Que realmente, é uma mulher por trás dessa trama.

E que venha o segundo livro “O JULGAMENTO DE GABRIEL”

Fabiana657 02/08/2021

Excelente
É uma história excelente, cheia de romance, confissões e determinação.
Julia e Gabriel são personagens com muitos problemas, mas que estão determinados a seguír em frente e buscam um no outro melhorar e ser feliz.

Lila 06/07/2020

Surpreendente
Bem diferentes dos romances dos últimos tempo. História envolvente. Vale a pena ler.

Lina.Brancatelli 02/01/2016

Inferno de Gabriel
Fiquei muito curiosa sobre Dante depois que li todos o livros!
Lola 02/01/2016minha estante
to lendo esse e me perguntando se devo ou não ler divina comédia ou Dante e Beatriz! ?

Thaís Silva 16/03/2016minha estante
Lola, já li uns trechos da divina comédia e achei bem poético. Acho que não tenho o dom de ficar interpretando esses livros mais antigos. A única experiência boa que tive lendo livros mais antigos foi com Orgulho e Preconceito que simplesmente amei.

Mais se você ler a Divina Comédia me conta o que você achou.

amandaeunice 29/07/2020

Lindo
História bonita, repleta de um amor intenso e paciente, além de um grande enaltecimento as obras de Dante. Gostei da história, narrativa maravilhosa e bem detalhada, o único pesar foi o final que não me agradou tanto, considero sim que foi bom mas devido haver uma sequência, acho que poderia ter um gancho que atraisse o leitor a ler o 2 volume da trilogia, mas não teve e meio que ficou com um ponto final da historia. Mas tirando isso o resto é ótimo.
Inalda 29/07/2020minha estante
E tem filme!

Ally Vasconcelos 13/07/2020

Adaptação
Resolvi reler o livro por causa da excelente adaptação feita pela Passionflix.

Nanda 29/01/2016

O Inferno de Gabriel
Confesso que esperava bem mais...
Fran 29/01/2016minha estante
Não curti nadinha essa trilogia. Até hoje me pergunto como eu consegui ler os três...

Nanda 29/01/2016minha estante
Vixi. Vou continuar só porque já tenho os livros e esperança de que talvez melhore. Rs

Nanda 29/01/2016minha estante

visreading 18/06/2021

Existe a pessoa certa no momento errado?
Bom, em O Inferno de Gabriel sim.
No começo a história pode ser meio confusa, porque te da indícios de um passado dos dois, mas ao mesmo tempo mostra um Gabriel apático a presença da Julia.
É aquela história que a gente já conhece: Professor e aluna, com adendo que a irmã do Gabriel é melhor amiga da Julia, e aparentemente eles tem um passado, mas ele.....não se lembra.
Eu realmente gostei do livro, a única coisa que me chateou um pouco foi essa santificação da virgindade, que até tem contexto por conta de traumas passados da vida da Julia, mas enfim, vale a leitura desse primeiro livro da saga.

AMANDA.OLIVEIRA 13/08/2020

Nossa, nem sei, ainda no começo do livro eu tava ficando meio entendida e parecia que eu tava lendo a força. Mas com o tempo eu me acostumei, antes eu achava que era muita enrolação e tá tá tá tá. Mas fiquei melhor com a história de Gabriel e Julia. Pra quem for amante de literatura italiana e Dante e Beatriz, vai gostar bastante.

Gi 11/08/2020

Me conquistou
Um livro que demorei pegar na estante, confesso que a proposta não me encantou muito,mas quando comecei a ler...entrei de cabeça nesse romance que é pura sedução, poesia e drama...adorei.

Mani 27/06/2021

Julia é aluna do Gabriel, mas o que ele não lembra é que eles já tiveram um encontro na adolescência. Ele foi escroto com ela em algumas oportunidades mas no fundo ele a protege. O casal que precisa um do outro para se conectarem e reencontrarem. Um livro tenso mas muito bom.