A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Isabela.Oliveira 01/06/2020

Crítica e punição
A dama das camélias é com certeza um livro fora do comum. Escrito pelo filho bastardo de Alexandre Dumas (autor de Os Três Mosqueteiros é O Conde de Monte Cristo), Alexandre Dumas Filho herdou do pai o dom da narrativa. O casal principal caem em um amor proibido, um assunto bastante clichê mas ainda assim narrado de forma original.
Marguerite Gautier já inicia a história morta. Quem conta todos os pormenores, através de um relato falado e depois transcrito por um amigo, é sei amante, Armand Duval. O grande diferencial se dá pelo fato de Marguerite ser uma cortesã, e por levar sua vida da maneira mais leviana possível, provocar o mal estar de Duval, que deseja que ela seja apenas sua.
O romance crítica veementemente a sociedade francesa e a moralidade da sociedade que rodeia Marguerite. Ela é condenada por ser cortesã, e tb condenada quando decide viver um amor recíproco, pela sociedade, por seus amigos, pelo seu amante e até por ela mesma. É uma personagem extremamente sozinha e triste, que não vê saída para sua situação.
O leitor é levado a presenciar a punição de Marguerite pela vida que leva, como também ocorre em inúmeros romances, tendo como maior exemplo Madame Bovary, de Gustave Flaubert. No entanto, o leitor não evita se sentir desconfortável com o fim dessa história, visto que a crítica à sociedade da época é bem maior é mais justificada que a conduta de Marguerite, e mesmo assim a vida segue impávida à sua morte.
Definitivamente um livro que atende às expectativas e ainda é típico de discussão mesmo após tanto tempo.

Rodrigo 12/06/2020

Amor
Não imaginava que seria arrebatado por essa linda história de amor! Totalmente encantado com Marguerite e Armand!

Isabela.Lopes 12/06/2020

Esse livro conta a história de um burguês da sociedade francesa que se apaixona por uma cobiçada cortesã e como esse relacionamento se desenvolve.
Para mim, não funcionou a escrita. Me senti emperrada na leitura, algo que pode ter contribuído para me sentir assim seria por tratar-se de um clássico com uma linguagem mais rebuscada e eu como consequência não estar habituada com este tipo de linguagem.

Sol 13/06/2020

Uma história bem datada. Vale a leitura pela imagem que o livro constrói da época

Roberta 21/06/2020

Um clássico de leitura agradável que permite boas reflexões. Personagens cativantes. Eu só conhecia o filme com Greta Garbo que é bem diferente do livro.

Marinara.Klem 30/06/2020

Clássico Francês
A algo nos romances clássicos que me atraem, e me prendem até o final. Como me prendeu "A Dama das Camélias". Existe neles a mesma "pieguisse", dos romances de hoje: -Necessidade de morrer por amor- mas os de época me atraem. Talvez porque eu sinta neles a verdade que não sinto nos clássicos de hoje.

A obra é um documento social, mas sobretudo um belo hino ao Amor...

Escrito no século XIX, por Alexandre Dumas Filho. Retrata a história de Armand Duval e Marguerite Gautier, uma jovem cortesã e o filho de um homem honrado. Um amor proibido, sincero. Mas algo separou em vida o que a alma uniu até depois da morte.

Marcos 02/07/2020

O autor inovou na forma de romance, deixando de veias abertas a realidade da sociedade na época.

ericaveiga 07/07/2020

Um misto de emoções
Diversas vezes pensei em desistir do livro pela infantilidade de Armand, entretanto a comple?xidade de Marguerite sempre mantém a curiosidade aguçada. Os personagens são pessoas do seu tempo, exatamente como se espera deles, mas Marguerite consegue ser a excessão e, ao mesmo tempo, o que se espera de sua conduta.

Thifa 25/07/2020

A história se passa por um personagem contando a história de Armand e Marguerite, mas, ao decorrer do livro, a relação é descrita de tal forma que é como se pudéssemos visualizar as cenas. Além disso, uma das partes mais interessantes é que foi inspirada em uma experiência real.

Julio.Argibay 27/07/2020

A vida é encantadora, meu caro, depende da lente através da qual a olhamos.

Esta é uma estória muito bem contada, diga-se de passagem, é a obra prima de Alexandre Dumas, O filho. É um romance auto biográfico entre o autor e uma cortesã famosa na época, na Paris do século XIX. A estória já se inicia com a protagonista já falecida, Marguerite Gautier, a dama das camélias. Após o leilão onde os bens da cortesã, foram vendidos, um dos amantes mais fiéis, Armand, procurou o narrador para que ele repassasse o diário que ele arrematou no leilão, como que por acaso. O mesmo se interessou pela estória do jovem. (PS lembrar de encurtar a resenha). Bom e assim se desenvolve a trama dessa bela e sofrida estória. A dama das camélias era muito jovem, desejada, bela, extravagante e famosa na sociedade, porém fica muito doente. Destaca-se entre seus admiradores um certo duque, senhor mais velho, que sustentava a moça e tratava como filha, além desse senhor temos o Conde de G, menos rico, mas muito mais moço. Ela largou, mais ou menos, os dois por causa de um amor impossível, o Sr Armand, mas ele também tem seus impedimentos, pois sua família, eh claro, era contra essa relação. Os dois se amam, saem da cidade e vão para os arredores de Paris, um vilarejo chamado Bougival, mas a situação deles é complicada e esse romance durou pouco. (Não espero a hora de ver os desfecho dessa estória). Espere! Nós já vimos o final, só falta o segundo ato, então... vamos lê minha gente... Mais uma informação, este triste romance foi adaptado para a ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi e é um clássico.

?Minha cara Marie, não sou rico o suficiente para amá-la como eu gostaria, nem pobre o suficiente para ser amado como você gostaria que eu fosse?.

Carol 28/07/2020

A Dama das Camélias foi a segunda leitura coletiva promovida pelo @blogmundodoslivros e podemos dizer que todos os que participaram chegaram ao consenso que é possível apreciar uma obra ao mesmo tempo em que detesta o narrador.

Marguerite é uma jovem cortesã famosa na Paris do século XIX, que aceita como amante Armand Duval, por quem acaba se apaixonando e vivendo um romance de altos e baixos, cheio de ciúmes e atos apaixonados, que culminam no rompimento do casal e no sofrimento acerbo da moça.

Marguerite pode não ser a melhor pessoa do mundo, mas ela valia muito mais que Armand. Possessivo, controlador, vingativo e com tendências à violência, o rapaz se mostra extremamente abusivo com sua “amada” e nada me tira da cabeça que foi ele que causou sua morte, de certa forma.

É interessante notar que este é um romance com cunho autobiográfico, embora não seja possível saber até que ponto os relatos de A Dama das Camélias são reais ou exagerados pelo romantismo em voga na época. Até porque, em muitos momentos do livro, há devaneios do autor que fazem crer que o caráter de Armand possa ser exagerado, para a construção da narrativa.

A Dama das Camélias é um livro que permanece atemporal em sua temática, tanto em relação à visão que se tem das prostitutas quanto aos relacionamentos abusivos. Um livro aconselhável a todos.

site: http://papoliterario.com.br/2020/07/27/resenha-a-dama-das-camelias/

Daniel.Cardoso 04/08/2020

O amor
Este é daqueles livros que nos prende,conta como o amor é capaz de mudar pessoas e que por ele somos capazes de nós sacrificarmos.

marianasb 10/08/2020

O que leva um livro, depois de tanto tempo, permanecer um clássico da literatura mundial? Seriam as palavras tão bem escolhidas que compõem cada linha e parágrafo? Seria os sentimentos dos personagens, que acabam nos envolvendo ao ler? Seriam as aventuras que vivem e as lições que podemos tirar delas? Talvez seja tudo isso. A história de Marguerite e Armand é incomum, e se mostrou em muitas situações uma paixão excessiva e problemática. Mas tirando isso, gostei muito da leitura e indico para quem quer sentir essa atmosfera de uma sociedade parisiense de antigamente.